Postado originalmente por
Dee
Azgher é o deus do sol ou o deus da traição... memoria ruim
em tormenta, ele é o deus do sol. O deus da traição é o Szass. E eu sou paladino de Lin-Wu ! hehe, brincadeira. Dee, vc é fã de Holy Avenger?
Achei um texto interessante:
Fulano: - O homem criou deus, ou Deus criou o homem?
Cicrano: - Meu jovem! Me parece que Deus criou o homem, assim como a todas as coisas.
Fulano: - Ah! Mas não esperes que eu acredite nestes contos de carochinha. Sou totalmente contra esses dogmas religiosos e
incoerentes. Só acredito no que me é claro e coerente. Não aceito tais obscurantismos!
Cicrano: - Mas quem aqui disse que o Deus que professo é conceito obscuro? O Infinito, por exemplo, te é um conceito obscuro?
Fulano: - Claro que não. O infinito me é claro.
Cicrano: - Hum... Mas algum dia por acaso conseguiste chegar ao infinito, seja contando de 1 em 1, 10 em 10, 1000 em 1000 ou qualquer que seja a grandeza?
Fulano: - Não. Mas...
Cicrano: - No entanto o infinito te parece claro, correto?
Fulano: - Sim, mas a questão não é essa. Estamos a falar de Deus e não do infinito! Será preciso muito mais que isso para me provares a existência do mesmo.
Cicrano: - Sim, eu sei. Mas quem disse que não há mais nada a ser dito?
Fulano: - Desista! Não podes provar-me a existência de Deus, pois só se pode provar a existência do que existe. Deus não existe, portanto não se pode provar a sua existência. Deus é um conceito criado por
uma igreja opressora para manipulação das massas.
Cicrano: - Existência! Esta é a palavra chave.
Fulano: - Hã? Não desistiu? Saibas de ante-mão que sou muito culto e informado!
Cicrano: - Não duvido de vossa sabedoria, caríssimo. Mas não foste tu mesmo que me pediste pra te explicar de maneira coerente e racional o que vem a Ser Deus?
Fulano: - Está bem, está bem. Sim, então diga-me. Falaste de existência, prossiga então.
Cicrano: - Da mesma forma que 1 é igual a 1, “A” é igual a “A”, é correto afirmar que “o que existe, existe”, Perfeito?
Fulano: - Claro.
Cicrano: - Pois bem, o que É É e o que NÃO É não é. Se eu falo que o que É NÃO É então estou a me contradizer, perfeito? Estou a ser
incoerente, logo não correspondo a verdade?
Fulano: humm...
Cicrano: “A” é “A”, 2 = 2 et cetera. Se 1 e 3 na base dez são diferentes, então é incorreto dizer que 1 = 3. Agora ficou claro?
Fulano: - Claro. Só os tolos se contradizem exactamente por não estarem certos do que estão a dizer! Eu certamente não sou um tolo.
Cicrano: - Mas vejamos então o que te apresentei: O Ser É e o NÃO-SER
não É. O NÃO-SER é exactamente o que inexiste, o que não É. E o que É o é exactamente por existir. Não há absolutamente NADA que exista sem Ser, não é correto?
Fulano: - É nítido que é correcto. Achas ao acaso que sou um tolo energúmeno e desconheço algo tão básico? É nítido que tudo que EXISTE o É por existir.
Cicrano: - Sabendo que o NÃO SER não é e que o SER é, afirmo-te que o Ser é Ingênito.
Fulano: - Nada disso! Explique-se, pois não engolirei dogma algum.
Cicrano: - Claro. Suponha, por absurdo, que ele não fosse ingênito. Isso significa que o Ser passa a Ser em um certo momento. Porém,
antes desse momento só haveria o Não-Ser, perfeito? Mas o Não-ser não É!
Fulano: - Evidente. Logo, não poderia nunca vir a ser pois ele não é. E de facto, se não é não é.
Cicrano: - Digo-te pois que o Ser é eterno. Pois, seguindo a coerência de nosso raciocínio, se ele perecesse então o Ser deixaria de Ser o que era. Logo estaríamos nos contradizendo, pois estaríamos dizendo que o Ser não É, que o que verdadeiramente existe NÃO existe.
Fulano: - Claro. Não há como e nem o que discordar.
Cicrano: - Então, já que não há divergência alguma, podemos caminhar mais um pouco. O Ser é Uno. É uma impossibilidade lógica dizer que o Ser é, por exemplo, dois.
Fulano: - Não entendi. Explique-se melhor.
Cicrano: - Pois se julgarmos que o Ser é dois, então deveria haver o não-ser no meio para dividi-lo do outro ser:
SER - NÃO-SER - SER.
Mas sabemos que o Não-Ser não É!
Fulano: - Compreendi perfeitamente. Mas explique-me melhor o que é o Não-Ser. Por acaso o vácuo não é?
Cicrano: - Não. O vácuo É alguma coisa(Neutrinos). O Não-ser é exactamente a ausência do Ser, é o que NÃO EXISTE.
Fulano: - Ah... Agora tudo fez sentido! Só o que existe é o que EXISTE.
Cicrano: - Eu sei que existo, assim mesmo como tu sabes que existes. Pois só pelo fato de o sabermos, nós existimos, pois é impossível algo que NÃO existe sabendo de sua não existência. O que NÃO-Existe não existe. Logo, só o que existe pode vir a saber de algo.
Fulano: - Claro. É óbvio que eu existo. Não posso ter certeza que tu existes, mas que eu existo, disso tenho total certeza. “penso, logo existo.”
Cicrano: - Pois bem. Mas sabes que para SERes é necessário que sejas ingênito, Imortal, imóvel e Único. Critérios que tu, Fulano, não podes corresponder.
Fulano: - Sim. Sei que nasci e também sei que a cada dia que passa me aproximo do término de minha existência.
Cicrano: - Logo, Fulano não É. Fulano somente ESTÁ.
Fulano: - Infelizmente.
Cicrano: - No entanto tu sabes que existes, não é? Embora saibas que teu Ego, Fulano, é uma mera construção que engendraste ao longo de sua vida, uma mera ilusão. Tu sabes que existes, não sabes?
Fulano: - Sim, claro. Mas não compreendi essa história de Ego. Eu sou meu Eu, ora pois!
Cicrano: - Bem, isto é uma outra história (muito longa por sinal). O que estamos tratando agora é o Deus, a Divindade.
Fulano: - Certo. Perdoe-me. Prossiga então, não hei de perturbar mais vosso raciocínio.
Cicrano: - Agora eu te pergunto: O que é a essência?
Fulano: - Pelo que sei é o Ser Verdadeiro das coisas. É o ser em si independente, por exemplo, de qualquer que seja o observador.
Cicrano: - Agora peço-te que busques num dicionário qualquer o significado para o conceito Deus.
Fulano: - Aguardai que já retorno.... hum... Vejamos este aqui. Diz que Deus é o princípio supremo, que as religiões consideram superior a natureza; Ser infinito, Eterno (...)
Cicrano: - Tua essência, Fulano, é imutável. Não sei se sabes, mas segundo a física, a energia do universo se mantém constante. Sabias?
Fulano: - Sim, claro. Sou um grande entendido nas ciências. Mas julgas então que minha essência, o que Verdadeiramente Sou, é o universo?
Cicrano: - Não, é mais que isso. Sabe-se hoje que o universo é finito e que ele teve uma origem. Conseqüentemente terá um fim. Ademais só pelo facto de ser finito em espaço já invalida este de Ser. Imagine
que o SER seja circular. Estas a se contradizer, pois o que está fora
do circulo não é! O que não é não é, mas Existe o "fora do círculo" portanto este “fora do circulo” É também. Logo temos uma contradição; pois, delimitando por fronteiras o Ser estaríamos dizendo que o Não
Ser É.
Fulano: - Então o Ser tem que ser infinito, Eterno, Não-nascido e Único! E Minha essência (Verdade Ab-soluta), assim como a de todas as coisas transitórias do imanente se encontram somente nesse Ser.
Cicrano: - E dizei-me então que palavra do dicionário melhor reflete tais condições?
Algums podem achar interessante.