primeiramente, eu nao canso de elogiar ragnarok. O melhor jogo de rpg do momento. Tibia é sim um bom jogo, mas não passa disso. ragnarok tem uma capacidade de construção de personagens muito maior do que tibia. Tibia só tem 4, e nao tem como mudar caracteristicas de um knight pro outro, sao todos iguais, apenas muda a arma que no fim das coisas, dá tudo no mesmo.
ragnarok tem 8 vocações primarias e 8 secundárias (no proximo update serao 16 secundárias), isso sem falar na trans classe que é quando vc vira um superior na classe que vc está... Muita gente diz que rag nao perde xp, é porque são newbyes em relação a rag. Ele perde xp sim, porém ele nao perde o xp total seu, e sim apenas uma porcentagem do lvl que vc esta. É 1%, mas em rag, a relação de mosntros para matar por lvl é muito maior do que tibia.

Postado originalmente por
Guardian of Muritanya
Ragna só tem gráfico 3D,jogabilidade "boa" e umas besteirinhas.Agora pega:
História do Jogo
Monstros
Sistema de lvl e skills
sistema de vocações e como elas são
A Comunidade
O roleplay
Esquemas(No Tibia:skill bar,invasão de monstros)
Depois disso,me diz qual é melhor ¬¬
Ragna é só um rostinho bonito.Isso diz tudo.O q Tibia num tem de gráfico,tem de sobra na jogabilidade.
Quanto ao que vc disse, vou dizer. Ragnarok tem uma super história. O jogo foi baseado em uma revista japonesa. A cada update existe uma historia incrivel, nao a coisa forçada que tem no tibia (ja viu coisa mais ridicula do que a historia de ank do imperador que mudou a força de toso os monstros no update passado?). Lá vc nao vira uma classe melhor apenas pagando como no tibia. Lá vc tem que fazer varios teste, e vc corre o risco de nao passar ainda.
2) ragnarok possui aproximadamente 600 monstros, e alguns considerados chefões, que são unicos no jogo. Coisa que tibia vai começar a imitar agora, colocando 8 chefões unicos nas piramides enterradas. No tibia, se vc quer matar demon, só tem um lugar (se vc for lvl 100-), e se outros tiverem lá vc tem que ir embora, em rag a possibilidade de monstros muito fortes são imensas. No tibia matar 1 demom requer 1 bloquer 2 de auxiliando (mages ou paladinos), em rag existem monstros que requerem mais de 10 pessoas pra matar, e realmente muito dificil.
3) Que sistema de lvls e skills? aqui vc sobe um tanto de xp e sobe de lvl, e a skill tb... aqui vc perde metade do tempo que jogo ocioso, apenas treinando. No rag o sistema é muito mais complexo. A quantidade de calculos para se construir uma build lá é imensa. Eu mesmo estou no lvl 65 e fiz muitas cagadas porque nao sabia os calculos. Lá vc sobe skills 8 atributos. Em tibia não. Lá vc pode se tornar um senhor da sua classe ao chegar no lvl 99 (lvl máximo lá). Lá nao tem a babação de ovo por jogadores fortes, porque cada jogador tem um limite máximo que ele pode jogar, nao deixando assim, jogadores extremamentes fortes.
4) agora vc mexeu no ponto forte de rag, as vocações são algo a partes. Me diga, quala função de um druida no tibia? apenas fazer runas, em um combate ele nao é essencial. um sorc pode fazer todo o trabalho de um druida melhor. Em rag nao, todas as vocações são requisitadas a toda caçada. Existe vocações para todos os tipos, para quem quer ser forte, ou para quem quer ficar rico, juntando dinheiro, mas nao gosta tanto de batalhas (mercador e ferreiro). As classes nao tem nada a ver uma com a outra (druida e sorc é a mesma coisa, o avanço magicoe tudo mais).
