O intuito dessa leitura é o aprendizado.
Essa leitura te dá poder e te mostra a fonte da vitória.
DOS ATOS EM TIBIA
BASEADO NOS PENSAMENTOS DE NICOLAU MAQUIAVEL
DESENVOLVIDO POR ENIGMU$
Geralmente, costuma-se agradar um jogador presenteando-lhe com as mais diversas farturas e riquezas, equipamentos e armas qualificadas de acordo com a grandeza do presenteado. Considerando que de minha parte não lhe possa ser feito maior oferecimento senão dar-lhe a faculdade do poder, venho por meio deste reduzido e pequeno volume trazer-lhe o que mais de valor possuo: lições e atos apreendidos com as ações de grandes jogadores através de uma longa experiência.
Atente-se aos pensamentos elaborados no decorrer deste texto, guardam-se muitas dicas e segredos entre as palavras. Trabalharei a mente do invejoso e do invejado, abrirei fronteiras de mentalidades e não menos confio que deva ser aceito esse pensamento.
E se julgar esta obra indigna de vossa sabedoria, nada é mais correto do que o esquecimento das palavras aqui eternizadas. Lembrando que via estas palavras trago a oportunidade, de em tempo assaz breve compreender tudo aquilo que, em longos anos, percorrendo grandes perigos e vitimando séries de atos terríficos, conheci.
MENTALIDADE, GENÉTICA E INVEJA
Mesmo negando e sabendo que sim, o que um jogador quer é ser notado e lembrado, conseguir alcançar suas próprias metas, às vezes até mesmo querer o que alguém já possui. Cabe então à inveja vir e te rebaixar diante de seu objeto de desejo, mas lembre-se que não podes deixar a inveja te retorcer, pois o único jeito de passar à frente de seu inimigo é destruindo, com crueldade, sem perigo de retorno. Pois o invejado é o objeto de desejo. E a inveja nunca destrói seu objeto de desejo, ela necessita dele para se invejar;
Quando eu menciono sem perigo de retorno passo então por um magnífico pensamento não elaborado por mim: Os homens se vingam das ofensas menores, pois das grandes não se pode fazer; Quando ofender um homem tenha certeza de que não sofrerá perigos de vingança.
Sobre as suas metas, não se deixe corromper pela vontade de alcançá-las, pois alguém pode alcançar primeiro e então você é levado automaticamente para as citações acima sobre a inveja. O que realmente o ser humano quer (e já nasce consigo) é a notável inveja dos outros, pois o invejoso leva ao pódio o invejado, tornando-se mais afastado ainda, aumentando assim a sua inveja.
Além do tempo de experiência do jogador, o que mais conta para ser o maior é a genética; A habilidade para certas ações já nasce com o ser humano e não tem como ser passada.
Estas pessoas normalmente são as maiores invejadas, pois conseguem não somente o que as cabe: mas também o que os invejosos desejavam.
Jogadores geneticamente superiores têm como escopo algo muito além de coisas simples como níveis; Eles correm atrás de conhecimento e da unânime fama.
Normalmente o conhecimento vem pela experiência e a fama vem junto com a capacidade do jogador.
Contudo, entende-se que não basta conseguir o que quer; Mas sim conseguir o que os outros querem também.
MENTALIDADE DO INVEJOSO
O invejoso tem por si mesmo uma crueldade absurda, ele muitas vezes se abate quando perde contato com o invejado.
Não confunda inveja com afeto, no sentimento de afeto as pessoas querem estar próximas sem cobranças; o invejoso tenta usar o invejado para seu benefício, fazendo pedidos e cobrando algo como se fosse superior ao invejado.
O invejoso pensa que conseguindo o que quer (mesmo se rebaixando para isso) passará a ser invejado; Mas isso não passa de blasfêmia.
Muitas vezes o invejoso realmente acha que está acima do invejado, após conseguir alguma coisa, mas no outro dia sempre acorda com o mesmo sentimento de inveja, querendo algo que o invejado possui, muitas vezes nem o próprio invejoso sabe o que quer, mas ele quer simplesmente ser maior.
O invejado às vezes acha que está fazendo algo notável, que deixará de ser invejoso e passará a ser invejado; Blasfêmia. É um pensamento digno de pena, pois isso se torna impossível a partir do momento que seu invejado não liga pra sua conquista.
O invejoso precisa da ajuda do invejado; Mas quer que pareça o contrário.
MENTALIDADE DO INVEJADO
O invejado não se acha superior; O invejado não se abate com as conquistas do invejoso; O invejado nunca perde; O invejado não passa a ser invejoso nunca.
O invejado já nasce com o ar de superioridade, é algo natural, pois ele realmente é superior.
Ele sempre propõe que ninguém é mais que ninguém (não deixa de ser um pensamento ereto), sabendo que é mais que os outros.
O invejado conquista e divide com quem também divide suas conquistas; Muitas vezes ele não possui grande nível, porém conquistou o que conquistou sozinho.
SOBRE FAMA, SUPERIORIDADE E FALSIDADE
A superioridade vem com a genética do invejado; A falsidade é usada pelo invejoso; Já a fama é o que todos buscam.
A fama se dita no sentido de notável, toda a sua variação vem de bom grado, ou seja: Fama boa ou fama ruim, se mais famoso te deixa sempre vem em boa hora.
Isso porque existem invejosos que para ter fama (às vezes maior que a de seu invejado) se deixam levar totalmente pela inveja e utilizam de artefatos mais cruéis que o necessário.
O invejado por sua vez; Não mais necessita de utilizar isso, pois a fama vem sozinha à seu encontro, apenas terá de se mostrar, e mostrar as habilidades a ele concebidas.
Então se entende que a única maneira do invejoso deixar de ser é perdendo o contato com o invejado. É esta também a melhor maneira de destruir o invejado.
CAMINHADA DO INVEJADO E COMO DOMINAR ONDE CAMINHA
O invejado não simplesmente domina onde passa. Ser invejado por tornar-se uma tarefa não só difícil como tão desagradável quanto;
É necessário saber lidar com os invejosos, por causa deles você é um invejado, portanto não mantenha distância tanta que se faça com que não os tenha. Somente saiba como manejar essa inveja fazendo com que ela não te destrua junto;
Assim se domina os invejosos, pois os outros é por um caminho bem contrário;
Se rebaixar definitivamente não é a solução para dominar outro invejado, e sim, a sua superioridade.
Não dominarás o que te domina, isso é fato, portanto tenha certeza de que não está tentando dominar alguém ou algum lugar que te considera menor. Caso esteja, levará tempo para perceber seu erro ou mesmo se tornará um deles: Se for um grupo de menores que você, então regredirá. Se for um grupo de bons jogadores, então terá seu destino alcançado;
Tenha certeza de que anda com invejados, pois necessita de um time para dominar outros invejados;
Tenha certeza também de que outros não sintam somente afeto por ti. Sabendo que a crueldade não é boa, nem o afeto, descobre-se que o correto seria ter os dois, mas sabendo que isso não é possível, pois dificilmente os dois se conciliam, tente conciliar meio para meio, como se os mais leais te amam; os simplesmente membros do seu grupo te temem.
Melhor temido do que amado para um ato dominante, pois os próximos não podem achar que terão seu perdão.
Melhor amado do que temido para um ato de sabedoria, para que os membros aceitem sua sugestão.
Porém novamente é melhor ser temido do que amado, já que o homem é um ser ambicioso de ganhos, dará tudo para ganhar e dará tudo para não perder. O homem também não trai quem ele teme, nem quem ele inveja, pois sabe que sofre as conseqüências, porém quem ele ama confia no perdão e parte para a traição caso lhe convenha pela ambição.
Certifique-se de que seus próximos sabem de sua crueldade, porém não deixe que espalhe seus atos piedosos, pois se entende que mais bem é cruel do que piedoso.
PARA VIR A FAMA
Nunca pronuncie seus atos comuns; Só deixe que se espalhem seus atos grandiosos. Além de ser uma grande receita para vir à fama, essa frase também se mostra eficaz para servir de remédio no caso de desordens presentes. Se todos souberem de certo ato, e depois o ato se torna algo repreensível, de pouco adiantará algum remédio; Porém se poucos tiverem conhecimento de tal ato, será de fácil acesso o corretivo para estes poucos.
OBSTINAÇÃO E METAS
No popular a obstinação se trata apenas de uma qualidade, porém ela pode ser mais que uma vilã no caso de Tibia.
Nunca seja obstinado à uma meta, pois são as metas que fazem os invejosos; Essa meta pode ser inalcançável, e então você criará inveja sobre os que já alcançaram esta meta.
Para ter certeza de que não se tornará um invejoso, ou de que se tornará um invejado, o melhor a se fazer então, é não impor sequer uma meta a si mesmo, pois essa sim, é o perigo para o jogador.
DE CONFIANÇA E CONFIADOS
A confiança em Tibia pode vir à tona de duas maneiras: à maneira básica pelo afeto, ou, à maneira do medo. No segundo caso o confiado tem menos recurso que o confiante e não pensa em traição pelo medo do que pode acontecer caso esta ocorra.
Pela maneira do afeto pensando assim entra no pensamento divulgado por Maquiavel e já citado nesta obra, o fato de que melhor temido do que amado trabalha também a parte da confiança, mas muitos homens esquecem que, analisando em longa escala, a confiança é um trabalho muito maior que esse pensamento de Maquiavel.
Além dos temidos e dos amados existem também os falsos confiados, que por sua vez fingem ser ou temidos, ou amados (baseando-se no porte do confiante) e colocam uma barreira na rejeição de favores, e num momento inesperado em que possa opor a traição sem menos alguém duvidar de sua lealdade, o falso confiado coloca em prática o que já é de planos.
Diz-se então que a única prova de confiança é pela maneira do afeto, colocando em questão o tempo. Pois mesmo que por 10 ou 20 anos, pela maneira do medo ocorre o perigo da vingança, já que o homem por si SEMPRE há de se vingar dos atos pequenos, lembrando outro pensamento de Maquiavel.
DISTÂNCIA E MASCARADOS
Ainda no quesito da confiança, muitos confiam apenas naqueles que não usam máscaras, mesmo sendo mais inteligentes do que os que tentam opor suas leis e mostrando suas verdadeiras faces.
Isso porque acham os não-mascarados com boas intenções, pois caso houvesse más não os veria com a verdadeira face. Um grande erro já que a máscara não coloca em questão a face por baixo dela e sim o que ela mesma representa, no caso, entra na parte do invejoso, que coloca uma máscara em si mesmo para satisfazer sua vontade de ser maior que o invejado, e também entra no caso do invejoso que usa a máscara apenas com os outros para torná-los cegos diante dele e o ajudarem na tarefa de conquistar o invejado.
De acordo que a máscara confunde o jogador, pensando assim antes confuso do que sabendo da verdade, se ela não for digna de perdão, e para não se obstruir pela crueldade do mascarado apenas não o julgue de confiança, assim não necessita saber se é um invejado ou um invejoso, já que não tem acesso a seus pontos.
PARA UM INVEJADO SOBRE A CORREÇÃO
Quando um invejado, ouve-se ou vê-se algo sobre uma ação ou pensamento incorreto, e remete imediatamente o corretivo, ele está se sujeitando a aceitar mais um invejoso, pois o corrigido caso invejoso terá em mente que não precisa de correção, ele já conhece tudo e todos, mesmo sendo pura mentira.
O geneticamente beneficiado não tem como dever ajudar os invejosos, porque eles não são merecidos de ajuda, apenas perdão. O invejoso enquanto não perceber que não é melhor que o invejado, não é digno do conhecimento da verdade, nem da atuação da sabedoria. Nem da inclusão social e nem da manifestação de piedade ou ajuda. Não se deve de maneira alguma mostrar ao invejoso que o despreza. Nem ao menos deixá-lo achar isso. Sempre procure mostrar o que o invejoso quer ver, mesmo que não seja o que você tem a mostrar: isso faz com que o invejoso pense que está executando sua tarefa bem e continue a te invejar, assim te sobrepondo sobre ele e um dia, talvez, ele perceba que nada é como se pensa e tome alguma iniciativa sobre o estilo de vida que leva: o estilo da inveja.
Entende-se então que o invejoso não é digno de ajuda, apenas de perdão. Para ele saber onde se colocar, pois a ajuda o tornará mais forte, e o perdão o rebaixará.
MAIS VALE A SABEDORIA DO QUE A FORÇA
Em Tibia já foi mais do que provado a verdade dessa frase mesmo que em outros mundos não se acredite.
Como no mundo atual, nada vale a perda de tempo buscando o poder pela força e pela ameaça física, sendo que um velho ancião te derrota com palavras. Assim é também no Tibia: nada vale a busca pelo maior nível de força sendo que a sabedoria, inteligência, organização e estratégia são as mais puras verdades encontradas.
Percebe-se então que em Tibia deve-se jogar levando em conta como uma guerra.
Para conhecer os pontos marcantes da posição vencedora de uma batalha em Tibia há de se basear nas antigas e nos antigos, assim se relacionando com os já sábios. Não se vendendo, mas passar a trocar relatos. Leve em conta que o sábio não há de semear sua sabedoria onde não o convém. Ele quer reconhecimento em troca.
JAMAIS, por circunstância alguma, coloque em prova a superioridade da sabedoria sobre a força bruta.
DEIXO AQUI UMA MENSAGEM NÃO INCLUÍDA NO TEXTO:
PARA CADA _UMA_ PESSOA QUE FOI DADO O TALENTO NÃO SÓ DESTE JOGO MAS EM TUDO NA VIDA, EXISTEM _MILHARES_ QUE SE PASSAM POR ELA.
QUANDO TIVER A OPORTUNIDADE DE CONHECER UMA DESSAS PESSOAS ESCOLHIDAS NÃO DEIXE PASSAR EM BRANCO, NÃO PERCA CONTATO, TROQUE IDÉIAS.
QUEM REALMENTE FOR... VAI ENTENDER... QUE PARA UM INVEJOSO NÃO IMPORTA O QUANTO TENTE, SEMPRE VAI SER UM !
EniGmuS
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 








