Curtir Curtir:  0
Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 567
Resultados 61 a 67 de 67

Tópico: Telecinesia - Curiosidades sobre Como Acontece!

Registro
    20-04-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por aaaaaaaa Ver Post
    Mostrou várias que não foram comprovadas e são apenas teorias inventadas, acha que acreditei naquela babozeira, legal se for assim vou criar um site falando que veneno cura e te mandar visitar e vai ser verdade, nossa você é o cara mano.

@Dark...: Nada foi comprovado então fassa favor de não falar.
    Estou ficando cansado de você. Tudo bem, você possui e expressa uma opinião - admiro isso - mas você começa a ser chato quando tomamos este rumo.

Você deve ter pintando um desenho deste na 4º ou 3º série, lembra-se dele?

A mapa da utilização cerebral e a divisão das funções.

BrainConnection - 10 Percent and Counting: How Much of the Brain Do We Use

Ten-Percent Myth (Skeptical Inquirer March 1999)

The Ten-Percent Myth

Citação Postado originalmente por Projeto Ockham
    Um fator que certamente alimentou a propagação deste mito é o fato de que ele proporciona uma explicação "científica" para a suposta capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas. Enquanto os meros mortais utilizam somente 10% de seu cérebro, algumas pessoas teriam a capacidade (inata ou desenvolvida) de utilizar os 90% restantes, desenvolvendo poderes mentais muito além do geralmente aceito pela ciência. O mesmo argumento é às vezes empregado na propaganda de técnicas ou cursos de desenvolvimento mental que garantem, por exemplo, a obtenção de uma incrível capacidade de memorização.

Infelizmente, por mais que esta idéia inspire nobres esforços em busca do auto-aperfeiçoamento, sabe-se que, apesar de a evolução ter gerado uma certa redundância nos circuitos do cérebro, ele é usado por completo. Diversas técnicas empregadas pela neurociência moderna (tomografia, ressonância magnética, etc) mostram que não existem áreas inativas no cérebro. Como determinadas funções são concentradas em áreas específicas do cerébro, pode ocorrer que em um dado momento uma certa função (e sua região cerebral correspondente) não esteja sendo utilizada. Isto é, não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo, mas utilizamos todo o cérebro ao longo de nossas diversas atividades normais.

Mesmo sem o conhecimento destes fatos, não seria muito dificil identificar a falsidade deste mito. Afinal de contas, se a maioria das pessoas deixassem 90% de seu cérebro ociosos, um traumatismo craniano que envolvesse a perda de massa cerebral não seria algo tão grave a não ser que a vítima tivesse o grande azar de perder os 10% importantes. Alguém já viu um médico dizer para a família de uma vítima de um tiro na cabeça, "Seu filho teve sorte, a bala atingiu uma área ociosa do cérebro... "?. Da mesma forma, 90% dos tumores de cérebro seriam facilmente resolvidos, podendo a área afetada ser retirada sem maiores problemas.

Alguém poderia argumentar que os 10% referem-se não ao volume do cérebro, mas a algum índice de atividade (como sua velocidade de processamento ou capacidade de armazenamento). Entretanto, não se conhece nenhuma técnica para a determinação de um limite teórico para estes processos, de forma que seja possível determinar a eficiência do cérebro de uma pessoa em particular. Assim, qualquer quantificação desta eficiência seria nada mais que um "chute", sem mínimo escrupulo com a veracidade.

A origem exata deste mito é desconhecida, mas provavelmente deriva da interpretação errônea das primeiras pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, no início do século XX. Aparentemente, Einstein inadvertidamente colaborou para a propagação deste mito ao usá-lo para responder a um jornalista que lhe perguntou a razão de sua grande inteligência.
    Como pode notar, mesmo que não acham pesquisas comprovando é fato que esta ladainha mal contada não passa de mito, idiotice e - acima de tudo - charlatanice de "telecinéticos" que querem uma explicação "científica" para seus "poderes inatos".

Como mito e falsa cultura, possui características peculiares às mentiras, tais como:

- Váriadas versões: Assim como fofoca, mitos possuem várias versões que foram se alterando boca-a-boca, no nosso caso o mito original e mais conhecido é de 10%. Há quem diga 11%, 27%...Ou até mesmo 4% a 5%. Há também que os afirmam não se tratar de massa cerebral, mas sim de sua capacidade de processamento(como um Pentium).

