Olá pessoas e pessous.
Nesse tutorial irei dar uma explicada sobre iluminação de cenários em geral, sim eu sei, o Makeen Fire já fez um tutorial parecido, mas pretendo que o meu seja diferente do dele D8.
Aqui oque o tutorial oferece:
1. Noções básicas.
2. Desiluminar cenários.
3. Iluminação simples.
4. Iluminação coloridenha.
Essa é a parte mais simples do tuto, aqui irei mostrar pequenas situações iluminadas, para se ter uma noção do que iluminar e do que não iluminar:
Note que as falas não foram iluminadas/desiluminadas.
Nada excitante.
Nada de tão estranho, uma regra simples é: O cenário, lifebars, chars, enfim, quase tudo é iluminado, com excessão das falas, que ao contrário ficam na sua forma normal e não sofrem modificação alguma. :}
Chegou a parte da explicação û_u.
Então vamos lá, primeiro pegue a parte que irá ser desiluminada, aqui está a minha:
Logo depois abra ela com o FireWorks, selecione a parte que irá ser desiluminada, chars, lifebars e cenário (no meu caso) e adicione um color fill em Filters>Adjust Color>Color Fill (ou na aba propeties effects>adjust color>color fill). Após adicionado esse efeito, surgirá uma pequena aba ali em baixo, em blend mode coloque darken, em cor coloque preto, e na transparencia depende de quanto escuro você quer que esteja o cenário, eu coloquei 25..
SS Explicativa:
É um gif
Algo bastante usado também é a iluminação mais simples, essa parte foi meio baseada com o tutorial do Makeen, é claro que passou por umas adaptadas e um método para GIFS.. ^^
Bem, então vamos começar, primeiro explicarei o método PARADO, ou seja, isso:
Vamos lá, primeiro de tudo, é claro, tenha seu cenário, logo depois abra o cenário com o fireworks, crie um quadrado do tamanho do cenário (no meu caso 224x224) e pinte com Gradient>Elipse, de modo que a parte de fundo fique preta, e o circulo fique branco, siga o GIF:
Feito isso, o próximo passo será mudar de Normal para Multiply o blend mode do quadrado, e logo depois deixar a transparencia em 60(ou do jeito que preferir) ficará mais ou menos assim:
Mas peraí, ficou uma merda U_U, HÁ, temos sua solução, ali do lado, onde muda as cores das coisas, clique lá, e onde tem o quadrinho branco empurre-o mais para perto do quadrinho preto, quanto mais perto do quadrinho preto o quadrinho branco ficar, maior a parte iluminada séra, siga a GIF:
Agora explicarei essa mesma iluminação, só que animada... =)
Bem, usaremos o mesmo método acima, criar um quadrado com Gradient Elipse, deixar em Multiply, abaixar a Transparence, só que agora vamos usar principalmente a parte dos quadrinhos brancos e pretos, lembra? Vamos relembrar:
Quanto mais o quadrinho branco fica perto do preto, maior a parte iluminada será, certo? Mas em GIFs, podemos fazer de um modo que o quadrinho branco va e volte, ou seja, fazendo assim um movimento de ida e volta na claridade, semelhante aos movimentos daquelas tochas que ficam grudadas nas caves =)
Bem então vamos as screenshots explicativas =D...
Vamos então ver como ficará o primeiro frame:
Nada de tão diferente do que já falei acima...
Aqui como ficou o meu segundo frame:
E por fim o resultado final:
Usei um delay de 100, ou seja, 1 segundo.
Tenho um outro método também, dessa vez bem mais simples vejam só:
Usei um delay de 100, ou seja, 1 segundo.
Vamos à explicação, faça todo o processo de iluminação simples que vimos no começo, logo depois, duplique o frame, e no segundo frame aperte 'V' e clique no quadrado do Gradient Elipse, note que aparecerá um tracinho com dois quadrados em cada ponta e um circulo no meio, clique no quadrado de baixo, e desça-o sempre vizualizando como ficará seu cenário, o meu ficou assim:
Lembre-se que esse é o segundo frame, o primeiro é o circulo normal.
Essa parte também não é a das mais complicadas, no meu caso o meu cenário não terá uma fonte de luz, aconselho que ao usar essa iluminação sempre tenha uma fonte de luz =D~
Então vamos à algumas imagens de depois explicarei os processos:
1º
2ª
O primeiro apenas fiz alguns círculos usando uma intensidade proporcional ao circulo de Gaussian Blur(na aba Effects>blur>gaussian blur), e coloquei o blend mode em screen:
E sobre a segunda, descolori o cenário usando um Darken com transparencia de 65, e usei os mesmos círculos com Gaussian Blur.
Não vou dar tanta ênfase à essa parte, pois vai mais de cada um, uma regra simples é não economizar em Blurs. ^^
Bem, acho que chega assim ao fim do tutorial =D~
Obrigado àqueles que leram tudo, e caso alguma parte esteja confusa, pode postar aqui que eu tento explicar melhor... ^^
Se alguma imagem estiver com o link quebrado, só avisar que eu re-hosto. ^^
Se tiver erros de gramatica/concordância, me avisa também, sou meio retardado ta.
E se quiserem postem seus resultados, enfim...
Créditos à Makeen Fire(algumas idéias iniciais)
E Flashbek por ter me dado uma ajudinha também >]
IT'S ALL FOLKS!
:rolleyes:
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação