Bom, antes de tudo quero dizer que um pouco sobre essa teoria, foi feito teste e tals, soh que nem tudo eh comprovado, por isso se chama teoria ;p
E claro, antes fazer qualquer critica, leia TUDO, se nao vc nao vai entender meu pensamento.
Entao, algumas pessoas defendem a teoria de que a defesa da arma, soh serve pra subsitituir a defesa do shield quando vc esta sem um, outros que eh uma defesa adicional, e outros que nao serve pra nada, enfim, nao se pode ter certeza mais da pra ter uma ideia, vamos a pratica:
Se vc pegar seu kina, pegar um dwarf guard, tire seu shield, vc vai apanhar um pucado a mais nao eh? e se vc colocar o shield e tirar a sua arma, vc vai apanhar menos que antes, soh que vai apanhar um pouco mais do que com os dois juntos, faça o teste vc mesmo, pegue uma bs e um guardian shield, os dois possuem a mesma def ;]
Com base nisto, da pra se concluir que a defesa da arma nao substitui o shield, em PARTE..
Ai vc pensa, se a defesa da arma nao substitui a do shield, como funciona a as 2hands? Bom vamos ver isso ja ja.
Ja sabemos que quando seu shield absorve o hit, da aquele 'pof', e quando eh a armor da aquela faisca, intao vamos la:
O skill de shielding vc pode relacionar com a defesa do seu shield, somando os dois, vejamos pq:
No meu modo de ver, a defesa do se char eh mais ou menos assim, vc soma a defesa do seu shield, com a defesa da arma e seu skill de shielding, essa seria a defesa primaria (a do 'pof'), e o ataque da arma, seria a soma do skill de meele seu junto com o ataque da sua arma, mais nao confunda, todas essas 'somas' resultam em pontos, nao em hits reais.
Na pratica vc leva 3 tipos de hits, os primarios (pofs), os secundarios [faisca (hit absorvido pelo seu eq)] e o dano fisico (quando vc perde life).
Relacionando td o que eu disse, vc pode pensar o seguinte, vc usa uma Bright sword e um guardian shield junto de skills 70 de shielding, assim soma uma defesa primaria em pontos de 130 (30 da def do shield e mais 30 da arma com 70 de skill), ai vc vai enfrentar uma Rotworm, se vc toma o tipo de hit primario(pof) vc pode pensar o seguinte: sua def somou 130 e o hit do dwarf nao foi maior que isso, pq nao passou da sua defesa primaria.
Ja se vc tomar um tipo de hit secundario, vc pode pensar o seguinte: sua defesa primaria eh 130, a rot somou um hit de 135, mais os outros 5 pontos seu eq absorveu, por isso a faisca.
Ja o hit terciario, eh quando a soma da sua def primaria e secundaria nao segura o ataque do monstro..
Um exemplo?
Seu set eh: Bright Sword, Guardian shield, Legion Helmet, Crown armor, Knight legs e boots
E skill 70 de shielding
Assim temos:
Defesa Primaria: 130
Secundaria: 26
Total:156
Ai vc foi encarar um dwarf guard, e o safado somou um ataque em pontos de 170, assim, foi maior do que toda a defesa do seu char, intao vc tomou um hit fisico.
Mas ai vc lembra 'Po, ele ta falando de numeros, mais pq em full def eu apanho menos e bato menos, e full atk eu bato um monte mais tbm apanho bastante?'
Simples..
Um sorcerer por exemplo, ele pode tanto dar uma HMM de 50, como uma HMM de 70, nao existe uma regra pra definir isso, eh uma variaçao do tibia
assim como vc pode dar um hit de 1, e dpos hitar 100.
Pensando assim eh facil criar uma relaçao, veja:
Quando vc esta em full ataque, os seus pontos de ataque variam pra mais, e seus pontos de defesa primaria variam pra menos, assim, fazendo uma media, vc defende menos e ataca mais
Em balanced, seus pontos de ataque variam pouco, fazendo uma media razoavel, a mesma coisa pra sua defesa primaria
Ja em full def, seus pontos de ataque variam pra menos, e seus pontos de defesa primario variam pra mais, assim defendendo mais e atacando menos.
'Ah mais intao vc quer dizer que a defesa da sua armor fica variando?'
Nao, o que varia eh seus skills pra mais e pra menos de acordo com full atk ou full def
a mesma variaçao ocorre no atk dos bixos
Uma prova disso alem dos hits que eu falei eh a seguinte, fique pelado e tome hit de algo, vc nao tem nenhuma defesa, mais os hits nunca sao constantes.
'E a 2hand que vc citou acima, como funciona?'
Simples, o ataque dela eh somado com seu skill e a defesa dela fica sozinha na sua defesa primaria(a do pof), assim vc tem a defesa primaria reduzida duas vezes( fica sem os pontos de skill de shielding e sem a defesa do proprio shield)
Com base nisso, vc vai tomar muito mais hits secundarios(absorvido pela armor) e tambem hits fisicos.
Faça o teste vc mesmo ;]
Bom tudo isso fui eu que fiz, baseado na experiencia que tenho com meu knight, obviamente pode estar errado, mais axo que tem bastante logica.
Opinem, espero ter ajudado vcs a entenderem um pouco melhor, ou nao ;p
Abraço!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

), e o ataque da arma, seria a soma do skill de meele seu junto com o ataque da sua arma, mais nao confunda, todas essas 'somas' resultam em pontos, nao em hits reais.
), assim vc tem a defesa primaria reduzida duas vezes( fica sem os pontos de skill de shielding e sem a defesa do proprio shield)