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Tópico: Aventurando-se no estilo tibiano

  1. #1
    Avatar de Maver1ck
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    Padrão Aventurando-se no estilo tibiano

    O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site de Tibia, mês de outubro. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

    Aventurando-se no estilo tibiano
    Adventuring Tibia Style

    Artigo originalmente escrito por Tibia.com
    Tradução por Maver1ck
    Revisão por Heenett & Havengar


    Jogador: Como vai você?
    Seymour: Bom, o rei não manda mais tropas, a academia está terrivelmente sem dinheiro, e o fim do mundo está bem perto. Tirando isso estou razoavelmente bem, eu acho.


    A maioria dos aventureiros já limpou os bueiros de Rookgaard, muitos já escalaram a grande torre negra natural de Shadowthorn, alguns receberam o beijo da Rainha das Banshees, e uns poucos conseguiram vencer os Pits of Inferno. Não importa aonde você vá, seja uma cidade ou uma caverna, aquele sabor único que faz Tibia especial está sempre com você.
    Que tipo de sabor é esse? Qual é o estilo único que diferencia Tibia dos outros jogos? Logicamente, as razões para se jogar Tibia podem ser bem distintas de um jogador pra outra. No entanto, há certos elementos-chave que são caracteristicos do Tibia.

    Um recurso como a habilidade de bloquear alguma coisa com seu personagem no jogo parece simples. Muitas pessoas não vão pensar nisso duas vezes, mas de fato isso tem uma tremenda influência no gameplay e na atmosfera do jogo: faz diferença você estar lá. Se você está num certo lugar, nenhum jogador ou criatura pode andar nesse espaço. Então, se você quer ir para um espaço aonde um jogador está, você terá que interagir com um outro jogador já que não é possível simplesmente atropelar ele. Você também pode usar seu personagem para proteger seu amigo de um monstro, ou você pode empurrar outros e/ou ser empurrado. A interação é reforçada, ao contrário de jogos onde não existe o fator da colisão de jogadores, de modo que os personagens simplesmente se atravessam. O fato de você não poder fazer isso no Tibia altera a experiência do jogo dramaticamente.


    Outro recurso que é geralmente ignorado é a estrutura do chão baseada em pequenos quadrados. Mesmo que esse tipo de atmosfera faça com que o Tibia pareça não ser muito diferente de jogos que não usam arquitetura gráfica de redes, essa estrutura ajuda a entender o mundo de Tibia e certos tipos de efeitos. Por exemplo, uma grande vantagem é que não há incerteza se algo vai ou não ser coberto por uma magia de área. Por exemplo, você sabe exatamente quais 9 quadrados vão ser atingidos se você usar uma runa de firebomb.

    O fator da penalidade de morte é menos técnico. Gostando ou não, já foi aceito pela comunidade o fato de que a morte de um personagem gera consequencias serias. Através dos anos, a penalidade de morte foi modificada várias vezes, sempre em favor dos jogadores (na primeira versão, os personagens eram deletados quando morriam!). Mesmo assim, a morte hoje em dia é algo significante e extremamente desagradável no Tibia, mesmo que paradoxalmente a experiência de jogo seja aprimorada com isso, apesar de não ser muito claro. O sucesso importa muito mais quando se tem em vista as conseqüências de uma falha. Imagine a annihilator num mundo sem penalidade de morte: seria apenas uma questão de tempo até que se completasse a quest, e após um certo período não sobraria nada perigoso ou desafiador. Encarar um novo boss seria muito menos perigoso se não houvesse nada a perder numa possível morte. É impossível existir heróis numa terra sem desafios!
    É claro que, a morte de amigos ou a sua própria adiciona um pouco de drama que certamente aumenta o desafio, mas ao mesmo tempo tal experiência é uma faca de dois gumes. Por um lado, em um jogo com uma penalidade de morte significante é mais provável de se ter uma grande massa de jogadores parando de jogar devido a fortíssimos momentos emocionais e a grande frustração de ter que encarar as conseqüências da morte de um personagem. Por outro lado, jogar um jogo cuja morte não acarreta consequências ou apenas pequenas consequências levam ao abandono do jogo por puro tédio.
    Ironicamente, mesmo essa frustração de ser morto e perder algo providencia alguns pontos positivos na jogabilidade a longo prazo. Em mundos com PvP, onde os personagems podem ser mortos por outros jogadores, está em suas mãos a possibilidade de atrasar outros jogadores e obviamente o inverso. Isso enfatiza muito a interação nas guildas e nas habilidades diplomáticas dos jogadores - coisas que são o ar e o sangue de qualquer comunidade.

