Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Sp investe em internet "eletrica"

  1. #1
    Avatar de fabiogaino
    Registro
    20-09-2004
    Localização
    sao paulo
    Idade
    40
    Posts
    1.571
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Sp investe em internet "eletrica"

    LI este artigo e axei muito interessante , para quem entende um pouco de informatico acredito que sera algo bem interessante ... comentem a noticia XD






    SP investe em Internet pela rede elétrica






    A AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica do estado de São Paulo, vai investir em Power Line Communication (PLC) ou Comunicação via Linha de Energia. O PLC é capaz de usar a rede de energia elétrica para transmissão de dados pela Internet em banda larga.
    A meta da AES é fazer com que até 2006 todas as residências atingidas pela rede elétrica tenham acesso a uma rede pela qual os dados viajarão com taxas de transferência de até 200Mb/s (megabits ou milhões de bits por segundo).

    Paulo Pimentel, gerente de automação da AES Eletropaulo, é o coordenador do projeto. Pimentel explicou que a Eletropaulo não tem o menor interesse em se tornar um provedor de acesso à Internet. "Nosso core business (foco de negócios) é, sem dúvida, distribuição de energia. É por isso que nosso primeiro passo foi implantar a tecnologia PLC como um meio de otimizar nossos processos no sentido de oferecer melhores serviços para nossos clientes", explicou.

    "A AES Eletropaulo sempre dependeu de terceiros para transmitir seu grande volume dados - hoje um pouco menos", disse Pimentel. "E isso gerava um custo operacional muito alto, pois nossa demanda por esse serviço é altíssima em função dos milhares de sistemas de telecontrole presentes em toda a infraestrutura elétrica. Esse foi o primeiro estímulo para que a viabilidade da PLC começasse a ser avaliada por nós".

    E a PLC acabou juntando a fome com a vontade de comer, pois essa tecnologia permite aproveitar um imenso valor agregado - e ignorado até hoje - a um dos maiores patrimônios da Eletropaulo: uma rede elétrica instalada e operacional que atinge cerca de 98% das residências paulistas.

    Desde o final de 2003, a empresa usa internamente o PLC no edifício-sede (localizado no bairro da Granja Julieta, zona sul de São Paulo) e em mais duas agências onde existem equipamentos de auto-atendimento pelos quais clientes podem acessar a Internet e serviços prestados pela própria Eletropaulo, como consultas por pendências de contas. "E nessa mesma rede PLC também trafegam as imagens captadas por nossos circuitos internos de câmeras de segurança. Dessa forma, se tornou possível que eu, na minha sala na Granja Julieta, ou o gerente de agência, veja como está o movimento de clientes na nossa agência 25 de Janeiro, no Vale do Anhangabaú, em tempo real", contou Pimentel.

    Dentro e fora de casa
    A fase de implementação comercial da PLC ainda precisa evoluir bastante. "Estamos primeiro pesquisando todos os recursos de desenvolvimento dessa tecnologia, junto a centros de pesquisa, como o CPqD. Lá são testados os equipamentos de vários fabricantes". Um passo decisivo para que as coisas caminhem mais rápido é que cada vez mais empresas nacionais comecem a se interessar em fabricar os equipamentos necessários. Por enquanto, todas são estrangeiras, mas já existem pelo menos duas empresas nacionais interessadas em se tornar fornecedoras, de acordo com Pimentel.

    Existem dois tipos de padrão para o uso da PLC. Um é o "indoor" (ou PLIC), muito utilizado nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Consiste em uma caixa comutadora que vai interligar uma rede de banda larga pré-existente com a rede elétrica interna de uma casa. Com isso, todas as tomadas de lá estão habilitadas a transmitir dados além de eletricidade, ou seja, funcionariam também como pontos de conexão de uma rede de lados, os quais dependeriam de um modem externo especial para convertê-los para um computador.

    Pimentel afirma que, como a largura de banda desse padrão é a mesma da que é fornecida pelo provedor de acesso de banda larga, ela não permitiria o tráfego de vídeo em tempo real com qualidade semelhante a que vemos hoje na TV.

    Já o outro padrão, o "outdoor" (ou PLOC), é o que será implantado pela Eletropaulo. Funciona basicamente como outras redes, como a de TV a cabo, por exemplo. Uma central de controle e repetição, chamada no meio telecom de "master", é conectada à rede intermediária de fornecimento de energia (que fornece as tensões de 110 e 220 volts para o consumidor final). Cada uma dessas centrais pode controlar o acesso de até 40 usuários simultâneos. E se o "master" estiver ligado à rede de média tensão - transmitindo cargas de 13600V e ficando em uma etapa anterior à intermediária -, ele pode cobrir, sem perdas de velocidade, uma área de até dois quilômetros. Assim, todas as tomadas das casas ligadas a esse circuito contariam com a PLOC.

    Outra característica do PLC outdoor é a possibilidade de se personalizar a taxa de transmissão de acordo com cada contrato de assinatura. Isso quer dizer que poderão ser oferecidas assinaturas para taxas de transferência de 600Kb/s, 2Mb/s e até 200Mb/s. Pimentel ainda acredita que há grande probabilidade de que o preço cobrado por essas assinaturas fique mais barato do que os praticados atualmente pelas operadoras de TV a cabo e pelos provedores de acesso ADSL como o Speedy, por exemplo. "Na Europa é assim e não vejo motivos para que o mesmo não ocorra por aqui", frisou Pimentel. Ele também explicou que empresa ainda está avaliando como deverá explorar o negócio comercialmente, por isso, ainda não há previsão de quando a PLC entrará em funcionamento, nem quanto isso irá custar ao assinante do serviço.

    Blecautes e faíscas
    E se faltar energia? Claro que a imensa maioria das residências não conta com o auxílio de um gerador. Como ficam as empresas que dispõem desse equipamento e os proprietários de laptops? O sistema de no-breaks dos "masters", segundo Pimentel, seguram até duas horas de conexão. Esse tempo, aliás, é o tempo-resposta adotado pela Eletropaulo para resolver qualquer problema de fornecimento de luz. "Só um evento muito complicado como a queda de várias árvores em cabos da rede de alta tensão tirariam a PLC do ar", brinca Pimentel.

    A conexão entre o computador e a rede PLC, indoor ou outdoor, é intermediada por um modem externo que também terá a função de proteger os equipamentos nele conectados de qualquer descarga atmosférica - raios e relâmpagos - que cause um pico de energia. Como trabalha na faixa de 5 a 35MHz (a rede elétrica brasileira funciona na faixa de 60Hz), a rede PLC e o modem são pouco suscetíveis a interferências eletromagnéticas.

    A única possibilidade de que algo desestabilize a conexão PLC é se algum equipamento que eventualmente gere centelhas ou faíscas seja ligado à rede elétrica local como motores elétricos e acendedores de fogão, por exemplo. "Essas centelhas podem gerar ruídos próximos à freqüência de operação da PLC e causar uma diminuição na taxa de transferência", explicou Pimentel.

    Apesar disso, os modems externos têm a possibilidade de contornar esse problema, já que eles têm a capacidade de dividir o sinal em 1200 portadoras independentes. Com isso, só um equipamento capaz de produzir um faiscamento muito intenso conseguiria gerar interferências tão aleatórias a ponto de "esbarrar" na faixa entre 5 e 35MHz e assim reduzir a performance da conexão de dados.

    Porém, se a interferência for constante em determinada faixa de freqüência, o próprio modem se encarrega de isolar a portadora problemática e chavear para uma outra que esteja livre de interferências. "O usuário pode ficar tranqüilo pois se alguém em casa ligar o chuveiro, nada vai acontecer".

    Ainda não foi definido qual o fornecedor do modem externo PLC. O que se sabe é que ele contará com várias conexões: uma no padrão ethernet (a conexão de rede de dados), uma no USB (que pode ser utilizada para conectar periféricos e outros equipamentos, como câmeras de acesso remoto) e uma outra para telefones habilitados para comunicação de voz sobre IP, também conhecida como VoIP. Há planos de alugar a rede elétrica para transmissão de voz para as empresas-espelho como a Intelig e a Vésper, por exemplo, o que promoveria uma concorrência de verdade entre as operadoras de telefonia.

    Passada essa fase incial, o próximo passo é escolher qual a melhor forma de explorar essa tecnologia comercialmente, o que envolve também a escolha de parceiros como um provedor de acesso à Internet, um prestador de serviços de telecom ou ainda uma rede de TV a cabo. Existem razões para a indecisão. Uma delas é fato de a tecnologia PLC ser muito nova não só aqui mas no resto do mundo. Outra é que o Brasil ainda é muito dependente de equipamentos importados.

    Tempo real
    Mas o que alimenta ainda mais a expectativa dos executivos da Eletropaulo é a chegada das primeiras análises sobre segunda geração da PLC, lançada há poucos meses nos EUA. "Essa rede é capaz de atingir taxas de transferência de até 200Mb/s (megabits ou milhões de bits por segundo), enquanto a da primeira geração, muito utilizada na Europa e Ásia, trabalha a 45Mb/s. É uma plataforma de tráfego multimídia em tempo real por excelência", empolgou-se Pimentel.

    Para efeitos de comparação, o Speedy oferece geralmente com 600kb/s para usuários residenciais. Essa velocidade de 200Mb/s equivaleria a 25MB/s (bytes por segundo). Ou seja, demoraria mais tempo para queimar um CD que baixá-lo pela rede. Claro que essa velocidade absurda existe apenas no plano teórico. No mundo real as coisas normalmente são mais lentas que no papel.

    Pimentel destaca o fato de que a rede PLC não será usada como um backbone, ou seja, uma grande rede de dados de alta velocidade para fins corporativos. "A PLC é um sistema de telecomunicação direcionado para o usuário final, o que se costuma chamar no meio TI de "última milha" (last mile). Dada à capilaridade da rede elétrica, ou seja, pelo fato de estar espalhada de forma homogênea por todo o Estado de São Paulo, funcionaria de forma paralela e complementar às redes de telecomunicações pré-existentes". Pare ele, por conta justamente desse alcance, a tendência é que ocorra uma expansão importante do acesso à Internet rápida não só em São Paulo mas em todo o país.

    E a Eletropaulo não estará sozinha nesse mercado. Distribuidoras de outros estados como a Light (Rio de Janeiro), Copel (Paraná), Cemig (Minas Gerais) e Celg (Goiás), por exemplo, também estudam a possibilidade de entrar nesse mercado tão promissor. Para estimular o uso do PLC em todo o Brasil, foi criado este ano o Fórum Nacional PLC, um ponto de encontro e troca de informações voltado para todos que podem tirar proveito da tecnologia - como companhias telefônicas, elétricas, operadoras de TV a cabo, empresas de segurança, agências de pesquisas, consultorias, órgãos governamentais e entidades civis.

    "A idéia é disseminar essa tecnologia para que seja implantada massivamente em todo o Brasil, pois ela pode ser a solução para a falta de inclusão digital e ainda gerar uma infinidade de oportunidades de negócio para diversos setores da economia", completa Pimentel.

    A própria Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) engrossa o coro de Pimentel. Para ela, a PLC pode ser a "pedra filosofal" que faltava para promover a universalização das telecomunicações e da inclusão digital do cidadão brasileiro. A declaração foi feita durante o V Seminário sobre Tecnologia PLC, encontro promovido recentemente pela Celg.

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

    Moderador
    Fabiogaino
    Sempre de olho , em qualquer lugar ,voce nao vai me ver ....
    "Dizem que quando voce mata um homem , nao tira apenas o que ele era ...mas o tambem tudo o que ele viria a ser."

    BANN

  2. #2
    Avatar de Havengar
    Registro
    20-09-2004
    Localização
    São Paulo - Mooca
    Idade
    45
    Posts
    19.500
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Já tinha um superficial conceito de saber do que se tratava e em que pé estava, agora ficou bem claro e completo em informações mesmo. Muito bom artigo, valeu Fabio.


    Abraço

    []'s

    /¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_//¯_/


    Quer me seguir no twitter?
    http://www.twitter.com/baydir


    Me encontrem tbm no TibiaSpace
    http://tibiaspace.com/showprofile/Havengar


    Facebook
    http://www.facebook.com/baydirgois

  3. #3
    Avatar de ReJoGa
    Registro
    19-09-2004
    Localização
    Curitiba
    Idade
    35
    Posts
    1.072
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Interessante, jah tinha ouvido fala disso em q a Copel está na parceria, mas n sabia direito como iria funcionar...
    Audentes fortuna iuuat...
    (A sorte ajuda àqueles que ousam)



  4. #4
    Avatar de bruxo
    Registro
    19-09-2004
    Localização
    Porto Alegre
    Idade
    35
    Posts
    4.746
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    q afuder issso
    seriu uma boa ideia a do sp essa
    imagina q lgal net por eletricidade
    soh falta qdo tiver eu fkr sem luz
    saiushauisahisahuisahisa

  5. #5
    Banido
    Registro
    06-12-2004
    Posts
    21
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    O problema são os transformadores. Pra resolver esse problema era preciso colocar um dispositivo em cada transformador para pegar o sinal digital antes do transformador e devolver após o transformador.

    A técnologia usada é a mesma de internet via cabo só que usando um meio de transmissão que inclusive é melhor que os atuais pois a impedância dos fios da rede elétrica são menores causando menos perda de sinal.




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Kenny Forever ^^
    Registro
    29-09-2004
    Idade
    35
    Posts
    99
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Hehe, eu já tinha lido uma reportagem igual á essa numa revista aí. Po, quem dera em, eu fui o único maluco que pegou o Ultima Online (615Mbs), á conexão DISCADA, todo fim de semana sem pausar e dps das 00:00, das 00:00 até as 00:50, pow, com internet á eletricidade, pegava em no máximo 10 segundos!!É muita coisa, imagina as possibilidades. Agora, vocês não acham que isso vai custar muito caro não?Eu acho que não muito, mais barato que o ADSL, isso só o tempo vai dizer :happy:

  7. #7
    Gold Dust Woman
    Visitante

    Padrão

    Putz, e mais uma vez minha cidade sai de mãos abanando, e eu entro em depressão u.u

  8. #8
    Avatar de fabiogaino
    Registro
    20-09-2004
    Localização
    sao paulo
    Idade
    40
    Posts
    1.571
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    quanto ao preço axo que a internet vai ser cobrada juntamente a sua conta de energia mais algum provedor ....( nao consegui entender a nececidade ainda mas fazer oq neh )



    A técnologia usada é a mesma de internet via cabo só que usando um meio de transmissão que inclusive é melhor que os atuais pois a impedância dos fios da rede elétrica são menores causando menos perda de sinal.
    corrija se eu estiver errado mas o que faz a maior perda de sinal na conexao dsl seria a induçao magnetica causada por fios eletricos , mas e agora que a internet e totalmente eletrica ou seja os sinals sao convertidos em pulsos eletricos e mandados para um outro ponto que ira converter este sinal em dados novamente ....agora nao havera perda de dados e porque nao havera induçao ...correto ???

    axo que a tecnologia nao e tao aparente como a de tv a cabo mas sim parecido com aconexao de fibra optica ...diferente dos pulsos eletricos ...axo q e isso mas pode corrijir se eu tiver errado

    Moderador
    Fabiogaino
    Sempre de olho , em qualquer lugar ,voce nao vai me ver ....
    "Dizem que quando voce mata um homem , nao tira apenas o que ele era ...mas o tambem tudo o que ele viria a ser."

    BANN

  9. #9
    Avatar de Legolas the Arrowman
    Registro
    26-10-2004
    Idade
    34
    Posts
    139
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    interessante msm.vlw
    Legolas the Arrowman
    Trimera

    Ex Cavaleiro de Stomgald(antica)
    good times of antica xD
    meu flogao

    se entrar eh pa comentar ein xD

  10. #10
    Avatar de ReJoGa
    Registro
    19-09-2004
    Localização
    Curitiba
    Idade
    35
    Posts
    1.072
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiogaino
    quanto ao preço axo que a internet vai ser cobrada juntamente a sua conta de energia mais algum provedor ....( nao consegui entender a nececidade ainda mas fazer oq neh )
    Hehehehe, jah vão começar recebendo processos por "venda casada" se fizerem isso...

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Audentes fortuna iuuat...
    (A sorte ajuda àqueles que ousam)





Tópicos Similares

  1. Esportes | Cruzeiro investe em economia em jogos em SP
    Por Igns no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 12
    Último Post: 20-06-2009, 20:47
  2. Taverna | Teste de vicio em internet
    Por Natsume Shin no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 51
    Último Post: 31-05-2007, 00:22
  3. Taverna | Chineses viciados em internet dão duro para se recuperar
    Por Barca no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 11
    Último Post: 02-04-2007, 10:19
  4. A pioneira em internet,acaba de falir. :P
    Por Zero no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 31
    Último Post: 25-02-2006, 13:52
  5. Brasileiro viciado em Internet???
    Por Mighty_Warrior no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 21
    Último Post: 07-05-2005, 12:49

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •