Acho interessante como os paladinos (ex: Tio Sorriso) têm tanto fôlego pra ficar repetindo aquela velha história do desbalanceamento. Não que eles não tenham razão, pois todos os jogadores, sejam magos ou knights, admitem que o "pessoal da Elane" ta realmente com problemas.
Porém, o que me chama a atenção é o ponto de vista dos knights (como eu) acerca dos updates. (ou pelo menos o ponto de vista de quem não joga para ser "fodão".)
Eu nem sei mais há quanto tempo jogo, pois quando começei a jogar nem sabia em que versão o jogo estava, mas digamos que eu jogue há uns 4 ou 5 anos mais ou menos... Por incrível que pareça, não senti a mínima diferença no jogo. Podem me chamar de alienado, e devem ter razão.
-Nunca fui de caçar 10h por dia, então stamina eu simplesmente ignoro.
-Como knight, soul points para mim são apenas números...
-As wands e rods não mudaram a minha vida, o fato de os mages terem chegado para ficar em inúmeros pontos de caça não faz muita diferença pois sempre preferi os lugares de caça com preferência para knights.
-Sempre fui free, vocês podem imaginar as consequências disso. Não, eu não pretendo pagar. Já gastei muito dinheiro com outros tipos de jogos e não quero ter a preocupação de precisar usar a minha P.A. o máximo possível antes que acabe. Nenhum jogo de internet vale dinheiro, na minha humilde opinião... Se você paga o jogo e está lendo isso, eu te agradeço por manter o Tibia "sustentável" o suficiente para existir, e só.
-Como nunca fui um powergamer, "tops" de mundos e as suas respectivas vocações nem passam pela minha cabeça.
-Sim, a economia problemática influencia no resultado da caçada... Mas e daí? Eu não jogo para ser rico mesmo... Eu jogo pra achar livros e conhecer o máximo do mapa, vendo as quests no meio do caminho. Só o que eu preciso são algumas Uhs, um punhado de runas e um lugar "escuro" do mapa pra motivar a viagem.
-Ah, a Cip está apenas buscando o lucro? Obviamente sim, ela não é uma empresa sem fins lucrativos. Certamente as melhorias são apenas para quem paga, e isso é totalmente compreensível e lógico. Aos que reclamam que free accounts não recebem "nada" nos updates (o que é mentira), eu lhes desafio a explorar o continente principal e perceber as possibilidades que existem nos seus próprios quintais. Parem de reclamar. Aceitem o fato de que Tibia é apenas uma fonte de renda e paguem para jogar ou decidam por não pagar e fiquem quietos, sem meio termo. É ridículo achar que uma empresa deve investir tempo e dinheiro nos F.A. porque "no início, 99% são free". A lógica não é agradar o cliente enquanto ele não paga para que ele se sinta encorajado a continuar jogando para enfim, depois de um tempo, pagar para jogar. A coisa funciona assim: Você não paga para jogar, ok. Porém, em um certo level, você irá sentir a necessidade de usar os benefícios pagos para que seu personagem continue evoluindo e acompanhando os outros que pagam, justamente pelas deficiências que a parte grátis do jogo tem acerca da jogabilidade. Simples, não? Se os free tivessem mais benefícios, ainda sim a grande maioria não estaria satisfeita e pediria mais. (se as vocações estivessem em perfeita harmonia, o mesmo também ocorreria. O pessoal reclama tanto que mesmo antes de o update sair, por causa de um mísero teaser, tinha gente dando retired e enchendo o saco de tal maneira que precisou um CM responder diretamente aos jogadores no fórum. Eu tenho pena dos caras que a Cip paga para darem "suporte" aos jogadores nesses casos)
-Já tentei jogar com um Paladino para ver se a coisa é tão braba assim... Resultado: Voltei para o meu knight. É, ficar pegando spears no chão incessantemente para depois ficar mendigando munição não é o meu forte.
-Claro, eu treino skills... E não vejo razão para me preocupar se os mages treinam ou não. Até aonde eu sei, sou eu que preciso de um shielding bom pra não apanhar e de um sword fighting razoável pra poder me virar com o que eu encontrar pela frente. Isso basta.
-Sim, eu jogo em Non-PvP. Concordo que seja "easy mode". Devo dizer que os meus equipamentos e itens importantes para quests agradecem por não correrem o risco de pararem nas mãos de um pk. Aliás, me agrada muito ver que "wars" e "hunteds" não fazem parte da minha realidade, e não entendo por que as pessoas que jogam em PvP ou PvP-e se vangloriam ao dizer que nos seus mundos é "mais difícil de ser lvl300" ou que "eu posso matar um cara que me encomodar", como alguns conhecidos meus falam. Por outro lado, eu não preciso me preocupar, posso jogar tranquilo. Não tem problema se eu parar um pouco na frente do depot e ir tomar uma água na cozinha. Quantos dos que jogam nesses mundos podem dizer isso?
Por fim, posso me dar ao luxo de entrar no jogo de modo esporádico, curtir os benefícios da minha vocação explorando algum lugar interessante e continuar na minha... Eu jogo do jeito que eu gosto, me divirto jogando e o "jogar" para mim não é um dever. Se eu não entrar no jogo por um mês, ninguém vai aparecer no fórum dizendo que o "fulano" pegou mais leveis que eu, ou então postando vinte especulações sobre quem comprou o meu char. Ninguém vai me chamar de botter ou sharer.
Podem ter certeza que eu não pararia de jogar se esse update fosse feito para melhorar os sorcerers. Já que são os knights e paladins os privilegiados do momento, melhor. Vou me divertir ao perceber que não tiro mais danos ridículos de wasp, spider, etc etc...
A.E. Melgraon I