Update, roleplay e economia
Mais economia do que o resto, mas beleza. :riso:
E entao o UPDATE finalmente chegou. Ilhas novas, novos atributos, novos monstros, novos graficos e...
OS MESMOS PLAYERS :triste:
Estive pensando e resolvi postar isso aqui no Fórum para que todos pudessem falar a respeito. Tibia é um jogo que tem como caracteristica principal ser de "massa" ou seja, varios jogadores ao mesmo tempo compartilhando experiências e diversão.
Infelizmente não é isso que tenho visto. As pessoas cada dia mais não se preocupam em utilizar o Tibia em sua plenitude. Ao meu ver, jogar Tibia vai muito alem de ter ido em todas as cavernas, ter conhecido e/ou matado todos os monstros, ter ou não todas as armas.
Tibia simula a vida de guerreiros de uma época mitológica, promovendo aspectos como vida social (incluindo casamentos), busca por aventuras para jovens guerreiros (quests) e principalmente
economia.
Infelizmente parece que cada dia mais a bagunca esta instaurada. Players só se preocupam em ficar na frente do DP matando uns aos outros igual à noobs, as guerras não são justificadas, power abuse rola solto e os mundos antigos acabam perdendo todo o seu charme.
Por tudo isso acredito q os "RolePlayers" ou seja, aqueles que jogam de acordo com as regras, ensinando a quem precisa, ajudando o povo, e aproveitando o jogo como um todo se tornaram "HolePlayers" (ou jogadores quase sagrados em português). Isso é simplesmente um absurdo.
Onde podemos melhorar? Estive pensando apos ler um topic sobre porque não usar um char pra rune maker, que a economia do Tibia pode melhorar muito nossa vida la.
Cada vez mais itens considerados "raros" pela
Cipsoft sao comprados por lvl 8 ,10, no DP por preco de banana. Comparemos por exemplo um mundo antigo.
BoH 25k , guardian shield 1,5k , crusader helmet 5k.
Teoricamente, tirando a BoH, são itens para serem usados por jogadores de nivel no mínimo mediano.... De onde tirei isso?
Simples: se vc abrir a lista de itens e comparar o que todo mundo usa, com certeza vai atinar para o fato que os primeiros itens
não servem para nada, à medida que todos conseguem itens medianos facilmente, e os últimos itens
quase não existem, o que é óbvio pois se todo mundo nao preocupa em jogar, obviamente só vão aparecer os itens se um GOD resolver doar no mundo.
E o que isso tem a ver com RolePlay?
Tudo
Acho que a Cipsoft deveria se preocupar não só com as coisas de programação do jogo, mas também com a parte social das pessoas.
Infelizmente é dificil coibir que alguem venda um dragon shield por 1k, mas algumas medidas poderiam ser feitas pela Cip:
* Raridade do Item de acordo com estatisticas de lvl no mundo.
(Se ao inves de quantidade de jogadores online no momento, ou seja lá qual for o maldito algoritmo que permita a todos terem facilmente itens, acho que um item poderia cair dependendo do nivel dos jogadores. Por exemplo, a SOV ultima espada do jogo seria vinculada a um algoritmo que traria 1 / todos os outros players, ou em outras palavras, seria vinculada ao nivel do jogador mais alto do jogo. Exemplo mais claro: Um shield, dragon por exemplo seria vinculado a jogadores do nivel 30 - 35 por exemplo, entao seria feito uma conta que abrangeria o numero de pessoas nesse nivel no mundo / todas as pessoas.
OU SEJA quanto mais gente no mundo, mais difícil e escasso seria o item, e quanto mais gente no nivel daquele item, mais fácil de encontra-lo)
* Itens vinculados a um determinado nivel
(Com certeza a medida acima não seria totalmente eficaz em mundos velhos principalmente, portanto pensei que os itens poderiam ser como no jogo Diablo. Ou como as Wands/Rods (Necessitam de lvl tal pra usar) É simples, se fossemos imaginar o jogo como real, como alguem que é novo , poderia carregar uma armadura tão pesada? E nem é relativo a capacidade não, é quanto à experiência dele pra poder usufruir de um determinado escudo, elmo etc...)
* Mais NPCS trabalhando com itens raros
(Simples. Se você quiser estipular um preço em algum item, é só colocar um patamar pra compra.
Ex.: Se vc quer que o dragon shield não seja facilmente comprado por chars lvl 8~15 é só colocar um NPC pagando 6k, pois aí um lvl baixo desse não iria ter dinheiro pra comprar do povo, uma vez que as pessoas iriam prefirir vender pra NPC do que vender pro povo pobre)
P.S.> Acho inclusive que o preço de compra de NPCs poderia ser bem alto porque praticamente desestimularia o comercio fácil de itens raros.
p.S.2> Pensando: Se um NPC paga caro em um item, então a pessoa que vendeu iria ter muito dinheiro, e logo iria começar o comércio entre pessoas novamente, no entanto você geraria um GAP, ou um espaco de tempo, em que as pessoas que não saissem para achar seus próprios itens ficariam sem saída.
p.S.3> Essa medida serviria meio que para "sumir" com os itens, uma vez que não tem como a cip tomar itens de ninguém, então isso faria uma limpa nos mundos pra melhorar e economia. E para evitar inflacão a cip poderia estipular o preço que os NPCs pagam de acordo com a raridade do item no mundo, assim não haveria uma explosão de dinheiro, ou seja, em um mês todos acham dragon shield e todos tem milhões por ter vendido.
Acho que a economia do jogo influencia muito o mundo e as pessoas. Talvez se os itens fossem mais raros, e PKalizacao em mundos pvp diminuiria, pois a chance das pessoas matarem pra conseguir item cairiam drasticamente, e isso estimularia mais o jogo como um todo.
Outra coisa, Tibia como eu começei à pensar quando li o tópico das runas, é um jogo muito completo, e que, apesar do grafico, oferece muitas maneiras de relacionamento entre players. Por exemplo, druidas fazendo comidas e runas, personagens com possibilidade de fazer pães em moinhos, Knights por exemplo como o topic do Gente boa falou, pode blokar por dinheiro e tals....
Por fim e concluindo (pois nem sei se alguem um dia vai ler isso) . Acho que se a economia em Tibia fosse mais pensada do que qual item ou quanto de exp um bicho vai dar, seria inevitavel que as pessoas convivessem mais. Talvez o povo inventaria meios de conviver mais uns com os outros se relacionando melhor.
Os players vao continuar o mesmo, quem gosta de tibia gosta e pronto. E cada dia mais rookgaard está lotado. Entao acho que está na hora de parar de pensar nos players como individuos isolados ou de acordo com a
Cipsoft "Mais lugares para você cacar" . E não é só a
Cipsoft, acho que nós mesmo deveriamos repensar o update como uma nova chance. Mais uma vez temos a oportunidade de rever as nossas ações no jogo e entender que não adianta duzentos updates por mês, se as pessoas nao evoluirem!
P.S.> Graças à Deus há uma luz no fim dos fundos: Sem falar mal de outros mundos, comecei a jogar em Keltera esse mês. Um mundo novo, e estou muito feliz sim, não só pelo povo ser quase todos BR, mas também porquê o roleplay parece regra lá.... Players respeitam cave hunt, respeitam treino de skill, ajudam lvls mais baixos. Isso deveria ser tomado como exemplo de todos.
Sim, ficou grande, mas acho que um tempo que perdermos para ler tópicos construtivos, ou escrevermos algo pensando em melhorar o jogo vale a pena.
UPDATE de verdade sera quando mudarmos nossa mentalidade!
Saudações
Zanzzinghy
Reestilizado por Graeff