Eu tenho o orgulho de dizer que passei no teste de tutor na
terceira tentativa e que estou no cargo há cerca de 2 anos, mas infelizmente há pessoas que nem se esforçam e vão buscar as respostas na Internet. Em Celesta só devo ter visto uma vez um tutor sem qualquer experiência falar no Help (se bem que eu nem jogo com tanta freqüência, mas em 2 anos dá para ver um bom número de coisas), mas um GM demitiu ele logo em seguida. Contudo nem todos os mundos possuem a mesma sorte...
A CM Iscen (a chefe dos tutores) já falou várias vezes sobre o assunto de pessoas que trapaceiam para entrar no cargo. Ela disse que é algo bastante difícil de prevenir, já que os donos dos sites onde são postadas as respostas simplesmente ignoram os pedidos para removê-las. Além do mais, em princípio qualquer um pode postar as respostas na net, e a CipSoft não tem muito o que fazer a esse respeito já que ela não é dona dos servidores onde isso acontece. Mudar as questões também não resolveria, porque seria apenas uma questão de tempo até que elas vazassem na Internet. Mas ela esclareceu que felizmente esses "falsos tutores" eventualmente acabam sendo demitidos ou por fazerem reports ruins, ou por dizer besteira no help, ou por inatividade (lembre-se que a atividade do tutor é medida principalmente por suas falas no help, reports também contam alguma coisa para a atividade).
A Iscen explicou que quando você vê um tutor falando besteira, especialmente no help, que você peça para um Senior Tutor reportar as sentenças desse tutor (ou que você mesmo reporte, se for Senior), para que aí a Cip possa demitir o mau tutor (o mesmo vale se você ver alguém nos chats pedindo respostas do teste de tutor). Além disso, a Cip também demitde na hora turores que fazem reports totalmente sem sentido (então não tenha medo de algum tutor que tente abusar de suas funções de reports). As pessoas demitidas nesses casos têm a conta bloqueada de se tornar tutor novamente.
Quanto aos maus tutores, o mais correto é ignorá-los e fazer com que eles tenham as suas sentenças reportadas. Em todo o caso, é bom nunca se esquecer dos tutores que realmente estão ajudando

.
Abraços,
Magnus Hotblood