Isto não é propriamente uma história, mais sim o conto das eras da história de um povo muito antigo, que viveu na terra enquanto a maioria da humanidade se reunia em volta de fogueiras e dormia em cavernas.
Neste tópico postarei sua arte,sua cultura, sua língua e sua história. A começar, pela sua forma de expressão:a língua.
A Língua
As línguas faladas no mundo antigo eram inúmeras, mas a predominante era o Wubrit. Darei aqui uma breve explicação sobre sua gramática.
O Alfabeto
O Alfabeto Wubritano contém 30 letras, sendo 26 consoantes e 4 vogais. Na lista a seguir, as consoantes e vogais estão reunidas e seguidas de explicação. As que não a apresentam, devem ser pronunciadas como em português.
Consoantes
NG: Tem um som do M em UM.
N
G
B
T
TH: Como o th inglês em thing
J
H: Como o r em rat.
KH
D
DZ: Como o th em father.
R: R vibrante, como em caro.
Z
S
SH: Como o x em xícara.
GH
F
K
L: um l fraco, como em claro. O l só dura quando vem grafado como ll.
CH: como o QU em quando.
TCH: Como o tch em República Tcheca.
PF: Pronuncia-se como o PF alemão.
GN: Tem som de KS. Há algo próximo disso em português em sexagenário(seksagenario)
MT: Pronuncia-se MT mesmo. É difícil, mas não impossível.
P
W: como o W de What.
Vogais
As vogais são: A,I,U,Y. Devem ser pronunciadas como Ã,I curto, como em vila, U como Û, e Y como o U francês. A combinação YD tem som de J no final da palavra e de R (de rat) no começo/meio. E antes de P ou B, NG vira N.
Classes Gramaticais
O Wubrit tem somente 3 classes gramaticais: Substantivos, adjetivos e verbos. Começarei pela parte mais difícil: os verbos.
Os verbos em Wubrit só tem dois tempos: completo e incompleto. O incompleto indica presente e futuro (algo que está/será feito) e o completo, o pretérito em todas as formas(algo que foi feito). Porém, os verbos não se flexionam como em português: isso é feito pelas palavras auxiliares Tsa (completo) e Ydit ( incompleto, pronuncia-se Yd) que devem ser postas antes do verbo. Há um conjunto de verbos que se flexionam: eles seriam os nossos pronomes pessoais. A seguir, uma lista deles:
Eu no incompleto é Pfy,e no completo é Pfyd.
Ele/ela( Wubrit não distingue gênero) incompleto é Ayd, completo é Ang.
Você no incompleto é Ikra, no completo é Krang.
Nós no inclusivo( nós incluindo com quem se fala) equivale a Kira no incompleto e Grugn no completo.
Nós( excluindo com quem se fala) equivale a Kfy no incompleto e a Kfu no completo.
Nós no dual (Nós dois) equivale a Amimti no incompleto e a Amd (pronuncia-se Amimtí e Amid) no completo.
Nós no dual inclusivo ( nós dois, sendo nós dois Pfyd e Krang) é Nath e Tha.( Nota: Tha não se pronuncia Thá,e sim Thã)
Eles/Elas: Fud e Fyd.
Eles/Elas no Dual: Jimd e Ydat.
Ele/Ela,sendo Ele/ela um amigo ou parente: Bung e Bang.
Você, sendo amigo ou parente: Rang e Ryng.
Isto: Vi e Vyd.
Estes verbos especiais podem receber até sufixos especiais. Quando se quer expressar repúdio por um grupo, ou alguém, se diz +sh. No caso de “Você é Ignorante”, se diria “Ikrash krudz” ( isto mesmo que você viu, não existe o verbo ser em Wubrit). Porém, existe um aditivo para pessoas da vida política: Ram. “Nós políticos” seria Kfuram ou Kfyram. Note, porém, que estes aditivos são opcionais.
Os substantivos wubritanos são bem diferentes dos em português. Como sabemos, os substantivos em português tem 3 formas de desinências: o plural(+s), gênero(+o/a) e diminutivo/aumentativo(+ão/inho). Em Wubrit, são centenas de desinências. Estas fazem o trabalho que em português faríamos com artigos e preposições. Caso eu queira dizer, por exemplo, Sobre a casa azul, direi algo como “ocasaazulsobre”, ou “sobreocasaazul”. Existem também desinências que indicam plural (me) e dual ( ra ). Essas desinências de plural, dual e especificação(artigo) podem ser postas em qualquer ordem na palavra. Porém, as preposições devem obedecer a ordem lógica das palavras, mesmo que sejam postas no começo, no fim, ou distribuídas entre os dois.
As conjunções também entram nesse saco. Mas as aditivas (como e) unem as palavras em uma só.
Os adjetivos não mudam nada do português pro Wubrit. Eles vêm antes do substantivo ( como no inglês ) e se unem a ele. O exemplo Casa Azul, que no inglês seria Blue House, no Wubrit ficaria “Casaazul” ou, falando em Wubrit bem falado, Khylldzym.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação
