Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Como fazer RPG's bons ?

Registro
    16-09-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Como fazer RPG's bons ?

Como fazer RPG's bons ? Tudo constituido aqui para ajudar mestres novatos ou que não conseguem entreter seus jogadores na história do jogo , eu quero ajudar as pessoas do fórum e farei minha parte aqui.

1. O Início
    Pra fazer um RPG bom , não basta fazer uma coisa de qualquer jeito , por exemplo , se você for fazer um RPG Medieval em uma Cidade inventada , você deve fazer a história antes , e descrever a maior parte dos lugares aonde os jogadores irão iniciar. Se eu fizer uma CIdade que é uma gigante pirâmide com estradinhas aonde as pessoas podem andar , devo descrever tudo o que tem nele. Um bom jeito de ajudar isso depois da descrição é fazer um desenho do lugar , ajudando na visualização do local na mente do jogador. Você pode explicar tudo direitinho a pirâmide , mais ele pode achar que ela é verde ou vermelha , laranja ... Com o desenho ele vai saber tudo direitinho. Também não pode-se esquecer de lojas e construções aonde os jogadores vão poder passar durante o jogo (não vai descrever uma casa aonde eles não poderão entrar , pois não teriam o que fazer ali dentro).

2. Formando Tudo
    No Bloco De Notas (Notepad) faça a ficha aonde os jogadores descreverão de modo que outros jogadores consigam saber bem como agir com ele durante o jogo. Por exemplo , se um jogador é timído , então os amigos do jogador perguntam para ele o que fazer , então o jogador começa a dar idéias brilhantes como se fosse inteligente. Mais , espera aí , ele não era timído ? Ele poderia até expressar a sua idéia , mais não de modo tão estratégico assim. E ainda , sem a ficha , os amigos do jogador vão pensar que ele nunca foi timído e nunca será , portanto , mais um motivo para fazer fichas estratégicas , com muito cuidado.
    Um outro jeito também é fazer várias abas com items , NPC's , todos com descrições etc.
    Por exemplo , se no meu jogo tem um Fliperama aonde os jogadores poderam entrar e fazer milhares de coisas ali dentro , eu posso fazer mini-games aonde são jogados no Fliperama , assim não precisando criar coisas na hora que os jogadores começam a jogar um Arcade naquele fliperama. Também faça meios de transporte que os jogadores poderão usar , vamos supor que no meu eles poderam usar Dragões , então eu faço uma loja de Dragões Bebês , e os meus jogadores vão dando comida e treinando o dragão até poderem montar nele. Então faça também uma ficha caso irá fazer um mascote que poderá ser comprado ou ganhado de forma que o jogador também saiba como interpretar a mascote (dando menos trabalho para você , e deixando o jogo mais interessante).

3. Enigmas
    Um jogo só com lutas chega a ser muito chato , até um Player Violento diz isso , aqui vai uma dica pra não ter que só fazer lutas no jogo.
    Eu vou dar como exemplo uma caverna em forma de cobra , a caverna é super cumprida e dá uma volta em toda a Terra , e meus jogadores devem dar um jeito de sair de lá.
    Então ele entram numa sala dentro da Caverna , onde tem um papel , dizendo "Eu somado comigo mesmo e repitido 3 vezes sou o número da besta".
    Naquela sala haviam 3 portas , cada uma com um número , havia uma com o número 1 , outra com o 2 e outra com o 3.
    Agora pense , não deixe os jogadores resolverem em Off , obrigue-os a resolver entre eles dentro do jogo ! 3 + 3 = 6.
    6_6_6 = 666.
    A resposta é 3 , então eles podem entrar na porta com o número 3 sem problemas. Viu ? Foi bem melhor que eu fazer um monstro gigantesco dentro da sala , para que os players tivessem que o matar.

4. Descreva Tudo
    Apesar de descrever aonde os Players poderão ir , não mostre todos os lugares do jogo , mostre apenas aonde eles iniciam.
    Mais no bloco de notas , faça a descrição de TODOS os lugares aonde eles poderão ir , mesmo que eles não iniciem lá , para que não de problemas faça um mapa mundial do jogo para saber a direção dos locais que você fez enquanto os jogadores viajam pelo mundo do seu jogo , evitando aqueles problemas de ter que criar um local novo a cada vez que eles passeam.

5. Criaturas
    Um dado importante no jogo são os seres que os jogadores enfrentaram , por exemplo , no meu eles enfrentaram Abelhas Gigantes , Goblins , Ogros e Elfos. Eu tenho que fazer uma descrição para cada um dos monstros , evitando criar um novo a cada vez que os jogadores batalham. E faça os chefes também , gravando no bloco de notas aonde cada um deles aparecerá (portanto , antes faça os locais !).
    Não faça seres que são um Deus , isso é chato para os jogadores , mais também não faça seres que são uma pequena formiga , se não o jogo fica fácil. Tudo tem que estar na altura dos jogadores , ou seja , eles podem perder , ou ganhar.

6. Finalizando
    Cheque tudo , Itens , NPC's , Criaturas , Lugares , Ficha e Enigmas. Então depois disso , estará pronto para iniciar seu RPG.

[TALVEZ EU CONTINUE ESSE TUTORIAL] Sou novo em fazer tutoriais , este é o meu primeiro , por isso não me saí bem. :triste:

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Vida loka !

Era nóis era néh :riso:
    Nós era nóis foi nóis táh :rolleyes:
    Nóis tinha nóis temo nóis vai tê
    Por que se não vo usa :confused:
    Meu brinquedo de gira pessoa :eek:

Heeeeeeeeeeeeh

Ô Tio bota meu Elfo na sua feiqui ? o_o>

http://img227.imageshack.us/img227/5...fzelinatj1.png

Registro
    19-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Para um primeiro tutorial, foi bom até o/

Acho que faltou mencionar relações entre si dos personagens do grupo.
    Exemplo:
    Naquela parada básica em uma viagem entre uma cidade ou outra, o grupo, mesmo que não se conheça muito bem, vai ser obrigado a se relacionar entre si, e isso é fundamental.Ver o guerreiro besta dialogar com o mago sábio, a elfa peituda jogar seu charme para algum player, o grupo discutir quem vai ficar no primeiro turno da guarda...Foram só exemplos de algumas relações que os personagens acabam tendo uma hora ou outra =P

Faltou outras coisa também...Digo, não foi um tutorial tão completo assim, mas foi bom ^^
    Gostei da parte do enigma ^^

Você costuma ler Dragão Brasil/Dragonslayer ?
    São boas revistas de RPG, e você vai encontrar lá muito mais coisas para implementar em seu tutorial =P

Abraços.

Registro
    15-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

gostei rapaz

tenho uma dica que eu começei a usar a pouco em vampiros e deu-se muito bem

Musica:

gravar um cd RW ou mp3 com saida de som qualquer coisa

digamos escolher temas musicas para algumas cenas
    e implantar musicas "herois".
    digamos assim
    eu shimarai escolho a musica sleeping forest, cada jogador escolhe uma musica tema, e o mestre coloca mais algumas como dentro de cavernas em em becos ter musicas diferentes é legal.
    se coloca no modo randomico, toda vez que a musica "heroi" de alguem tocar a pessoa pode ganhar bonus em qualquer teste que ela fiser ^^
    realmente deicha o jogo muito mais interativo.

==>

Banido
    Registro
    01-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Kra eu estou com uma duvida sobre esse negoço...
    é que vamos supor eu crio um mapa e os meus amigos vao jogar em uma cidade(pois no meu mapa so vai ter 1 cidade, chamada de Racoon city ) e eu descrevo aqui no meu blocos de notas, a historia dessa cidade, o que aconteceu com ela etc...
    dai eu começo a fazer o fichario dos bixos e talz tudo certinho, as lojas fasso no bloco de notas e talz...

Mas...depois de eu falar o ponto iniciao dos meus players, quando o RPG começa... eu devo falar os caminhos que eles estão indo??

EX:"Ai...ai...ai vcs foram para um deserto e encontraram um bixo e ele é meio gordo e talz..."

Ou eu devo deichar eles falarem para onde quer ir?(no caso no meu rpg é uma cidade... vai ter restaurantes,lojas,carros etc)

EX:"Ei fulano, vamos correr desses bixos eles estão fortes, ei vamos nos esconder atraz dakele carro velho..."

Abraços!!!:riso:

Edited:

Esqueci de uma coisa, sobre o meu rpg que praticamente é uma cidade só, mais eu posso dividila em partes...

EX:Avenida fernandes lima, benedito bendes etc...

Intaum eu boto la no bloco de notas:Avenida Fernandes Lima, lugar cheio de carros,com esgotos,tudo podre...

Benedito bender:Local ensolarado,praticamente uma cidade deserta etc...

Dai, eu mostro pros meus jogadores as cidades que tem??

EX:"Galera...tem o benedito bendes, fernandes lima, esse lugares vcs podem ir..."

PQ se eu não tiver que dizer...eles nunca saberao sair do tal ponto de inicio(pq no meu é so 1 cidade, Racoon City)

Isso me deicha tão confuso:confused:

Obrigado!!!!:riso:

obS:as minhas duvidas são, não sei se é para mostrar os lugares(pois é so uma cidade), não sei se sou eu que tenho que mostrar os caminhos para os meus players ex:"galera, vcs tavam andando e encontrou um nb tirando foto com a camera virada e talz..." ou são os meus players que criam seus proprios caminho ex:" vamo para la po, la n deve ter mts bixos", mais se eles nem sabem os lugares, dai nem sei se é para mostrar ou n :confused:

VLW!!!
    Última edição por Master Krauser; 03-09-2007 às 18:35.

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Master Krauser Ver Post
    Blablabla...
    Você tem que fazer tudo parecer o mais natural possível.
    Os personagens não tem que ir nos lugares simplesmente por ir, mas sim por algum motivo da trama.

Mas esses lugares, na grande maioria das vezes, é criado pelo mestre sim.

Só não falo que é toda vez porque não é assim no geral, mas nas minhas campanhas, sou eu que falo as opções dos jogadores, e não eles que criam suas opções.
    Mas, é claro, como eu falei antes, eles tem que ir nos lugares por algum motivo, e não simplesmente por ir.

Você tem que mostrar esse lugares à eles com uma certa emoção, não sei ao certo, e não apenas "Galera...tem o benedito bendes, fernandes lima, esse lugares vcs podem ir...".

Se você introduzir NPC's chave nesses lugares, será mais fácil esse motivo existir, e mais fácil esse lugar ser lembrado.

Espero ter resolvido suas dúvidas, mas nem todo mestre narra igual ao outro, existem estilos de narração, e você tem que escolher o seu.
    De preferencia, o que agrade mais os jogadores.

Abraços.

P.S.: Estou escrevendo um pequeno "artigo" para essa seção.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Banido
    Registro
    01-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Steve Do Borel Ver Post
    Você tem que fazer tudo parecer o mais natural possível.
    Os personagens não tem que ir nos lugares simplesmente por ir, mas sim por algum motivo da trama.

Mas esses lugares, na grande maioria das vezes, é criado pelo mestre sim.

Só não falo que é toda vez porque não é assim no geral, mas nas minhas campanhas, sou eu que falo as opções dos jogadores, e não eles que criam suas opções.
    Mas, é claro, como eu falei antes, eles tem que ir nos lugares por algum motivo, e não simplesmente por ir.

Você tem que mostrar esse lugares à eles com uma certa emoção, não sei ao certo, e não apenas "Galera...tem o benedito bendes, fernandes lima, esse lugares vcs podem ir...".

Se você introduzir NPC's chave nesses lugares, será mais fácil esse motivo existir, e mais fácil esse lugar ser lembrado.

Espero ter resolvido suas dúvidas, mas nem todo mestre narra igual ao outro, existem estilos de narração, e você tem que escolher o seu.
    De preferencia, o que agrade mais os jogadores.

Abraços.

P.S.: Estou escrevendo um pequeno "artigo" para essa seção.

Olá, eu entendi o que vc quis dizer, mas assim vamos supor, ja que o meu RPG é em uma cidade, o ponto de inicio vai ser em um restaurante(vamos supor) ai eu digo assim "tem um balcao em cima um papel, uma porta, tudo no restaurante é laranja, tem 4 cadeiras etc..." ai um player chega e fala "ei, vou querer ver o que tem nesse papel" dps eu digo o que tem nesse papel " vai tomar no c... quem ta lendo isso:riso:" ai depois ele fala " ei agora eu vo sair desse restaurante.." ai eu digo " vc esta na rua agora, com casas quebradas uma ponte quebrada e um item piscando" dai ele fala "eu peguei o item piscando" ai eu falo " era uma chave..." é mais ou menos isso?

OBRIGADO!!!:riso:

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Master Krauser Ver Post
    Olá, eu entendi o que vc quis dizer, mas assim vamos supor, ja que o meu RPG é em uma cidade, o ponto de inicio vai ser em um restaurante(vamos supor) ai eu digo assim "tem um balcao em cima um papel, uma porta, tudo no restaurante é laranja, tem 4 cadeiras etc..." ai um player chega e fala "ei, vou querer ver o que tem nesse papel" dps eu digo o que tem nesse papel " vai tomar no c... quem ta lendo isso:riso:" ai depois ele fala " ei agora eu vo sair desse restaurante.." ai eu digo " vc esta na rua agora, com casas quebradas uma ponte quebrada e um item piscando" dai ele fala "eu peguei o item piscando" ai eu falo " era uma chave..." é mais ou menos isso?

OBRIGADO!!!:riso:
    Hmm...Sim.

Mas lembre-se de faze-lo do jeito mais natural possível, e o jeito que agrade mais aos jogadores.

Como eu disse no primeiro post, cada um tem sei jeito, esse é o meu.
    Tem gente que prefere fazer um mapa, entregar aos jogadores, detalhar tudo minuciosamente e tal.

Falous.

Banido
    Registro
    01-09-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não tive tempo para le agradecer amigo, mas uma coisa só, eu quando iniciei meu RPG, tava eu, meu irmao e meu amigo, o meu amigo nem levou o RPG a serio, ficou zuando, fico querendo sair do jogo so para "Mestrar" comigo, e so ficar meu irmao no jogo -.- foi uma porcaria resumindo...

Mas Muito obrigado!!!:riso:

Permissões de Postagem