Estive pensando muito esses tempos e cheguei à uma conclusão:
Todo jogo, como os de baralho, futebol, ou video-game por exemplo, tem um GANHADOR e tem um FIM! Todo mundo que vai jogar um poquer quer ganhar, mas a partida acaba quando sobra só um, ou seja, tem um limite e tem o ganhador?!
Oras, mas Tibia não tem fim e muito menos um ganhador! :eek: EXATO! Tibia é um "rpg", e logo, ninguém ganha e nem perde, e nunca acaba...mas isso é só TEORIA!
A grande verdade é que como em qualquer jogo, a pessoa também quer "ganhar" em Tibia, seja em lvl, ML, dinheiro, habilidade, item raro, ou qualquer outra coisa! Mas como logicamente não tem fim, muitos se internam jogando até conseguirem serem melhores que os outros, seja em todo server, seja entre amigos de escola, seja o que for. Isso provoca um vicio muito grande, principalmente em adolecentes, que são a maioria de jogadores hoje em dia!
Ex: Sempre compro jogos de video game, me interno até terminar, mas depois disso sou "livre" de volta, e não tenho ninguém com quem competir dentro do jogo. lol
Existe também a face séria da moeda...muitos psicólogos afirmam que esses jogos são prejudiciais, pois impôem recompensas de alguma forma para quem jogar mais e ficar mais forte, e isso estimula uma área do cérebro que faz com que você vicie. Ou seja, você precisa ganhar algo ali para se sentir bem.

Postado originalmente por
Fabiano Gomes de Souza
Vamo falar sério agora.
Hi, meu nome eh Fabiano, tenho 30 anos.
Já joguei de tudo quanto foi jogo, já terminei mais de 100 titulos de ps1, ps2, xbox, to falando isso tudo pra explicar o porque o tibia vicia tanto.
Ele vicia porque não existe fim, as metas que faz, é o próprio jogador, então eh complicado não viciar.
Eu lembro que comecei a jogar em 2005, eu fiquei meio pirado, não dormia direito, acordava e ja ligava o computador, ia dormir pensando em tibia, ia pro trabalho pensando em tibia, sempre pensando tenho que pegar level tal, skill tal, fazer tal quest, isso tudo eh muito complicado de explicar.
O ser humano tem a gana de ser sempre melhor do que o outro, e no jogo todos querem ser o top disso, daquilo, e o grau de vicio depende de cada pessoa. agora to menos viciado, mas ainda assim jogo em media 8 a 10 horas por dia, (esse jogo é muito bom, todo mundo fala mal dos gráficos, mas eu adoro a simplicidade do jogo), e eu jogo por rpg, sem essas coisas de war.
bom eh isso ai, daqui a pouco eu falo mais um pouco;;
Você deu um ótimo exemplo cara, é assim mesmo que acontece! Isso ainda que você é uma pessoa experiente de 30 anos, imagina como isso não age em uma criança de 12 anos que ainda tem vários amigos que jogam?

azazelscar
E quem disse que pra ser um jogo bom precisa de graficos exelentes???
Tire o exemplo de livros de rpg como D&D , e vampiro a mascara ,ja ta um tempão no mercado e ainda continua vendendo.Quer dizer aquilo ai só tem desenhos estaticos e o queprende mas atenção ea historia.
Quem fala que grafico e ruim com disculpa pra não jogar e pq ou nãotem paciencia pra treinar ou e um fricote que so quer xp rapidamente que nem em MU ou ragnarok....
E aquela coisa os graficos não importa o que importa e a diversao que ele pode passar para as pessoas.Claro se tiver a combinação das duas é bom.
Cara, você está falando muito e dizendo pouco em todo esse tópico. Interprete o que os outros falam antes de quotar.

Azeroths
Axo que todo mmorpg tem essa caracteristica, pq todos tem um unico objetivo: Ficar cada vez mais forte pra ser top no seu server. Esses jogos nao tem um fim determinado, como dizem, nao tem como zerar eles. tibia foi o primeiro e unico mmorpg que eu joguei, e espero que tenha sido o ultimo. Todos os otros jogos que eu ja joguei eu cansava rapido, tipo warcraft eu jogava 2 partidas de dota (2 horas) e ja parava... CS eu jogava umas 3 partidas e soh... agora tibia agente fica la jogando e o tempo parece que passa mto rapido, ele nao cansa! quando vai ver vc ta la 10 horas online ja...
se perguntarem hoje pra mim se compensa jogar tibia, ou mu, ou ragnarok, etc, eu digo que nao. Joga um jogo que nao se constroi um personagem que vc ganha +!
Ótimo exemplo.
Abraços a todos.