Bem, já vi muita discussão aqui no fórum do tipo “este update acabou com o RPG” ou “este tipo de pessoa estraga o RPG”. Bem, neste tópico aqui vou explicar algumas características de jogos estilo Adventure e jos estilo RPG.
Adventure são jogos onde você, personagem principal, tem que desvendar segredos (quests), conseguir itens, enfrentar monstros, enfim, é apenas você e teus objetivos predefinidos cujos métodos e caminhos já estão predefinidos também, como um roteiro.
RPG é um jogo de interpretação, isto é, você dá uma personalidade ao personagem. Se você tiver uma missão, um objetivo, você é quem decide a forma e os métodos para resolve-lo (e se quer ou não resolve-lo).
Então Tibia tem elementos tanto de um Adventure quanto de um RPG. Vou mostrar uns elementos e classifica-los como RPG ou não.
- Resolver quests: Isto não é RPG. (Isto pode ser um quebra cabeças, ou apenas mais um “objetivo” que você pode fazer, mas não influencia na história do jogo)
- Conversar com NPC: Isto não é RPG (pois eles não têm sentimentos, sensações, enfim, personalidade... não há como insulta-los, trabalhar com seu psicológico).
- Ser lurer, pk, ladrão: Infelizmente, isto é RPG. (A personalidade de cada personagem é você quem define, se é bom ou mau caráter depende de você. Só uma observação: Lurar é permitido, porém impedir a passagem de alguém para o monstro matar isto a CIP censura).
- Fazer guerra: Isto é puro RPG. Imagina, envolver um mundo inteiro. Um monte de pessoas se interagindo, com táticas, magias, xingamentos, enfim, o falta da certeza é a pura essência do RPG.
- Treinar por horas skills: não é RPG, mas faz parte do sistema. Como Tibia se baseia um pouco em Ad&D, ele adaptou o sistema de skills e para que em vez de evoluir apenas quando ganhar level ele possa evoluir treinando (fabuloso isso).
- Parar no centro da cidade e vender itens: RPG na essência... pechinchar, pedir itens(argh), mentir, enfim, conversar com outros jogadores, isto é RPG.
E para jogar MMORPG não é necessário você falar de forma erudita, pode falar normalmente mesmo. Por exemplo, em vez de falar “- O nobre cavaleiro, me empreste teus serviços de guerreiro e me acompanhe rumo ao desconhecido para desvendar mistérios, acumular riquezas e enfrentar perigos inimagináveis...” pode falar “- E ae cara, vamos caçar dragons ou gs?”. Assim, como em um mundo de tabuleiro existem várias línguas, várias tribos, porque na internet também não pode existir?
Minha conclusão é que Tibia tem seu lado Adventure(que pode ser confundido com o próprio sistema AD&D) e tem seu lado RPG(a parte de interação entre as pessoas), e que a maioria das pessoas estão iludidas no significado da essência do RPG.
Eu sei que ficou meio extenso este tópico, mas espero que ajudem àqueles que ainda tinham dúvidas e não sabiam do que estavam falando.
obs.: meu projeto final na faculdade esta sendo voltada para a área de jogos, então certas definições aqui foram tiradas a partir de pesquisa e não por opinião própria, se quiserem discutir mais, mandem mensagens.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação