Antes de começar, leia este tutorial:
Fazendo fakes no fireworks com Abili =D
É uma coisa super simples, mesmo assim, ainda há gente que não sabe fazer isso.
Começando..........
Abra o FireWorks (é sério, tem que abrir mesmo), aperte CTRL+N e coloque o tamanho e a cor do jeito que desejar.
Agora, escreva um título para a fake, vou usar "exemplo".
Usando a ferramenta Pointer Tool (0) <-- isto é um ZERO, selecione o texto.
(perceba que há sim uma diferença entre as duas imagens. O quadrado no canto superior direito não está branco, quando ele esá branco, você está usando a Text Tool (T))
Após selecioná-la, repare que há umas opções no canto inferior direito. Repare na parte destacada da imagem:
Aqueles "quadradinhos" cinza e branco não lhe lembra de alguma coisa? Transparente? SIM! É aí que está o nível de transparência da imagem selecionada. Quando está "100" a imagem aparecerá inteiramente. Veja um exemplo de como ela fica com "50":
Agora você já deve ter adivinhado como se faz para fazê-lo aparecer lentamente, não é mesmo? NÃO??? Então saberá
Deixe o 1° frame e o texto com "0" de transparência (sim, nao irá aparecer nada).
Multiplique o frame, e, no frame criado, selecione com a Pointer Tool (0) o texto que está com "0" de transparência e mude o nível de transparência para "10". Duplique o frame novamente, selecione a imagem, e coloque "20". Duplique o frame novamente, selecione a imagem, e coloque "30". Duplique o frame novamente, selecione a imagem, e coloque "40". Duplique o frame novamente, selecione a imagem, e coloque "50"...................................... E fique assim até chegar no "100". Cada frame deverá ter de 7 a 10 de delay e deixe o último (que está em "100") em um tempo bom o suficiente para que quem está vendo possa ler o título. Ficará assim:
(sim, pode fazer de 5 em 5 ou qualquer outro número. O delay também pode ser variado, o que eu citei é só como eu uso)
Pronto, título feito, ele disapparecerá do nada... EPA! DESAPARECER DO NADA? NOO PLXX! VAI FICAR RIDÍCULO!! Calma... A partir daí, há dois caminhos que podemos tomar:
1° CAMINHO:
Faça o mesmo que você fez antes, só que ao invés de aumentar o nível de transparência, diminua até chegar a "0" (zero) e comece a fake.
2° CAMINHO:
Não mexer no título e ir logo botando o cenário inicial. CALMA! ASSIM TAMBÉM FICARÁ TOSCO! Mas há uma solução:
Por que não fazer com o cenário e as coisas que estão nele o mesmo que fez com o título?
Então, faça o cenário aparecer do mesmo jeito que o título. A única diferença, é que você vai ter que selecionar mais coisas (personagens, lige bars, pets, sprites separados do cenário em geral).
Coloque o cenário e as "coisas" dele por cima do título (antes, duplique o último frame, o que está com nível "100") e coloque-os com transparência "10" e vá aumentando a cada frame, até atingir "100".
OBS.: Pode-se fazer isto no 1° CAMINHO também, digo, desaparecer com o título e depois aparecer com o cenário aos poucos.
E pode fazer o mesmo com o "fim".
Acho que é só.
Se quiserem um exemplo de como fica os dois caminhos, postem que eu posto
Se esqueci de explicar alguma coisa, poste que eu edito explicando.
É a 1ª vez que faço um tuto. Não sou muito bom nisso. Afinal, comecei com um super simples e quase desisti no meio do caminho.
A maioria de vocês já devem saber como fazer isso, mas eu sei que há alguém que não sabe
Desculpa os erros de portuga, o teclado aqui está péssimo... As vezes escapa uma letra ou um acento...
Digam o que acharam, pois farei mais algum dia
Ahh! Sim... Esqueci de dizer: Todos os efeitos que uso no FireWorks, aprendi sozinho, com o tempo. Inclusive esse.
qualquer dúvida, não poste aqui, add me no MSN: [email protected]
Responderei qualquer dúvida.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

), aperte CTRL+N e coloque o tamanho e a cor do jeito que desejar.

Responder com Citação