Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online
Curtir: 0
"Why are you wearing that stupid man suit?"
[away]
To lendo replys realmente muito inteligentes por aqui, esse topico me mostrou pessoas que eu desconsiderava do forum como pessoas que tem um nivel cultural realmente alto, e alguns talvez até acima do meu...
e Não eu não mudei de opinião por causa deles, afinal eles defendem o mesmo conceito que eu
OFF
"Vi veri veniversum vivus vici" << O que significa?
Http://twitter.com/PeaShrek
Http://www.manolagem.com.br
Vocês não aguentariam meu flood, ou meu blog.
http://img20.imageshack.us/img20/835...iardorgasf.jpg
riariariair dorgas mano!
Hail kinas :sword:
Dáblio, Dáblio, Dáblio...
...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!
Hail xDman
ODD > VSQS




É impossível provar cientificamente a inexistência de algo.
Seria ridículo dizer que cabe à Ciência provar que dois bilhões de crentes que se dizem seguidores do messias estão errados. A Ciência apenas pode tentar provar que os cristãos estão certos, e não o contrário.
Portanto, dois mil anos com pouquíssimos pronunciamentos científicos relevantes a respeito do tema só evidenciam ainda mais a não-sobrenaturalidade do tema.
A hipótese de deus jamais será descartada, pois esta figura pouco mensurável pode ocupar qualquer lacuna científica. E jamais o conhecimento científico terá conhecimento do que ainda não foi descoberto.
Mas lembrando - isto não é um peso contra o ateísmo - pelo contrário. Cada ano que passa com lacunas sendo preenchidas, fenômenos até então considerados sobrenaturais desmascarados, messias morrendo e profecias falhando, tornam a hipótese de um deus mais irrisória.
~Ubi dubium ibi libertas




É o seguinte: o método científico trabalha apenas com objetos definidos, e que respeitem o quesito da falseabilidade.
É possível à Ciência analisar a veracidade de um evento fantástico, desde que seja algo definido e falseável. Digamos que o sr. João sobreviva à uma queda de sete andares. A partir de um exame científico, é possível deduzir de que forma o sr. João caiu, a que velocidade, além de analisar as propriedades da superfície de queda.
A partir destas informações, é possível deduzir se era cientificamente possível sobreviver àquela queda ou não. Se ficar provado que sim, a navalha de Occam elimina a possibilidade de um milagre. Se ficar provado que não, deixa-se esta questão em aberto. Ela sofrerá estudos mais aprofundados, e talvez não seja possível conseguir uma resposta imediatamente, mas a Ciência nunca se rende à respostas sobrenaturais. A Ciência se rende à ausência de respostas.
Afinal, a teoria e aparelhagem científica são limitadas. A tecnologia do futuro poderá ajudar a resolver o empecilho. A Ciência não pára de evoluir. Por esta razão, não existe exatidão em Ciência (exceção feita à Matemática), mas apenas quase exatidão.
Com deus, o buraco é mais embaixo. É um objeto indefinível. Como provar que ele não existe? Posso vasculhar toda a atmosfera e não achá-lo, mas isto não quer dizer que ele não existe. Posso tentá-lo fazer aparecer através de um ritual, mas a sua não aparição não comprova a sua inexistência. E mesmo se aparecesse algo estranho, ainda assim abrem-se outras hipóteses menos fantásticas a serem analisadas.
Deus pode ser comparado ao dragão de Sagan. Há um dragão invisível, intangível e indetectável na minha garagem. Ou seja, a Ciência não possui tecnologia para detectá-lo. Isto não quer dizer que ele exista - nem que ele não exista. Apenas que não respeita o conceito de falseabilidade - ou seja - não é um objeto analisável ou intercessor e, portanto, é admissível aceitar (aceitar, e não afirmar) a sua inexistência. Como deus.
Espero que tenha entendido. Também não sou especialista, apenas entusiasta do tema. Espero não ter falado besteira.
~Ubi dubium ibi libertas
Última edição por Locke Cole; 21-10-2007 às 21:23.