Parece uma quantidade risória, mas o famigerado 1 centavo vem sendo um grande aliado de comerciantes corruptos. Começo narrando um caso que ocorreu comigo há algum tempo.
Certa vez fui tirar algumas xeroxes. Paguei e recebi o troco. Cauto, como sou, contei o troco. Faltava 1 centavo. Cobrei e recebi.
Voltei à sala de aula e comentei o caso com meus amigos. Um dos meus colegas achou que eu fui muquirana. Bom, eu digo o contrário. Por trás de 1 centavo pode ter MUITA vagabundagem.
Já dizia o velho ditado: "De grão em grão a galinha enche o papo.". No caso dos comerciantes é: "De centavo em centavo o comerciante enche o bolso.".
É uma questão de raciocínio. Em época de prova, aquelas xeroxes LOTAM. Deve passar por ali, em média, umas 500 pessoas por dia.
1 x 500 = 500 centavos = 5 reais
Agora pegue isso e multiplique por um mês
30 x 5 = 150 reais
Ou seja, o barato sai caro.
Usei essa argumentativa, mas meu colega rebateu-a dizendo que a Casa da Moeda cessou a fabricação de moedas de 1 centavo.
Redargüi afirmando que 1 centavo do meu bolso é a mesma coisa que 1 centavo do bolso deles.
Ele levou em consideração, mas ainda achava que era uma bobagem reclamar por causa de 1 centavo. Enfim, motivos para reclamar não me faltaram.
Mas essa é só a ponta do iceberg. Os comerciantes podem usar esse artifício para enganar consumidores desavisados. Um exemplo prático:
Chá: R$ 5,31
Vou no caixa, saco 5,30.
A caixa lança um olhar sensurado para mim e diz:
- Falta 1 centavo.
Pesco 5 centavos do meu bolso, dou-lhe e recebo um "Obrigado".
Ou seja, eu não posso levar o produto faltando 1 centavo, mas vou ser um mala se não levar por culpa de "míseros" 4 centavos.
A tática está em você usar preços falsos. No final das contas, o meu cházinho sai por R$5,35, visto que 4 centavos ficaram na mão da caixa. O preço baixo seria um ótimo chamariz para atrair clientela.
Agora, junte as peças do quebra cabeça: O governo e o comércio estão de conluio contra os consumidores. Por que diabos a Casa da Moeda suspenderia a fabricação de moedas de 1 centavo? Para tirar do bolso dos pobres e engordar a carga tributária governamental, com IPI (aka Imposto sobre Produtos Industrializados) e afins. Puxa que supimpa :yelrotflm!!!1!!1!
E o pior de tudo é que não adianta ajuizar ação penal contra eles. O juíz indeferirá por falta de motivo, já que furto de bagatela não tipifica crime. No máximo, um indigente poderia ajuizar e ganhar, mas afora isso... no way.
Não sejam trouxas. Não caiam nessa história de "ah, é só um 1 centavo". Não financiem vagabundos. Já foram na Mc Donalds? Repararam que os preços de lá, quando acabam em centavos, são de 5 em 5? Pois é, os comerciantes deviam se espelhar nela. Comprem em comércio de pessoa honesta que não põem pseudo-preços para atrair clientela desavisada.
Se tiverem o infortúnio de bater em um comércio corrupto e perceber que falta troco, devolva a mercadoria e peça seu dinheiro de volta. A democracia agradece.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


. 
Responder com Citação

.





