Vicia sim... E muito.
E ouso dizer que uma das causas que ajuda no aumento do vício seria a penalidade de morte: Por ser alta, e quando morre se vão horas e horas de jogo ao lixo, o jogador fica naquele pensamento de "recuperar" o level, skills, equips, etc... O que faz ele jogar mais... O que faz o vício ser maior.
Ajuda também aquela vontade de ter "poder", de se tornar "poderoso" e mais forte que os outros. De pegar level 20 e fazer aquela quest. De pegar level 40 e caçar aquele monstro. De pegar level 60 e ir com os amigos à mais uma quest. De pegar X skill e poder caçar x monstro sozinho. E assim vai indo, o jogo o possuindo cada vez mais, e, sem perceber, sua vida rl se esvaindo...
...
Mas, o principal para fazer com que o vício seja algo perigoso e prejudicial é a... Cabeça. Mente.
Aqueles que tem mente "fraca" são mais sucetíveis à isso. Se viciam fácil e se deixam serem "tomados" pelo vício que os corrompe. Muitas vezes por que ele não tem nada a perder, nada à fazer a não ser jogar, e aí... Se ferra.
Começam a ficar com excessiva raiva por simplesmente morrer. Não se sentem bem durante o dia até não dar aquela "jogadinha" básica, aquela "upada" no seu char que falta tão pouco para poder fazer x quest ou comprar x item.
Caso se encontre com algum amigo(que não joga ou que não foi tomado pelo vício), não sabe falar de outra coisa a não ser... Tibia. Simplesmente por que só faz isso o tempo todo, logo, não tem mais assunto algum. E quem vai querer ficar perto de alguém que só sabe falar disso?¿ Ninguém. Logo... Fica mais isolado.
E muuuitas ocasiões o coitado do jogador já nem se diverte mais com o jogo, mas está lá, jogando, jogando, jogando, upando, upando, upando, sem nem saber o por que... É uma máquina.
E, a não ser que algo impeça de esse vício continuar, isto se tornará cada vez maior, até que alguém ou algo "acorde" a pessoa para reparar no que se tornou.
...
E infelizmente isso foi o meu caso.
Até uns 2 anos atrás eu Jogava demais. Mas algo que, no começo achei horrível, me ajudou: Ser expulso do server em que eu jogava. No começo fiquei com puta raiva de ter perdido o char, mas, semanas e meses depois do ocorrido, vi que foi a melhor coisa que poderia acontecer comigo no Tibia. Larguei o vício. Infleizmente tentei voltar em outro server, mas a vontade de jogar já não existia mais. Parei definitivamente. E um rl muito amigo meu também foi de grande serventia, ao guardar mudar a senha da minha conta para que, caso houvesse um momento de fraqueza, eu não pudesse de forma alguma entrar nos chars que tinha =]
Até hoje agradeço aos TOP's Power abusers desgraçados que fizeram isso comigo. Que fiquem lá "dominando" o server e pegando level sem parar :thumb:
...
Sry, me excedi, parar de escrever por aqui...
Dard*