Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 35

Tópico: Sobre Otakus

  1. #1
    Avatar de Sudden Sea
    Registro
    20-01-2005
    Localização
    banditown
    Idade
    36
    Posts
    2.416
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Sobre Otakus

    Otaku é um termo usado no Japão para designar um fanático por um determinado assunto, qualquer que seja. No imaginário japonês, a maioria dos otakus são indivíduos com tendência a se isolar socialmente, que se atiram de forma obsessiva a um hobby qualquer, chegando em seu ápice a apresentar sintomas de fobia social e de comportamento esquivo.

    No ocidente, a palavra é utilizada como uma gíria para rotular fãs de animes e mangás em geral (Otome no feminino), em uma clara mudança de sentido em relação ao idioma de origem do termo. Muitos membros da comunidade acham o termo ofensivo por não concordarem com a distorção de sentido do mesmo e se recusam a ser chamados assim. O termo é normalmente utilizado apenas dentro da comunidade de fãs de anime e mangás e de falantes do idioma japonês, sendo portanto desconhecido para o grande público.

    A palavra otaku em japonês é, originalmente, um tratamento respeitoso na segunda pessoa.

    Nos anos 80, passou a se usar o termo para se referir a fanáticos ou maníacos. O humorista e cronista Akio Nakamori observou que a palavra era muito utilizada entre fãs de anime e a popularizou por volta de 1989, quando a utilizou em um de seus livros. Este livro, "A era de M" descrevia um assassino em série que se descobriu ser obcecado por animes e mangás pornográficos, e que recriava as histórias estuprando jovens garotas. A história foi inspirada em um assassino real, Tsutomu Miyazaki Na época, criou-se um grande tabu em volta do termo e ele passou a ser usado de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.

    Com o tempo, surgiram diferentes "tribos" de otaku, que se identificavam de acordo com seus interesses em comum. Algumas delas são:

    anime otaku (Animação Japonesa)
    manga otaku (Histórias em quadrinhos)
    pasokon otaku (Computadores)
    gēmu otaku (Videogames)
    tetsudō otaku (Miniaturas, como trens de brinquedo)
    gunji otaku (Armas e coisas militares)
    Pode-se associar os otakus aos hikikomoris quando a obsessão por um determinado tema atinge o seu ápice, culminando no isolamento do indivíduo em relação àquilo que não tem relações com o tema em questão e gerando os problemas psicológicos que caracterizam um hikikomori.

    No ocidente, uma palavra com um sentido próximo seria "maníaco" ou "fanático". As palavras maniakku ou mania (do inglês "maniac") também são usadas do mesmo modo para pessoas que tem muito interesse, mas de uma forma mais amena e saudável: anime maniakku, gēmu mania, etc. Este uso seria equivalente à palavra "fã" no ocidente.

    Nos Estados Unidos, o termo chegou em 1992 com o anime “Otaku no Video” (Uma mistura de anime e documentário que mostrava a vida dos vários tipos de fanáticos em animação na época) e foi difundido pela revista informativa Animerica como um termo para identificar indivíduos fanáticos como aqueles retratados na animação supracitada. Assim como ocorreu com os Trekkers, os otakus foram considerados uma subdivisão da subcultura nerd e o termo passou a ser usado de forma pejorativa, designando aqueles que são totalmente fanáticos por um elemento dessa subcultura - no caso, animação e quadrinhos japoneses. O termo foi se popularizando conforme os animes se popularizaram, e graças à Internet, o termo se espalhou pelo mundo, e pouco a pouco seu sentido foi modificado conforme se espalhava.

    Mesmo que em muitos países o termo otaku seja usado como sinônimo para fã de anime e mangá, em muitos lugares ainda se utiliza o seu significado original, como por exemplo, na Austrália. É necessário certa cautela quanto ao uso do termo, portanto: a multiplicidade de sentidos que ela possui pode gerar conflitos desnecessários.

    Visto que o termo pode ter teoricamente vários sentidos, o mais correto tanto gramaticalmente quanto linguisticamente seria manter o sentido original, no caso, japonês, do termo. A alteração de sentido por uso corrente só seria admissível quando o grande público tomasse conhecimento da existência e uso do termo e o adotasse em grande escala, um evento que ainda não ocorreu na esmagadora maioria dos idiomas no qual o termo foi introduzido nos últimos anos.

