*Se estiver em São Paulo, nunca compre carro branco. Todo carro branco aqui, um dia já foi taxi. Por isso que os preços são tentadores e mais baixo que os de mercado e do que em relação a outras cores.
*Lojas, dão garantia apenas de motor e câmbio, então quando for andar com o carro para ver como está note bastante se a suspensão está boa, amortecedores. A maioria de carros de loja, tem sempre problema com suspensão.
*Abaixe e veja se lá embaixo tem o carter. Uma parte de ferro que protege o motor
*Olhe nos 4 cantos das latarias e veja se tem as juntas conhecido tbm como "macarrão" intactos de fábrica. Caso não tenha, o carro já fora batido.
* Cheque coisas internas que geralmente passam desapercebido como funcionamento de vidro eletrico, trava eletrica, se o ar funciona, e outras coisas elétricas como faróis, setas, esguichador do para brisa, etc. Se questionar sobre o não funcionamento antes de fechar a compra, o vendedor se compromete arrumar. Se notar só depois que tiver comprado, babau.
* Quando ouvir o motor, sem acelerá-lo, o ruído dele não pode fazer uma espécie de batimento que as vezes é bem discreto, mas que na verdade indica que está batendo válvulas. Ele tem que soar de forma contínua e sem "tec tec" mesmo que discreto.
* Note se não há vazamentos no motor, após acelerar bastante. Olhes nas juntas do motor, se tem sujeira de óleo, ali indica por exemplo, se precisará trocar essas juntas em breve.
* O cambio tem que trocar suave, sem ruídos, do contrário pode ter problemas futuros com trambulador. Se for automático, opte apenas pelos seguintes carros: Honda Civic, ou Toyota Corolla. O resto é piada, e com certeza terá problemas em relação a isso.
* O motor tem que estar registrado no DETRAN (caso esteja em são paulo) e estar no documento o número do motor. Principalmente se notar que no documento do carro está "MIS" ao invés de "PASS". O miss indica que toda vez que o carro for transferido, precisará de vistoria do detran. O problema é que os pilantras de loja, as vezes tem um carro com motor que não está regular, ou seja, já foi trocado. Aí eles vendem esse carro para vc, e a vistoria, pode ser feita em oficinas autorizadas do detran (tem uma em quase todo bairro). Lógico que eles tem amizade com esses caras, que dão o laudo, como se estivesse tudo certo com o carro. Com esse laudo (mascarado), eles dão para o despachante da loja, que consegue transferir para o seu nome e licenciar. Quando vc vai vender esse carro, aí que está o problema.... se não conhece ninguém desse tipo de oficina conveniada ao DETRAN que emite esses laudos, está ferrado. Não conseguirá transferir o carro pra pessoa. O PASS indica que o carro não precisa de vistoria, geralmente são carros mais antigos, antes de 97. Esses, mesmo que o motor tenha sido trocado, vc não terá problemas para transferir e licenciar.
*Assim que pegar o carro, leve no mecânico, e peça para troca a correia dentada do motor. Isso é importante e simples de fazer, vc não gastará mais que R$60,00. Se isso estoura com vc andando, pode empenar as velas, e as vezes ter que fazer retífica no motor. Aí estará ferrada e gastará uma grana ferrada. Depois que tiver trocado essa correia, pode rodar sossegado pelo menos uns 25 mil km.
*Assim que pegar o carro, pare no posto, troco os filtros de ar, óleo, fluido de freio e câmbio.
Modéstia à parte, tenho bastante experiência com carros visto que meu primeiro, comprei qdo eu tinha apenas 15 anos de idade, com dinheiro suado do meu trabalho em um sacolão de frutas =P . Era um GOL CL 1.6 1988. Roda esfiha cromada, som, insulfim, etc. Era lindão ele.
à partir daí tive os seguintes carros:
uno 1.5 cs 92 ,
fiesta 1.0 97 ,
uno 1.0 elx 94 ,
honda civic 1.7 automático 98 completo,
gol 1.6 cl 89,
corsa 1.0 super 4 pts 98,
Motos que eu tive:
Mobilete Caloi
Scooter 50cc yamaha 97
Scooter 50cc sundow 98
Scooter 100cc suzuki 98
Honda C-100 Dream 99
Yamaha RD-135 99
Honda CBR-SR 450cc 94
Qualquer coisa pode me perguntar, que estando em meu alcance, poderei lhe responder tanto sobre carros, como motos, que tenho um pouco de conhecimento.
Abraço
[]'s