Curtir Curtir:  0
Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 82

Tópico: 1 centavo

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão 1 centavo

Parece uma quantidade risória, mas o famigerado 1 centavo vem sendo um grande aliado de comerciantes corruptos. Começo narrando um caso que ocorreu comigo há algum tempo.

Certa vez fui tirar algumas xeroxes. Paguei e recebi o troco. Cauto, como sou, contei o troco. Faltava 1 centavo. Cobrei e recebi.

Voltei à sala de aula e comentei o caso com meus amigos. Um dos meus colegas achou que eu fui muquirana. Bom, eu digo o contrário. Por trás de 1 centavo pode ter MUITA vagabundagem.

Já dizia o velho ditado: "De grão em grão a galinha enche o papo.". No caso dos comerciantes é: "De centavo em centavo o comerciante enche o bolso.".

É uma questão de raciocínio. Em época de prova, aquelas xeroxes LOTAM. Deve passar por ali, em média, umas 500 pessoas por dia.

1 x 500 = 500 centavos = 5 reais

Agora pegue isso e multiplique por um mês

30 x 5 = 150 reais

Ou seja, o barato sai caro.

Usei essa argumentativa, mas meu colega rebateu-a dizendo que a Casa da Moeda cessou a fabricação de moedas de 1 centavo.

Redargüi afirmando que 1 centavo do meu bolso é a mesma coisa que 1 centavo do bolso deles.

Ele levou em consideração, mas ainda achava que era uma bobagem reclamar por causa de 1 centavo. Enfim, motivos para reclamar não me faltaram.

Mas essa é só a ponta do iceberg. Os comerciantes podem usar esse artifício para enganar consumidores desavisados. Um exemplo prático:

Chá: R$ 5,31
    Vou no caixa, saco 5,30.
    A caixa lança um olhar sensurado para mim e diz:
    - Falta 1 centavo.
    Pesco 5 centavos do meu bolso, dou-lhe e recebo um "Obrigado".

Ou seja, eu não posso levar o produto faltando 1 centavo, mas vou ser um mala se não levar por culpa de "míseros" 4 centavos.
    A tática está em você usar preços falsos. No final das contas, o meu cházinho sai por R$5,35, visto que 4 centavos ficaram na mão da caixa. O preço baixo seria um ótimo chamariz para atrair clientela.

Agora, junte as peças do quebra cabeça: O governo e o comércio estão de conluio contra os consumidores. Por que diabos a Casa da Moeda suspenderia a fabricação de moedas de 1 centavo? Para tirar do bolso dos pobres e engordar a carga tributária governamental, com IPI (aka Imposto sobre Produtos Industrializados) e afins. Puxa que supimpa :yelrotflm!!!1!!1!

E o pior de tudo é que não adianta ajuizar ação penal contra eles. O juíz indeferirá por falta de motivo, já que furto de bagatela não tipifica crime. No máximo, um indigente poderia ajuizar e ganhar, mas afora isso... no way.

Não sejam trouxas. Não caiam nessa história de "ah, é só um 1 centavo". Não financiem vagabundos. Já foram na Mc Donalds? Repararam que os preços de lá, quando acabam em centavos, são de 5 em 5? Pois é, os comerciantes deviam se espelhar nela. Comprem em comércio de pessoa honesta que não põem pseudo-preços para atrair clientela desavisada.

Se tiverem o infortúnio de bater em um comércio corrupto e perceber que falta troco, devolva a mercadoria e peça seu dinheiro de volta. A democracia agradece .

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Nobre Valente; 21-12-2007 às 11:46.

"Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
    E ali fará seus verdadeiros amigos,
    Homens de astúcia que usam quaisquer meios
    Para atingir os fins que antes colimaram."

O Chapéu Seletor

Clique na imagem para entrar no Salão Comunal da Sonserina

Registro
    09-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que nem quem trabalha com Xerox tira 15000 Xerox no ano....
    Samuel diz:
    Ding Dong, the OFF is Dead!

