Boa tarde a todos!
Eu andei observando que muitos usuários das distribuições Linux não estão conseguindo configurar o cliente Tibia. Então resolvi dar uma pesquisada para tentarmos chegar a uma solução para os vários problemas.
O principal problema na hora de rodar o cliente Tibia no Linux está na configuração da placa de video. Para quem tem uma placa nova com os drivers instalados corretamente o cliente provavelmente irá roda sem problemas. Mas para quem não tem (on-board) ou tem uma placa mais antiga, podem ocorrer erros na hora de executar o cliente. Os erros são variações deste:
Esse erro acontece porque você não tem um acelerador 3D, ou seu acelerador não é compativel com OpenGL. A solução é tentar forçar o cliente a usar diferentes aspectos do OpenGL. Para fazer isso, adicione 'engine 3' como parametro inicial para rodar o cliente ("./Tibia engine 3").X Error of failed request: GLXUnsupportedPrivateRequest
Major opcode of failed request: 144 (GLX)
Minor opcode of failed request: 16 (X_GLXVendorPrivate)
Serial number of failed request: 180
Current serial number in output stream: 183
No site oficial a ainda uma nota para pessoas que usam placas NVIDIA 440 series:
Please note: If you have an NVIDIA graphics card of the 440 series, a possible solution could also be to install the beta graphics driver for UNIX.
Uma saída secundária é rodar o Tibia pelo Wine.
Para quem não tem o Wine instalado, vou explicar como instalar:
YUM
- Abra o shell
- digite : su -
- digite a senha de root
- digite: yum install wine
- continue os passos até confirmar a instalação...
APT
- Abra o shell
- digite : su -
- digite a senha de root
- digite: apt-get install wine
- continue os passos até confirmar a instalação...
Eu acho muito improvável que alguém queira precise instalar usando RPM ou compilando, mas em todo caso se alguém precisare não souber como fazer isso me avise que eu edito aqui.
Agora com o Wine instalado, vamos instalar o cliente de Tibia:
- Primeiro vá ao site do Tibia e baixe o cliente para Windows
- Abra o konsole e digite "wine tibia* . e x e" (sem aspas, nem espaços após o tibia)
Se o Wine estiver funcionando corretamente, o setup do cliente Tibia para Windows irá aparecer na tela, siga todos os passos normalmente.
- ATENÇÃO: Marque "Don't create a Start Menu folder", e desmarque as opções para criar icones na area de trabalho e na area de inicialização rápida.
Rodando o cliente:
- Vá até o diretório onde o jogo foi instalado. "cd (diretório)
- Rode Tibia. ( wine Tibia. e x e engine 0)(sem espaços na extensão do arquivo)
Criando um atalho na area de trabalho:
-Abra o editor de textos e cole isso:
# ! / b i n / b a s h (sem espaços)- Salve o arquivo
cd (diretório onde o Tibia foi instalado)
WINEDEBUG=-all wine Tibia. e x e engine 0
Crie o executável:
- Abra o konsole
- Digite chmod +x (nome do arquivo que você criou)
Teste o executável:
- Abra o konsole, digite o nome do arquivo que você criou e aperte enter, se tudo estiver certo, o Tibia irá aparecer.
Você pode criar um link no desktop para rodar Tibia com dois cliques, mais isso vai depender da distribuição que você está usando. O modo mais simples é clicando com o botão direito na area de trabalho e clicar em "criar um atalho".
Eu sei que este tópico ainda está pobre de informação, mas eu conto com a ajuda de todo mundo para criar um tópico que realmente resolva todos os problemas na instalação de Tibia no Linux. Postem a vontade e também me indiquem possíveis erros no tópico. Valeu!
Abraços!
FONTE
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação