Bom, olá amiguinhos!
xD
Hram, à parte do meu "oi" um tanto quanto animado demais, estou aqui para comentar e tentar ensinar, dar dicas, ajudar, enfim, àqueles que desejam escrever um Tutorial.
Claro, obvio, dã, que os comentários serão bem-vindos, desde que possuam argumentos e possam ser lidos, hram!
Enfim, o que é um Tutorial?
Pelo meu dicionário da Ditadura Militar um Tutorial se define por nada. Isso mesmo, não há definiçao! Mas nós não precisamos de um dicionário (seja ele de que época for) para perceber o que um Tutorial é.
Certo?
Sim \o
Então, aqui vai, para os desinformados, o que é um Tutorial:
Simples, é um documento, um manual, que tem como objetivo te instruir a respeito de alguma coisa.
Tutorias no Tibia tem como objetivo te ensinar como passar de Level, como Caçar, como ir a "x" lugar, enfim... Há muitos tipos.
Como estamos na seção Druida, acredito que devemos falar dos Tutoriais para Druidas!
Bom recentemente vemos como há muitas pessoas que necessitam de ajuda, do tipo "o que devo caçar no Level y" ou "o que devo fazer com esse dinheiro z". E para isso existem tópicos especificos, lá em cima, marcados como Importantes, e Fixados. Eles são um auxilio a mais para aqueles que possuam duvidas.
Bom, mas se já há aqueles tópicos, qual a razão de se fazer um Tutorial?
Simples, as vezes algumas pessoas tem não uma, mas várias e diversas duvidas. Ou então, o autor do Tutorial acredita que possa ajudar a muitos ao escrever detalhadamente (guardem bem essa palavra) um manual de como ser um Druida.
Bom, mas é ai que está o grande problema.
Sem tentar ser educada ou fina, tem muito cara sem noção (mesmo) que vem aqui e escreve um Tutorial mal feito, sem organização, tudojuntoquedóiatéosolhosdetentarler e ainda acham que estão abafando.
Hram :mad:
Desculpa, mas que porra é isso?
Não, não é um Tutorial, mesmo que você queira chamar assim!
Lembram daquela palavra lá em cima?
DETALHADAMENTE?????????
Entãooo... Ao escrever um Tutorial vamos tentar manter algumas coisas em mente:
1) Organização e Estética
O cimento da tua construção! (nossa ¬¬")
Sim!
Organize os tópicos, use as funções de Negrito, Italico, ou Sublinhado do teu Editor de Textos TibiaBr. Use cores diferentes para Titulos ou palavras importantes, Observações, Notas, etc.
Divida adequadamente seus tópicos, nunca, jamais, escreva um Tutorial sem antes ter um rascunho ou uma idéia incial. Porque se não... vocês sabem...
Partindo da Organização temos a Estética!
Sim, Estética!
Mas afinal, como eu uso isso?
Simples! Lembra quando tua professora de 5ª série falava sobre capricho e letra bonita? É, isso ai.
Use cores para indicar palavras importantes, divida seus tópicos com um espaço entre eles, faça Titulos chamativos (assim a pessoa percebe que aquilo é um Titulo e o resto é texto).
Nada demais, simplesmente utilize a Estética, lembre que um texto com uma aparencia boa (dividido devidamente em paragrafos, em negrito, sublinhado, colorido, bem escrito, enfim) atrai leitores.
E outra, é realmente chato e dificil ler aqueles textos todosjntoseskritoskinemonariz(p/numdiseotrakoisa)neh???????? xDxPOO"""
Enfim, em resumo
Vocês perceberam que a Organização e a Estética andam ali né? Lado a lado, de mãos dadas... enfim.Estética é basicamente a aparência do seu Texto. Se ele é "limpo", proporciona uma boa aparencia e facilita a leitura por ser agradável aos olhos do leitor. Utilize de imagens, citações quando necessário, cores, enfim. Para ter uma boa aparência, use as Funções do Editor de Textos do TibiaBr também!
A Organização consiste na forma como você dispõe seu Texto. Se ele está bem dividido e arrumado, se possui tópicos separados, bem escritos, organizados, sem muitos erros, se possui paragrafos bem divididos e se proporcionam uma fácil leitura.
Um texto com boa Estética e com Organização proporciona uma leitura muito melhor do que aqueles feitos na lata.
Agora, voltando aquela palavra que eu amo tanto:
Detalhadamente!
Báh, escrever um Tutorial não é só sentar, entrar no TibiaBr, entrar em Criar Tópico (ou Novo Tópico) e começar a escrever de qualquer jeito. Um Tutorial que tem como objetivo ajudar deve conter detalhes. De que adianta eu ler que (3+2)² = 25 se eu não sei como fazer a conta?Postado originalmente por Fulano
Galera, pois bem, se liguem nisso:
Dêem detalhes do que fazer. Se começamos em Rookgaard, descreva o que fazer em Rook. Procure maneiras alternativas, que dêem prioridade a coisas que você acha importante, e falem para as pessoas que "a" é mais importante que "b", por isso teu Tutorial segue por este caminho. Mostre as vantagens de seguir teu Tutorial, mostre para que tipo de jogador ele é dedicado, qual jogador irá utilizá-lo melhor, enfim...
Não escrevam simplesmente "do 8 ao 13 caçe rots em venore xP"!!
Affe!
Todo mundo lê isso em qualquer Tutorial, seja para Druids, seja para Sorcerers, seja para Pallies ou Knights.
Mude, se você for escrever um Tutorial que repete o que os outros falam, então para que escrevê-lo? Será descartavel, será cópia, será... báh, algo chato de se ler.
Descreva porque caçar Rotworms, qual seu Loot, o que pode ser vendido, quanto de Experiência e Gps você pode ganahr por hora, quais os melhores lugares, quais os perigos, faça fotos, descreva as Cavernas, etc.
Descreva lojas aonde vender o Loot por um preço caro, descreva aonde comprar Itens, o que fazer com o Dinheiro, qual o melhor Equip, etc.
Em Resumo:
Ufa. Cansei até de escrever e descrever!Um Tutorial que se destina a ajudar (todos) deve conter novas alternativas, opções diferenciadas, dados, imagens, descrições. Tudo isso junto constitui dos detalhes do seu Tutorial. Eles são o mais importante. Por isso dê detalhes informe seu Leitor da melhor forma possivel.
Bom... Não espero que esse Tópico seja movido pois ele foi criado com base nas minhas leituras dos Tutoriais da seção Druida. E é para aqueles que desejam escrever um Tutorial, ou já estão escrevendo um nessa seção, que eu dedico esse tópico.
Postem ae exemplos de Tutoriais que estão bem escritos e que deveriam ser usados como base para outros... Discutam o que falta nesses Tutorias atuais, troquem dicas, enfim... Que os Futuros Tutores possam ler esse tópico e se sentirem inspirados a escrever algo bom!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação