
Postado originalmente por
Locke Chere Cole
Olá.
Em Abril fará três anos que jogo Tibia, e dois anos do início da minha pesquisa acadêmica com a ajuda do jogo.
Chegou a hora de contar a verdade. Tenho 26 anos, curso o último período de Psicologia na UFSC. O trabalho deveria ter sido apresentado semestre passado, mas devido à uma greve na instituição (Vocês devem ter visto no Jornal Nacional), a apresentação foi transferida para Maio, quando as aulas normais recomeçarão em todo o campus.
O título do meu trabalho é "A personalidade alterada pelo monitor". Trata das nuances existentes entre as pessoas na vida real e virtual. Por exemplo, qualquer pessoa fica mais corajosa em um fórum para dar a sua opinião a respeito de algo polêmico do que na vida real.
Como disse, comecei a jogar Tibia três anos atrás, por diversão. Claro que ainda me divirto bastante, mas boa parte do tempo passo trabalhando. Foi um dos motivos que me fez escolher Rookgaard como habitat principal, onde poderia ficar tranquilo e conversar bastante por PvT.
Há dois anos tive a idéia de usar o jogo para o meu trabalho. Já tinha um certo cartel de amigos (Nightmare Vampire, que me conhece bem, é um deles :>). Então resolvi passar-me por um garoto de quinze anos (Hoje "tenho" dezessete) para adaptar-me bem ao público-alvo do jogo (Adolescentes).
Nas minhas antigas guildas Assassinos do Apocalipse e Shadows of the Darkness analisei muito os sentimentos provocados pelo jogo. Lembram-se como eu roubava e lurava, mesmo não tendo um motivo muito convincente para isto? Claro, era pelo meu trabalho. Tenho chats com todas as pessoas roubadas por mim e que me xingaram após assassinadas. Mostrarei posteriormente para divertí-los.
Fingir identidade falsa é complicado, mas recompensador. Fiz amigos como Dark Nimbus Man, Striker Hero, Lukefuz e muitos conhecidos, todos com os seus devidos diálogos anotados após algum tipo de emoção.
Roberto e Manssur, dois rapazes que já vi na real life e terei o prazer de conhecer de verdade em breve. Espero que eu descubra a personalidade real deles para poder fazer um paralelo entre os dois mundos. Claro, se não estiverem furiososo comigo.
Meu nome real é Jairo. Francisco é um filho meu, de cinco anos, que tive num relacionamento que não deu certo. O garoto que vocês vêem nas fotos e que digo ser eu é na verdade o meu sobrinho, filho da minha irmã. (Que já postei a foto no flogão)
Leon-Belmont é meu companheiro tibiano desde que comecei, ele tem dezessete anos e sabe do projeto. Foi um ótimo cúmplice, né "Meu colega de sala"?
Meu sobrinho tem um character em Calmera chamado "Matador de Anão", que usava para conversar com uns amigos dele. Seidel e Virgilius devem lembrar quando ele sacaneou comigo e pediu para entrarem num canal com ele. Fui rápido em expulsá-lo e negar o character.
Sempre falei corretamente para facilitar quando for mostrar os diálogos aos meus mestres (Assim preciso apenas transcrever as suas partes, não as minhas). Tenho MSN (O usei também para o trabalho com outras pessoas, claro que jamais o revelei a vocês para não verem dados meus, e não tive interesse em fazer um falso). Revelarei a quem quiser e pedir-me por mensagem privada.
Por fim, o microfone da minha casa funciona perfeitamente. Claro que jamais mostraria a minha voz real a vocês. Lembram, Seidel e Virgilius, quando passei uma música supostamente cantada por mim a vocês? Era o meu sobrinho. Reparem como o microfone estava perfeito.
Tenho mais coisas a falar, esclarecerei a quem quiser no Tibia ou no MSN. Muito obrigado pela ajuda (Seus nomes ficarão ocultos), espero tirar uma boa nota.
Algumas coisas que me perguntaram e sinto-me na obrigação de esclarecer:
(EDITANDO)
- Insano é amigo do Leon. Conheço ambos real life, não falo muito com eles fora do Tibia.
- Faz algum tempo que parei de dar prioridade aos sntimentos através do virtual. Ultimamente estava estava estudando o paralelo entre a ilegalidade virtual e real, como devem ter reparado quando fiquei bem à frente do caso De'Bove e Atilhema. O meu banimento foi o início disto. (Mas eu fiquei bravo de verdade com ele, acreditem)
- Tenho sim alguns characters secretos que usei para testar as reações das pessoas. Por enquanto não falarei os nomes, mas os amigos saberão.
- Como já disse, Tibia era uma mistura de trabalho com diversão para mim. Até me arrependi um pouco de ter escolhido Calmera no início (Menos emoções, já que é non-pvp), mas eu já conhecia muita gente, e achava que não daria tempo de construir novas relações em outros servers. Já as guildas que escolhi foram propositais. (Muitos brasileiros adolescentes)
- Tenho um orkut real também, que revelarei em breve. Agora você sabem porque eu chamava somente amigos não real-life.
- Só poderei postar o trabalho na Internet após a apresentação (Maio), pois senão poderão sacanear comigo trocando o nome ali e serei condenado por plágio.
- A respeito da sub-moderação no Tibia Br, não tive nenhuma intensão acadêmico nisto, mas até que acabou me ajudando vide as frustações virtuais que causo nos fóruns e as discussões que vejo no Off Topic. (Tenho alguns usuários extras lá também para falar de temas polêmicos)