    Em contraste à penalidade da morte, onde você perde muito de sua experiência e de seus skills, você também pode obter poder ilimitado no Tibia. Se diferenciando da maioria dos jogos online, o Tibia não possui um limite de level ou skill. Deste modo, você pode criar personagens de imenso poder. Você também nunca chegará ao fim do jogo simplesmente porque não há fim. E é claro que sempre terá uma corrida com os outros jogadores pelo maior level, e isso faz do Tibia uma competição sem fim, um fato que certamente adiciona um ânimo ao jogo.

    Além do que, ter um dos maiores níveis ou skills num mundo faz seu personagem ficar famoso na comunidade. Tal popularidade certamente influencia seu estilo de jogo já que muitos jogadores vão mandar mensagens para você pedindo por items, proteção ou ajuda com playerkillers. Quanto maior for seu level, maior é o poder que você tem sobre outros jogadores, que pode ser usado positivamente (exemplo: você pode mediar uma discussão entre jogadores de niveis menores) ou negativamente (exemplo: forçar outros jogadores a sairem de um lugar de caça.) Então, a possibilidade de pegar níveis sem limite certamente é uma grande influência no gameplay da maioria dos jogadores de Tibia.


    Nós já ouvimos várias vezes que muitos dos recursos do Tibia levam a um fator importante no gameplay: interação. Porque a interação tem uma influencia tão grande no gameplay? Somente interagindo com outras pessoas, certos fenômenos ocorrerão. Num mundo onde você pode viver perto de outras pessoas sem nenhum tipo de interação, pessoas não iriam conversar entre si e não haveriam noticias para serem espalhadas. É quase impossível ganhar proeminência ou notoriedade além de um pequeno círculo de amigos se ninguém nunca ouviu falar de você. De fato, as chances são que você irá jogar o jogo sem ninguém perceber sua existência. Heróis e arqui-inimigos só aparecem se ocorre interação, nunca se há indiferença.
    Outro recurso único que ajuda na interação é o grande sistema de chats do Tibia. Dificilmente em outro MMORPG você encontrará um sistema de chat que é tão fácil e intuitivo de usar. Quase sempre você encontrará jogadores no game-chat para conversar sobre um sem número de temas.

    Existem elementos adicionais que influenciam na experiência de se jogar Tibia. Por exemplo, o estilo dos gráficos que lembram quadrinhos não se inclinam a temas sombrios e violentos. Obviamente nada é perfeito e gentil num mundo de fantasia mas os gráficos do Tibia não criam um estilo sombrio para a atmosfera de gameplay.
    Outro ponto que pode não ser percebido é o fato de que Tibia não é muito sério: existe um tom mais amigável em numerosos componentes do jogo. Sejam livros, NPCs, falas de monstros ou até mesmo objetos e areas, muitos deles tem um elemento engraçado. Tibia tem por fim a diversão. Por essa razão você acha coisas engraçadas por todo o Tibia. Se você está ansioso para explorar uma parte do Tibia, você pode falar com os NPCs sobre vários tópicos, ler sobre livros e placas. Mantenha seus olhos abertos e você encontrará piadas e alusões em quase todos os lugares no Tibia.

    Elementos divertidos ou quaisquer informações de fundo sobre o mundo do Tibia são recursos que afetam o gameplay de jogadores individuais de maneiras diferentes. De fato, o jogador decide quão fundo ele quer mergulhar na mitologia e nos contos sobre o Tibia e quanto que seu jogo será afetado por isso.
    Tibia tem espaço para ambos os tipos de jogadores, uma vez que a maioria das quests não necessitam de um conhecimento mais profundo do jogo para completá-las. Para os roleplayers existem dicas e mitologias mais ou menos elaboradas ou até mesmo filosofias de diferentes raças, facções, ordens e áreas. Uma vez descobertas e postas juntas como um quebra-cabeça, elas providenciam uma variedade de informações e uma base sólida para jogar assim como um lugar para interpretações próprias.
    Pessoas que querem somente caçar não se preocupam muito em saber porque um dragão mora em tal caverna. Elas gostam do desafio que um dragão representa, do loot e a experiência que ele dá. Um explorador pode caçar lá também, mas ele sabe que está caçando um dragão que está procurando um artefato em tais cavernas que, sem que ele saiba, descansa na câmara do Imperador Anão Kruzak há décadas. A maioria dos jogadores gostam da própria experiência de jogo e isso de fato é a coisa mais importante.

    Tibia tem outros elementos únicos que afetam o gameplay e fazem dele um jogo especial. Alguns deles tem uma tremenda influência na experiência de jogo de todos os jogadores. Outros somente afetarão a experiência de jogo se o jogador permitir que eles interfiram com sua aventura. Por último, existe o fator que de longe é o que mais influencia na sua jornada e, Tibia - e esse fator é você mesmo. E aqui nós chegamos no ponto onde o caminho começa a se dividir para cada jogador do Tibia, onde expectativas, amigos e inimigos começam a criar uma diferença no estilo de jogo individual. Todos tem suas razões e incentivos para jogar esse jogo. Não importa o conteúdo do jogo e a arquitetura do jogo, no final é você que faz a diferença. É você e seus amigos que transformam a experiência de jogo em alguma coisa única e especial. E talvez você possa ser a pessoa que melhora o jogo para outra pessoa em tal nível que o jogo deixe de ser somente um jogo.

    Jogador: Como vai você?
    Al Dee: Eu estou bem. Estou muito feliz de tê-lo como cliente.


    Aproveite sua aventura Tibiana!
    Equipe CipSoft.

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    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 20:32. Razão: Atualização do título

  2. #2
    Avatar de Floyer
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    Muito boa a materia, mas eu ainda acho q a penalidade das mortes ainda eh muito alta, quando se trata da perda de skills.

  3. #3
    Avatar de jedo heva
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    pode cre...eles nao sao burro tbm neh... qnto mais vc morre mais vai ter q pegar exp e mais tera de pegfar sua pacc e mais eles tao ganhando...os cara nao tao nem ai c vc morreu e perdeu tanto de skills.....pra eles vc estando de pacc eh lucro...

  4. #4
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    Sem dúvida uma ótima matéria
    17:38 Ego Savage [25]: gostosa
    17:39 Priste Childe [11]: sou homem porra
    17:39 Ego Savage [25]: gostoso
    17:40 Pirate of Darkness [64]: rofl
    :eek:

  5. #5
    Avatar de Mahur
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    Muito legal, e é isso ai, se eu botar uma cartinha dizendo que o Respawn é meu, nada de entrar e me atropelar ASkOAEkAOSkaOksaO




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    Tudo isso falado acima é científicamente comprovado.

    http://www.speedtest.net/result/971854093.png

  6. #6

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    Citação Postado originalmente por Floyer Ver Post
    Muito boa a materia, mas eu ainda acho q a penalidade das mortes ainda eh muito alta, quando se trata da perda de skills.
    Não acho que 10% seja muito.

  7. #7

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    Citação Postado originalmente por Maver1ck Ver Post
    [SIZE="1"][i](na primeira versão, os personagens eram deletados quando morriam!). .
    o0... tenha medo dessa época
    no mais, excelente matéria, parabéns ^^
    http://www.animestaff01.kit.net/np/s...3y/np-neji.jpg

    Hyuuga Neji - the best taijtsu of Konoha

  8. #8

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    pocha legal mesmo essa materia,eu sempre soube disso =P mas era no interior ....sempre achei que tibia tinha um diferencial.... nunk me interessei por nenhum outro jogo...he he he essa materia ajudou a explicar pq eu jogo tibia.

  9. #9
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    Grtz Maverik, ké café?

    AUSuhSAHuSA

  10. #10
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    Uma das razões de eu não jogar de kina é a penalidade dos skills
    Você treina durante 2 dias sem ganhar experiencia e dinheiro para conseguir um unico skill para perde-lo quando morre
    Eu gosto de sorcerer por não precisa ficar parado treinando
    você pode ganhar experiencia, ganhar ml e ainda dinheiro e se morrer você ja não perde tanto quanto o kina que não ganhou nada de exp enquanto treinava(Se você runar por 2 dias em uma cave de rot você ja consegue bem umas 5 bp de runa).
    Além dos equips de kina serem bem mais caros que os de sorcerer.

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