Musica do Tibia diz:
    Ado A-ado, cada um no seu quadrado!

Registro
    26-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que eu mais odeio é aqueles preços 1999,99.

PORRA!

Tem gente que não percebe que na verdade é 2000 conto!

AK
    AK

Isso que bate no meu coração
    é o sentimento de ser campeão
    já rodei o mundo e posso te dizer
    o choro é livre, difícil de conter
    O passado é glorioso e o futuro é vencedor
    Explode torcida! Agita bateria!
    O GRITO É TRICOLOR!

Registro
    10-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quer ver outro caso de roubo?Não tem os postos de gasolina? Então, os preços da gasolina/alcool tá assim: 1,999 , aquele terceiro nove conta quando você abastece a gasolina, e é bastante coisa que eles ganham por ano(milhões se juntar todos os postos).

Belo tópico nobre.

Avatar de angel of the nightmare
    Registro
    07-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

cara, serket so fala merda...
    nada a ver com a mensagem que o nobre quis passar...

~~
    velho, ja reparou naquelas de 9,99?
    dai você da 10 e priu...
    de 1 em 1 centavo, eles lucram muito...
    ate porque, varias pessoas preferem comprar produtos que estão a 9,96 do que 10 reais.

Publicidade:

Can you build a civilization that will stand
    the test of time?

Registro
    09-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É... Acho que li mei rápido...
    Samuel diz:
    Ding Dong, the OFF is Dead!

Musica do Tibia diz:
    Ado A-ado, cada um no seu quadrado!

Banido Avatar de Jogador Tibiano
    Registro
    16-11-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Interessante seu tópico. Essa de comerciante "roubar" 1 centavo é fato real e antigo.

Mas é simples: no caso do chá de R$5,31, por exemplo, você dá R$5,30 ao caixa. Se ela reclamar 1 centavo, você diz que simplesmente não tem. Eles vão fazer o quê? Mandar te prender por causa de 1 centavo? Claro que não! É só fazer o mesmo jogo deles!

Agora, emendando outro assunto, alguém sabe dizer o porquê daqueles preços estranhos com 3 casas decimais nos postos de (por exemplo: R$1,234) combustíveis?

Nota: Vi que já tocaram no assunto do preço dos combustíveis lá em cima. É que demorei para clicar no botão postar...

Avatar de angel of the nightmare
    Registro
    07-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Jogador Tibiano Ver Post
    Interessante seu tópico. Essa de comerciante "roubar" 1 centavo é fato real e antigo.

Mas é simples: no caso do chá de R$5,31, por exemplo, você dá R$5,30 ao caixa. Se ela reclamar 1 centavo, você diz que simplesmente não tem. Eles vão fazer o quê? Mandar te prender por causa de 1 centavo? Claro que não! É só fazer o mesmo jogo deles!

Agora, emendando outro assunto, alguém sabe dizer o porquê daqueles preços estranhos com 3 casas decimais nos postos de (por exemplo: R$1,234) combustíveis?
    baseado no dollar...

dollar possui 3 casas.
    Can you build a civilization that will stand
    the test of time?

Banido Avatar de Toog
    Registro
    18-03-2005
    Niteroi Usuário:Flamenguista Frase:Poe na conta do Papa Estado:Bêbado
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cara
    Eu fico puto com isso.

Sempre que pago uma coisa assim 3.31, eu dou 3,35, eu peço o troco sem dó.
    Todas as atendentes/vendedoras ficam putas.
    Mas se pensar em cada centavo que as pessoas dão

Registro
    10-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Jogador Tibiano Ver Post

Meu post acima fala disso, o das três casas decimais vale dinheiro, qdo multiplica por 10 aquilo passa a valer dinheiro, isso dá um lucro sem tamanho para eles XD

Publicidade:

Permissões de Postagem