Aham.
Claro.
Mais uma vez inventei de escrever tópico.
Só para aporrinhar vocês.
Motivo? O vocabulário.
É normal nos nossos dias estarmos cada dia mais matando nosso vocabulário. Como a jovem Valéria Freitas falou, depois do advento da internet e comunicação rápida, o português desta distinta pessoa só empobreceu. Claro que ainda escreve bem, mas qualquer um fica contaminado com "vcs" "craru", "xD", "lol".
De vez em quando aparece um tonto querendo levantar um movimento a favor da reportuguesização do português brasileiro, logo depois um dono de emissora mais tonto ainda usa o miguexês combinado com Globish e bota como legenda do Tele Cine.
De tempos em tempos surge uma figurinha que tenta inventar palavras. Citemos por exemplo o prof. Waldo Vieira, que em seus livros inventa palavras estapafúrdias que nem mesmo o mais erudito - nem mesmo o próprio Aurélio Buarque de Holanda ou o Dr. Houaiss - consegue entender. Palavras como "Holopensene, Materpensene, Tenepes...". Ao menos aprendi que nessa lógica um sujeito androgino é o mesmo que o famoso pederasta.
Francamente acho as palavras que invento bem melhores. "Reportuguesização..."
Resumindo, todo mundo sabe bem como anda a ignorância do brasileiro em relação as palavras. Já tomei uma sova por ter chamado uma moçoila de rapariga, considerando que ela disse "não sou uma menina, nem uma mulher, muito menos uma adolescente. Qual o feminino de rapaz?". Pronto, apanhei e fui xingado como se tivesse chamado ela publicamente de puta. Com um célere canhão de português de Barsa, gritei chamando-a de meretriz. Curiosamente ela ficou se achando a tal, crendo que tinha sido elogiada. Ela deve ter ficado furiosa se alguém lhe contou o que realmente significa essa palavra.
Se fôssemos mais hermeneutas seria mais fácil de entender.
Como enriquecer o seu parco vocabulário
É uma tarefa muito simples, desde que não tenha ojeriza a livros. Isso também vale para quando se aprende um idioma.
Leia livros. Textos, jornal, publicações, o fórum TibiaBR, Kibeloco, alguma coisa. Provavelmente você pode esbarrar em alguma palavra que você não entendeu bem. O comportamento normal duma pessoa comum? Ignorar a palavra enquanto der, ou se não der para ignorar, usam habilidades de hermenêutica - geralmente bem poucas - e tentam interpretar a palavra.
Hoje mesmo por pouco não confundo chauvinismo com nepotismo.
LEIA DICIONÁRIO SEU BAGUAL!
E enquanto você busca aquela palavra, veja outras palavras que tem no caminho, algumas palavras podem ser bastante interessantes, úteis ou mesmo se tornarem armas políticas, desde que aprendidas.
Como guardar uma palavra na cabeça quando você não sabe nem o nome do seu cunhado
Outra tarefa simples. Tem três modos:
1 - Leia a mesma palavra aproximadamente 300 a 500 vezes. Eficiente porém decoreba.
2 - Convença alguém a te ensinar. Ela te repetir de 50 a 65 vezes deve lhe bastar. Do contrário, se atira duma ponte para ver a temperatura da água. Se a pessoa que lhe ditou isso é uma moça bonita que você tem interesse, proponha casamento. Se ela te aturou essa loucura, ela deve aguentar quase que qualquer coisa.
Prefiro o terceiro (Quando em falta de fauna pro segundo)
3 - Leia a palavra, aprenda o que ela significa, e tão cedo quanto você aprenda a falar a palavra, USE-A sempre que puder. Com isso você aprende em apenas 2 ou 3 tacadas (ou menos golpes de algo mais contundente, como tonfa ou soco inglês, se a palavra for rude).
Junte o hábito de ler, combinado a dicionários, corte um pouco as abrevs. que vc por acaso inda usa, volte a usar as virgulas caso tenha as abandonado pois um texto sem virgula fica assim cansativo corrido e escorregadio de ler alem de o leitor ficar estabanado e embananado no final e entender porcaria nenhuma.
Pronto! Você virou um erudito digno de não falar besteira no programa do Jô Soares! Você saberá perfeitamente que quero dizer quando vou defenestrar uma moça, que você será dessomado caso me oprobrie, ojeriza a sexo oral tem algo a ver com mulheres que usam máscara de esgrima na cama ou mesmo que a palavra "Tibia", além de nome de jogo e nome de osso, é um adjetivo e pronome feminino.
E tenho certeza que para aprender gramática e palavras complexas ninguém se entusiasma.2. Tíbia, do Lat*. tepidu, morno
adj., tépido;morno;
fig., frouxo;débil;fraco;indolente;destituído de ardor, de devoção, de entusiasmo.
*ALCA ET POBRIS IN CHATORUM
Bom, para terminar. Notaram que muitas das nossas pífias palavras, mesmo em inglês, são originadas desse idioma que todo mundo que falava morreu mesmo? Pois pois, é o Latim. Idioma bão para falar bonito em convenção, falar no funeral da sua sobra (Ave santum defunctorum, abuctri comi carnissae sograe delictorum) e para dar nomes a plantas e coisas, caso seu nome não seja sonoro. Por exemplo, seu chuveiro de 5200 Watts, por causa do abitolado do James Watt. Você acha que era bonito usar um chuveiro de 5200 Silvas, ferver o leite a 120 graus Aragão ou tomar uma vacina Vadislau no lugar duma típica Sabin?
Bom, para facilitar para vocês, pessoal, a seguir um breve dicionário de Latim para leigos.
In opus mortem.A NON DOMINO - Anão domina. Expressão muito utilizada à época dos Anões do Orçamento.
AB OVO - Expressão muito utilizada pelos desafetos do ministro José Serra, que quer dizer "Não concordo, Fora!, Vai te Catar" e et cetera. A América do Norte e Europa têm uma variante, AB TORTA, que significa a mesma coisa.
AD HOMINEM - O contrário de Ad Mulherem.
AD INFINITUM - Coisa que vai durar pra sempre - como a corrupção, por exemplo.
ALEA JACTA EST - Tradução: A jaca está lançada.
ABERRATIO DELICTI - Tradução: Deliciosa aberração.
ALIBI - Famoso motel paulistano.
ANIMUS FURANDI - Furando o ânimo - coisa que o casamento costuma fazer, por exemplo.
AUREA MEDIOCRITAS - Área da mediocridade. Um bom exemplo está no Dicionário Geográfico de Política Brasileira, que lista pelo menos 700 mil localidades.
AVIS RARA - Ave rara - como político em Brasília na sexta-feira.
--------------------------------------------------------------------------------
BREVI-MANU - Mano breve. Diz-se daquele amigo que morreu cedo.
--------------------------------------------------------------------------------
CAPITIS DIMINUTIO - Significado: Capital Diminuto - como o nosso.
CARPE DIEM - Significado: Carpa do Dia, peixe antiquíssimo muito apreciado pelos povos orientais.
CASUS BELI - Belo caso - todo mundo já teve um.
COGITO, ERGO SUM - Máxima filosófica criada por René Descartes, hoje descartada completamente pelo advento do computador. Atribuem a esse último, aliás, uma nova máxima, atualíssima: DIGITO, ERGO SUM.
COMPENDIUM UNIVERSALIS - Literalmente, Resumo Universal. Livro de autoria deste que vos escreve e que já conseguiu a impressionante façanha de ser recusado por 27 grandes editoras deste país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza.
CONSCIENTIA FRAUDIS - Consciência da fraude - coisa que a maioria dos acusados alega não ter.
CORAM POPULO - Povo corado. A expressão se referia aos descendentes de Obelix, que sempre surgiam gordinhos e rosados, exuberantes em sua saúde quadrinesca.
CUIQUE SUUM - Sumo da cuíca. Expressão elogiosa que indica o virtuose do instrumento citado.
--------------------------------------------------------------------------------
DATA VENIA - Significado: Expressão respeitosa usada principalmente para discordar do argumento de outros. Um exemplo clássico: "Data venia, mas não concordo e vosselência é um ilibado filodaputa", et cetera.
DE MINIMIS NON CURAT PRAETOR - Tradução: O mínimo (salário) não cura.
DE PANE LUCRANDO - Lucrando com a pane - expressão muito utilizada pelos mecânicos oportunistas de beira de estrada.
DEO GRATIAS - Tradução: De Graça, oras!!!
DEUS EX MACHINA - Significado: Literalmente, "Deus, que máquina!!!". Expressão muito utilizada pelos latinos quando viam passar pela frente (ou pelas costas) as gostosonas da época.
DOMINUS VOBISCUM - Vobisco dominado. Pra quem não sabe, Vobisco foi um famoso gay do século XVI dC/aFHC. A expressão ganhou popularidade quando seus contemporâneos perceberam que, ao perguntarem por Vobisco, alguém sempre trazia a notícia:
— Vobisco? Tá dominado!
DURA LEX, SED LEX - Expressão que inspirou o Correio a criar o Sedex, que significa, acho, Sede Expressa (de enviar/receber mensagens e outros badulaques.
--------------------------------------------------------------------------------
ERRARE HUMANUS EST - Expressão muito utilizada pelos desumanos, que jamais erram.
EXCLUSIVE - O contrário de inclusive. É claro.
EXTRA-MUROS - Do lado de fora. Maior desejo dos que estão presos no Carandiru, ou intra-muros, se quiserem.
--------------------------------------------------------------------------------
FELIX CULPA -
Culpa feliz - coisa muito difícil de encontrar. Mesmo.
FIAT LUX - Significado: Novo modelo de automóvel a ser lançado em 2003 pela famosa montadora italiana. Também marca de fósforo.
FIAT - Empresa que vai lançar o Fiat Lux, porra!
--------------------------------------------------------------------------------
GENUS IRRITABILE - Gênio irritado. Diz a lenda que o aprendiz Domenico Malaga afixava uma placa com estes dizeres na porta do estúdio de Leonardo Da Vinci, nos dias em que o mestre se sentia extremamente sensível devido à sua TPM.
--------------------------------------------------------------------------------
HABEAS CORPUS - Documento que tira qualquer um da cadeia — desde que ele seja bem rico, é claro.
HABEMUS CHESTER - Frase que a grande maioria dos brasileiros sequer chega a pronunciar no natal. Costuma-se substituir por outra mais barata: Habemus Frangus.
HOMO SAPIENS - Homem-sapo — figura que saltou da mitologia para as páginas dos Contos de Fadas (quem é que não se lembra do sapo que virou príncipe e vice-versa?).
--------------------------------------------------------------------------------
IBIDEM - Idem ao quadrado, oras!
IN BREJUS VACA EST - Literalmente, A Vaca Foi Pro Brejo — ou algo assim.
IN COVAS EST - Precisa traduzir?
IN DUBIO CONTRA FISCUM - Na dúvida, contra o Fisco — coisa que não acontece muito por aqui, onde o Leão nunca, em hipótese alguma, jamais erra.
IN DUBIO PRO REO - Na dúvida, põe a culpa no réu!
IN EXTENSO - Posição na qual fica o presunto na mesa de autópsia.
IN EXTREMIS - Expressão muito utilizada quando o salário mínimo chega ao fim.
IN LIMINE - Expressão utilizada pelos justiceiros medievais iletrados. Exemplo: "Inlimine todos os ladrão", et cetera.
IN SITU - Presente do indicativo do verbo Incitar.
IN VERBIS - Na verba (de quem, não se sabe).
INFRA - Quesito que falta a muitos negócios no Brasil. E no exterior também.
IN-QUARTO - Aquilo que fica entre o in-terceiro e o in-quinto.
--------------------------------------------------------------------------------
JURIS TANTUM - Tantos juros...
--------------------------------------------------------------------------------
LAPSUS-LINGUAE - Lapso de língua. Explico: é quando o cara quer botar a língua lá e ela escapa - ou se enrola na pentelhada.
LAUS DEO - Expressão obscena que significa Laus (ou Lau, ou ainda Lalau) deu. O que ele deu, ninguém sabe ainda - mas suspeita.
LITTERATIM - Literatura pequena, de má qualidade. Textículo.
--------------------------------------------------------------------------------
MAGNIFICAT - Gato magnífico. E pronto!
MANUS ET MINAS EST - Título do primeiro rap (ou hip-hop) encontrado por arqueólogos de Itaquera sob a lira de Nero, o Louco, que botou fogo na bomba e depois em Roma.
MEMENTO, HOMO, QUIA PULVIS ES ET PULVEREM REVERTERIS - Um momento, homem, que o povo está pulverizando o revertério.
Última frase dita por Gaudio, o latino, famoso louco do século XII dC/aFHC.
META OPTATA - Sinceramente, essa eu não consegui traduzir. Meta, é claro, quer dizer meta mesmo, do verbo Meter. Já Optata, não sei do que se trata. Já vi gente meter muita coisa, mas optata, nunca. Talvez seja uma palavra secreta do vocabulário sadomasô. Sei lá.
MINIMA DE MALIS - Dos males, o menor. Este provérbio, aliás, inspirou a FEBEM, que ainda vê, no menor, o Mal.
--------------------------------------------------------------------------------
NEC PLUS ULTRA - Avançadíssimo aparelho de barbear a ser lançado pela Gillete ou sua concorrente.
--------------------------------------------------------------------------------
OPUS - Obra - como a do TRT, por exemplo.
ORE ROTUNDUM - Hora redonda. 2 e meia, por exemplo, ou 4 e meia, et cetera.
--------------------------------------------------------------------------------
PAX - Palavra totalmente desconhecida por George Bush & Saddam Hussein.
PRIMA FACIE - Prima fácil (uma coisa que todo mundo tem; quem não tem, não sabe o que está perdendo!)
PRO RATA - A favor do roedor doméstico e urbano do sexo feminino.
--------------------------------------------------------------------------------
QUORUM - Aquilo que sempre falta nas votações que beneficiam o povo.
--------------------------------------------------------------------------------
REGULAS DEFAECARE - Isso mesmo, acertou: cagar regras.
RES NULLIUS - Réu nulo - aquele que é definitivamente eliminado pela sentença do juiz.
RES, NON VERBA - Réus, não verba. Expressão utilizada pelos juízes romanos, que já reclamavam do número elevado de réus em comparação ao minguado dinheiro dos tribunais da época.
SPIRITUS SANCTUS - Backing vocal dos megachous do popadre Marcelo Rossi.
STATUS QUO - Grupo de rock dos anos 70 que fez (e ainda faz!) um barulho dos diabos. Esteve há pouco no Brasil.
SUPERAVIT - O contrário de deficit.
Agora fico a pensar... alguém liga pro vocabulário ainda? Já tô cheio de falar "normal" e acharem que tô me matando com um dicionário do lado para pagar de CDF.
Vamos ver o que o povo pensa do assunto, se tem como aliviar os atuais massacres ao português.
(O tópico tá aberto, pessoal. Principalmente para aquelas grosserias típicas de gente "erudita" que massacra e dilacera o aurélio e sangra o ouvido quando se lê ou queima a retina quando lido)
E quem pulou todo o texto (o que sempre acontece), desconsidere o "tíbio" no título. Coisa de dicionário de 1981...
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Responder com Citação

, era raro quem tivesse ciência dessa palavra. Agora já vi em dois ou três noticiários, gente vulgar berrando "Vamos defenestrar o presidente!".



