Foi divertido ^^ Não vou pedir que leiam tudo porque isso seria castigo, mas se quiserem ler uma parte ou outra que lhes interesse...
ESTUDO DAS BERRIES
Tudo o que você precisa saber sobre esses indispensáveis itens!
No meu ócio sem internet eu me dediquei a uma atividade exaustiva que já gostaria de ter praticado antes: o ato de cultivar berries. Mas por que alguém perderia tempo colocando elas na terra e aguando-as pacientemente até que crescem e possam ser colhidas de novo? Ora, por que elas são indiscutivelmente úteis. Pokémon não seria a mesma coisa sem as berries. Mas afinal, como elas podem ser tão úteis? Simples! Elas podem ser usadas para se fazer pokéblocks e poffins, que são úteis em inúmeras funções; elas são itens de praxe no competitive; elas nos ajudam a treinar efforts; e por último, mas não menos importante, elas mantém os pokémons na saúde necessária para se enfrentar longas jornadas e para vencer lutas cansativas.
Sendo assim, sabendo que muitos não entendem a mecânica complexa das berries, desenvolvi esse mega post aonde vou citar tudo que vocês precisam saber: tipos, onde conseguir, como e onde plantar, utilidades, influência no metagame e nos contests e até flavors. E lá vamos nós! Para facilitar a viagem por este texto, vou dividir o post em cinco categorias: FAQ, GIII, GIV, Relações e Ambiente.
FAQ
O que é uma berry?
Berry vem do inglês e significa baga. Pra quem não sabe, bagas são pequenos frutos carnudos e sem caroço, mas que possuem sementes, como as uvas. Nos jogos não é diferente: berries são pequenas frutas existentes em abundância no planeta. Foram introduzidas em GII como itens de difícil obtenção (não as confundam com os apricorns usados para se fazer balls). Evoluíram através das duas gerações seguintes e, atualmente, existe um aproximado número de 76 berries. Todas com diferentes efeitos. Vamos conhecê-las melhor através desse post.
Como funciona uma berry?
Antes de qualquer coisa, berries são held items. Mas ao contrários da ampla maioria dos held items, as berries podem plenamente ser usadas fora das batalhas, mas seu uso é muito mais explorado durante elas. E por que? Vamos pensar: se seu pokémon estiver confuso, o melhor método de livrá-lo desse status é através de uma persim berry. Agora, se você usar uma persim berry da sua bag no seu pokémon, você terá perdido aquele turno da batalha, ou seja, você não poderá atacar naquele turno que usou a berry. Isso dá tempo para o oponente confundir de novo o pokémon sem se preocupar com um ataque. Mas se a berry estiver equipada, no exato momento que o pokémon ficar confuso seu efeito será ativado e o status anulado, e você NÃO PERDERÁ O TURNO. Ou seja, pode atacar normalmente.
Algumas berries funcionam de forma diferente, como veremos depois.
Como eram as berries durante a GII?
Elas cresciam em árvores praticamente idênticas e se regeneravam nelas toda a meia-noite sem precisar plantar, podendo ser colhidas outra vez. Eram poucas e com efeitos muito escassos:
Berry: Restores 10 HP
Bitter Berry: Cura confusion.
Burnt Berry: Cura freeze.
Gold Berry: Recupera 30 hp.
Ice Berry: Cura burn.
Mint Berry: Acorda.
MiracleBerry: Cura qualquer status.
MysteryBerry: Recupera 5 pp
PRZCureBerry: Cura paralyze.
PSNCureBerry:Cura poison.
Existem berries em Kanto?
Apenas durante os jogos de Pokémon FireRed e LeafGreen. As berries podem ser obtidas via NPC, roubando de wild pokémons ou através de lugares especiais aonde estão escondidas, visto que não há onde se plantar ou colher berries em Kanto. Vale lembrar que os minigames da Two island dão berries como prêmio.
GIII – A REDENÇÃO DAS BERRIES
Foi em GIII que as berries encontraram seu lugar ao sol. Se itens enfeite para held items indispensáveis, os nomes das berries caírma na boca do povo e seu cultivo se difundiu por todas as regiões. Foi em Hoenn que as berries encontraram um clima perfeito para crescerem, fato que faz deste continente o primeiro a possuir berries em abundância. Nesta geração esses itens ganharam um update significativa: ganharam imagens baseadas em frutos reais, receberam nomes complexos, uma berrydex própria e viram ser introduzido o sistema de cultivo. Além disso, surgiram os Berry Masters e elas se tornaram itens comuns de se achar em wild pokémons. Para se ter uma noção da tamanha atenção que esses itens receberam, as 10 berries que existiam até então tornaram-se 43 berries novas obtidas normalmente pelos jogos e mais 12 obtidas via e-Reader. A revolução foi tamanha que é impossível falar de todas em um único grupo. Por isso vou dividir elas em Status Berries, Pokéblock Berries, EV Berries e Competitive Berries. Hora de conhecer elas!
-> Status Berries
Entram nessa categoria todas as berries com o objetivo de curar o pokémon, seja no seu hp, nos pps ou em qualquer status que este possa vir a adquirir no calor da batalha. As mais fáceis de serem encontradas, costumam aparecer em quase todos os grupos de berries encontrados ao longo das rotas de Hoenn e Sinnoh. São elas:
01 – Cheri Berry: Cura palayze.
02 – Chesto Berry: Acorda o pokémon.
03 – Pecha Berry: Cura envenenamento.
04 – Rawst Berry: Cura burn.
05 – Aspear Berry: Descongela o pokémon.
06 – Leppa Berry: Recupera 10 pp no move selecionado. Não muito eficaz como held item.
07 – Oran Berry: Recupera 10 hps.
08 – Persim Berry: Recupera confusion.
09 – Lum Berry: Recupera qualquer um dos status das berries 01-05 e da 08.
10 – Sitrus Berry: Recupera 30 hps.
11 – Figy Berry: Recupera 12,5% do hp, mas confunde o pokémon se este não gostar de spicy food.
12 – Wiki Berry: Recupera 12,5% do hp, mas confunde o pokémon se este não gostar de dry food.
13 – Mago Berry: Recupera 12,5% do hp, mas confunde o pokémon se este não gostar de sweet food.
14 – Aguav Berry: Recupera 12,5% do hp, mas confunde o pokémon se este não gostar de bitter food.
15 – Iapapa Berry: Recupera 12,5% do hp, mas confunde o pokémon se este não gostar de sour food.
-> Pokéblock Berries
São as berries usadas para fazer pokéblock. Naturalmente, todas as demais berries podem ser usadas para esta finalidade, mas as que eu vou listar agora só servem pra isso, não podendo ser mais usadas pra nada. Não vou explicar pokéblock agora, embora eu vá sim fazer um comentário sobre isso depois.
16 – Razz Berry;
17 – Bluk Berry;
18 – Nanab Berry;
19 – Weaper Berry;
20 – Pinap Berry;
27 – Cornn Berry;
28 – Magost Berry;
29 – Rabuta Berry;
30 – Nomel Berry;
31 – Spelon Berry;
32 – Pamtre Berry;
33 – Watmel Berry;
34 – Durin Berry e
35 – Belue Berry.
-> EV Berries
As EV Berries são assim chamadas pela comunidade pokémaniaca pelo seu uso majoritário: limpar efforts. Quando usadas em um pokémon, as berries irão remover determinada quantidade dos efforts de determinado status, mas vão aumentar a happiness do pokémon. Essas berries foram só possuem esse efeito em Pokémon Emerald e em GIV. Em Ruby e Sapphire elas entram na categoria de Pokéblock Berries.
21 – Pomeg Berry: Limpa EVs em hitpoints.
22 – Kelpsy Berry: Limpa EVs em attack.
23 – Qualot Berry: Limpa EVs em defense.
24 – Hondew Berry: Limpa EVs em special attack.
25 – Grepa Berry: Limpa EVs em special defense.
26 – Tamato Berry: Limpa EVs em speed.
-> Competitive Berries
Finalmente! Potencialmente as mais adoradas berries de todos os tempos, as Competitive Berries são assim chamadas porque encontraram sua vida em jogos como NetBattle. Não que não possam ser usadas nos jogos comuns, mas são muito mais exploradas em pokémons usados nos teams de quem vê além da Battle Frontier ou da E4. São elas:
36 – Liechi Berry: Aumenta o ATK quando o hp cair para 33%.
37 – Ganlon Berry: Aumenta a DEF quando o hp cair para 33%.
38 – Salac Berry: Aumenta a SPD quando o hp cair para 33%.
39 – Petaya Berry: Aumenta o SATK quando o hp cair para 33%.
40 – Apicot Berry: Aumenta a SDEF quando o hp cair para 33%.
41 – Lansat Berry: Aumenta a chance de critical quando o hp cair para 33%.
42 – Starf Berry: Aumenta um stat aleatório quando o hp cair para 33%.
->
43 - Enigma Berry
A Enigma Berry é certamente um dos itens mais bizarros que eu já ouvi falar. Em GIII ela não possui uma utilidade definida, apenas ser o objeto de desejo dos colecionadores de berry. Só pode ser obtida através de Gamesharks. Só encontrou um destino para sua vida em GIV: Se um pokémon tiver a Enigma Berry como held item, ele recuperará ¼ do hp quando for atingido por um critical hit. Infelizmente ela ainda é raríssima: só pode ser comprada por poké cupons em Pokémon Battle Revolution ou obtida em pokémons que tinham e-Reader berries equipadas e foram pro Pal Park.
-> E-Reader Berries
Como o nome diz, estas berries especiais existentes apenas em GIII só podem ser obtidas usando o e-Reader, que é um dispositivo anexo ao GBA que permite liberar certos eventos especiais. Como já disse acima, tais berries não existem em GIV pois, se forem mandadas para Sinnoh através de um pokémon que vai pro Pal Park, então elas se tornam Enigma Berries. Sendo assim, sua numeração deve ser desconsiderada quando nos remetemos a berrydex D/P/Pt.
44 – Pumkin Berry: Cura freeze.
45 – Drash Berry: Cura poison.
46 – Eggant Berry: Cura infatuation.
47 – Strib Berry;
48 – Chilan Berry;
49 – Nutpea Berry;
52 – Yago Berry;
54 – Niniku Berry e
55 – Topo Berry: Ingredientes de pokéblock.
50 – Ginema Berry: Recupera um stat diminuído em batalha.
51 – Kuo Berry: Recupera burn.
53 – Touga Berry: Cura confusion.
GIV – A INDÚSTRIA DAS BERRIES
Não estou exagerando. GIV, mais ou menos como era de se esperar, transformou as até então relativamente simples berries em objetos complexos, com flavors, accessories, melhorias no sistema de colheita e mais 21 berries com habilidades que julgávamos impossíveis. Não o bastante, a numeração da berrydex enlouqueceu de vez e as 12 berries do e-Reader foram chutadas pro além. Muita coisa mudou nas berries em GIV, mas vou deixar isso pra depois. Por enquanto vou citar apenas as 21 novas berries, segundo a numeração da nova berry dex. Para entender: as novas berries começam a ser numeradas logo após a belue berry, ou seja, a partir do número 36. As Competitive Berries recomeçam sua numeração a partir do 53 e assim vão até o 60 (Enigma Berry). Do 61 ao 64 são mais novas berries. Vamos lá:
36 – Occa Berry: Enfraquece os moves do tipo fire do adversário se estes forem super-effectives.
37 – Passho Berry: Enfraquece os moves do tipo water do adversário se estes forem super-effectives.
38 – Wacan Berry: Enfraquece os moves do tipo electric do adversário se estes forem super-effectives.
39 – Rindo Berry: Enfraquece os moves do tipo grass do adversário se estes forem super-effectives.
40 – Yache Berry: Enfraquece os moves do tipo ice do adversário se estes forem super-effectives.
41 – Chople Berry: Enfraquece os moves do tipo fighting do adversário se estes forem super-effectives.
42 – Kebia Berry: Enfraquece os moves do tipo poison do adversário se estes forem super-effectives.
43 – Shuca Berry: Enfraquece os moves do tipo ground do adversário se estes forem super-effectives.
44 – Coba Berry: Enfraquece os moves do tipo flying do adversário se estes forem super-effectives.
45 – Payapa Berry: Enfraquece os moves do tipo psychic do adversário se estes forem super-effectives.
46 – Tanga Berry: Enfraquece os moves do tipo bug do adversário se estes forem super-effectives.
47 – Charti Berry: Enfraquece os moves do tipo rock do adversário se estes forem super-effectives.
48 – Kasib Berry: Enfraquece os moves do tipo ghost do adversário se estes forem super-effectives.
49 – Haban Berry: Enfraquece os moves do tipo dragon do adversário se estes forem super-effectives.
50 – Colbur Berry: Enfraquece os moves do tipo dark do adversário se estes forem super-effectives.
51 – Babiri Berry: Enfraquece os moves do tipo steel do adversário se estes forem super-effectives.
52 – Chilan Berry: Esta berry possui o mesmo nome do que a número 48 da berrydex R/S/E. Apesar disso, é uma berry totalmente diferente. Seu efeito é diminuir a força de qualquer move normal do oponente.
61 – Micle Berry: Aumenta a ACC de um move se o hp cair pra 33%.
62 – Custap Berry: Faz o pokémon que a comer atacar primeiro quando o hp cair para 33%.
63 – Jaboca Berry: Se o pokémon que comer essa berry for atingido por um move físico, então quem o lançou tomará recoil.
64 – Rowap Berry: Se o pokémon que comer essa berry for atingido por um move especial, então quem o lançou tomará recoil.
Outras mudanças: Além das novas berries, algumas das antigas tiveram seus efeitos alterados: Com o desaparecimento dos pokéblocks, todas as berries que tinham como função única serem ingredientes deste produto agora podem ser trocadas por accessories. Além disso, a Sitrus Berry não cura mais 30 hp, mas sim 25% do hp.
Flavors: O que são e qual a sua influencia sobre as bagas.
Flavors nada mais são do que os gostos que as berries terão! Introduzidos em GIII e aprimorados em GIV, os flavors possuem direta relação com a nature do pokémon. Todos os pokémons gostam e desgostam de determinado flavor de acordo com sua nature, com exceção aos pokémons que possuem natures neutras: Hardy, Docile, Serious, Bashful e Quircky. Para entender: cada flavor representa uma das cinco categorias do Pokéthlon e dos Contests e pode ou não ser gostado pelos pokémons de acordo com sua nature, que apresenta certa periodicidade. Como assim? Simples: todos os pokémons que gostam de spicy flavor, por exemplo, terão natures que aumentam o ATK. Já aqueles que não gostam de spicy terão uma nature que diminui o ATK. Eis os flavors:
Spicy: Representa as categorias Cool (Contest) e Power (Pokéthlon). Quem gosta tem natures beneficiárias ao ATK.
Sour: Representa as categorias Tough (Contest) e Stamina (Pokéthlon). Quem gosta tem natures beneficiárias a DEF.
Dry: Representa as categorias Beauty (Contest) e Technique (Pokéthlon). Quem gosta tem natures beneficiárias ao SATK.
Bitter: Representa as categorias Smart (Contest) e Jump (Pokéthlon). Quem gosta tem natures beneficiárias a SDEF.
Sweet: Representa as categorias Cute (Contest) e Speed (Pokéthlon). Quem gosta tem natures beneficiárias a SPD.
Pokéblocks e poffins também apresentam flavors, assim como os apricorns. Para saber qual o flavor que seu pokémon gosta e qual ele não gosta, basta observar sua nature. Por exemplo: Se seu pokémon possui nature Adamant (+ATK –SATK), então ele irá gostar de spicy food, o que significa que ele terá melhor rendimento em Cool Contest ou em Power Pokéthlon.
OS AFLUENTES: COMO AS BERRIES PODEM INFLUENCIAR CONTESTS
Além de idolatradas pelos aficionados por batalha, as berries são importantíssimas para o treinamento de pokémons usados em Pokémon Contests. Isso porque as berries são a matéria-prima de poffins e pokéblocks, que são, respectivamente, as bases dos Contests em GIV e GIII. Muitas pessoas não compreendem a tamanha complexidade que é gerar o pokéblock perfeito para o pokémon perfeito brilhar na categoria perfeita de Contest. Logo, resolvi fazer esse super resumo para entender como as berries, instrumentos de batalha tão simples em GII, tornam-se cruciais na hora de mostrar o talento.
Pokéblocks e Contests
Os Pokémon Contests de GIII tem como base primordial os pokéblocks. Mas o que são estes itens alimentícios? São doces preparados usando berries para aumentar uma das cinco especialidades que um pokémon pode ter em um Contest: smart, tough, cool, cute e beauty. Além de aumentar a categoria referente ao seu flavor, o pokéblock aumenta também as duas categorias adjacentes ao flavor de acordo com a seguinte tabela:
Além disso, pokéblocks podem ser usados em Hoenn para se atrair pokémons e impedi-los de fugirem durante o Safari Zone. Antes de preparar pokéblocks é preciso ter uma pokéblock case para guardar os pokéblock feitos.
1. Fazendo pokéblocks.
É um processo simples mas que requer atenção. Para produzir estes doces é necessário ir até um Berry Blender, como os que existem na Contest Hall de Lilycove City, por exemplo. Para fazer funcionar, é preciso que haja de um a três outras pessoas no Blender. Para começar, selecione a berry que você quer misturar e os outros farão o mesmo. As berries irão pro Blender e serão trituradas e misturadas para formar o pokéblock. Porém, se você for observar, enquanto elas são trituradas, a “tampa” do Blender irá girar e uma flecha estará girando junto. Quando esta flecha indicar para um dos spots correspondentes a um dos participantes, este deverá apertar o botão A (Z em emuladores) para fazer o Blender girar mais rápido. Se ele acertar, tudo ocorrerá bem e o pokéblock ficará ainda melhor. Se ele errar, a velocidade do Blender cair e o pokéblock resultante será de menor qualidade.
Berry Blender
2. Flavor
Variam de acordo com as berries usadas para produzir o pokéblock. O flavor das berries influencia da seguinte forma no flavor do pokéblock: se for usada uma berry com sour flavor, ela cancelará o bitter flavor; bitter cancelará sweet; sweet cancelará dry; dry cancelará spicy e spicy cancelará sour. Assim, o flavor que restar será o do pokéblock. Se um pokémon comer um pokéblock com um flavor que ele goste (por exemplo, um pokémon com Jolly nature comer um sweet pokéblock), então o stat correspondente ao flavor e os dois adjacentes irão upar rápido. Se ele comer um que não goste, então o stat upará mais lentamente.
3. Level
Diferentes berries podem ser usadas em Blenders em diferentes velocidades para produzir pokéblocks com diferentes lvls. Tais lvls influenciam na velocidade com que o stat aumentará: um pokéblock de lvl alto aumentará o stat mais rápido, enquanto um de lvl baixo aumentará mais lentamente.
4. Cores
Cores estão associadas ao flavor e ao resultado que terão de acordo com a mistura de berries. Vale lembrar que, quão melhor for a combinação de berries e a velocidade do Blender, melhor e mais raro será o pokéblock obtido no final. As cores possíveis são:
Red: Spicy, aumenta Cool.
Blue: Dry, aumenta Beauty.
Pink: Sweet, aumenta Cute.
Green: Bitter, aumenta Smart.
Yellow: Sour, aumenta Tough.
Purple: Mais Spicy, aumenta Cool e outro atributo.
Indigo: Mais Dry, aumenta Beauty e outro atributo.
Brown: Mais Sweet, aumenta Cute e outro atributo.
LiteBlue: Mais Bitter, aumenta Smart e outro atributo.
Olive: Mais Sour, aumenta Tough e outro atributo.
Black: Um pokéblock ruim e de lvl baixo, surge quando duas berries iguais forem misturadas ou quando os flavors forem cancelados totalmente.
Gold: Um pokéblock de lvl alto que aumenta um ou dois atributos.
Gray: Aumenta três atributos.
White: Aumenta quatro atributos.
Poffins e Super Contests
Em GIV, os Contests normais são substituídos pelos Super Contests, mais estilizados e que dependem muito mais do que apenas berries. Apesar disso, temos os poffins, pseudo-substitutos para os pokéblocks. Como se não bastasse, todas as berries que em GIII serviam só pra fazer pokéblock agora podem ser trocadas por accessories para serem usados durante os SC. Mas o que nos interessa aqui são os poffins. Como os pokéblocks, os poffins aumentam determinados atributos dos contests, mas diferentemente dos seus irmãos de baixo calão, os poffins aumentam a felicidade do pokémon também. E são produzidos de outra forma. Em DP Poffins só podem ser obtidos na Poffin House, enquanto em Platinum eles podem ser comprados em Veilstone ou feitos via Wi-Fi.
1. Fazendo poffins.
Para se fazer poffin é necessário se ter a Poffin Case e pelo menos uma berry. Uma vez com estes itens basta ir até a Poffin House em Hearthome City. Uma vez lá, é preciso falar com a NPC para começar o processo. Poffins podem ser feitos sozinho ou com amigos via o wireless. Pra fazer, apenas selecione a berry que quer usar e preparar a massa do poffin até ficar pronta. É importante observar que é preciso manter determinada velocidade enquanto se faz o poffin, do contrário ele pode queimar ou crescer demais. Quanto mais rápido o poffin for feito, maior será o seu lvl, como num pokéblock.
2. Tipos de poffins
Os poffins possuem os mesmos tipos e as mesmas influências que os pokéblocks. A diferença é que podem existir os Mild Poffins, que irão aumentar um stat aleatório, e os Hybirds, que possuem dois flavors e irão aumentar os dois stats destes flavors.
AS BERRIES E O AMBIENTE
Finalmente! O último pedaço dessa gigantesca incursão pelo mundo das berries. Pra terminar, uma comentário breve sobre o cultivo das berries, sua divisão em grupos de acordo com o tempo que levam para crescer. Então vamos lá. Cultivar berries não é complicado, apenas requer paciência e atenção. Muita gente não sabe, mas o número de vezes que você agua a planta que virará seu "pé de berry" influencia e muito no número de berries que você colherá depois! Cada árvore possui um número mínimo e um número máximo de berries que podem ser colhidas. Se você simplesmente plantar a berry e a abandonar ao relento sem lhe dar atenção ela SEMPRE dará o número mínimo de berries do pé. Já, se você a aguar cuidadosamente e preiodicamente, o número de berries que você colherá irá aumentar de acordo com a seguinte equação:
[(a-b).(d-1)+c)]
______________ + b
4
Yeah, é a matemática do amor. Nesta equação, a é o número mínimo de berries que podem ser colhidas, b é o número máximo, c é um númeor aleatório entre a e b e d é é o número de estágios de crescimento enquanto a planta é aguada. Cada planta possui quatro estágios de crescimento, cujo tempo de duração varia de berry para berry. Algumas levam um tempo total de 12 horas para crescer, como a cheri berry. Outras levam 96 horas, como a enigma berry. Você pode checar o tempo que cada pé leva para crescer através do link
da Lista de berries por crescimento da Bulbapedia. Importantíssimo lembrar que, para crescer, a berry não precisa necessariamente ser aguada. Mas se for, o número de berries obtidas no final será maior e o trabalho mais compensador. Pense nisso. Ah sim, eu quase isa esquecendo. Em GIV foram implantados os mulches (cocô de pokémon). Mulches são fertilizantes que você pode passar no loamy soil (aonde você planta berries) antes de plantá-las, para assim acelerar o seu crescimento! Tais mulches podem ser comprados na rota 208. Mulches podem ser de quatro tipos:
-> Growth Mulch: Quando usado reduz o tempo de crescimento da berry em 75%. Porém, ele deixa o solo seco rapidamente, o que obriga o "agricultor" a ter que aguar o solo depois pra poder plantar de novo.
-> Damp Mulch: Reduz o tempo em 125% e faz o solo secar mais lentamente.
-> Stable Mulch: Ele faz as berries ficarem mais tempo no pé. Quando uma planta atinge o ponto de ser colhida e o "agricultor" esquece de colher, as berries caem no chão e a planta volta a crescer do zero. Com este adubo, demorará mais para as berries cairem.
-> Gooey Mulch: Aumenta o número de vezes que novas mudas crescem aonde plantas maduras pereceram. Isso quer dizer que é preciso plantar menos berries para se ter os pés.
----
Finalmente! Três horas trabalhando pra ficar legal. Espero que ajude alguém, lol. Créditos pels imagens das berries e pelas informações que eu desconhecia para a Bulbapedia. Mais informações vocês podem encontrar nas Berrydexes do Serebii.net.
Manteiga.