No momento que você controla um personagem, e vive ele como num mundo real já é RPG. Tibia se enquadra, e muito bem, nisso.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
No momento que você controla um personagem, e vive ele como num mundo real já é RPG. Tibia se enquadra, e muito bem, nisso.
.:: ÄndersOn ::.
Isso aqui tá parecendo aquela discussão sobre se Tibia é 2D ou 3D, em que ninguém entende PATAVINAS de nada, e quem acha que entende na real tem é uma visão totalmente distorcida do que é um RPG.
Nego falando que Zelda é RPG, que Tibia não é, outros dizendo que pra ser RPG tem que ter turno e livrinho e papel e dado... é um pandemônio, o fim do mundo.
Qualquer MMORPG é RPG, incluindo Tibia, e fim de papo. Se vocês jogam Tibia como RPG ou como puzzle, ou ainda como bate papo online, aí é o problema de cada um.
As regras, personagens, cenários, panteão de deuses, turnos, golpes medidos através de números, liberdade de escolha de ações e todas as outras características que definem um RPG clássico (e eu disse clássico!) estão lá.
As regras, personagens, cenários, panteão de deuses, turnos, golpes medidos através de números, liberdade de escolha de ações e todas as outras características que definem um RPG clássico (e eu disse clássico!) estão lá. By Anderslash.
liberdade de escolha de ações, desculpe mas isso é bem limitado no caso de tibia.
Em tibia quando você chega em uma porta e observa que para passar por ela precisa de uma chave, pronto naquele momento você esta amplamente LIMITADO.
Já no RPG clássico você tem a total liberdade de arrebentar essa porta, sem necessidade de sair procurando a chave.
Abraços
A liberdade em todos os RPGs é relativa, e é baseada nas regras do mesmo. Em um RPG que usa física e leis da natureza reais você poderia arrebentar a porta, mas não poderia se transformar em um fantasma e atravessá-la. Em um RPG espacial talvez você conseguisse usar tecnologia pra abrir, mas não arrebentar (ela poderia ser uma porta de aço). Então lhe pergunto: isso é liberdade total? Não, as regras estão restringindo.
A parada é que as regras do Tibia não podem ser tão flexíveis, por motivos óbvios: quem faz o papel do mestre é um software, não um humano. Mas isso não faz qualquer MMORPG ser automaticamente desclassificado como RPG.
Era exatamente aonde eu queria chegar, pelo fato de tibia não obter toda essa flexibilidade, acaba por então, tornando-se algo sólido e restrito.
Rpg é algo metafísico, mmorpg é algo físico.
"Em um RPG espacial talvez você conseguisse usar tecnologia pra abrir, mas não arrebentar (ela poderia ser uma porta de aço). Então lhe pergunto: isso é liberdade total? Não, as regras estão restringindo." By Anderslash.
Regras não limitariam o personagem de romper uma porta de aço, o que realmente poderia restringir esta ação, seria o seu baixo nível de força.
Abraços
Os RPG's Eletrônicos nunca vão ter o mesmo nível de flexibilidade que um RPG de Mesa apresenta, isso é claro... Tibia é sempre Tibia, e só muda alguns aspectos depois de uma atualização (sendo que só ocorrem duas por ano).
Já o RPG de Mesa é totalmente livre. Com um pedaço de papel, você pode ser o personagem que quiser, no mundo que bem entender.
Mas daí falar que Tibia não é RPG, já é outra história...
Cabe ao jogador decidir se pretende interpretar ou não. De qualquer forma, você é obrigado a viver aquele personagem. Existem limitações? Sim! Como qualquer outro sistema de RPG que faça sentido.
Além disso, as ações dos jogadores de Tibia tem muitas conseqüências no mundo. Uma guerra pode afundar todo um servidor, atrapalhando a vida dos outros jogadores. Do mesmo jeito que a grande quantidade e variedade de artigos vendidos pode causar a baixa dos preços e destruir a economia.
Tibia é um MMORPG. É o que eu acho.