    O termo foi primeiramente introduzido no Brasil provavelmente pelos membros da colônia japonesa existente no país, mas ficou restrito às colônias e ao seu sentido original (o tratamento respeitoso na segunda pessoa, literalmente "sua casa" ou "sua família"). Porém, o sentido mais novo foi introduzido na época da "explosão" de dekasseguis, ocorrida no final da década de 80, quando o termo já havia adquirido seu sentido pejorativo e o fluxo de dekasseguis do Brasil para o Japão se intensificou.

    Porém, a popularização do termo, e em certa medida até mesmo do anime e do mangá no país se deu graças a primeira revista especializada de anime e mangá no Brasil - a "Animax". Em tal revista utilizou-se provavelmente pela primeira vez a palavra otaku no mercado editorial brasileiro para agrupar pessoas com uma preferência por animação e quadrinhos japoneses. Como pôde ser percebido mais tarde, o significado original do termo e a visão pouco favorável que a sociedade japonesa tinha dos otakus não foi citada: o termo fora citado na Animax como sendo somente um rótulo utilizado por fãs de anime e mangá no Japão.

    A omissão de explicações precisas sobre o termo e a posterior popularização de seu sentido distorcido teve repercussões logo de início: fãs de anime mais velhos e membros da comunidade japonesa que conheciam o sentido original do termo otaku antes da popularização do mesmo foram os primeiros a protestar contra a popularização da distorção do significado da palavra, sendo prontamente rotulados de "anti-otakus", por supostamente "transformar o termo em algo pejorativo". As discussões sobre o termo dentro da comunidade de fãs de anime se iniciaram, sendo esta a primeira possível polarização aceitável como tal dentro da comunidade: muitos membros se denominavam como "fãs de anime" em tentativa de escapar do rótulo de otaku, por saberem do significado pejorativo que a palavra carrega e admitirem tal significado como o correto; enquanto outra parte se denomina prontamente como otaku e prega que não há sentido pejorativo na palavra.

    As discussões continuam até o momento presente, em locais que vão desde fóruns especializados em anime e mangá a comunidades no Orkut, e até agora não se chegou a uma decisão unânime sobre qual seria o sentido mais aceito pela comunidade: o original, de fanático por algo; ou o novo, que descreve de forma genérica os fãs de quadrinhos e animações japonesas. Porém, deve-se observar que lingüisticamente deveria se utilizar a palavra somente em seu sentido original, como foi citado anteriormente no artigo.

    Exemplos de Animes Muito populares

    Naruto

    Vídeos - Zabuza vs kakashi
    http://www.youtube.com/watch?v=Tfxq4L5t0Uw

    Vídeos - Itachi vs kakashi
    http://www.youtube.com/watch?v=BVrvMTXqTzc

    Bem, agora o mais importante, o que vocês acham dos Otakus, que vivem em torno de um anime, fazendo cosplay em eventos (se vestindo de um personagem de anime), gastando dinheiro em bonecos, bandanas, espadas, kunais, etc...

    PS: Feliz Tio Sorriso?

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Citação Postado originalmente por mestre do yellow Ver Post
    Como sou macho eu detesto qualquer coisa perfumada. Se a mulher não gosta do meu cheiro de macho azar o dela, quem tem obrigação de se manter perfumada e bem arrumada é ela e não eu. u_u

    Carpe diem quam minimum credula postero.

    "Quando a última árvore tiver caído, o último peixe for pescado, o último animal for caçado, o homem irá entender que dinheiro não se come."
    - Green Peace

    "Para receber alguma coisa, você precisa dar algo de igual valor."
    - Edward Elric

  2. #2
    Banido
    Registro
    13-07-2007
    Posts
    701
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Ótimo tópico!

    Eu não gosto de animes mas respeito quem gosta.
    Quanto ao fanatismo, eu também respeito...pois também sou fanático por algumas coisas! \o/

    Abraços!

  3. #3
    Banido
    Registro
    02-06-2007
    Localização
    Venore! Venore Server: KelteraTenebraAntica P3n3z: 16CM+2-1-1+1+3-2 Floods: 1456652
    Posts
    1.475
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    eu gostava de anime mais nem gosto mais não, tbm so fanatico por algumas coisas o/

  4. #4
    Avatar de Sudden Sea
    Registro
    20-01-2005
    Localização
    banditown
    Idade
    36
    Posts
    2.416
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu gostava de anime no começo desse ano, mas eu cancei, é meio enjoativo, o único Mangá que agora eu leio é um sobre xadrez japonês, é bem cultural, ele explica umas coisas de alguns séculos atraz (Dentro da explicação do xadrez japonês.

    Bem, mas nunca fui Otaku, eu acho meio estranho uma pessoa usar roupas de personagens de animes, gastar dinheiro com bonecos, e etc.
    Citação Postado originalmente por mestre do yellow Ver Post
    Como sou macho eu detesto qualquer coisa perfumada. Se a mulher não gosta do meu cheiro de macho azar o dela, quem tem obrigação de se manter perfumada e bem arrumada é ela e não eu. u_u

    Carpe diem quam minimum credula postero.

    "Quando a última árvore tiver caído, o último peixe for pescado, o último animal for caçado, o homem irá entender que dinheiro não se come."
    - Green Peace

    "Para receber alguma coisa, você precisa dar algo de igual valor."
    - Edward Elric

  5. #5
    Avatar de Salada_rox
    Registro
    19-09-2004
    Idade
    36
    Posts
    408
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    é engraçado, os japoneses copiam tudo que vem do ocidente....

    eu não troco o certo pelo duvidoso, otaku=cópia de emo




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Serket
    Registro
    09-01-2007
    Idade
    36
    Posts
    1.575
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    É engraçado, todo mundo fala de EMO, que EMO é isso, que EMO é aquilo, faz um senhor artigo e posta no Fórum, falando que EMO não é o que o povo pensa...

    Vc pode até pensar "Putz, eu falei merda sem saber..."

    Quando vai conversar com um, a opnião volta à ser a mesma... Na teoria é uma coisa, na prática é outra... E com Otacus não é diferente...
    Samuel diz:
    Ding Dong, the OFF is Dead!

    Musica do Tibia diz:
    Ado A-ado, cada um no seu quadrado!

  7. #7
    Avatar de Felia Math
    Registro
    17-09-2007
    Localização
    Novo Hamburgo
    Idade
    38
    Posts
    1.215
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu prefiro o termo kauaii
    Eu adoro mangás estilo kauaii (tipo Chobits e karekano)... Claro, cresci com CdZ e SM então continuo gostando desses.. mas agora soh leio karekano q eh os recentes, estao sendo lançados.. chobits eu li tudo, Sakura card captors tb eh meio.. hm.. 'fofinho' XD
    Mas eu nao sou otaku... Soh gosto :p Minha melhor amiga é MAnga Otaku definitivamente, ela q me empresta os manga XD

    edit:
    ahhh e sobre cosplay... Eu queria fazer cosplay de SM (as 5 meninas) mas não consegui o grupo todo, soh 3 (gente loka)... ae ia fazer Sailor V (anterior às SM) mas não gostava da roupa dela XD Uma amiga minha fez cosplay de Chii (chobits) e eu adoro ir nos eventos e ver as pessoas de cosplay... é rpg, soh q com fantasias, quase
    Última edição por Felia Math; 30-10-2007 às 10:27.

  8. #8
    Avatar de [JT]
    Registro
    16-10-2006
    Localização
    Missal
    Idade
    36
    Posts
    2.051
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    eu gosto de animes, mas não sou obsecado, eu so sou meio viciado em pc..

  9. #9
    Banido Avatar de _Raptor_
    Registro
    19-08-2005
    Localização
    Sanitarium!!!!!!!!!!!! QI: 10^666
    Idade
    32
    Posts
    1.963
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Eu curto animes, não sou mega-fanático, mas conheço gente que não larga um segundo de anime, isso sim é vício
    Também curto mangá, mas eu compro raramente, e só os que eu conheço, pra não perder dinheiro a toa
    Eu acho que odiar Otakus só por eles verem animes não vai te tornar feliz, a não ser que eles te prejudiquem, te zoem, etc

  10. #10
    Avatar de Vine Stapp
    Registro
    30-07-2005
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    33
    Posts
    986
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    eu gosto a lot de desenho japa... ninguem me chama disso e eu nunca me considerei também... pa sei lá é legal os desenho

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

    Vine...?! diz (00:49):
    *tem uma louca atrás de você
    Zarkkos diz (00:49):
    *wat/
    *que louca
    Vine...?! diz (00:49):
    *minha p!#@
    *:hlol:
    Zarkkos diz (00:49):
    *LOL
    *JURO
    *QUE EU OLHEI PRA TRÁS



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •