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Tópico: Por trás dos Updates

  1. #1
    Avatar de Heenett
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    Padrão Por trás dos Updates

    O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site de Tibia, mês de maio. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

    Por trás dos Updates
    The Making of Updates

    Artigo originalmente escrito por Tibia.com
    Tradução por Heenett
    Revisão por Anderslash e Trasgo Caolho


    O update de inverno foi lançado há 4 meses, então bastante gente no escritório da Cipsoft já está ocupado trabalhando no update de verão (Nota do tradutor: inverno por aqui) desse ano. Como todos vocês sabem, nós temos dois updates a cada ano. O de verão é basicamente um aumento do mapa com a criação de uma nova cidade, novas cavernas para explorar e várias novas criaturas para se lutar contra. O de inverno (Nota do tradutor: verão por aqui) se concentra basicamente ou na introdução de novas funções para o jogo, ou até mesmo na revisão de áreas menores. Hoje nós gostaríamos de convidá-los a descobrir quais passos são dados até que o update seja finalmente lançado.

    Coletando Idéias

    Cerca de 6 meses a 1 ano antes, nós já começamos a coletar idéias para um novo update. Isso é feito basicamente pela equipe de conteúdo, mas o pessoal de todos os departamentos é convidado a se unir ao brainstorming ou a dar boas idéias que eles tiverem para novas áreas, criaturas, itens, nomes, invasões, estilos de construções, plantas, etc. E é claro, o fórum de propostas também é checado para coletar idéias. Junto com o Gerente de Produto de Tibia, a equipe decide quais idéias serão usadas para o update. Durante um longo período de tempo, a equipe desenvolve as idéias básicas até que eles tenham uma visão mais clara do update em si.

    O Planejamento

    Uma vez que a decisão sobre um tópico do update foi tomada, o planejamento concreto pode começar. Primeiramente a equipe de conteúdo escreve o conceito da área. É um texto bastante longo, incluindo todos os detalhes da nova área. Nesse texto está o pano de fundo da nova localidade e das pessoas e criaturas que lá vivem. O clima é definido, assim como o tipo de vegetação encontrada no local, e também a estrutura geográfica (como rios, montanhas, florestas, ilhas, etc). Desse modo você tem um documento detalhado, parecido com um guia de viagens, que é importante também para escrever textos coerentes para NPCs e livros.
    O próximo passo é o planejamento das quest. Que tarefas devem ser cumpridas, e que tipo de recompensa pode ser obtida? Haverá um level mínimo pra fazer a quest? Quão fortes serão os monstros enfrentados? Todas essas perguntas são levadas em conta durante o planejamento de uma nova quest.
    E é claro, as novas funções na jogabilidade devem ser planejadas. Para esse propósito são selecionadas pessoas de diversos departamentos para uma reunião na qual discutem diferentes opções até que a melhor solução seja encontrada.


    Clique na imagem para ampliar.

    Gráficos

    Uma vez que todo o planejamento terminou, uma lista de todos os novos gráficos necessários é criada. Então, nosso artista gráfico começa a fazer alguns rascunhos de diferentes estilos de arquitetura para dar a todos uma idéia de como a área vai ficar. Finalmente, os primeiros gráficos são desenhados. Normalmente, nosso artista gráfico começa com os desenhos das redondezas, por exemplo, telhados, tetos, plantas, superfície. Esses são os gráficos que os level designers precisam para criar uma nova área. Uma vez que todos esses gráficos estão prontos, novas criaturas são desenhadas. Os últimos gráficos feitos são os itens. Ainda que muitas coisas sejam desenhados por jogadores de Tibia altamente talentosos, principalmente itens, a maioria é feita pelo nosso artista gráfico contratado, Jan.

    Construindo o mapa

    Estando os primeiros gráficos prontos, eles são adicionados no editor. O editor é a ferramenta onde todo o mapa de Tibia é desenhado. Aqui os gráficos se transformam em objetos - o que significa que a eles são atribuídos valores, por exemplo, se esse objeto é transponível ou não, ou quanto de defesa o novo escudo tem.
    Com os gráficos adicionados ao editor, a verdadeira construção da nova área pode começar. Primeiramente, é preciso expandir o mapa com um programa especial, para que haja espaço suficiente para se construir. Depois disso, se tem uma grande “caixa de areia”, onde se pode começar a construir. Naturalmente, começa-se com o chão. Então vêm os rios, montanhas, plantas. Finalmente, a nova cidade é desenhada. São construídas entre 30 e 50 casas. Primeiros as ruas são feitas, seguidas pelas casas que podem ser alugadas. Depois disso são feitas as construções públicas como depots, bancos, lojas, etc. Então as casas são decoradas e coisas menores são adicionadas, como caixas de correio e lixeiras. Finalmente, os barcos são incluídos para que seja garantido um transporte rápido entre as cidades de Tibia. No final, os labirintos são desenhados e decorados para criar a atmosfera certa para os jogadores que querem lutar contra monstros tenebrosos no subterrâneo.


    Adicionando NPCs e Criaturas

    Se o mapa está completo, monstros e NPCs serão adicionados. Para cada nova cidade alguns NPCs são obrigatórios, como os lojistas, os vendedores de magia, o sacerdote do templo, os capitães, os contadores de histórias, os NPCs que começam as quests. Para cada NPC é feita a decisão da raça e do outfit. Depois, a localização de cada NPC é decidida. Também são definidas as palavras-chave que os NPCs ouvirão para darem suas respostas. Estes textos são escritos pela equipe de conteúdo, e eles são revisados por especialistas em inglês do customer support.
    Em adição aos pacíficos NPCs, existem as criaturas contra as quais você pode lutar. Já que a maioria das criaturas também tem voz, é preciso definir que sons elas fazem ou quais sentenças elas falam. A aparência delas é basicamente determinada pelos gráficos que foram feitos. Mas além da aparência, é preciso decidir o quão fortes elas serão, que magias elas poderão conjurar e que loot poderá ser encontrado em seus cadáveres. Antes de um monstro ser adicionado no jogo, é preciso testar, para ver se as habilidades e magias estão combinando com aquela criatura em particular. Esses testes são normalmente feitos nos test servers públicos, onde tutores e gamemasters dão a sua opinião quanto à força e o loot das novas criaturas. Então elas normalmente são reajustados nessa fase de testes. Finalmente, é preciso definir a área de respawn do monstro. Considerar a força do monstro é importante. Quanto mais perto um monstro estiver da cidade, mais facilmente ele deve ser derrotado. Porque, apesar de tudo, não queremos que um newbie que acabou de chegar nas terras de Tibia encontre um monstro forte logo na entrada da cidade.

    Adicionando novas Quests e Funções

    Além de certas frases necessárias para todo NPC, maiores detalhes precisam ser adicionados para uma nova quest. Por exemplo, as chamadas quest flags devem ser adicionadas. As quest flags dizem ao servidor que você já fez certas coisas necessárias para completar a quest, incluindo coisas como falar algo para algum NPC, abrir um baú de quest ou puxar certa alavanca. É claro, todos os itens necessários para a solução da quest são adicionados ao jogo. Com as quest flags é possível também definir quais delas serão exibidas no quest log. As que são mostradas são basicamente as grandes quests com histórias de fundo, enquanto as quests menores, que consistem em abrir um baú, ou quests de Rookgaard, não são exibidas.
    Se um update trás novas características, é preciso programá-las ou adicionar novas funções para objetos do jogo, por exemplo a capacidade de rolar um dado e conseguir um resultado aleatório para isso. Também pode ser necessário mudar algumas fórmulas, por exemplo para a regeneração de mana quando foram introduzidas as rods e wands.

    Testes

    Antes que tudo que foi implementado possa ser colocado em jogo, é preciso testar tudo. O ultimo mês antes o update é dedicado aos testes e correções de erros do jogo. Primeiro são testadas todas as novas funções. Os NPCs são checados para ver se eles respondem às palavras-chave, as criaturas são verificadas para ver se elas estão apodrecendo como deveriam, as portas são checadas para ver se estão abrindo e fechando, as novas quests são testadas para ver se estão realmente funcionando, etc. Praticamente tudo que foi implementado recentemente é testado nessa fase. Se o primeiro teste é concluído e todos os bugs estão corrigidos, nós convidamos os gamemasters, tutores, e os administradores dos supported fansites para um test server privado. Desse modo, além de termos mais pessoas testando, nós também vemos as primeiras reações do público quanto ao update: se os novos monstros são muito fortes ou muito fracos, se eles têm a quantidade de loot certa, se a quest é resolvível, quão fácil é entender uma nova função, etc. A equipe de desenvolvimento geralmente fica on-line durante essas semanas para ver a reação do público ou para pedir pra eles checarem certas coisas. É claro que eles se ocupam também com os bugs reportados pelos tutores e gamemasters, ou ajustam certos valores para criaturas ou objetos.
    Sempre que é necessário ver como um novo hardware ou como uma nova função reage quando o servidor está realmente lotado, um test server público é aberto para que todos possam entrar. Porém, esses testes são necessários apenas se a capacidade do server for importante para uma nova função ou mecanismo.

    Os Passos Finais

    Se tudo foi testado, se todos os bugs foram corrigidos, o update está finalmente pronto para o lançamento. É claro, os textos do site oficial precisam se adaptar às mudanças. Os gráficos de todos os novos monstros são adicionados e suas descrições são colocadas na página de criaturas. Os mapas novos são incluídos na página de mapas, as novas funções são explicadas no manual. E por fim, a notícia do lançamento do update é escrita. Se tudo está pronto, o update pode ser feito. Para esse propósito, é necessário que todos os servidores fiquem offline para que os novos arquivos sejam adicionados, e isso geralmente leva algumas horas. Assim que tudo estiver concluído, os servidores são novamente ligados. E para o passo final, o cliente de um jogador de Tibia que tenta se conectar é atualizado automaticamente. Então, tudo está pronto para que você coloque seu char numa nova aventura para explorar uma nova área, resolver novos mistérios, e para se defender de monstros assustadores.

    Preparem-se para o próximo update!
    Equipe Cipsoft.

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    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 20:27. Razão: Atualização do título

  2. #2
    Avatar de Anderslash
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    Como sempre, o Heenett está em de parabéns pela tradução.
    Na minha opinião esse foi o melhor artigo oficial lançado até agora pela CipSoft. O jogador tibiano precisa saber dessas coisas, pra ver se para de reclamar um pouco e largar mão dessa mania besta que é automaticamente culpar a CipSoft e xingá-los por qualquer coisa, enquanto na verdade eles estão trabalhando duro para melhorar o jogo. E até se preocupam em compartilhar com o jogador o processo de criação dos games! Olha só. ^^

  3. #3
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    Arrow Bom, mas

    Muita gente, não culpa o jogo em si e sim os que estão dentro do jogo.
    como hacker diversos, power abusers e entre outras coisas que os GMs, não dão conta do recado.
    Fora isso eu adoro Tibia, além que algumas quests se tratando de Npcs, são realmente dificeis de obter-lá.
    AE PEGUEI 2 OVOS! QUEM CLICAR NO MEU OVO VOU COLOCAR O JOGO EM 2D ONLINE DE POKÉMON AGORA MESMO. SE MORRER EU NÃO VOU COLOCAR!

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  4. #4
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    Padrão :)

    interresante deu para entender melhor como funciona !
    so que tinha que da uma palinha das novas ilhas hehe a suposta ilha do gelo etc e talz.. + tirando isso foi bem maneiro até julhio ^^

  5. #5
    Avatar de Ionzinho
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    simplesmente perfeito o artigo !!!
    mandaram muito bem explicando as coisas e talz !
    eu acho que alguns player nunca pararam para pensar como as coisas são feitas e talz !!!
    e convenhamos que todo player espera de 6 em 6 meses ansiosamente o update !
    mt bom !
    parabens a tradução !




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  6. #6
    Avatar de Oraphael
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    Muito bom
    Espero ancioso pelo up-date

    Deve da um trabalhinho... ^^
    Filhos, o futuro de vocês prever eu não consigo...
    Que sejam para mim uma recompensa, não um castigo
    .
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  7. #7
    Avatar de Kabullozo
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    Artigo muito Bom
    Citação Postado originalmente por Soh Ceva
    Discutir na internet é como competir nas para-olimpíadas: você pode até vencer, mas continua sendo um retardado.

  8. #8
    Avatar de Havengar
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    Muito bem feito o artigo. A CIP realmente caprichou dessa vez. A importância tbm é algo bem relevante, referente a riqueza do conteúdo para conhecimento dos jogadores.


    Abraço

    []'s

    /¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/


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  9. #9
    Avatar de Sr. Malignus
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    Gostei
    tava faltando esse tipo de artigo
    flws

  10. #10
    Avatar de Arrebatador
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    Muito bom esse artigo!!!...
    Realmente legal esse negócio de dividir com todos o processo de criação de novas áreas!!! Muito bom!!!

    Alguns errinhos de portugues ai no meio, mais tá sussa! Boa tradução!

    E que venha o Update!

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