quando vc deixa de estudar pra ficar jogando (conheço um mlk no meu server que repetiu de ano pq preferiu rushar o sorcerer dele, pra piorar depois ficou hunted); quando vc faz de tudo pra pagar premmy (otro amigo meu ficou mendigando dinheiro pros vizinhos pra comprar premmy, mas ele falou que era pra comprar cigarro), quando vc deixa de sair com a namorada pra jogar tibia (tipo meu ex, que ja me trocou, hoje ta ae sozinho asiduhasuhda), quando vc resolve comprar coisa de tibia na rl (conheço gente que compro sov, dh e chars assim), quando vc conhece alguém no tibia e se apaixona por ela (e depois se fode quando descobre que a suposta mulher eh homem na rl, e fica traumatizado), quando vc fica conversando com seus rls sobre o jogo (por causa disso o meu amigo, o mesmo da esmola, perdeu várias amizades assim), quando vc sonha com tibia (ja sonhei que tava pegando lvl 100), quando vc ta na aula de ingles e pensa assim "ih isso eu ja sabia, aprendi no tibia hehehe", quando vc começa a sharear pra upar mais rápido, quando vc passa a maior parte do dia no pc jogando, almoçando na frente da tela, sem tomar banho (eca), sem ir ao banheiro, deixando de dar atenção para sua família ou visitas, etc etc etc ..
mas o pior mesmo eh quando nego confunde tibia com rl .. se tem alguma treta dentro do jogo, sempre tem akeles nerds viciados que falam "vo ae na tua cidade te bate" .. isso eh foda, pq nego já chegou a um estágio tão deprimente, que nao sabe mais diferenciar um conjunto de pixels de um ser humano ¬¬