Origem mitológica das runas
Os versos épicos do poema nórdico chamado Antiga Edda contam que o alfabeto das runas foi concedido a Odin -pai de todos os deuses e de todos os homens- como o dom da profecia.
Buscando a iluminação, Odin dependurou-se na árvore da vida, cujas raízes brotam nas profundezas do inconsciente, e lá ficou durante nove noites suplicando pelo conhecimento. Ninguém lhe deu de beber ou de comer até que, dos galhos perdidos nos céus da superconsciência, lhe caíram os símbolos rúnicos, como uma dádiva dos deuses.
A palavra runa significa "secreto" e sua manipulação era restrita aos mestres do Rumenal, os sacerdotes vikings. Hoje, aquele que busca o autoconhecimento e sua evolução pessoal, consulta o oráculo das runas para transcender as fronteiras do ego e ampliar a sua consciência.
A Fala do Mais Alto
Sei que fiquei dependurado naquela árvore,
Fustigado pelo vento;
Lá balancei por nove longas noites,
Ferido por minha própria lança,
Sacrificado a Odin,
Eu em oferenda a mim mesmo;
Amarrado à árvore,
Que homem nenhum sabe,
Para onde suas raízes correm.
Ninguém me deu pão,
Ninguém me deu de beber
Para as mais profundas profundezas
Olhei
Até que via as runas.
Com um grito aterrador eu as peguei
Então, fraco e atordoado, caí.
Bem-estar eu conquistei
E sabedoria também.
De uma palavra a outra
Fui guiado a outra palavra.
De um feito a outro feito.
Do Antigo Nórdico - "A Edda Poética (cerca 1.200 D.C.)"
Tradução de Yvonne de Godoy Telles
Primeira Invocação ao Deus Odin
Odin, protetor do Sol e do oceano,
Defensor da Lua, pai de tudo!
Possuidor da sabedoria oculta,
Senhor das hostes e das fadas,
Caçador selvagem do céu do solstício
De inverno,
Regente do Inferno e das encruzilhadas,
Eu o invoco e peço sua ajuda na Grande Obra.
Hoje busco
com seu auxílio e a sabedoria das runas mágicas
que estão sob sua proteção.
Segunda Invocação ao Deus Odin
Mestre das runas secretas
guie minhas mãos e pensamentos
para que minhas perguntas sejam respondidas,
com verdade e correção.
Em nome de Thor, Freyja e Baldur,
pelo poder mágico do vendo,
do fogo e água.
História do alfabeto mágico dos Vikings
A palavra runa, cujo sentido original deriva do gótico, significa secreto. Ela era empregada para indicar um sonho misterioso, uma doutrina oculta ou um escrito hermético.
Alguns povos da Europa, antes de aprenderem os caracteres romanos, conheciam os signos chamados glifos, que compunham a escrita alfabética Futhark, que deu origem às runas. Desde o início, as runas adquiriram uma função ritualística na adivinhação e na magia. Todos os aspectos da vida cotidiana destes povos, do mais simples ao mais sagrado, eram regidos pelos mestres das runas.
Os símbolos eram gravados em amuletos, taças, espadas, soleiras e navios, evocando as forças divinas para a proteção e auxílio. Os antigos acreditavam que seu poder mágico lhes garantiria a fartura da colheita, um bom clima e a cura das doenças.
Até hoje os historiadores da civilização teutônica discutem a trajetória histórica das runas, mais antigas que o Novo Testamento. Concordam, no entanto, que as runas influenciaram muito a civilização dos Vikings, principalmente entre os séculos 7 e 12.
Mas são raras as provas encontradas do seu uso antes dos primeiros anos da Era Cristã. Uma delas está nos textos de Tácito, o grande orador e historiador romano (55 - 117 d.C.). Ele conta que as runas foram levadas para o continente europeu por comerciantes, conquistadores e guerreiros, e estavam espalhadas pelos esses países.
No Reino Unido, por cinco séculos, foi usado o alfabeto rúnico num conjunto de 33 letras, diferente do adotado nos países escandinavos. Ainda existem, na Inglaterra, inscrições em pedras com esses caracteres. A mais antiga delas é um pequeno cofre feito de ossos de baleia, de 700 d.C.
Com o crescimento do cristianismo não se construiu mais monumentos, e as runas acabaram sendo banidas e esquecidas por mais de 300 anos.
Hoje, a tradição do Rumenal -a arte de jogar runas- renasce como um dos mais requisitados oráculos do Ocidente, em razão principalmente da sua proximidade com nossa linguagem.
Bom, ta ai a história Mitológica e a Real das runas, espero que gostem ^^
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação