Com a expressão “vida normal em Tibia” eu quero dizer, com amigos, guilda, sem muitos inimigos, sem ficar hunted à toa... sem ser acusado sem motivos, hacked, roubado, etc...

*Em Rookgard: Como você ainda está no começo e principalmente se você não conhece o server, tente fazer amigos e evite briguinhas. Pra comprar e vender itens use o sistema “Trade with” para nunca cair nas armadilhas dos noobs ladrões... guarde sempre seu dinheiro no banco... diga deposit “quantia” gold e depois confirme com “yes”. Assim se você morrer não tem risco de perder dinheiro... O NPC do banco se localiza embaixo da biblioteca perto das camas... Se você é iniciante em Tibia e está em mundo PvP normal escolha Thais... é a melhor opção na minha opinião... Venore poucos bichos e Carlin muitos PKs...

*Chegando em Main: Se você tiver seu dinheiro no banco vai estar mais seguro... pergunte onde é o DP se precisar e corra até lá
Guarde as coisas e se prepare da maneira que você costuma, se você nunca chegou em main... [link tutorial]

*Precauções rotineiras em Tibia:

Hack – Nunca entre em sites que são passados por characters que não são seus RLs... e se forem mesmo assim tome cuidado... Para entrar em guilds sempre coloque você mesmo no browser www.tibia.com...
Eles podem te enganar... E NUNCA USE CHEATS E BOTS!

Thief/Roubo – A sua máxima aproximação no DP com desconhecidos tem que ser ou dando teleport ou conversando... nunca mostre itens em cima do DP nem aperte nada que lhe disserem para apertar como o truque do CTRL+L ou CTRL+Q ou CTRL+G.

PKs – Nunca vá com desconhecidos para um lugar desconhecido... e se ele tiver papo de bonzinho pior ainda... Não ajude quem for mais que level 15 por exemplo mostrando ou é certa caverna mesmo se você for lvl 30-40... ele poder tem um PK Team... É meio anti-social mas é seguro.

You are hunted – Sempre tire screenshots em momentos que alguém te atacar ou te xingar... e se alguém te falar “hunted” sem motivo, tire screen da janela do Chat e do momento... Isso prepara você para os possíveis protects do noob chamado noob bundão. Se eles te ameaçarem você mostra as screenshots e fica tranqüilo que se for uma pessoa decente não fará nada... se for um c*z*o você vai ter que ficar uns dias agüentando MSGs ameaçadoras... mas hunteds sem motivo certo não duram nem 1 semana! xD

Mortes – Nunca pense que por que o bicho está com pouca vida você tem chances. Não se arrisque pois como diz o ditado: “fogo de dragão ferido ainda queima.” Não sei se é assim mas dá pra entender.
Se você tem Internet instável não se arrisque em bichos magos ou lugares com muito bichos... Isso diminuirá bastante suas mortes. Não explore lugares sem corda ou sem pá ou sozinho e se tiver placas com avisos... saia. Pode ser blefe do jogo mas é melhor não arriscar.

Guild – tente entrar numa guild com GUILD CHAT ativo... faça amigos por que nas guilds que fazemos a maioria dos melhores amigos... mantenha o Chat da guild aberto sempre... Quanto mais trabalho em equipe da guild mais amigos você fará, incentive quests em grupo.

Agora vocês me perguntam: e eu que sou um Zé ruela e não consigo fazer amigos?
Uma boa outra maneira é zoar na frente do DP, você pode conhecer pessoas legais, e até arranjar um protetor!
Obs.: sem ofensas aos Zés Ruelas!

Qualquer dúvida, postem que eu responderei com todo prazer.
Críticas, eu aceito.
Xingamentos, vão pra ponte que partiu!

//Pun