Quase quatro e meia da manhã, e eu aqui acordado escrevendo esse tópico. Espero que seja de alguma utilidade, e que realmente faça vocês pensarem. Então, vamos lá!
O "Tux", mascote do Linux.
Linux é, falando por alto, um sistema operacional baseado no Unix. Não sou um graaaaande especialista ainda, mas o que sei é que um finlandês chamado Linus Torvalds pegou o código do Unix, mexeu aqui e alí e criou o kernel do Linux, ou o "esqueleto", algo do gênero.
Esse código foi distribuido para grupos de programadores, para cada um editar à sua maneira e criar as suas distribuições, carinhosamente chamadas de "distros".
Mas para evitar problemas, como milhões de tipos diferentes de tudo o que puder imaginar no computador, foram criados certos "padrões" para as distribuições não saírem do seu original, pode-se assim dizer. Por exemplo, todos os diretórios das distribuições são quase os mesmos, com pouquíssimas diferenças (né, Mighty? :rolleyes: )
RED HAT LINUX
Wikipedia assim define Red Hat Linux:
Um outro detalhe que não foi citado no texto é que, a partir de 2004, Red Hat tornou-se uma distribuição paga, mudando seu nome para Red Hat Enterprise. Porém um grupo de programadores pegou a última versão dele (se não me engano, a 9), e resolveu dar continuidade ao projeto, com a distribuição Fedora.é uma distribuição de Linux muito conhecida, líder do mercado nos EUA.
Um grupo de programadores na Carolina do Norte decidiu torná-lo mais fácil para possibilitar as pessoas uma experiência mais tranquila com o Linux. Como muitos grupos, seu objetivo era empacotar todos os bits necessários numa distribuição coerente, facilitando aos inexperientes o contato com o novo sistema operacional.
Esta distribuição porém tinha uma característica distinta das demais. Em vez de ser uma cópia de um disco rígido que tivesse o Linux instalado, ou um conjunto de disquetes com partes diferentes do sistema operacional que podiam ser copiadas, esta distribuição foi baseada no conceito de pacotes.
Cada pacote fornece um pedaço diferente de software, configurado, completamente testado e pronto para rodar. Quer experimentar um novo editor? Carregar o pacote e instale-o. Em segundos, é possível estar executando o pacote instalado. Não gosta dele? Emita um único comando e o pacote será removido.
Além disso o conceito de pacotes traz uma vantagem adicional: Esta distribuição do Linux podia ser atualizada facilmente.
O desenvolvimento do Linux no mundo é muito rápido, provocando a geração de novas versões com freqüência. Em outras distribuições, a actualização do software tornou-se complexa? Em uma atualização completa, normalmente o usuário teria que deletar tudo em seu disco rígido. Desse modo você provavelmente supõe que o grupo de programadores na Carolina do Norte é a Red Hat Software, e o pacote de distribuição é o Red Hat Linux. Desde a introdução do Red Hat Linux em 1994, o Linux e o Red Hat tiveram um crescimento extraordinário. Muito mudou: suporte para hardwares mais sofisticado, grande aumento de confiabilidade, e o crescente uso do Linux por companhias ao redor do mundo.
Mas muito ainda permanece. O Linux ainda é desenvolvido por pessoas no mundo todo; o Linux ainda está envolvido. A Red Hat ainda está localizada na Carolina Norte tentando facilitar cada vez mais o uso do Linux. O Red Hat Linux sempre foi baseado em pacotes ele é um dos sistemas mais fáceis de instalar, o programa de instalação pode ser executado em aproximadamente 15 minutos. O sistema em si é muito flexível. Com RPM, é possível instalar ou desinstalar pacotes de software com um esforço mínimo. Graças ao RPM, o Red Hat Linux é também fácil de manter: as instalações de pacotes podem ser verificadas e corrigidas, e os pacotes podem ser instalados e desinstalados confiavelmente. Além disso, o Red Hat Linux é fácil de administrar. Inclui um rico conjunto de ferramentas administrativas que reduz o trabalho cotidiano. O código fonte é fornecido para os componentes de livre distribuição do sistema.
