Pra quem quer ser archer:
Tem que tirar 4 de INT e LUK nos dados(demora um pouco pra sair, se não tiver paciencia, 4/5 ja está bom, mais 4/4 é o melhor mesmo)
Agora você deve decidir se vai ser Hunter ou Crossbowman(2nd job).
Hunter: São mais frequentes de se ver por ai, são rapidos, boa variação de dano, tem um skill q paraliza o inimigo por um tempo, e tem um dano mais baixo do que o Crossbowman, a maioria gosta mais de Hunter pois, as skills dele são mais legais(arrow bomb), usa bows(arcos).
Hunter tem que ter sua STR 5 pontos a frente do seu level, o resto vai em DEX(seus danos varião menos, já que STR aumenta o dano minimo)
Crossbowman: Menos frequentes de se ver, porém na minha opinião sao melhores que os Hunters, eles dão danos mais altos, mais são bem mais lerdos, até você pegar Crossbow boster, vais sofrer um pouco, mais Crosbowman é muito forte, tem o mult-hit mais poderoso, e seus danos sao bem mais variantes, depois do level 70 Crossbowman pega uma skill que congela os inimigos por 3 segundos(Ice Shot), o que ajuda muito, usa crossbows(bestas).
Crossbowmans tem que ter sua STR igual o seu level o resto vai em DEX(isso aumenta seu dano maximo, deixando seus danos mais variantes porém seu dano fica maior)
Agora que você ja escolheu o que vai ser, ponha 15 pontos em STR(pra ajudar na fase de begginer), e depois despege todos os pontos em DEX, quando pegar level 10 vá para Henesis(cidade dos archers), e vire um arqueiro, se quiser pode comprar uma arma boa e continuar upando na porrada, ou compre um bow simples e ja upe nas arrows(no começo você pode usar um bow mesmo se for virar crossbowman)
Agora nas skills você poe em eye of amazon primeiro e depos em critical shot, então, depois de maximazar as duas pode ir ponto em double shot(NÂO use arrowblow!)
Arrowblow é muito na sorte, você so tera uma chance de ativar o critcal= menos dano, agora no double shot, você tera duas chances de da o critical, isso aumentará o seu dano, além disso dois danos é muito melhor, pois você pode tirar um dano grande e outro pequeno por exemplo, agora no arrow blow, você ou vai tirar um dano grande ou um pequeno(prejuizo).
Pra upar, acho que do level 10 ao 15 da pra ficar nos Slimes nas arvores de Elinia, do 15 ao 20, num mapa do lado esquerdo de kerning city, tem muitos orange mushrooms, da pra upar la ate o level 20 tranquilo, depois dissso você pode ir upar na dungeon(green e horny mush), ou até ir na pig beah se tiver grana pra bancar as potions, depois do level 25 acho que já da pra upar na party quest, ou em undead mush na dungeon(não tenho certeza).