(Para animar o tópico, um post enorme com a minha crítica
resumida da primeira temporada e de alguns aspectos gerais de
Lost. Ou seja, uma mensagem enorme e inútil.)
Terminei de rever a primeira temporada!
Uma das coisas que eu não lembrava é que...
...eu tinha medo desse cara!
A rixa entre
Jack e
Locke é antiga (e eu achando que essa briga toda tinha começado na segunda temporada), eles simplesmente nunca simpatizaram um com o outro. E, apesar dos dois trocarem atos heróicos (
Locke segura
Jack no penhasco [1.05] e
Jack segura
Locke em um buraco profundo [1.24/25]), o doutor já tinha deduzido que o caçador iria causar problemas no futuro. Em uma conversa com
Kate, ele solta essa profecia:

Postado originalmente por
Jack Shephard
Se nós sobrevivermos a essa noite, nós vamos ter um problema com o Locke. E eu preciso saber se você vai estar comigo.
E é claro que
Kate diz que sim. E lá estão eles, na quarta temporada, separados em dois grupos... E lá está uma
Kate indecisa, armadora e problemática, como sempre. Existem coisas que nunca vão mudar.
E quem falou que o
Locke ficou "malvado" ou passou a fazer besteira só na terceira temporada? Ele
SEMPRE foi doido e eu não me recordava. O cara tratava os outros como se fosse sua "tribo", dava conselhos, ensinamentos... E fazia o que achava melhor... Muitas vezes ajudava, mas tudo em prol de criar sua própria civilização e ter o controle de tudo. Ele nocauteou
Sayid e destruiu o
transceiver, impedindo a triangulação do sinal, mandou
Boone para a morte e insistiu que foi um "sacrifício que a ilha exigiu", destruiu o submarino, matou
Naomi (...pois o
Walt mandou...), etc, etc. O careca é problemático, vai fazer de tudo para que ninguém saia da ilha! Algo que me anima é que o "monstro" já atacou ele antes, no final da temporada... Dá nele
Lostzilla, na próxima vai pra matar!
Enfim, muita coisa já estava desenhada e decidida pelos criadores da série, desde o princípio dessa saga. E isso é impressionante! Alguns acontecimentos atuais entortam a língua de quem, antigamente, dizia que
Lost não tinha sido planejado e nunca teria rumo... Por exemplo, quando
Boone fala no rádio do avião nigeriano, respondem que
não existem sobreviventes no Vôo 815. Os telespectadores só vão entender a mensagem e acreditar nessa informação depois de alguns anos, no episódio
4.02. Incrível como algo que parecia tão inverossímil já estava brilhantemente planejado.
Agora, as criticas negativas:
- Fazem muita questão de acentuar o "lado bom" e o "lado ruim" de cada personagem... Quase todos encenam situações ou armam alguma cilada, é impressionante! Isso tem um lado bom, pois todos são humanos e passíveis de erros, mas as vezes fica forçado. Boone rouba água, Walt queima o primeiro barco, Sun tenta envenenar Jin... E, se bem me lembro, Charlie vai conseguir ser odiado em algum ponto da segunda ou terceira temporada. Os Outros também são ótimos nisso, até parece que fizeram curso de teatro.
- E os planos maléficos para conseguir algo? Kate, Sawyer, Charlie, Shannon e Sayid poderiam montar uma quadrilha.
- Alguns episódios tem temática parecida. Somos induzidos a pensar que alguém fez algo, e depois acabamos sendo surpreendidos por outra pessoa que nunca imaginamos. Ou seja, o culpado nunca é quem parece ser. Acaba ficando meio óbvio, depois que você desvenda a fórmula dos conflitos. Eu mesmo não acredito em quase nada do que metade dos personagens falam... E sempre dou pause quando a Kate faz movimentos bruscos, pois ela adora furtar pequenos objetos.

É fácil observar que o foco principal da primeira temporada é a convivência e adaptação dos personagens ao novo ambiente. E isso é realmente difícil para alguns...
Sawyer X Sayid e
Michael X Jin são lutas que acontecem centenas de vezes, e demora bastante para eles se entenderem.
Curioso é que quase todos brigam com o
Sawyer (
e batem nele!), devido a situações desagradáveis criadas pelo mesmo.
Jack,
Kate,
Sayid,
Charlie e
Hurley encabeçam a lista. E a
Sun, lá pela terceira temporada, com um tapinha simbólico!
Os mistérios são poucos (comparado a longa lista de hoje em dia) e a maioria dos
flashbacks relatam situações que definem e explicam o comportamento dos personagens na ilha. É uma das temporadas menos enlouquecedoras e mais emocionantes.
Tem vários episódios que começam com o clássico
close no olho (acabaram com essa tradição) e pelo menos três memoráveis finalizações com o
Hurley ouvindo música.
E a cena de
Sawyer e
Kate jogando "
I Never"? Alguém lembra? Uau, muito linda. É um dos primeiros indícios de que eles se merecem! Por algum motivo, eu não esqueço essa cena do
1.16.
Agora o "bad guy" é esse cara! Trema!
...
Vou tentar diminuir o ritmo de
Lost, para assistir
Nip/Tuck e algumas outras séries... Mas ainda planejo rever as outras temporadas. É muito bom relembrar!
E que venha sexta-feira.

Postado originalmente por
Soma
Ei, não sei se alguém já comentou isso aqui e eu sou o retardatário ou não, mas vendo os DVDs da primeira temporada encontrei um episódio em que é dito que Aaron tinha que ser criado por Claire...
Eu falei sobre isso
nesse post. :riso: