Bem esse é meu primeiro tuto, eu ñ sei se já tem otro aqui explicando algo parecido, mas aki eu vou explicar uma técnica que eu inventei pra mim começar em rook e ir pra main sem morrer e com grana...
PS:TUTO SÓ PARA INICIANTES QUE NUNCA FORAM PARA MAIN.
Vou explicar tudo isso em passos.
1ºPasso:Então vamos começar, primeiro crie seu char, vc ta no templo vá até aquele campo onde tem muitas ovelhas, mais abaixo você acha uma floresta(ou bosque, como quiser chamar aquilo) com coelhos, galinhas e veados (no bom sentido). Vc fik matando eles até conseguir bastante food, você não deve comer isso ainda, acima do campinho cercado onde tem as ovelhas, a esquerda você encontrará uma ponte, atravesse ela e encontre um moinho, lá você deverá falar com o NPC Willie, para vender sua comida fale: Hi/Sell "quantidade de meat (coxas) que você juntou" meat/yes/bye.

2ºPasso:Bem agora que você juntou uma quantidade de +ou- 76 gp´s, vá ao centro da cidade, a direita do boeiro a uma loja com o NPC Obi, se houver muitas pessoas falando com o Obi, vá ao andar de cima e compre seus equipamentos com a Dixi (eles vendem e compram as mesmas coisas). Fale hi/buy studded shield/yes/buy sabre/yes/bye.
Agora você já tem um studded shield e um sabre, ponha o sabre no lugar da sua arma com espinhos que você tem na mão, o escudo você poem na sua outra mão livre, jogue suas tochas no lixo, apenas configure seu tibia para ter 100% de luz (isso é coisa pra otro tuto).

3ºPasso:Agora com seu casaco, escudo e espada dessa no esgoto, deixe seu char balanceado, para atacar e defender igual, assim vá explorando o esgoto e matando os ratos (coma o queijo deles para sua vida ir subindo e junte apenas o dinheiro que vier dentro do rato). Agora upe até o lvl 3 + ou -.
PS: procure fazer amigos enquanto isso, em main eles podem te ajudar ou caçar com vc.

4ºPasso:Agora que você já é level 3 já deve ter algum dinheiro, guarde ele no banco, que se encontra abaixo da biblioteca.
Agora vá caçar snakes, wolf e trolls, fique matando estes animais, mas quando for caçar leve bastante comida consigo, irá precisar. Upe até o level 6 matando estes bixos, se você não quiser ir matar outras coisas, continue caçando até upar lvl oito assim.

5ºPasso:Vamos supor que eu resolvi upar level 6 e ir explorar e matar coisas diferentes, agora vou na cidade, já devo ter conseguido dentro dos animais que matei antes calças, bota, capaçete, e corda, se não consegui isso posso comprar com meu dinheiro. Agora eu tenho 4 opções de caça, se eu realmente sou bom vou ir matar bears. Ou intão vá matar orcs, cuidado com os spearmens e as wasps, são perigosos. Outra opção é você ir até uma cave de skeletons,dão uma boa Xp e bastante loot (junte os maces para vender depois), mas cuide que em caves de Skeletons geralmente há rotworms, estes monstros ainda são fortes de mais para você. Você também pode comprar um antidoto na cidade e ir matar spiders e poison spiders (são fracos para seu level, mas é bem divertido mata-los). Eu não recomendo você treinar e ficar forte o suficiente para matar minotauros, é muito arriscado ainda, talvez só em main.

6ºPasso:Agora que você upou lvl 8, se você conquistou itens valiosos como a katana, cooper shield, ou juntou maces, venda todos eles, até seus itens do corpo.

7ºPasso::Ao vende-los você ainda não irá para main, vá naquele lugar onde você matou rabbits no lvl 1, e mate somente as chickens, junte as penas que vierem dentro delas, não venda elas em rookgard, pois em rook elas não valem muito. Agora que você juntou +ou- umas 60, ou 100 penas (mais aconselhavel perder tempo com umas 100 mesmo) e já tem a grana de seus itens vendidos, vá no oráculo que se localiza acima da biblioteca, escolha uma vocação e vá para main.

8ºPasso:Ao chegar em main, se você juntou umas 60 chicken feather venda elas e terá 6k, cada 10 chicken feather em main valem no mínimo 1k, se você foi esperto e perdeu tempo juntando 100 delas, você terá 10k. Vá para o banco da cidade que escolheu (aconselho escolher carlin pois é melhor para os iniciantes), compre um plate set, equipamentos de sua vocação e vá caçar e seja feliz no mundo do tibia!

Maioria de v6 vai falar pra mim: Vai toma no teu c*!Eu nem preciso de tudo isso, só pego, começo a matar rato até o lvl 8, vo pra main e lá pego grana e compro itens.
Eu respondo: Lembre-se que este tuto é para iniciantes O objetivo de rook é eles aprenderem a jogar e saberem jogar quando chegarem em main, portanto, fazendo isso os jogadores iniciantes estaram realmente pronto quandos chegarem e enfrentarem o verdadeiro mundo de tibia!

Vo indo galera, flw!