5) A comudinade, atualmente rag conta com mais de 10 facções por ai, são paises que compraram os direitos dos jogos e distribuem em seus servidores ( o bro é um deles), isso sem falar do rag internacional para quem nao tem em seu pais. Atualmente a comunidade de rag conta com quase 15 milhoes de usuários cadastrados. nao seis os numeros de tibia, mas mesmo sendo um jogo com 7 anos, nao creio que chegue a isso, pois possue apenas 30 servdores, enquanto rag possui no mundo todo mais de 100 servidores oficiais. No brasil existe apenas 2, mas após o lançamento comercial (que custara ou 12 ou 15 reais), vai abrir mais. Detalhe, no tibia agora serao 75 reais para jogar, 25 por mes. rag nao tem lag igual tibia, melhor em quase tudo, só brasileiro, maior companheirismo, atenção toda voltada ao rpg, o powergammer nao é excraxado igual tibia, e uma comunidade mais receptiva do que tibia.
6) rolerplay em tibia? onde que em 3 anos jogando eu nunca vi? Vou dizer uma coisa. quando eu entrei para minha atual guilda, teve teste de coragem, lealdade, fidelidade e amor ao proximo para entrar na guilda. eu tive que demonstrar que eu tinha honra como cavaleiro. o meu lvl nao importava. quando eu fui aceito na guilda, foi feito um cerimonial de posse onde estavam todos os membros da guilda. A guilda tem uma historia passada. A vivencia do rpg é muito maior. Em tibia qual é a primeira pergunta que se faz para alguem entrar na sua guilda? é qual seu lvl. lvl em tibia é tudo. ninguem aceita lvl baixos, ninguem ajuda lvls baixos, ninguem respeita lvls baixos. A vivencia do rpg é clara a quem começar a jogar. claro que existem uns fdp que estragam a comunidade, mas isso é pouquissimo. Em rag nao existe powergammer atras dos melhores justamente pq nao se sabe o melhor jogador de um servidor. nao tem como saber o lvl dos outros, só se ele dizer.
7) esquemas, skill bar? isso é piada né? tibia foi o ultimo que fez isso, na verdade, tibia é um saco porque tem que ficar treinando skill. no rag seu skill sobe de acordo com seu lvl. vc nao temque ficar parado sem se divertir treinando. vc mata uns monstros, vende os itens (que na minha opinião, é o melhor jogo com sistema de vendas que vi ate hj, nada de spam)... no jogo vc tem um numero de xp,mas vc nao pode ver isso in game, porque lá sómostra a sua porcentagem no lvl, justamente para evitar a pratica de powergammer. No rag existem os pets, animais e estimação, muito legal por sinal. No rag existem infinidades de armas, milhares de configurações de armas, builds, equipamentos e cartas. em tibia só existe 1 configuração para cada personagem. os melhores equips e só. quala diferença da minha espada da mesma espada do meu amigo? nenhuma. em rag vc pode comprar uma espada e forjar ela para melhorar seu ataque, pode colocar propriedades misticas e elementais nela, pode colocar proteções contra certas raças e muito mais. em tibia existe isso?
ai atras liq ue só burro muda pra rag, mas a verdade é que tibia está caindo em desuso. ainda tem uma grande comunidade, mas cada vez mais tibia tem menos jogadores, mesmo com mais servidores. no meu servidor eu ja consigo entrar em qualquer horario, e agora eu sou free pq acabo a minha pa e nao renovei... pq isso? pq muitos pararam de jogar tibia. por muito tempo eu defendi tibia com unhas e dentes, como vcs fazem agora, mas quer saber a verdade? após jogar line age 2 e rag, eu me arrependo por todo tempo que fiquei aqui, jogando esse jogo. Tem uma boa jogabilidade, mas só... nao jogo rag por causa do grafico, mas a possibilidade de criação é muito maior. vc tem o personagem na sua mão. em tibia nao... qual a diferença de 2 kinas lvl 100 com os mesmos equips e skills? nenhuma... em rag as diferenças podem ser gritantes, com um knight que pode dar 5 hits por segundo e outro que dá apenas 1, mas é mais fote e temmais life.
abram os olhos