Atenção, esse artigo é somente uma tradução de um artigo oficial do site tibia.com. A versão original pode ser encontrada aqui.
Matéria: Tibia.com
Tradução: Heenett
No início, havia um HD vazio, em uma universidade da Alemanha.
Então, os deuses criaram Tibia.
Então os deuses viram que funcionara e disseram: “Entrem no jogo!”
E as pessoas entraram no jogo.
O que começou como um projeto com poucas pessoas on-line vez ou outra se transformou uma estável, grande e crescente correnteza que finalmente se tornou o poderoso rio que você pode conhece hoje em dia.
E com o aumento do número de pessoas, aumentaram-se os problemas. Uma única pessoa podia facilmente prejudicar várias.
Então os deuses olharam seu mundo, preocupados.
Então os deuses disseram: “Que aja justiça!” E os gamemasters nasceram.
Bem, na verdade a coisa foi bem menos poética. A possibilidade de existirem alguns monitores em Tibia sempre foi uma opção na mente dos criadores do jogo. Por outro lado, eles achavam muito importante que as pessoas tivessem a liberdade para fazerem o que achassem necessário para resolverem os seus problemas por conta própria. Infelizmente, alguns que abusavam do poder ou de bugs, podiam machucar os mais frágeis daquela comunidade que crescia cada vez mais. Especialmente o abuso de bugs, problema que não podia ser avaliado ou resolvido pelos próprios jogadores. Após olharem mais de perto a sua pequena comunidade, e após ouvirem as opiniões de vários jogadores, aqueles estudantes que se auto denominados “CIP” escolheram alguns jogadores interessados em se tornarem “wizards”, ou gamemasters, como hoje os chamamos. Os primeiros wizards foram finalmente introduzidos no mesmo update que trouxe magia e vocações para Tibia.
Mudanças drásticas na mecânica do jogo com nas partes de luta, de pegar leveis, e o completamente novo sistema de runas e magias levou o jogo a várias mudanças. Com isso, surgiram várias novas maneiras de perturbar outros jogadores ou de se abusar das falhas do jogo. Então, uma equipe selecionada a dedo foi formada com o intuito de tomar as decisões que o sistema não poderia tomar. A comunicação deles dentro do jogo ocorria através de um simples canal de reports de violações das regras, que não era nada comparado com o que ele é hoje (esses ainda eram os dias do antigo cliente). A comunicação e as discussões fora do jogo ocorriam em um fórum mantido por um dos wizards. Apenas um pequeno grupo de jogadores se tornou wizards, mas considerando que havia apenas um mundo para ser monitorado, eles pareceram ser o suficiente por um tempo.
Algumas coisas mudaram... Outras não.
Os poderes dos wizards eram relativamente limitados. Os Wizards tibianos eram apenas jogadores comuns cujos characters normais possuíam um repertório de magias extras, que eram úteis para manter a ordem. Uma vez que todos esses characters eram vulneráveis e ativos no jogo, era difícil evitar problemas ou ser evitar ser morto por acidente. Por exemplo, teleportar-se até um jogador de level mais alto poderia ser útil em algumas situações, porém, isso poderia se mortal se esse teleporte levasse o wizard para uma sala cheia de monstros, por exemplo.
Mesmo que os objetivos dos wizards inicialmente fossem apenas “servir e proteger”, eles se tornaram após um breve período de tempo os mais importantes identificadores de bugs no jogo. E devido aos estudos da equipe da CIP, os bugs eram corrigidos apenas de vez em quando, apesar de eventualmente algumas falhas maiores serem encontradas e eliminadas.
Eu particularmente me lembro de um bug que fazia o servidor entrar pane sempre que você usava um bow em uma criatura que estivesse no mesmo espaço que você. Eventualmente, os wizards encontraram esse bug e um patch foi lançado para corrigi-lo de uma vez por todas.
Não existiam regras para o Tibia nessa época. As primeiras coisas que a pequena comunidade de wizards teve que decidir foi o que fazia parte do jogo e o que não fazia. Muitas coisas hoje formalizadas tem suas raízes nessas primeiras discussões e decisões.
