A arte de Chico propõe a mudança de um sistema - o sistema ditatorial - por meio da criação de sujeitos que “refletem e refratam” a realidade social brasileira com o propósito de invertê-la.

--

-Francisco Buarque de Hollanda

Filho de Sérgio Buarque de Holanda, um importante historiador e jornalista brasileiro, e de Maria Amélia Cesário Alvim.
Foi casado com a atriz Marieta Severo com quem teve três filhas: Sílvia, que é atriz e casada com Chico Diaz; Helena, casada com o percussionista Carlinhos Brown e Luísa. É irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina.
Nascido numa família ilustre, conheceu Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini, dentre outros, antes de iniciar sua carreira, pois eles visitavam com freqüência seus pais em sua casa na Itália.
Com 12 anos já compunha operetas. Sua música A Banda, foi traduzida em vários idiomas e há muitos anos faz parte do repertório da Band of British Guards, uma das bandas que faz a troca da guarda no Palácio de Buckinghan, na Inglaterra.
Chico Buarque é um dos artistas que mais sofreu com a censura.

--

-Censura

“Havia proibição de músicas integralmente e havia proibição de palavras dentro do texto. Ou você era obrigado a mudar essas palavras ou simplesmente não podia pronunciá-las. Você podia optar. Em algumas músicas eu desisti. Em outras eu troquei palavras. Não só em Calabar como em outras músicas desse período. Por exemplo, em Partido alto, onde estava “brasileiro”, eu botei “batuqueiro”, onde estava “titica” eu botei “coisica”. Ou então você cortava simplesmente a palavra. Ou, como no disco ao vivo com Caetano, na Bahia, o recurso foi aumentar os aplausos na hora das palavras proibidas. Atrás da porta tinha: "me agarrei nos seus cabelos, nos teus pêlos". A palavra “pêlos” foi proibida. Já a Elis, quando gravou, eu mudei para “no teu peito”. Já, aí, eu não podia mudar porque eu tinha cantado. Por um descuido eu cantei a letra correta no dia do show. Então o quê que a gente fez no disco? Aumentou o volume dos aplausos. Na hora “dos teus pêlos” sobe um aplauso assim, ah!!!!
A censura prévia que valia pra teatro valia para letras de músicas também. Antes de gravar qualquer música tinha que mandar a letra pra censura federal. E esperar até a volta dessa letra, com carimbo e assinatura do chefe de censura. O que, aliás, provocava problemas graves porque gerava uma burocracia muito grande, atrasos... E às vezes não era nem implicância. As letras se perdiam no meio do caminho. Os produtores ficavam desesperados. Era um atraso de vida danado.
É evidente que, uma vez proibido, ficava marcado. Eu e outros autores que tínhamos uma ou outra música proibida ficávamos numa espécie de index da censura. Então a música que chegava com o meu nome chamava a atenção. E eu comecei a sofrer uns cortes bastante arbitrários(...)."

Chico Buarque em entrevista à Rádio Eldorado em 27/09/89.

--

-Ditadura

É claro que a ditadura não se encerrou por causa das obras de Chico Buarque (ou Gilberto Gil, Caetano Veloso, Geraldo vandré, entre muitos outros que lutaram contra o golpe, apesar de Chico ter sido o mais assíduo nesse tipo de abordagem), mas é inegável sua participação neste processo. Talvez vocês pensem: "ele só fez músicas.. não ajudou em nada". Pois é, suas músicas ajudavam a conscientizar e informar a população (que em grande parte, mal "se tocava") sobre a ditadura que regia o país e como isso as prejudicava.
Mesmo fora do país (pra não ser pego pela ditadura) continuou fazendo músicas e as mandando para o Brasil por heterônimos.
Esta postura determinada e o fato de não seguir modismos ou se rebaixar em função da mídia, fez com que Chico tivesse no passado e nos dias de hoje tamanho respeito e admiração por parte dos brasileiros que conhecem sua história.

--

Bom, sinceramente, não acho que muitas pessoas lerão isso tudo ou se quer entrarão no tópico... Afinal, muitas pessoas têm um certo preconceito com coisas 'antigas' e brasileiras. Eu mesmo, antes de conhecer e pesquizar, não pensava que seria possível eu gostar (afinal, eu sou "do rock" ehoAHIOE).
Porém, pesquisei e ouvi bastante por causa de um trabalho escolar e acabei gostando bastante . E achei interessante tentar mostrar a música dele para quem não conhece, apesar de que num fórum de tibia poucas pessoas se interessarão por isso... se pelomenos uma pessoa ler e conhecer, já ta valendo =].

Isso ae...
algumas músicas que eu recomendaria:
-Roda Viva
-Construção
-Deus lhe pague
-O Que Será
-Apesar de Você
-Acorda Amor

=]
(materias coletados pela internet ou em parte escritos por mim)