GUIA DE COMO DIFERENCIAR QUESTS ACABADAS E INACABADAS
Bom mais um post meu e eu aqui venho falar sobre minhas experiências de como jogar um RPG tanto online quanto offline.
Na verdade pra ser mais direto depois dos fatos ocorridos de spoils de quests, GMs ajudando jogadores em quests , e jogadores dando pistas erradas aos outros jogadores , me motivei a fazer esse post.
Ninguem é obrigado a concordar com o que vou escrever em relação a quests do Tibia , quero afirmar novamente que o que eu estou escrevendo aqui são fatos de anos de jogatina de vários RPGs , não somente Tibia mais de outros jogos tb isso inclui tanto online quanto offline e leituras de livros de RPG.
Não posso afirmar que sei de tudo ,mais eu tenho uma opinião formada quanto ao assunto.
O que eu estou fazendo aqui é uma espécie de perfil de como um jogador deve proceder caso ele encontre uma quest e não saiba resolver e não fique intrigado com aquilo.
Assim como eu e como muita gente que esta lendo esse post já deve ter sacado no mínimo como são as quests inacabadas da Cip.
E eu tou montando esse tipo de perfil para que os jogadores não desmotive como se fez em P.O.I que foi bruscamente spoliada na cara de pau por GMs.
SOBRE JOGOS DE RPG
Queira ou não acredite vc que esta lendo mais quando se trata de jogos de RPG ainda mais de capa e espada , acredite é tudo farinha do mesmo saco. E Tibia não é diferente dos encontrados em livros de RPG de mesa como Dungeons and Dragon(D&D).Seria interessante se cada leitor pudesse pelo menos ter contato com algum livro sobre tal assunto me refiro a D&D.
Ai vc pergunta “Porque eu deveria ter algum contato ou conhecimento sobre isso ?”
Simples , alem de ser divertido , e uma forma de lazer , simplesmente vc entendera como é a mecânica do assunto.Apesar de que muitos vão achar isso totalmente inútil eu vou dar um exemplo claro.
Alguma vez alguém já parou pra pesquisar mesmo na pagina oficial como é a personalidade de um monstro como é o seu habitat, e o do porque ele mora lá????
Concerteza não. Não é esse o fato??? Pois é mais e ai que ta o legal é vc saber o do pq aquilo é , a sua natureza.
Bom chega de ladainha e vamos ao assunto .Ainda tem muita coisa pra ser visto no que diz a respeito do Tibia.
Quero deixar claro tb que RPG tira muito das informações com a realidade , não é a toa que tem livros educacionais que ensinam uma determinada matéria escolar em formato de RPG como Historia do Brasil por exemplo, ou costumes e tradições e crenças de outros países.
QUANTO A QUESTS DO TIBIA
E claro que volta e meio há quests que não seguem o padrão do que estou citando abaixo , mais tarde vcs vão entender o do porque eu estou falando tudo isso. A natureza das quests do Tibia, simplesmente é uma questão de exploração do mapa.
Compare todas as quests do Tibia spoliadas no ERIG, repare que é somente vc ter um certo lvl , pra se ter segurança e andar pelo mapa todo que vc simplesmente acaba tropeçando em algum baú com um item, ou aquelas portas requeridas por lvl. Isso foi falado em uma das matérias que saiu no site oficial e foi traduzido pelo Tibiabr.
Eu posso dizer que as quests do Tibia estão divididas em 3 categorias:
*Nível Fácil
*Nível Médio
*Nível Difícil
- NÌVEL FACIL
São as quests mais chulas do jogo onde não tem nível requerido , e os prêmios são jóias ou cordões de nenhum valor aos que vão comprar , ou simplesmente é decorativo.Claro existem outros prêmios não apenas jóias e cordões , mais são os mais fáceis de ser encontrado.
Aqui tem um spoil mais qualquer um pode resolver não é uma coisa fora do comum.
Exemplo disso seria a Battle Axe Quest , Fanfare Quest e Alawar's Vault Quest .
OBS: A quest Alawar's Vault Quest pode ser difícil dependendo do ponto de vista de cada jogador.
-NÌVEL MÈDIO
São aquelas que já requer um certo lvl , pq simplesmente tem monstros para se matar e possivelmente tem portas com lvl.
