Proposta 1
EDITEI O POST COM O QUE ACHO QUE DARIA MAIS CERTO NA QUESTÃO DO SUMMON, LEIA E CONFIRA:
Todos já devem ter percebido que após um certo lvl os summons ficam inviáveis. Nem pra Pk, nem pra pvp, quem dirá para hunt, o summon mais forte (fire elemental / demon skeleton, depende do que considerar, resistência ou dano) passa a ser praticamente inutilizado depois do lvl 40-50 (dependendo do que se caça e de como se caça), raramente vejo gente utlizando um depois do lvl 50, só para aquelas hunts experimentais ou se quiser um lucro de 100% e 0% de xp =). Proponho uma quest, para lvl baixo (30-40), que se conseguisse um summon especial (druidas e sorcerers apenas), abaixo o summon, explicações a frente:
Mana Elemental
X mana points to summon
X hit points
Abilities: Melee (0-X), Sudden Death Missile (0-X) (causes physical damage), Water Explosion (0-X), Self Healing (7% HP / heal).
Est. Max. Damage: X hp per turn
Immunities: Fire, Poison, Paralyze and Invisible.
O summon é baseado no magic lvl de quem o summonou, todos os seus atributos (dano / hp / custo), sendo assim ele ficaria mais forte de acordo com o lvl de quem o conjurou, pensei em algumas formulas basicas, só pra dar uma idéia do que estou falando pra voces:
Mana para summonar:
60% da mana total
Vida:
ml * 8
Dano:
Sudden Death missile: ml/2 * 6,9
Melee: ml/2 * 2,3
Water explosion: ml/2 * 5,7
Pra quem nao intendeu as formulas: Magic lvl do invocador dividio por 2 multiplicado por uma constante.
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Sendo assim, um elemental invocado por um mago de lvl e ml 60, teria os seguintes atributos:
Mana para summonar: 957
Vida: 480
Dano: Sudden Death missile (0-207), Melee (0-69), Water Explosion (0-171).
E com seus atributos Máximos (ml 100), o Elemental ficará assim:
Mana para summonar: Variavel com o lvl do invocador
Vida: 800
Dano: Sudden Death missile (0-345), Melee (0-115), Water Explosion (0-285).
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Sobre o Heal, seria baseado no HP total do summon, ele curaria 7% do HP total em cada heal, SENDO CAdA HEAL BEM ESPAÇADO, ou seja, ele nao se curaria toda hora como uma hydra, mas demoraria entre um heal e outro, creio que 7% do hp total é bem balanceado (um summon max lvl com 800 de hp curaria 56 de hp / heal).
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OU seja, em um sorcerer com ml 100, ele invocaria um Water elemental praticamente. Creio que assim o summon ficou bem balanceado. As formulas foram só um exemplo de como ele seria, isso SE for aceito, nao cabe a mim, mas sim a CIP...
O dano está relativamente bom, visto que quase nunca se comba full damage, vida boa e mana compensadora (alta para evitar abusos). O self-heal, apesar de baixo, faz compensar o uso em hunts sem ter de gastar bilhares de runas de cura no summon, principalmente em lugares que tem de se aguardar respaw (dragons, etc).
Para os que nao intenderam: Será uma quest onde se pegará UM novo summon, que será baseado no mago, nao tendo atributos fixos para sempre.
Proposta 2
Todos já devem ter percebido que Tibia tem coisas que em outros jogos são tratados como profissões, como fishing, cooking (Paes e bolos no tibia) e skinning (retirar o coro dos animais mortos). A proposta é somente incrementar isso, não quero adicionar profissões no tibia, do jeito que está, ta bom, mas poderiam dar uma atenção mais especial a isso, como tipos diferentes de peixes a serem pescados em diferentes localidades, e principalmente que as comidas feitas não fossem tão inúteis, algo que vale-se a pena de ser feito, como uma regeneração por mais tempo, ou que os bolos fossem comidos em fatias, e não inteiros (veja a frente).
Proposta 3 (Ou coisa inútil pros nerds power gamers)
Não é estranho num pote de 5l de liquido caber a mesma coisa que num vial de 250ml (aproximado)? Ou que se coma um bolo inteiro em 1 mordida? Pois bem, proposta inútil, mas que seria legal, dividir as comidas em pedaços, e os containers em capacidade, não seria difícil, você precisaria de mais liquido pra encher um pot do que um vial, etc.
Proposta 4
Agora voltando ao assunto das “profissões”, queria a idéia de implantar algo útil para se fazer com as plantas / itens de addon (que não fosse addon =D der) e coisas inúteis espalhadas por ai no Tibia, bem como itens magicos raros.
Já pensaram em alquimia ou herbalismo? Acho que ficaria bem legal e daria algo mais a se fazer no jogo que não fosse pegar lvl, recolher plantas e itens pelo mapa pra se fazer poções e tudo mais seria uma ocupação legal e daria um BUFF (aumento) na economia dos mundos mais antigos, alem de dar ocupação para a grande variedade de planta / itens que tem por ai no mapa praticamente inúteis. Para conservar o roleplay pensei em uma continuação da Explorer quest (missões extras, como já tem 4) só para magos e druidas.
Abaixo algumas coisas úteis que se poderia criar com isso, só exemplos, sem balanceamento nem nada:
Mastermind Potion
Drinking this is said to increase your magical skills for awhile, but to decrease your defense.
Notes: Increases your Magic Level by 3 for a certain period of time. Only sorcerers and druids may drink this potion
Sim Sim, lembra das poções novas que só podem ser obtidas em quest? Abaixo a receita (proposta):
Ingredientes: 1 Demonic essence; 5 Vampire Dust; 1 purple kiss blossom (para 1 vial)
Modo de fazer: Bem simples,
pot ;Oven ; Água; Resto dos ingredientes. Coloque o pot no forno / fogão (tem em qualquer cidade, assim como se faz pão), coloque água no pot, e adicione os ingredientes, recolha tudo com um vial (lembrando que de acordo com a minha idéia acima (proposta 3), necessitaria de maior quantia de ingredientes para se fazer 1 pot inteiro, visto que a receita é para 1 vial de poção só). Além de tudo, não precisa se preocupar com gente robando sua pot em fornos públicos, você pode ter seu próprio forno em sua casa.
Esse foi só um exemplo, quem já fez Explorer creio que sabe que se tem MUITAS plantas que poderiam dar pra se extrair isso (quem sabe com a obsidian knife). Além dos “creature products” (peles, olhos, dusts, etc) e várias, várias plantas mesmo espalhadas pelo mapa.
Com um pouco de criatividade poderiam se criar poções úteis para o jogo, que dariam um UPGRADE na economia dos worlds e ocupariam os jogadores em algo mais que rushar lvl desenfreado (quem conhece dê uma visitada no tibiawiki e olhe o tanto de itens “inúteis” que se tem por ai, desculpe se não puder falar do tibiawiki, apague).
Proposta 5
Devido aos updates recentes, muito do PVP do tibia foi retirado, com battle runes e tudo mais, queria dar a idéia de magias mais úteis, coisas que realmente fizessem a diferença e que compensassem essa perda de um pouco de “skills” do player na hora de matar alguém.
Creio que muitos já devem ter jogado ou visto outros jogos que tem magias muito interessantes. Magias que dão slow (sem ser esse slow tosco do tibia, um slow decente que não pudesse ser retirado, de curta duração, mas sem poder ser evitado) counterspell (seria dificil implantar isso no tibia, mas pode-ser pensar) magias que congelam (paralizam no lugar por um período de tempo), mais classes de magia (como frost, no mesmo estilo dos frost dragons), etc.
Algumas coisas interessantes seriam magias com cooldown alto (não falarei exausted, porque exausted é pra todas as suas magias), cooldown é o tempo que você tem de esperar para lançar A MESMA magia novamente, ou seja, é um exausted só para aquela magia, que não te impede de soltar outras. Magias com efeitos bons e úteis, que teriam cooldowns altos só para evitar o abuso delas. Penso em muitas magias que seriam legais de serem implantadas, mas que muitos podem não gostar por parecer com outros jogos, mas afinal, 80% do tibia (quando se trata de bixos/áreas, etc) existem em outros jogos, que mal tem?
Algumas sugestões:
Magias de curse:
Magias que dão DOT (damage over time / dano por tempo), maldições, como poisons, mas que nao teriam como ser tiradas.
Magias de congelamento que impediriam o char de ser mover.
Magias de blessing (que aumentaria temporariamente seus skills / ml / defesa / dano, lembrando que teriam cooldown alto)
Mais magias de “heal” para druidas, como magias de duração longa, que aumentaria o reg de um aliado, como um life ring, durando 5 minutos, etc. Magias de curas melhores (que curem mais) que o exura sio.
Magias para aplicar em flechas / bolts (assim como enchanted spears) dando elemental efetcs nela (como frost – causando slow, assim como as poison / burst arrows).
“Habilidades” de knights (como a de tacar a arma, que achei bem bolada), como berserker rage (aumentaria seu dano por algum tempo), algo como diminuir a defesa do inimigo por um tempo, etc.
Lembrando que teria vários efeitos legais para serem postos nos druidas, eles poderiam usar os blessings / improved heals, bem como algumas magias que já pensei, como um thrown rock (assim como dos behemoths), funcionando do mesmo jeito que a magia de tacar arma dos knights, você fala as palavras e sai a pedra no bixo que você está atacando.
Já pensei em instant spells para sorcers caçarem. Já pensaram em um fire magic missile? Você pronuncia as palavras mágicas e a setinha do mouse vira a cruz de tacar magias, daí você clica no monstro e sai uma “bola de fogo” da sua mão, podendo ser extendido pra vários efeitos legais. O básico é isso, acho que a CIP não vê o potencial que poderiam fazer no jogo (sim, visando lucro) porque isso também faria players ficarem mais tempo onlines e daria uma maior jogabilidade ao jogo o que atrairia mais players e melhoraria a vida de quem já tivesse jogando.
Considerações finais.
PS: NAO revisei o texto, qualquer erro de portugues, repetições e afins, perdão.
No mais é como as coisas já citadas, sentar nas cadeiras e etc, coisas básicas de RPG que poderiam melhorar no tibia. Nem vou citar montarias, mudança de raça, novas classes, porque alteraria o jogo e seria complicado de por (e mudança de raça não faria diferença alguma sem status (como força, agilidade, etc), a não ser se colocassem algo na diferença de up das skills, mas seria TOSCO). É isso, opiniões bem vindas, dêem-nas construtivamente e não chingando, obrigado.
Eu fiz esse esboço do que quero, pra ver algo que poderia ser adicionado e para discussões sobre as propostas, não balanceei nada (só pra relembrar) e não coloquei nada muito detalhado, mas já tenho muita coisa pensada, sobre as magias, efeitos, as “profissões”, etc. Espero opiniões para qualquer coisa refazer o artigo mais detalhado, ou deletar de vez.
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