Fonte:www.prancheta.com
Autor:Sam!
Musculos Dinamicos
Bom, cá estamos, para conversar sobre um assunto que muito me interessa: MÚSCULOS!!! Porque tanto interesse em músculos? Boa pergunta. A resposta é muito simples: Se você deseja desenhar histórias em quadrinhos, com certeza terá que desenhar super-heróis, e para isso, deve conhecer muito bem a anatomia dos músculos... Imagine desenhar o Hulk sem conhecer os músculos.... Não sairá nada, bom, pelo menos nada parecido com o Hulk... Isso se aplica também aos outros heróis não tão "musculosos" como o Hulk, como o SuperMan, Batman, Ciclope, etc... Também devemos conhecer a anatomia para desenhar pessoas normais, como eu ou você (suponho que você seja normal...), pois, mesmo que não esteja desenhando nenhum halterofilista, o conhecimento anatômico irá te ajudar na hora de aplicar luz e sombra corretamente em seu desenho. Bom, agora que você já conhece o motivo dessa aula, vamos ao que interessa...
1- O começo...
Bom, antes de começarmos a desenhar homens monstruosos, cheios de músculos, devemos estudar um pouco como funcionam os músculos do corpo humano... Isso será muito útil quando for desenhar seus personagens em posições diferentes. Então, vamos lá:
1ºOs músculos, em suas extremidades, estão ligados aos ossos, por isso, deve-se sempre desenhar os músculos como algo que flui, que está sempre procurando seu caminho, seu objetivo, ou seja, os ossos.
2ºOs músculos tomam formas diferentes, dependendo da ação que executam, se estão contraídos, esticados, flexionados, tensionados, etc.
3ºQuando contraídos, os músculos ficam menores em extensão, mas aumentam sua massa.
Hehehe, desculpem por tanta teoria, mas são passos que devemos conhecer para desenhar músculos dinâmicos, principalmente se desejamos criar hq's com personagens que pareçam realmente existir, que pareçam reais. Agora vamos botar a mão na massa, pois minha mão está coçando de tanta vontade de desenhar!!!
2- Desenhando!!!
Para conhecer os músculos, sugiro que você procure livros sobre o assunto na livraria mais próxima de sua casa. Alguns livros muito bons são: Dinamyc Anatomy, de Burne Hogarth (o mestre da anatomia) e Human Anatomy for The Artist, que também fala sobre anatomia de um modo muito fácil de compreender. Depois de conhecer artisticamente os músculos, devemos estuda-lo ao natural, ou seja, através de referência fotográfica. A melhor maneira de aprender é utilizando revistas de halterofilismo.
Como citamos na parte 1, os músculos tomam formas diferentes, dependendo da ação que executam, veja um exemplo nas figuras 1, 2 e 3:
*Na Fig. 1 vemos um braço "parado", sem executar nenhuma ação ou movimento. Os músculos seguem seu fluxo normal, procurando os ossos
*Na Fig. 2 vemos um braço que está contraindo os músculos fazendo com que diminuam em extensão, mas aumentam sua massa. Repare também que ao se contrair, os músculos ficam mais "visíveis", ou seja, se definem mais.
*Já na Fig. 3 vemos um braço que está se contorcendo, está "torcido". Nesse exemplo podemos notar mais facilmente como os músculos estão ligados aos ossos, pois o sentido dos músculos se modifica, procurando sempre o local dos ossos onde estão ligados.
Agora vamos praticar mais um pouco:
1ºImagine uma posição para o seu personagem e esboce-a. Veja um exemplo na Fig. 4:
2ºAgora, em cima desse esboço, crie cilindros, para ajuda-lo a visualizar a figura em três dimensões. Veja um exemplo na Fig.5
3ºAgora iremos começar a colocar todos os músculos no lugar certo. Não precisa se preocupar com definição, apenas se preocupe em colocar todos os músculos nos lugares certos, respeitando os seus sentidos e ações. Veja exemplo na Fig. 6:
4ºAgora chegou a melhor parte!!! A hora de limpar o desenho, e dar o acabamento necessário, para que o seu personagem passe do "homem-bolha" do estágio anterior para o halterofilista que se segue. Essa é uma das etapas que consome mais tempo, pois é onde devemos decidir o que fica e o que sai do desenho, onde colocaremos a luz e a sombra, etc. Mas também é a mais gratificante, pois você verá seu trabalho terminado. Veja o exemplo na Fig. 7:
Bom, por enquanto é só, pessoal (acho que já ouvi essa frase em algum lugar...)!!! Continuem desenhando e nunca, mas nunca, desistam do seu ideal. Mantenham os grafites afiados, pois, logo logo estarei com mais dicas por aqui.
Sam! (Sam! se acha bonito, pois sua mãe disse isso à ele, e ele acha que mãe não mente...)
Samir Costard Zaitoune
FIM!
Bom achei um site legal sobre desenho e estarei trazendo para cá alguns tutoriais em breve mais!![]()
P.s: Para qm ainda nao entendeu nao fui eu que fiz o Tutorial :rolleyes:
Algum desenhista ou modera, passe para a sessão tutos, eu nao sabia q dava pra posta direto lá ;s
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 


Os músculos, em suas extremidades, estão ligados aos ossos, por isso, deve-se sempre desenhar os músculos como algo que flui, que está sempre procurando seu caminho, seu objetivo, ou seja, os ossos.




Responder com Citação



abraço 