Na medida em que o tempo passou, foi criado um arquivo que poderia ser visto como a primeira edição das regras de Tibia. Dados os vários passados e gostos pessoais dos wizards, aquele era apenas um pequeno conjunto de regras. Aquilo apenas incluía coisas que eram obviamente ruins para Tibia e que todos concordavam com. Depois de uma discussão na comunidade, o primeiro conjunto de regras nasceu. Ainda sim, as regras enfatizaram o fator humano, acreditando-se na habilidade dos wizards de usar o bom senso para decidir o que era uma quebra de regras e o que não era. Steve, da equipe da CIP, colocou sobre si a responsabilidade de discutir os vários assuntos e regras que os wizards tinham que ter em mente quando decidiam coisas ou quando baniam. Ainda não havia um sistema de reclamações oficial e o fórum de Tibia ainda era mantido fora do site oficial.
A maior de todas as mudanças veio com o novo cliente, o sistema de premmiuns, e os mundos adicionais. Considerando-se que os Wizards poderiam agora encarar “reais consumidores”, muitas coisas passaram a acontecer de modo diferente. Com o crescente número de mundos, não podia se esperar que os Wizards tivessem characters ativos em cada um desses mundos. Mudanças drásticas eram necessárias. Quando as inúmeras sugestões para um tipo de character invulnerável foram finalmente ouvidas, os primeiros gamemasters de capa azul nasceram. O novo sistema de accounts permitiu aos GMs terem suas habilidades transferidas para uma conta, e não só mais um character. Desse modo era possível permitir que essas contas tivessem um número ilimitado de characters – uma coisa importante para gamemasters, uma vez que assim eles podiam criar quantos chars fossem necessários. As habilidades dos novos gamemasters eram praticamente as mesmas que os velhos Wizards possuíam. Apenas umas poucas mudanças haviam sido feitas, e a maioria delas fora baseada nos desejos da velha comunidade de Wizards.
Como a CIP estava preocupada com o tratamento de seus clientes pagantes, as regras foram finalmente oficializadas, após uma grande discussão entre a CIP, os gamemasters, e os jogadores. Adicionalmente, os GMs não podiam banir um jogador premmium por um período que ultrapassasse uns poucos dias. Esses primeiros passos foram pequenos e tiveram que ser feitos com muito cuidado. Os primeiros gamemasters ganharam sua própria seção no fórum para discutirem assuntos internos, ganharam seu próprio channel in-game, e foram ouvidos pela CIP como nunca antes.
E Tibia ainda crescia. Quando os primeiros dois mundos “normais” ficaram novamente cheios, novos mundos foram criados. Considerando os recursos da CIP aquele era um crescimento lento e gradual, e mesmo assim havia muita pressão sobre a CIP e sobre os Gamemasters. Mais GMs foram selecionados, e a posição de “counsellor” foi criada. Os counsellors foram mais ou menos os pais dos tutores de hoje. Apesar deles não terem as habilidades dos tutores de hoje, eles aceitaram com orgulho as suas responsabilidades e deram seu melhor para ajudar os gamemasters sempre que podiam, com uma quantidade limitada de habilidades à sua disposição. Cada counsellor era escolhido por um GM. Cada GM podia apontar um certo número de jogadores para serem seus counsellors. O recrutamento de um counsellor dependia da impressão pessoal que um jogador passava para um gamemaster. Essa era uma poderosa força e uma poderosa falha no sistema. Por um lado, o GM geralmente conhecia bem a pessoa com quem lidava e podia julgar se os reports dos counsellors eram válidos e/ou urgentes. Por outro lado, era difícil que alguém fora do círculo de amizades de um GM conseguisse um posto de counsellor.
Esse sistema funcionou bem por algum tempo, e durante vários anos a única mudança drástica feita no sistema foi a introdução dos “Gamemasters Sênior”. Os GMs Sênior escolhidos eram os GMs que já possuíam o cargo há algum tempo, e eram aqueles que a CIP considerava hábeis para liderarem outros GMs. Cada GM Senior liderava um pequeno grupo de gamemasters e fazia as decisões mais complicadas relativas a banimentos, reclamações, e outras coisas desse tipo. Nesse meio tempo, o sistema de reclamações foi implantado. Mas responder as reclamações deu aos GMs e GMs Sênior uma carga de trabalho enorme. Nessas reclamações um GM lia coisas inclusive de deixar os cabelos em pé, e em outras reclamações eram simplesmente impossíveis de serem compreendidas. Mas é melhor que eu deixe essas histórias para os outros contarem.
Nesse meio tempo, GMs vieram, GMs se foram, alguns bons, outros ruins... e o número de jogadores ainda crescia. Antes onde haviam três mundos haviam dúzias, e todos precisavam ser administrados. A comunidade de GMs estava crescendo, mas por causa do sistema de counsellors os novos gamemasters sempre surgiam uns poucos mundos, de modo que os outros eram visitados apenas de vez em quando. E como a quantidade de clientes crescia cada vez mais, o sistema novamente teve que ser alterado. Os primeiros GMs foram empregados pela CIP (ou melhor, Cipsoft, uma vez que a empresa fora finalmente fundada) e fizeram seus primeiros pequenos passos no mundo tibiano. Com pouquíssimas opções além dos GMs pagos, que pouco sabiam sobre os mundos, esses poucos empregados dependiam muito da experiência e ajuda dos gamemasters mais antigos. Uma vez que o trabalho inteiro deles era focado em cuidar dos problemas tibianos, eles se adaptaram rapidamente. Logo, todos os roubos e todas as violações de regras mais conhecidas eram conhecidas por eles, e logo o trabalho deles se tornou maioria em quase todos os mundos.
A boa e velha capa azul...
E Tibia continuava crescendo. Mais empregados foram contratados pela Cipsoft e mais GMs foram escolhidos. Ferramentas foram aprimoradas e bugs foram consertados, e novidades foram introduzidas para prevenir abusos e aborrecimentos, dimunindo a enorme carga de trabalho que os GMs possuíam. Para que os GMs pudessem ter uma base maior de pessoas que o ajudassem, os tutores foram criados. Todo o jogador que preenchesse alguns poucos requisitos mínimos, poderia se tornar um tutor. Ninguém poderia prever que esse novo sistema de ajudantes iria funcionar, mas ele se provou um sucesso na medida em que o tempo passou. O sucesso do sistema de tutores encorajou a CIP a aumentar o número de ferramentas para os tutores. Os Tutores Sênior foram introduzidos.
Adicionalmente, a posição de “GM sênior” se foi, uma vez que os empregados da Cipsoft davam conta do trabalho que eles faziam. As regras de Tibia foram revistas e reajustadas conforme o jogo evoluiu. As coisas se tornaram mais concretas e muitas coisas foram reescritas para que ficasse bem claro o que se podia e o que não se podia fazer. Adicionalmente, a transição dos counsellors para tutores foi feita, fundindo as duas coisas numa só.
Por causa das boas experiências que a CipSoft teve com os gamemasters externos, os jogadores que eram gamemasters por conta própria, foi decidido que essa posição continuaria ativa, mantendo a quantidade de empregados trabalhando no reforço das regras de Tibia regular. E apenas recentemente, entretanto, os membros da Cipsoft receberam os títulos de Community Managers (CM). Isso deve deixar mais claro para os jogadores quem trabalha para a Cipsoft e quem é um gamemaster externo.
Hoje em dia aqueles jogadores que desejam ajudar os outros podem fazer o teste de tutor, para se tornarem parte da equipe. Os tutores bons e ativos se tornam Tutores Sênior depois de três meses. E finalmente, os Tutores Sênior são a fonte principal de GMs de hoje em dia. Quem sabe, talvez um de vocês que fizerem o teste se torne um dos cruzados de capa azul um dia. Todos aqueles que ajudam a Cipsoft, sejam empregados ou não, fazem parte de uma grande tradição e podem nem se dar conta disso. Foi uma estrada longa e cheia de obstáculos essa que veio do início de tudo até os dias de hoje. Nós vencemos essa estrada e seus perigos e ultrapassamos cada um dos obstáculos com o desejo de melhorar o Tibia para todos vocês, jogadores.
No final das contas, mesmo que muito tenha mudado nos últimos dez anos, muitas das coisas que você conhece hoje são baseadas nas decisões feitas nos tempos antigos, quando Wizards caminharam sobre o mundo e cuidaram daquela pequena quantidade de jogadores. As coisas evoluíram a partir da necessidade e da experiência, em um pesado, lento, mas valoroso processo. A evolução pode demorar muito para acontecer, mas produz um sistema que se baseia naqueles desafios enfrentados no passado.
Então os deuses disseram: “Vão, e se divirtam em Tibia!”
E assim os jogadores fizeram.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 






Responder com Citação



