Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Tibia, rpg ou adventure?

Banido Avatar de Mago Mala
    Registro
    18-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Post Tibia, rpg ou adventure?

Bem, já vi muita discussão aqui no fórum do tipo “este update acabou com o RPG” ou “este tipo de pessoa estraga o RPG”. Bem, neste tópico aqui vou explicar algumas características de jogos estilo Adventure e jos estilo RPG.
    Adventure são jogos onde você, personagem principal, tem que desvendar segredos (quests), conseguir itens, enfrentar monstros, enfim, é apenas você e teus objetivos predefinidos cujos métodos e caminhos já estão predefinidos também, como um roteiro.
    RPG é um jogo de interpretação, isto é, você dá uma personalidade ao personagem. Se você tiver uma missão, um objetivo, você é quem decide a forma e os métodos para resolve-lo (e se quer ou não resolve-lo).
    Então Tibia tem elementos tanto de um Adventure quanto de um RPG. Vou mostrar uns elementos e classifica-los como RPG ou não.
    - Resolver quests: Isto não é RPG. (Isto pode ser um quebra cabeças, ou apenas mais um “objetivo” que você pode fazer, mas não influencia na história do jogo)
    - Conversar com NPC: Isto não é RPG (pois eles não têm sentimentos, sensações, enfim, personalidade... não há como insulta-los, trabalhar com seu psicológico).
    - Ser lurer, pk, ladrão: Infelizmente, isto é RPG. (A personalidade de cada personagem é você quem define, se é bom ou mau caráter depende de você. Só uma observação: Lurar é permitido, porém impedir a passagem de alguém para o monstro matar isto a CIP censura).
    - Fazer guerra: Isto é puro RPG. Imagina, envolver um mundo inteiro. Um monte de pessoas se interagindo, com táticas, magias, xingamentos, enfim, o falta da certeza é a pura essência do RPG.
    - Treinar por horas skills: não é RPG, mas faz parte do sistema. Como Tibia se baseia um pouco em Ad&D, ele adaptou o sistema de skills e para que em vez de evoluir apenas quando ganhar level ele possa evoluir treinando (fabuloso isso).
    - Parar no centro da cidade e vender itens: RPG na essência... pechinchar, pedir itens(argh), mentir, enfim, conversar com outros jogadores, isto é RPG.
    E para jogar MMORPG não é necessário você falar de forma erudita, pode falar normalmente mesmo. Por exemplo, em vez de falar “- O nobre cavaleiro, me empreste teus serviços de guerreiro e me acompanhe rumo ao desconhecido para desvendar mistérios, acumular riquezas e enfrentar perigos inimagináveis...” pode falar “- E ae cara, vamos caçar dragons ou gs?”. Assim, como em um mundo de tabuleiro existem várias línguas, várias tribos, porque na internet também não pode existir?
    Minha conclusão é que Tibia tem seu lado Adventure(que pode ser confundido com o próprio sistema AD&D) e tem seu lado RPG(a parte de interação entre as pessoas), e que a maioria das pessoas estão iludidas no significado da essência do RPG.
    Eu sei que ficou meio extenso este tópico, mas espero que ajudem àqueles que ainda tinham dúvidas e não sabiam do que estavam falando.

obs.: meu projeto final na faculdade esta sendo voltada para a área de jogos, então certas definições aqui foram tiradas a partir de pesquisa e não por opinião própria, se quiserem discutir mais, mandem mensagens.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    12-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Curtir RPG ?

Pra quem não sabe significa roler play game
    entao é um jogo que vc fala com pessoas de outras partes do globo em tempo real... e rpg sim é npc meu amigo MU ON-LINE GRANDE rpg vários npc ...
    falar com eles só foi uma grande idéia da cip aqui no tibiabr te o que significa Rpg vai la e lÊ rimo uhauahuah

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bom eu queria ser so por este momento um moderador so pa ter o prazer de dizer: duvidas no suporte ok? <movido> uhauahuah mas sem onda claro q tibia eh um rpg mas por muitos considerados um mistura dos 2 tipows sitados por vc...

------------
    vc sabe q esta vacilando com tibia quando:
    1. Chega na aula e implora ao professor para te falar se uma maça ou uma espada era melhor na idade média.
    2. Quando o valentão quer te bater você sai gritando PK! PK!
    3. Obriga seus amigos a saber o básico de tibia para conversarem normalmente.
    4. Vai numa loja de roupas e diz:
    hi
    buy plate armor
    5. Vai no hospital e fala:
    i need uh
    6. Ve um predio em chamas e diz: deve ter um fire elemental la dentro!!!
    7. Sempe que vai ao banco diz:
    5 platinums

Registro
    18-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Pegasus Demon
    Pra quem não sabe significa roler play game
    entao é um jogo que vc fala com pessoas de outras partes do globo em tempo real... e rpg sim é npc meu amigo MU ON-LINE GRANDE rpg vários npc ...
    falar com eles só foi uma grande idéia da cip aqui no tibiabr te o que significa Rpg vai la e lÊ rimo uhauahuah
    Eu não disse que npc não faz parte do RPG, eu disse que os npcs do Tibia não são elementos RPG, pois eles não tem sensações, eles não tem reações baseados nos sentidos. Olhando pela definição básica: NPC= No Player Character, isto é, um personagem controlado pelo mestre do jogo. Aqui esta a diferença, os NPCs de Tibia não são controlados por uma pessoa, e sim por uma máquina. Isto cai em outra discussão, jogos como Final Fantasy, Crono Trigger são RPGs ou Adventure ?
    Eu e mais uma legião de adeptos ao RPG de tabuleiro achamos que estes jogos são Adventure, e não RPG.
    Porém Tibia, assim com Ultima, Ragnarok, tem elementos de Adventure e RPG

Registro
    12-12-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cara moh doido isso embora eu acha q se eh rpg ou adventure naum mude nda eh o msm jogo fiko mto doido e admiro o jeito q tu coloko as coisas e na minha opniao tibia eh rpg

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Na ilha formosa,
    cheia de graça.
    O time da raça.
    É povo é gente,
    é bola pra frente,
    É só coração
    o meu Avaí

Avaí meu Avaí.
    Da ilha és o Leão
    Avaí meu Avaí.
    Tu já nasceste campeão

Não dá para esquecer
    o seu belo passado
    Mas a hora é presente
    e o time vem quente
    De encontro marcado
    com seus dias de glória
    Pois a ordem é vitória
    Vencer, vencer.

Registro
    26-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pra mim tibia sempre foi, e vai continuar sendo um jogo de estrategia, solo.

O cara que diz que Tibia eh RPG!!!!
    Olha naum sabe o que eh RPG.

Tu pode dizer que Tibia eh jogo de ação, eu até posso concordar com vc. Mas RPG nuam.

Mas claru que tem pessoas que FAZEM RPG no Tibia, issu eh diferente.

Unico RPG de verdade online que eu conheço eh um tipo de server que existe de Neverwinter, que tem MESTREs e narram as coisas, mas com jogabilidade de MMORPG, akilo la sim eh RPG, apesar de eu nuam jogar... pq eh caru :rolleyes:.

Mas eu me contento com o TIBIA, jogo de estratégia.

Registro
    10-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu achu que tibia e mais um jogo de aventura com um POUCO de rpg... Pq vc pode decidir o que quer fazer, mas pela parte dos proprios jogadores vc tem um objetivo fixo, como trenar, cacçar, fazer quests, treinar ml...
    Como outro comentario, Tibia deveria organizar guerras entre cidade ou invasoes MAIS vezes, tipo 1 vez por semana, ai ia ser daora
    FLw
    Trabalhando Ainda.... :118:

Registro
    18-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Maximoom
    Pra mim tibia sempre foi, e vai continuar sendo um jogo de estrategia, solo.

O cara que diz que Tibia eh RPG!!!!
    Olha naum sabe o que eh RPG.

Tu pode dizer que Tibia eh jogo de ação, eu até posso concordar com vc. Mas RPG nuam.

Mas claru que tem pessoas que FAZEM RPG no Tibia, issu eh diferente.

Unico RPG de verdade online que eu conheço eh um tipo de server que existe de Neverwinter, que tem MESTREs e narram as coisas, mas com jogabilidade de MMORPG, akilo la sim eh RPG, apesar de eu nuam jogar... pq eh caru :rolleyes:.

Mas eu me contento com o TIBIA, jogo de estratégia.
    Valeu mesmo por lembrar de Neverwinter Nights (NWN) ... eu não citei porque ia aumentar mais o tópico. Em NVN você pode criar um mundo com regras, isto é, um mundo consistente. Lá sim, existe um mestre, em tempo real, dizendo qual é o objetivo, missões, um mestre interpretando os personagens chaves (os verdadeiros NPCs), em NVN você segue de acordo com seu alinhamento ... se você fizer algo que não condiz com teu alinahmento, você é punido !

Tópicos Similares

1. Tibia,Mu Ou Diablo II???
    Por Cross Bow Master no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 60
    Último Post: 27-12-2006, 02:24
  2. Respostas: 19
    Último Post: 02-05-2005, 19:51
  3. RPG ou não RPG????????
    Por Elfo Biguezz no fórum Tibia Geral
    Respostas: 6
    Último Post: 14-11-2004, 21:49
  4. Tibia RPG? Hah, isso é o mesmo que Teletubies para adolexcentes!
    Por Knuckles of The R.L. no fórum Tibia Geral
    Respostas: 32
    Último Post: 13-10-2004, 16:57
  5. Tibia,Mu Ou Diablo II???
    Por Cross Bow Master no fórum Tibia Geral
    Respostas: 2
    Último Post: 29-09-2004, 13:39

Permissões de Postagem