A grande vantagem do Fedora é ser gratuito, mas a desvantagem é que não vem alguns programas (pagos) que o Red Hat Enterprises vem.
Sites para referência:
http://www.redhat.com/
http://fedora.redhat.com/
Conectiva
Segundo o site da distribuição; A Conectiva é uma empresa brasileira, com sede em Curitiba e representações nas principais capitais do país. A Conectiva foi pioneira no desenvolvimento e distribuição do Linux, seu modelo inovador de negócios e a alta qualidade de seus produtos e serviços garantiu-lhe presença entre as empresas de Linux mais influentes em todo mundo, reconhecimento pelo mercado e premiações da imprensa especializada.
Desde sua fundação, em 1995, a Conectiva conquistou importantes parceiros como Intel, Latin Tech e ABN AMRO Bank, o que comprova a solidez do empreendimento. O conhecimento e a experiência adquiridos no desenvolvimento da primeira versão do Linux voltada ao mercado latino-americano, permitiu consolidar sua posição em um mercado em contínua expansão.
Para contribuir com o desenvolvimento do Linux a Conectiva estimula projetos de aplicativos de código aberto em mercados verticais como educação, mercado doméstico e de administração pública, também estruturou uma rede de parceiros prestadores de serviços nas áreas de suporte, consultoria e treinamento em toda a América Latina.
Recentemente a Conectiva se juntou à Mandrakesoft (criadora da, quem diria, distribuição Mandrake) para a criação da distribuição Mandriva.
Sites para referência:
http://www.conectiva.com.br
http://wwwnew.mandriva.com
SuSe
Não posso dizer que é uma distro que eu tenho uma vasta gama de informações. O que sei é que é de fácil instalação, e ficou forte depois de ter sido adquirido pela Novell.
Wikipédia, novamente, nos ajuda:
Site para referência: http://en.opensuse.orgA SuSE, mais precisamente SUSE LINUX AG, é uma empresa alemã, que disponibiliza soluções baseadas no sistema operativo GNU/Linux, incluindo várias distribuições. Em Janeiro de 2004 a empresa foi adquirida pela Novell, uma empresa americana que na década de 1980 ficou famosa por seus roteadores.
Entre as distribuições de GNU/Linux diponibilizadas pela SUSE destacam-se:
* SUSE Linux Personal
* SUSE Linux Professional
* SUSE Linux Enterprise Server (SLES)
* SUSE Linux Openexchange Server (SLOX)
Debian
Debian é uma das distros mais famosas que existem. Pioneira na famoso comando apt-get, onde você pode facilmente baixar dezenas de pacotes de aplicativos (como jogos, aMSN e afins) apenas digitando o nome deles.
Uma informação mais aprofundada do Debian pode ser encontrada, novamente, na Wikipédia:
Site para referência: http://www.us.debian.org/é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU (e a distribuição oficial do Projeto GNU é Debian), é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos.
O projecto Debian é mantido por doações através da organização sem fins lucrativos Software in the Public Interest (SPI).
O nome Debian vem dos nomes dos seus fundadores, Ian Murdock e de sua mulher, Debra. A palavra "Debian" é pronunciada em Português como Débian.
Várias distribuições comerciais baseiam-se (ou basearam-se) no Debian, incluindo: Lindows (atual Linspire), Xandros, Kurumin, Debian-BR-CDD e Libranet. O Ubuntu Linux também se baseia em Debian.
Está actualmente a decorrer trabalho para portar o Debian para outros kernels livres para além do Linux, incluindo o Hurd e o BSD. Para já, no entanto, ainda é muito mais preciso descrever o Debian como uma "Distribuição Linux", sem mais qualificações.
Kurumin
Kurumin é uma distribuição baseada no Knoppix, que por sua vez é baseada no Debian. Ficou muito famosa aqui no Brasil por dois motivos básicos: O primeiro, é a distribuição (gratuita) no conceituado website Guia do Hardware (pode-se dizer que foi um Knoppix traduzido pelo dono do site, e com algumas funções à mais). A segunda é a constante propaganda que você consegue encontrar no Baixaki, melhor site de downloads de softwares do Brasil.
É um sistema simples, que roda direto do CD, bastando você gravar a imagem e programar o boot do computador pra ser primeiro no seu cdroom. Pronto, você pode acessar o Kurumin com todas as suas funcionalidades.
Evidente, se quiser instalar no computador, ele te dá todas as ferramentas para isso (e o melhor, ele utiliza como padrão um avançado sistema de arquivos, o ReiserFS, que lhe dá um ponto à frente em comparação à algumas distribuições), como particionadores e afins.
Recomendada para se ter o primeiríssimo contato com o Linux, mas não para aprender.
Site para referência: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/
Slackware Linux
Aah, o Slackware. Preferida de alguns usuários do fórum (como Mighty_warrior, Yaten e Fredaum), é uma distribuição que carrega consigo o mito de ser "muito difícil".
Na verdade, isso depende mais do seu ponto de vista. Usuários que nunca lidaram com Linux na vida, arrumar um Slackware logo de saída é muito arriscado. Para ser ter uma idéia, por padrão, o sistema inicia em modo texto. Assustador? Para quem ouve a priemeira vez a respeito, sim, mas para quem já tem alguma intimidade com o sistema, nada que um bom par de linhas de comando não resolvam.
É uma das mais antigas distribuições, remonta meados de 1993, e atualmente sua comunidade está muito anciosa aguardando o lançamento breve do Slackware 11 (sabe o update de natal do Tibia? É como se fosse). Uma das suas características principais é que a distribuição tenta se manter fiel aos padrões Unix.
Isso inclui, entre outras coisas, configurar a bolinha de scroll do mouse e o teclado em arquivos de texto. Interessante, não? A grande vantagem é que ele é, por natureza, extremamente configurável. A desvantagem é que o usuário iniciante pode "boiar" quando começar a usar o sistema.
Sites para referência:
http://www.slackwarebrasil.org/
http://www.slackware.com
http://www.slackware-brasil.com.br
Ubuntu
A distro de Linux que eu estou usando no momento (para o desespero do Mighty, Fredaum e Yaten).
É uma distribuição bastante simples. Roda direto do CD (assim como o Kurumin) e é baseada em Debian (assim como o Kurumin), mas NÃO é uma cópia descarada do Kurumin, de jeito nenhum.
A começar pela interface gráfica: GNOME, contra KDE do Kurumin. GNOME, este, que pode ser usado para trabalhar junto com XGL e conseguir efeitos belíssimos, como já foi mostrado.
Ubuntu também tem a vantagem de você poder pedir pelo site o CD com o sistema. Vem 5, um para você, e mais 4 para você dar de presente. O sistema, por padrão, evidentemente é em inglês, mas basta alguns cliques para deixá-lo em português brasileiro, e ver o quão simples é usá-lo.
Já vem com pacotes de aplicativos, como GAIM (messenger que usa vários protocolos, como ICQ, AIM, Yahoo, Jabber e MSN), Mozilla Firefox, GIMP (editor de imagens muitas vezes comparado ao Photoshop), OpenOffice (Alca Vicius é quem gosta desse aqui) e alguns joguinhos bestas![]()
A instalação é bastante simples... Baseada em next-next-next-install, mas isso não é recomendável. É bom saber alguma coisa de particionamento e ter uma ajuda pra instalar no HD, antes (Fredaum me ajudou a instalar o meu =D).
No mais, sistema recomendado para iniciantes e para avançados. Eu recomendo.
Sites relacionados:
http://www.ubuntu.com/
http://www.ubuntubrasil.org/
Ambiente GráficoO grande monstro do Linux agora é o maior aliado do usuário!
Foi-se o tempo em que o Linux era um disquete e você via uma telinha preta com linhas e mais linhas brancas de códigos complicadíssimos. Atualmente os ambientes gráficos do Linux podem variar, desde idênticos ao OS da Micro$oft, até um cubo giratório com 4 desktops diferentes. Parece complexo? Pois é mais simples do que parece. Vamos aos nomes das crianças, então!
Window Maker
Wikipédia nos salva novamente:
Uma coisa legal do Window Maker é que o famoso menu "iniciar", que temos no window$, pode ser acessado clicando com o botão direito no desktop. Parece ser muito rápido e fucional.Window Maker é um gerenciador de janela criado pelo brasileiro Alfredo Kojima seguindo conceitos do projeto AfterStep somado a novas idéias. Ao contrário do KDE e GNOME, que oferecem interfaces com múltiplos recursos para usuários convencionais, o Window Maker se propõe a implementar um ambiente igual em espírito ao NextStep. A abertura e a manipulação de janelas acontecem de forma muito rápida e eficiente. Escrito na linguagem de programação Objective C, o Window Maker é o gerenciador de janelas oficial do projeto GNUStep.
O Window Maker possui a facilidade de permitir o gerencimento de atalhos para programas sem prejudicar o consumo de memória do computador.
Algumas imagens do Window Maker:
Site oficial: http://www.windowmaker.org/
Site para baixar temas: http://themes.freshmeat.net/
KDE
KDE é um dos mais parecidos com o window$. Extremamente customizável (né, Mighty?), fácil de mexer e com vários comandos bem conhecidos nossos, como o clique do botão direito do mouse, que nos leva à seleção do fundo de tela.
Mas é meio pesadão, principalmente pra quem tem um computador bem antigo. Quem tem um computador bom nem vai notar a diferença.
É o padrão do Kurumin, por exemplo.
Aqui vão algumas imagens:
Site oficial: http://kde.org
Site para baixar temas: http://themes.freshmeat.net/
Site para baixar temas: http://www.kde-look.org
Enlightenment
Um Ambiente Gráfico que eu não sei absolutamente nada. O que eu sei é que tem um visual futurista, bem bonito, e que é meio difícil de configurar. Mas seguindo alguns tutoriais que se encontram na internet, você é capaz de fazer um espetáculo de Desktop.
Seguem fotos:
Site oficial: http://enlightenment.org
Site para baixar temas: http://themes.freshmeat.net/
GNOME
GNOME, sigla cuja tradução significa "GNU Network Object Model Environment", é um Ambiente Gráfico desenvolvido pelo mexicano Miguel de Icaza, com a intenção de criar um ambiente livre para softwares livres.
O GNOME destaca-se por ser fácil de configurar e por ter uma inferface amigável. Interface essa, aliás, onde pode-se "brincar" um pouquinho.
Bem, vou explicar: na distro que eu estou usando (Ubuntu Linux), GNOME é o padrão. E existe um plugin que trabalha junto com o OpenGL (explicando por alto, uma espécie de DirectX opensource) chamado XGL. Com o XGL você pode fazer as coisas mais malucas possíveis, como rotacionar o seu desktop em 360º, fazer suas janelas virarem gelatina, dar transparência à elas e muitas outras coisas interessantes. E com uma vantagem muito grande: É extremamente leve. Com a minha placa de vídeo GeForce 4 MX440-SE de humildes 64mb eu consegui rodar com perfeição a maioria dos efeitos. Apenas o efeito gelatina que travou algumas vezes no começo, mas eu já consegui resolver =D
Ah sim, é possível instalar o XGL em outros Ambientes Gráficos também. Mas eu não faço a mais vaga idéia de como faz isso. Aliás, eu mal sei instalar no Ubuntu, já que tive que formatar o meu HD por ter instalado errado da primeira vez =X
Seguem as fotos do GNOME:
GNOME com XGL funcionando (fotos do meu PC):
Site oficial: http://gnome.org
Site para baixar temas: http://themes.freshmeat.net/
Site para baixar temas: http://art.gnome.org/
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Fontes:
http://www.google.com
http://pt.wikipedia.org
http://forum.jogos.uol.com.br/viewtopic.php?t=654816 <-Minha maior fonte de inspiração e de onde eu tirei várias informações e quase todas figuras =X
Espero que tenham curtido o tópico sobre Linux. Demorei mais de duas horas e meia fazendo e escrevendo ele. Pensem um pouco a respeito.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 













).












Responder com Citação