Postado originalmente por
Carl Frederich Gauss
inglês nem e como mandarim ou arabe pra pedirem uma versão em nossa lingua
o cara têm mesmo que saber o minimo de inglês
afina de contas estamos numa merda de capitalismo e globalização e nesse aspecto tibia e ate bom pra se reforçar certos conhecimentos
como ja disseram se fissesem um tibia em português os pl/swe/chi/mx/etc iriam querer em suas linguas e seria foda a lot
se eles devem saber inglês pra jogar por que nos não?
Bom, nao vou continuar no debate politico/economico sobre o inglês porque não é o caso aqui, mas so não me conformo com o tipo de argumento acima: se estamos fazendo parte da merda vamos fazer o melhor para continuar nela; assim sempre ficaremos na merda. Não se esqueçam que nada é natural, mas fruto das transformções que nós, seres humanos, empreendemos durante toda história e que não acaba aqui, continua, portanto a merda de hoje, não será a merda de amanhã, a não ser que continuemos passivamente a aceitá - la como algo definitivo.
Mas voltando ao tíbia, o que estou percebendo é que o pessoal ainda não entendeu a proposta.
Não to dizendo que é pra ser só BR, se a Cip quiser ela pode traduzir para todas as linguagens.
O que sugiro é que a interação com os NPC, e objetos do jogo, como os livros, possam ser na lingua que cada um escolher ao baixar o cliente. Se br quiser baixar a versão em inglês (e continuar treinando e aprendendo ingles), na boa, se quiser em mandarim, pode ser também, só estou sugerindo que se amplie o leque de opões.
Além disso, a interação com os jogadores continuaria do mesmo modo que é agora, seja ela em inglês, espanhol, ou portugues, que são as linguas que mais aparecem no tibia.
O fato de termos uma interface multilinguage, não vai intereferir em nada no jogo, a não ser para melhor.
Não to dizendo aqui que vamos jogar o inglês no lixo, ou que não é importante aprender Inglês, ou porque eu não saiba ingles, pelo contrário, sei muito bem; o que eu quero é ter a opção de interargir melhor num jogo com a minha própria lingua, "me sentir em casa".
E se a Cip quiser ela faz isso numa boa, em qualquer lingua, é só ela fazer algumas alterações na programação.