Aqui já começa a queimar um pouco os neurônios mais ainda sobrevive o tico e teco.
Exemplo disso seria a Panpipe Quest, The Desert Dungeon Quest, Deeper Fibula Quest.
OBS:Pode haver monstros lurados então por isso que entra no nível médio.
- NÌVEL DIFICIL
São aquelas que as vezes requer lvl ou não , ou simplesmente requer muita paciência do jogador para juntar as peças do quebra cabeça e simplesmente não é uma pessoa que resolve e sim um grupo bem grande. Ai que mora o perigo de GMs fazerem spoils dela.
Acredito que esse tipo de quest ainda esteja por ai perdida dentro do jogo ou não .
Aqui são as mais trabalhosas e bem elaboradas, tem que pensar muito e requer dias de jogatina e muita conversa com NPCs de diferentes partes do mapa do jogo.
Exemplo disso seria a Dreamer's Challenge Quest, The Paradox Tower Quest e The Pits of Inferno Quest.
OBS: Essas são terriveis para apenas uma pessoa descobrir a resposta .Por isso que torna-se spoliadas por GMs.
Agora vc pergunta novamente “O que tem tudo isso a ver ???”
Simples , eu quero que vcs vejam que nessas quests elas não tem um buraco sem saída ,ou seja, elas tem inicio , meio e fim , e é ai que começo a citar o perfil de quests inacabadas do Tibia.
COMO SABER QUE UMA QUEST ESTA INACABADA
Primeiro vc tem que ter um certo olhar critico e observador para as coisas os fatos relacionados com jogo. Isso inclui se vc ler um livro compare com o que tem dentro do jogo,não viaje na maionese achando mil e uma idéias diferentes.
Comparou o que estar escrito no livro com a realidade do jogo ? e hora de esgotar as informações dos livros, ou seja, pegar livro por livro comparar e descartar.Seria mais ou menos como um detetive,investigar tudo mesmo.
Vou dar um exemplo pra ser mais claro , talvez vcs não tenham entendido direito .
Existe no deserto de JAKUNDAF um livro pra regenerar a visão de quem é cego , então seria mais ou menos uma pessoa ou NPC que precise dos ingredientes. E ai começa a busca procurar por alguém que tenha perdido a visão.
Quero deixar claro que a receita dessa porção simplesmente não se encontra no deserto de JAKUNDAF , se não me engano vc encontra esse livro em uma das bibliotecas de KAZZ.
Eu posso citar tb sobre o tal do “BIG HAMMER” que na verdade é uma “picareta” que muita gente ficou puto comigo no fórum achando que qualquer um saberia disso e era pra conseguir uma chave quebrando uma pedra no deserto.Mais os fatos não mostraram isso.
Outro seria o tal dos swicths encontrados na biblioteca que é o mecanismo de abrir e fechar do tal equipamento mecanizado e difícil de ser feito.
Eu posso citar vários exemplo aqui , mais agora vou enumerar o tipo de coisas que podem ser quests inacabadas:
1- São livros que estão rasgados ou queimados , que a parte mais crucial da quest não é mostrado uma resolução que seja clara e sim obscura demais.Na verdade necessita de mais informações para se ter uma idéia clara dos fatos. Exemplo disso posso citar a Femur HILLs a quest da torre , tinha o diário mais a informação é incompleta.Outro grande exemplo tb seria a do basilisco onde apenas existem 3 livros e um deles afirma que vários anões foram transformados em estatuas, mais cadê as estatuas perto do covil do basilisco??? Se realmente tem alguém que prendeu o tal bicho então ele deve saber onde seria o local ,mais não é a realidade.
2- Buracos em andares que não levam a lugar nenhum , exemplo disso é a do basilisco, existem N quests dentro do tíbia que vc ver uma sala fechada mais tem um buraco acima dessa sala que não tem como acessar essa sala.
3- Alavancas em lugares inacessíveis , ou alavancas inúteis. Exemplo no deserto de JAKUNDAF pra quem explorou só existia 2 alavancas acessíveis ao jogador , porem nessas alavancas não tinha nada de útil , uma abaixa as Magic Wall na parte das quests da Spike Sword Quest, e outra tira e coloca a ponte de volta onde é pra ser usado a crowbar na porta. Fora isso as outras alavancas não são acessíveis e não tem um portal especifico pra ser teleportado.
Essas são as mais comuns do Tibia , são mapas inacabadas ,magics walls que não dar pra se tirar, gramas que não dar pra passar , alavancas faltando utilidades e buracos que não dar pra entrar dentro.Claro portas que não dar pra abrir.
Quero deixar claro que existem outros fatores que pode ser percebido a olho nu por algum jogador cabe vc descobrir como pode ser uma quest inacabada. O que eu citei acima é o basicão. E tudo isso pode ser mudado isso depende só da Cip.Mais ela vai sempre deixar algo inacabado dentro do jogo.Isso já é comprovado.
SOBRE LIVROS
Livros faz parte do jogo e se vc é um explorador de verdade vc sempre vai ler os livros não importa quantas vezes vc ler . Se vc ficou fascinado pela historia, ou curte a historia de algum lugar ou item.
Como em qualquer jogo não especificamente um RPG mais jogos de vídeo game como por exemplo quem jogou Resident Evil , vc precisa saber da historia pra saber quem são os mocinhos e os bandidos, precisa saber tb da vacina e tempo de prolongamento antes de entrar em estado permanente de zumbi , e as mutações dos vírus.E outras coisinhas a mais , logo livros dentro do jogo são importantes.Tanto livros , quanto documentos , jornais , cartaz, lembretes e outras formas de escrita, ou seja , tudo é importante pra quem procura algo anormal.
Exemplo disso eu curto bastante a historia do GHOUSTLAND que fica perto de Carlin.
A historia se baseia na colonização de Carlin porem a rainha não sabia que aquelas terras são amaldiçoadas e a população simplesmente começa a matança contra uns aos outros .A carnificina sem motivos aparentemente. Começa matar uns aos outros , ataques de fúrias , etc. Ai os druidas são mandados para lá e fecham aquilo tudo com um selo.
Esse é um resumo da historia existem varias outras historias dentro do Tíbia interessante , basta vc procurar e se interessar pelo ambiente em que seu personagem vive.
Vc não é obrigado a ler os livros se vc não curte ler , mais torna interessante o jogo , torna mais divertido e agradável.
SOBRE NPCs
Essa parte é bem interessante no Tibia levando em consideração que poucos jogadores não saibam falar com os NPCs. Claro muitos vão dizer que sabe falar , mais só sabem falar aquele basicão de compra e venda dos itens.
Pra ser franco não sei nem da onde as pessoas simplesmente consegue descobrir tais palavras chaves como “MISSION”
, ”SPELL”, ”MAGIC”, ETC. Simplesmente o spoil aparece e acabou e pronto sobre essas palavras.
Mais voltando ao começo do tópico lá no inicio, como tinha falado que na verdade RPG e tudo farinha do mesmo saco e isso é verdade. Mas abaixo vou mostrar o do porque de tudo isso tem uma certa conecção. Agora explicarei o modo que as pessoas erroneamente usam a fala dentro do Tibia , assim deixando pobre o vocabulário do jogador e não conseguindo extrair informações o suficiente para se descobrir uma quest dentro do jogo .
Há duas formas de falar dentro do RPG , eu vou citar um exemplo real para entender melhor.
Se a tua mãe te manda a feira pra comprar meio quilo de batata vc simplesmente chega para o vendendor e fala “Me vê ai meio quilo de batata lavada” , logo o vendedor vai te dar o meio quilo de batata.
Porem existe outra forma de vc comprar batatas , vc simplesmente chega e fala “meio quilo de batata ” <APONTANDO COM O DEDO PARA AS BATATAS> e o vendedor te dar.
Vendo esses dois exemplos chegamos a conclusão de que o jogador Tibiano ele sempre vai optar para a segunda opção ,ou seja , aquela mais fácil que seria “meio quilo de batata ” <APONTANDO COM O DEDO PARA AS BATATAS> , que isso seria as típicas palavras como “HI”, “BUY”,”SELL”, etc.
Porem na feira existe uma variedade de batatas , como batata vermelha , lavada , etc. Porem comparando em relação a quests e suas pesquisas pode –se dizer que nem todos os jogadores sabem que existem esses diferentes tipos de batatas pq simplesmente não importa para ele as especificaçoes .
