Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 33

Tópico: (Artigo)Livro e Manifesto

Banido Avatar de Guardian of Muritanya
    Registro
    21-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão (Artigo)Livro e Manifesto

Livro e Manifesto

Aos que chegaram antes de ver essa mensagem editada,foi um erro.Eu dei enter antes de escrever o título.Mas vamos ao post.Eu vim para definir roleplay,e o que se deve escrever.

"Tudo sobre técnicas de roleplaying, desde como construir sua história in-game até como agir diplomaticamente dentro do jogo"

Essa é a simples definição do fórum,que sabemos que é errada.esse board está repleto de histórias.Por que é simplesmente,roleplay.Roleplay vem de RPG,e se não é Game,o que escrevemos são simplesmente narrativas.Simplesmente narrativas.Ou seja,tudo que escrevemos pode ser de qualquer tipo,mas devem ser textos,e não algo pré-definido ou pré-programado.

A ruína

É aqui que vocês encontram a ruína.Por contarem sempre a mesma coisa,mas de forma diferente.Isso deixa o fórum chato,repleto de textos sem graça.Por que sempre tem que contar a história de um herói,que vai salvar o mundo,e que faz coisas e pericoisas para atingir um objetivo.Isso sempre dá em:

1.História sem enredo,graça
    2.Comentários inúteis
    3.Perca de Tempo

Por isso,vamos nutrir esse board de textos decentes.Para que possamos então deixá-lo realmente á nível de arte.
    Á isso,lanço um desafio.Fazer um livro aqui no fórum.Não vai ser julgado por juízes,nem escolhido pelo povo.Somente eu o farei,e escolherei os RP's a dedo.Pode demorar um mês.Dois.Três.Um ano.Mas um dia,sairá lá,o livro bunitinho em Adobe PDF.Com rp's de qualidade e legíveis.
    Constantemente,nesse tópico,postarei artigos sobre rp,para que os dispostos a ler,venham.Para que tornem o rp determinadamente,uma arte.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Guardian of Muritanya; 14-07-2005 às 13:45.

Registro
    21-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Artigo I

Sobre o Livro: Os interessados que postem aqui, que dou uma passada no texto, avaliando-lhe.
    Algumas coisas á esclarecer: Os artigos levarão de vez em quando um breve texto, uma análise, avaliação, etc. Tudo para aumentar o nível de habilidade de quem está começando.
    Parece que ninguém do Quest vai organizar a enquete de Melhor de Julho, então quem for o melhor do mês vai fazer parte do Livro, como prêmio extra.

1. O começo
    Libere sua mente...

Como eu já disse, roleplay é narrativa. Só isso, e nada mais. Seu texto pode ser de qualquer coisa que você quiser... Pode contar desde a vida inteira de uma pessoa á história de um cara que foi á padaria comprar o café da manhã. É como no RPG.
    Porém, não é isso que vem acontecendo aqui. As pessoas que chegam aqui é porque jogam Tibia, e conhecem RPG. RPG para a maioria dessas pessoas não é o RPG arte- de- interpretar ,é RPG luta – caverna e dragão. Por isso, sempre sai a mesma coisa, só que de formas diferentes. Sempre é mais ou menos isso aqui:

“<coloque aqui um nome complicado> é um enviado(ou é um) de <coloque aqui um nome complicado, de novo>, o Deus do <coloque o nome de um elemento>. Ele veio para salvar o mundo ,reunificar o império enfim, fazer alguma coisa boa para o lado considerado do bem.”

Se o sujeito não é enviado dos deuses, ele é um cara que começou como um qualquer ou um guerreiro, mas tem o mesmo objetivo dos “enviados”.
    Essas narrativas “aventurásticas” são assim porque são fáceis de escrever, de se desenrolar e nem se precisa de quebrar a cabeça para formular personagens e a idéia central. É só colocar 5 ou 6 nomes difíceis, e manda bala. Porém, a aventura na maioria das vezes, logo por causa disso, sai uma porcaria. Não encaixe sua narrativa na categoria de fantasia. Se for encaixar, encaixe direito, e não em Tibia. Escreva textos para serem colocados ao lado de Machado de Assis, idéias para serem colocadas ao lado de Platão e textos para passarem por cima de Paulo Coelho.

”Mas eu nunca conseguiria!”

Ninguém sabe. Mas pensar assim faz você cair no regime dos “iguais”. Algo diferente e envolvente é sempre o que todos querem ler. Grandes obras saíram das pessoas mais inusitadas. Cervantes tinha um péssimo currículo profissional, e escreveu o livro mais comprado e lido: Dom Quixote de La Mancha. (Tá certo, o primeiro é a Bíblia. Mas fala sério: Você já leu aquilo tudo? Já percebeu que o texto sempre muda de uma edição para outra?)

Se desafie.

Existem vários exemplos á sua volta. Cyberpunk, por exemplo, é um movimento literário sobre um mundo sombrio á décadas do nosso. Um representante do gênero é Neuromancer. Há também suspense , horror, terrir, contemporâneo, histórico... São muitos. Há histórias a serem inspiradas á sua volta, em cantos inimagináveis , ou na sua própria mente. Faça da sua literatura seu reflexo da realidade. E não simplesmente, uma história medíocre sobre cavernas e dragões .Libere sua mente!
    E outra coisa, procure ler algo. Algo mesmo, desafiador . Se quer escrever sobre fantasia, leia Silmarilion. Se quer escrever sobre xadrez, comesse a jogar, e assim por diante.

Banido Avatar de Caboom
    Registro
    25-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito interessante esses seus artigos, Guardian. Realmente mmuito bom.
    Estamos mesmo precisando de um artigo que fale de tecnicas de rp pq o forum ultimamente está mto ruim, minhas sinceras desculpas. Se voces acompanharem outros FORUMs que eu nao citarei nomes, os rps sao mto mais bem bolados, além dos comentarios serem infinatamente mais inteligentes.

Tipo:
    "Ah, seu rp tah bom. Passa tbm no meu"

Nao, os comentarios tbm deveriam ser mais inteligentes do tipo:
    "Bem, julgando pelas caracteristicas básicas do roleplay, sua historia está se desenvolvendo de modo errado, nao obedecendo aos enredos e ao básico: a interpretação. Realmente podemos melhorar isso".

Vai ficar mto interessante isso.

Registro
    03-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Guardian, o q vc tem contra os rps de fantasia(resumindo)?

Saiba q muitos podem ser interpletativos e muito desafiadores, só q o problema e q a hist e sempre de Tibia e um guerreiro q vai salvar naum sei q lá, ou ser o maioral.

Pra min, pode se fazer rps muito mais pensativos, mesmo usando o genero fantasia medieval, da pra se faze uma lenda do monstro marinho e etc.

Outra coisa é q fazer rp baseado na realidade, naum e tão dificil, pq se vc vive nela, vc tem uma base, além da interpletação e pra min o q realmente é dificil e criar um mundo, ou fazer seu rp em um mundo de mintira, pois o desafio pra se vive um cavalheiro é muito maior q um estudante do ensino médio.

Enquanto aos comentários é verdade, por isso nem vo mais comenta atoa como fazia, pois to vendo a merda q é isso.

Mais nada a acrescentar por enquanto. Flw!
    Estou presenciando enterro do Tibiabr em uam cova cada vez mais funda, e parece que as esperanças estão se esgotando, será que a velah-guarda poderá salvar?

Em memória do TibiaBr, principalemente dos subforums Roleplaying e Off_topic, que a cada dia estão piorando dia após dia, e em que se espera que a mudança caía do céu, e não que os próprios usuarios o façam.

Eu até ajudaria, se não estivesse tão cansado de puxa-saquismo e estupidez disfraçada.

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por DarkMan
    Guardian, o q vc tem contra os rps de fantasia(resumindo)?
    Nada.Se eu disser que odeio Tolkien,estarei mentindo.Sou contra a fantasia medíocre que é publicada aqui.Aliás...é sobre isso que irei falar agora.Espre a proxima edição do topico.

Publicidade:

Última edição por Guardian of Muritanya; 14-07-2005 às 21:53.

Registro
    27-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu li o conto e o percebi como uma poesia - muito boa, por sinal. Tem uma estrutura rítmica muito clara e essa coisa das duas "vozes" dá um charme todo especial.

P.S. Destaque para o fim idêntico ao início, mostrando maturidade literária.

Forte abraço e parabéns!
    Lol...

o quote acima é um simples comentário em um outro fórum (que não tem nada haver com Tibia) de contos.

Hmmm... Vejo bons tempos se aproximando! Boa Guardian!!!

Jotinha

19:31 GM Ryrik Danubia [2]: Good bye everyone, thanks for all of the great memories :-)

Registro
    15-10-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu gostei mto desse tópico me deu uma boa idéia vo continua a história de gariord, q eu escrevi a pouco tempo.
    Tpw não colocarei a história do Príncipe que nem todas, pois no começo ele é um príncipe depois ele vira um paladino soh isso... não vou contar o enredo da história eh heh
    Ps: Guardian queria que você vesse esse rp:
    A história de um paladino – A saga de Gariord
    e me aponte as falhas eu adoro críticas..
    Esperem ...

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

OIa Guardian....sem querer ser chato, mas já sendo, fiquei mto chateado,e aomesmo tempo abismado com oseu comentário no mew RP.Percebe-se, pelo comentário que vc nem leu direito e já saiu espinafrando.Mas fazer o q?Gostei da iniciativa, só não gostaria de ver aquela atitude infantil que você tomou ao ler o meu tópico.

PS: Perceba que o gênero "Igual" tem trilhões de fãs, observe a história do nosso querido Rebeld Wolfeye, que acumulou durante 19 capítulos toneladas de fãs e + de 22 páginas.E a história conta simoplesmente isso, um garoto que perdeutudo,se invoiolve com poderer que estão além da compreensão dos mortais.Caso queira ver ciomo um "Igual" pode funcionar bem acesse "Olhos de Lobo-A História de Rebeld Wolfeye"
    Última edição por Virgo Shaka; 15-07-2005 às 12:10.

Simplesmente Futuro: O Futuro Como Você Nunca Imaginou Antes

Entre Por Sua Própria Conta e Risco...

Registro
    27-11-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Virgo Shaka
    PS: Perceba que o gênero "Igual" tem trilhões de fãs, observe a história do nosso querido Rebeld Wolfeye, que acumulou durante 19 capítulos toneladas de fãs e + de 22 páginas.E a história conta simoplesmente isso, um garoto que perdeutudo,se invoiolve com poderer que estão além da compreensão dos mortais.Caso queira ver ciomo um "Igual" pode funcionar bem acesse "Olhos de Lobo-A História de Rebeld Wolfeye"
    Lol...

Isso é reflexo dos tempos... Como você freqüêntava esse board a muito tempo que eu lembro, deve lembrar-se que só existiam 3 histórias de qualidade: Trasgo Caolho, Rebeld Wolfeye e Luckaz...

As histórias foram escritas em um tempo onde princípes, Rook etc, não eram tão comuns... Foi a partir desse rp's que o pessoal se baseou para escrever os seus (e assim vai), por isso a porrada de príncipes perdidos, garotos "HL" e por aí!

Jotinha

19:31 GM Ryrik Danubia [2]: Good bye everyone, thanks for all of the great memories :-)

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pennso que sim...e você jotinha, que já leu meu RP, o que acha dele?

Publicidade:

Simplesmente Futuro: O Futuro Como Você Nunca Imaginou Antes

Entre Por Sua Própria Conta e Risco...

Permissões de Postagem