Na minha opinião, acredito que o povo deu a vitória para Lula contra Geraldo nesse debate, pelo fato dele ter sido atacado, e Lula até ter se defendido bem dizendo que é a polícia federal que tem que investigar e o ministério público punir. E que teria mais interesse de saber o que houve do que o próprio Geraldo.
Outros pontos na minha opinião contribuíram foi Lula ter refrescado a memória do povo com a "Era FHC". Aquilo foi crucial no meu entender, FHC entregou o país no 8º ano para Lula com inflação nas últimas, a maior taxa de desemprego da história, recessão no comércio do país, economia totalmente destruída.
Com isso quem assistiu o debate viu que corrupção denúncias, deve ser investigado e punido os culpados, mas deixar o país que está bem como era no tempo de FHC, ninguém quer novamente.
O que acontece muito na minha opinião é que as pessoas sempre tiveram preconceito de Lula não ter feito faculdade, não ter um dedo, falar com a língua presa, ter sido metalúrgico, etc.
Mas com governo que ele fez na área da economia, exportação, emprego, comércio, crescimento, enfim sendo considerado o melhor presidente que já teve na história do Brasil pela maioria da população, ninguém tinha coragem de falar nada contra....
E ficou-se com esse preconceito retido devido ao desempenho dele. As descobertas do mensalão, corrupções dos membros do PT, etc, parece que foi a brecha que muitos queria pra desabafar o preconceito contido....
Tanto que é muito fácil notar quando quem vota contra Lula falar algo, não mencionar outro elemento como fator primário que não seja: "Aquele fdp nem faculdade fez..." "aquele imbecil nem um dedo tem..." "Nem sabe falar direito e vou votar nele?..."
Bom o cargo é presidente da república, eu voto em que acredito que seja o melhor governante, o melhor negociante, o melhor dirigente, o melhor representante dos interesses do povo (e não de uma parte da sociedade), o melhor líder para defender os interesses do Brasil...
O dia que eu quiser eleger alguém para academia brasileira de letras, alguém para miss brasil, ou alguém para dublador, com certeza levarei em conta quem não fez faculdade, quem não tem um dedo, quem fala com a língua presa....
Como não é o caso, isso é totalmente irrelevante. Me admira as pessoas terem tanto preconceito no Brasil. Argumentar que não é um bom governante, que é corrupto, ótimo, é louvável, agora ver por aí todo dia pessoas mencionarem aspectos de preconceito que são irrelevantes, me dão nojo.
Abraço
[]'s