O que importa é aquela batata em que ele estar apontando e acabou. Entenderam????
COMO FORMAR FRASES COMPATIVES COM OS NPCS
Recentemente tava jogando um jogo chamado NEVERWINTER NIGHTS ,e quando estava lendo e conversando com alguns NPCs notei uma semelhança muito grande com as falas e as palavras chaves que se tem no Tibia , ou seja , praticamente quase igual. Ai que entra o que falei lá em cima sobre os RPGs eletrônicos serem tudo farinha do mesmo saco , muda a historia , muda o conteúdo , mais as frases e o seu conteúdo ficam a mesma coisa coisa.
Então tirando algumas SSs vou postar logo abaixo pra vcs darem uma olhada na BOX de fala entre meu personagem e os NPCs do jogo NEVERWINTER NIGHTS e a fala no comparativo de meu char conversando com um NPC do Tibia e reparem que se vcs notarem as frases são muito parecidos entre os dois jogos.
Frases do Tibia
Thief of The Sand [22]: Hello, Salesman
Trisha: Welcome back, knight Thief of The Sand!
Thief of The Sand [22]: What is your name ?
Trisha: I am Trisha Ironfist.
Thief of The Sand [22]: What is your job ?
Trisha: I am the high knight of Carlin. I trained the greatest heroines and even some males.
Thief of The Sand [22]: Talk about knight
Trisha: Knights are the true heroes of Tibia. Fame can only be earned by hand to hand combat. Brave women can join us, and we evenaccept suitable males now and then.
Thief of The Sand [22]: Talk about heroes
Trisha: Heroes are knights and knights are heroes, of course.
Thief of The Sand [22]: Knight can learn spell with sorcerers and druids ?
Trisha: I can teach you healing spells and support spells. What kind of spell do you wish to learn? You can also tell me for which level youwould like to learn a spell, if you prefer that.
Thief of The Sand [22]: Do you have spell for sell or learn ?
Trisha: I can teach you healing spells and support spells. What kind of spell do you wish to learn? You can also tell me for which level youwould like to learn a spell, if you prefer that.
Thief of The Sand [22]: Good bye
Trisha: Take care, sister.
Recomendo pra quem tiver interessado em descobrir e saber falar com os NPCs do Tibia , tipo concerteza alguém aqui tem algum jogo de RPG em casa OFFLINE não importa se é vídeo game ou PC mesmo , comece a anotar as frases básicas como aparece no jogo , vai dando umas pinceladas e arrumadas para acomodar com o jogo Tibia.
Logo vc vai ter um questionário legal para perguntar para todos os NPCs do Tibia.Claro isso se vcs que estão lendo este post quizer descobrir algo por conta própria.
CONCLUSOES FINAIS
Isso que eu escrevi foi um guia para as pessoas se ligarem mais e não ficarem tão abitolados com o tíbia , é na verdade um guia para o jogador jogar melhor o jogo.
Creio eu que algumas pessoas que lerem esse post meu já deve saber de algo ou usam esse método que falei sobre os NPCs , isso não é nenhuma novidade , o que torna ele especial é que não é uma coisa freqüente do jogador em usar isso .
Pelo menos os jogadores novos nunca parou pra pensar nesse ângulo sobre o RPG do Tibia.
Creio tb que jogadores do passado se realmente descobriram quests sem spoils como o pessoal de Antica , e CIA eles faziam esse tipo de método que é o único que dar mais coerência no contexto com as respostas dos NPCs do Tibia.
Existem não apenas no Tibia mais ta surgindo nesses novos jogos onlines esse tipo de RPG que é falado e não escolher uma opção na caixa de dialogo entre o NPC e o jogador. Espero que o guia não sirva apenas pra tíbia especificamente e sim pra futuros jogos .
E sim se vc fez ou faz tudo que eu escrevi aqui realmente vc estar praticando o RPG que existe no Tíbia. O problema do jogador Tibiano é que ele pratica RPG porem não de uma forma certa e sim de uma outra forma mais facilitada. Espero que agora abram os olhos pra não se decepcionarem que nem aconteceu com P.O.I .
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação