A palavra espada é comumente usada para se referir a uma série de armas brancas longas, formadas por uma lâmina e uma empunhadura; abrangendo, por extensão, objetos como o sabre, o florete, o gládio, o espadim e a katana, entre outros. A espada, na verdade é formada por uma lâmina comprida, normalmente reta e pontiaguda, de metal, com gume em ambos os lados.
Durante muito tempo a espada foi a principal arma para combate corpo-a-corpo, sendo usada tanto pela infantaria quanto pela cavalaria. Mesmo com o advento das armas de fogo, continuou a ser usada como instrumento bélico.
Apesar de algumas unidades hipomóveis de polícia ainda adotarem a espada (inclusive para praças), atualmente ela é principalmente um elemento simbólico. Em celebrações militares, representa a justiça e autoridade do oficial nas Forças Armadas. Em artes marciais, a prática do manejo da espada é um veículo para o desenvolvimento espiritual. Finalmente, há também o lado esportivo, representado por disciplinas como a esgrima e o kendo.
Florete
Florete é uma das armas utilizadas na esgrima. As outras armas são o sabre e a espada. Foi uma arma muito utilizada entre os séculos XV e XVIII;exigia muita habilidade espadachim uma vez que a forma de ataque eficiente, devido à constituição de sua lâmina (cilíndrica e extremamente afiada na ponta), seria a estocada. No florete, a área válida para ser tocada pelo adversário é o tronco, coberto por um colete metalizado, chamado jubeto. É uma boa arma para combates de perto por ser uma arma curta, um golpe nas partes vitais (cabeça,peito) pode ser fatal.
Sabre
O sabre é uma das três armas usadas na esgrima. O ancestral desta arma é o sabre de cavalaria, uma arma de lâmina larga, ligeiramente curva e de um fio só. O sabre é uma arma de corte de influência oriental, usada por soldados montados a cavalo, cujo comprimento era o suficiente para se atingir tanto um cavaleiro inimigo quanto um soldado a pé. Tradicionalmente, o sabre antigo é afiado para o comprimento total do gume e 1/3 do lado oposto (o chamado "falso gume"). Os sabres modernos permitem que o atleta use ambos os lados da arma. Atualmente, a área atacável do alvo é da cintura para cima, exceto as mãos. Esta é uma influência direta do antigo duelo à cavalo. Alguns golpes mais baixos do que a cintura poderiam ferir a montaria, mas não incapacitariam o oponente. Nos dias de hoje, o sabre é considerado a arma mais ágil da esgrima. Seu peso é o mesmo do florete, aproximadamente 500g. No entanto é mais leve que a espada, que pode ter até 770g. É a arma mais curta das três, tendo no máximo 105cm, com lâmina de 88cm.
Katana
Katana (刀) ou "cataná" é o sabre longo japonês. Surgida no período Muromachi, era a arma padrão dos samurais para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差). O katana era usado em campo aberto, enquanto o wakizashi servia para combate no interior de edifícios. O conjunto das duas armas chama-se daisho (大小), literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal.
Katana tinha um comprimento de 60 ~ 90 cm de lâmina
wakizashi entre 30 ~ 60 cm
Gládio
O gládio era a espada utilizada pelas legiões romanas. Era uma espada curta, de dois gumes, de mais ou menos 60cm, mais larga na extremidade. Era muito mais uma arma de perfuração do que de corte, ou seja, devia ser utilizada como um punhal, ou uma adaga, no combate corpo-a-corpo. Diz-se que era capaz de perfurar a maior parte das armaduras. Também chamado Gladius hispaniensis, por ter sido inspirado em armas utilizadas pelos celtiiberos na época. A peninsula Ibérica no seu conjunto era chamada de Hispania pelos romanos, dai o nome Gladius "Hispaniensis".
Espadim
O Espadim, "arma símbolo" dos Cadetes do Curso de Formação de Oficiais é originário da época dos Czares, quando Alexandre III, no Comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro fabricasse pequenas espadas de aço, em comemoração à vitória sobre Varna, pois iria distribuí-las aos príncipes do Império Russo, a fim de que estes as usassem, até estarem aptos a exercerem a função de Comando.
A arma tornou-se mais conhecida ao ser usada na cerimônia de casamento de Nicolau II, filho do Czar Alexandre III, com a princesa Alis, neta da Rainha Vitória da Inglatera. Devido ao uso costumeiro na Escola Militar pelos jovens aristocratas russos da época foi difundida na Europa passando a compor os uniformes das escolas militares de todo o mundo.
http://www.pm.ma.gov.br/espadim.htm
@Edit
Lukinhas_vm, ta ai o q vc pediu:
Kwan Dao
A lâmina do Kwan Dao é anormalmente larga, com um gancho atrás. Esse gancho é costumeiramente adornado com crina de cavalo avermelhada. É uma arma difícil de manipular quando montado como arma de bastão. Assim, o Kwan Dao é projetado melhor para golpes grandes, poderosos, como do tipo que corta cabeças.
A característica física mais impressionante do Kwan Dao é seu peso. Normalmente pesa em torno de 4 a 5 quilos. Na China, existem alguns que são pesados ao extremo. Embora raro, há mestres que dominam um Kwan Dao que pesa 50 quilos ou até mais. Isso requer força extrema e profunda habilidade no Kung Fu.
O Kwan Dao representa o espírito do Kung Fu por seu grande peso e por sua origem histórica lendária, é venerado como arma de mestre e encarna a essência da prática com armas chinesas tradicionais .
Essas daki são as 3 armas da esgrima:
a espada eh Épée...
se quiserem saber mais dobre esgrima e os equipamentos:
http://www.esgrimabh.com/
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


![Enviar mensagem por MSN para [JT]](images/TibiaBR/misc/im_msn.gif)





Responder com Citação




