Um Empoleon rox pra in-game seria:
- Surf;
- Ice Beam;
- Drill Peck;
- Earthquake | Brick Break.
É o melhor, com o mais vantajoso type coverage (11 com EQ, 12 com Brick Break) e excelente para a liga. Surf elimina os Ground e Rock do costume, assim como random fires. Na liga é excelente, sendo dois treinadores focados em dois destes tipos, morrendo facilmente pra Surfs STABeados vindos daquele Sp.Atk ótimo.
Ice Beam, né, 4x em Garchomp, algo que Torterra desejaria muito, além de eliminar a porrada de Grasses e Flyings que existem no resto do jogo. Drill Peck é OHKO nos Bugs inúteis e Fightings as well, principalmente na abundância de Machamps e Medichams naquelas caves que demoram pra caralho passar e faz chorar Heracross. A última opção é uma escolha.
EQ tem coverage para alguns tipos legais: Poison, apesar de que fora Tentacruel e Drapion, você não irá ter muito mais efeito (Zubat e derivados são parte flying, Gengar tem levitate, Toxicroak vai com Drill Peck, Skuntank morre pra qualquer coisa mesmo), Electric e Steel, com Bronzong sendo imune. A única utilidade realmente notável em EQ é o fato de ser seu único ataque super efetivo contra Lucarios. Brick Break é uma opção que seria PUTAMERDAMENTE útil para Darks, Snorlaxs e Blisseys se não fosse só pegável depois da liga, anyway.
Pra que doublepostar? ¬.¬ E sobre Diamond, bem, eu estava começando. Minha ROM é vagabunda e não funga mais, terei que catar outra ou me contentar. Em todo caso, eu escolheria Empoleon e deixaria Surf/Drill Peck/ Ice Beam (provavelmente) e talvez mais algum ataque aquático, ou até um metálico como Metal Claw ou semelhante pra aproveitar o STAB.
Pra que mais aquático Manteiga? Surf satisfaz todas suas necessidades e talvez mais algumas. São poucos aqueles que resistem Surfs de Empoleon, sabe? Ele é o inicial de água com o melhor Sp.Atk. Não coloque nada de Steel nele. Mesmo com Stab, o type coverage é baixo, para Rocks você já tem Surf, e Ice você não precisa, Snover e Abomasnow são parte Grass e Weaviles são poucas e morrem com Surf/Earthquake. Não descartando, claro, a possibilidade de Flash Cannon ser um ataque bem útil em Empoleon, mas isso são termos competitivos.
Puts, já injoei do de água, dhsUAIHUsa
Reiniciei o jogo com o de fogo mesmo, nao sirvo para usar esses Pokémons Aquáticos. ;p
Provolone, se puder dar umas idéias boas aê de Nature/Moveset dos iniciais pro pessoal, pq não sou apenas eu que vou começar o Diamond/Pearl agora, Parece que o Mestre do Yellow e o manteiga também estão começando. xD
O melhor set in-game para Infernape:
- Close Combat (STAB)
- Fire Attack (Flare Blitz, mas tem recoil, Fire Blast, acc baixa, Overheat, drop no Sp.Atk, então fique no Flamethrower mesmo)
- Shadow Claw | Earthquake
- Filler qualquer pra cobrir mais tipos: Stone Edge pode ser útil nos pássaros, Aerial Ace para lutadores, Grass Knot para Hippowdons e sua tankidade absoluta, Poison Jab para provocar randoms poisons).
O bom do Infernape em relação aos outros é que não precisa se preocupar em que ataques utilizar ou fazer type coverage: ele simplesmente pode usar qualquer coisa e dar Super Effective em qualquer coisa.