- Aproveitadores: Do mesmo jeito que parasitas loucos por um hospedeiro, picaretas e charlatões de todos os lados, cantos, formas, fatores, cabeças, pensamentos, teorias e "ciências" aparecem para criar fórmulas e falsas ciências sobre o assunto afim de se vangloriar e - quase que secretamente - sair ganhando com tudo isto às custas de crédulos. O mesmo que pode - e deve - ser dito sobre a Telecinergia ou Telecinese pode - e deve, repito - ser dito sobre grafologia, mensagens subliminares, astrologia, homeopatia, radioestesia, fantasmas e tantas outras pseudociências do nosso mundinho(aliás, nosso mundo é plano).

- Difusores sem âmbito ciêntifico: Só se pode afirmar que "Teoria X" é uma verdade, quando esta se torna compravada e ainda não foram descobertos meios de contradiser suas afirmações. Mas não é assim que funciona no ramo dos aproveitadores, eles criam uma teoria e só por que ela tem uma pouca lógica(as vezes nem isto) já espalham como verdade. Como se não bastasse, indagam aos que contestam suas afirmações sobre "onde eles se baseiam para afirmar que isso é falso".

E por último, fugindo um pouco do assunto.

Citação Postado originalmente por Projeto Ockham
    [...]Qualquer teoria, por mais fantástica ou absurda que possa parecer à primeira vista, merece o benefício da dúvida. É esta imparcialidade que garante a evolução da ciência. Inúmeros casos podem ser encontrados na história da ciência onde idéias inicialmente consideradas absurdas vieram a ser confirmadas mais tarde, por dados experimentais.

[...]

Alguns argumentam que o método científico não é perfeito e não é necessariamente a melhor forma de se estudar um assunto. Pode até ser, mas até que alguém apresente uma alternativa viável e de eficácia comprovada, é o melhor que temos. E ele está sujeito a estudo e reformulação, da mesma forma que outros campos da ciência.

Por fim, um princípio lógico que rege a aquisição de novos conhecimentos é o de que o ônus da prova cabe a quem faz a alegação. Eu ficarei feliz em fazer o meu mapa astral, assim que algum astrólogo me mostrar provas concretas de que aquilo é mais que um desenho bonito.
    Eu ainda íria falar mais sobre lendas urbanas, como surgem e também com identificá-las...

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Mozts; 25-11-2007 às 11:09.

Registro
    22-11-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

affe... nao li nada

mas, afinal... existe ou nao paranormais?!? O.o

ahh sim, teorias são teorias, nao existe por exemplo, nenhuma prova concreta sobre a teoria do big bang
    então, enquanto nao for provado nada contra ou a favor da telecinesia, eu nao acredito, porem tb nao duvido...

mas eu tentei e nao consegui... isso é um ponto negativo, eu pelo menos posso falar q tentei

flw
    "Que Deus proteja-me de meus amigos, dos inimigos cuido eu."
    ~Voltaire~

Banido Avatar de Tio Luck
    Registro
    16-03-2006
    Viterbo - Lacio Mensagens: 188,225 x 18²³ Idade Mental: 1¹/² x 0.1¹ Bebo: Excessivamente
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Locke Cole Ver Post
    Vou rir neste tópico.

Já está nos meus favoritos.

Para que mover algo com a força da mente se você pode dar um peteleco?

Contentem-se com nossas rígidas leis da Física.

~Ubi dubium ibi libertas
    Na Verdade não seria o simples Ato de mover o papel e sim de explorara a mente.

@Topic:
    Eu Acho Possivel, porem o Ser Humano Não consegue controlar sua Mente, é uma coisa Muito Complexa, o Ser Humano sabe pouco sobre si mesmo

Banido Avatar de Joe Joe
    Registro
    25-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu mostrar esse site do Projeto Ockham pro aaaaaaaa, mas chegaram na frente. E ele é capaz de negar. Nego cabeça dura.

Registro
    20-04-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Pos Mortem Ver Post
    affe... nao li nada

mas, afinal... existe ou nao paranormais?!? O.o

ahh sim, teorias são teorias, nao existe por exemplo, nenhuma prova concreta sobre a teoria do big bang
    então, enquanto nao for provado nada contra ou a favor da telecinesia, eu nao acredito, porem tb nao duvido...

Aí você entrou em uma causa um pouco confusa para a maioria. A epistemologia ou Método Científico. O Método Científico consiste dos seguintes aspectos(mas não somente nestes):

- Observação: Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropiados.
    - Descrição: O experimento precisa ser replicável(capaz de ser reproduzido por qualquer pessoa, dadas as condições).
    - Previsão: As hipóteses precisam ser válidas para observações feitas no passado, no presente e no futuro.
    - Controle: Para maior segurança nas conclusões, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
    - Falseabilidade: toda hipótese tem que ser falseável ou refutável. Isso quer dizer que mesmo que haja um consenso sobre uma hipótese ou teoria, é necessário que se mantenha a possibilidade de se refutá-la. Está fortemente associada ao fato que uma teoria nunca é definitiva. É um dos elementos mais importantes do método científico.
    - Explicação das Causas: Na maioria das áreas da Ciência é necessário que haja causalidade. Nessas condições os seguintes requerimentos são vistos como importantes no entendimento científico:

- Identificação das Causas
    - Correlação dos eventos: As causas precisam se correlacionar com as observações.
    - Ordem dos eventos: As causas precisam preceder no tempo os efeitos observados.

Ou seja, a Teoria do Big Bang é a mais aceita enquanto não há controvérsias para ela ou, não há uma outra com menor número de suposições e com uma maior exatidão de explicação. Se você foi capaz de produzir uma teoria que refúte qualquer outra(sem ser refutada), a sua entrará em um âmbito maior de aceitação científica. Cabe a você aumentar a irrefutábilidade desta idéia, e cabe aos cientistas provar que ela é falsa. Dessa forma, a teoria que obtiver a maior número de considerações de que não é falsa e considerada aceita na ciência. Vale lembrar que ela permanece como refutável e falseável, sendo assim, nenhuma teoria é perfeita e nenhum conhecimento científico é definitivo.

Editado:

Para acabar de uma vez com a discussão sobre o cérebro e voltar ao assunto original do tópico. Vamos lá.

Um dos sites que visitei para escrever o post anterior foi o Neurolab, um site cuja função(muito bem exercida por sinal) é a divulgação de conhecimento técnico-científico relacionado à Neurociência em geral.Recentemente entrei em contato com eles via e-mail indagando sobre a questão da utilização do cérebro, abaixo a resposta que obtive. Devo dizer que não fiquei surpreso.

Prezado Ramon,

Obrigado por sua mensagem. A neurociência vem mostrando já a alguns anos que usamos TODO o cérebro o TEMPO TODO, Mesmo durante o sono. Essa história de que usamos somente parte de nosso cérebro é mais uma lenda do que um fato ou observação científica.

Atenciosamente,
    Guilherme Cunha
    Então, se você tem dificuldades de memorização e de raciocínio não culpe a baixa utilização do seu cérebro e nem faça um curso para melhora desta utilização. Ao invés de usar 5% do cérebro na aula e os restantes 95% na loirinha ao lado, faça o contrário e vai tirar boas notas e se comunicar melhor com seus amiguinhos do fórum.

Se quiser perguntar a eles por meios própios entre em contato através do site, isto é muito simples e há uma área para isto.

Pronto, finalizamos este ponto da discussão creio eu. Quais os outros "argumentos" que você tem para me convencer que a Parapsicologia não passa de uma pseudociência?

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Mozts; 25-11-2007 às 21:52.

Registro
    22-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

então... nao existe paranormal?

humm... q triste >.<
    "Que Deus proteja-me de meus amigos, dos inimigos cuido eu."
    ~Voltaire~

Registro
    20-04-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Pos Mortem Ver Post
    então... nao existe paranormal?

humm... q triste >.<
    Como disse Locke Cole (ele não cheira mais cola), contente-se com nossas leis físicas.
    http://i31.tinypic.com/w2mzw0.png
    Minha placa de vídeo disse: I THINK I CAN FLY!

http://img81.imageshack.us/img81/519...rescopyjj1.jpg
    Então Ahmagad falou: "Ownai o próximo assim como eu vos ownei!"

Permissões de Postagem