Bem ai esta meu tutorial, espero que gostem.
NOTA: Tive que fazer em 2 posts, pois não deu para fazer em apenas 1 (ocorreu um erro aqui)
Tutorial para Sorcerer
Primeiramente quero alertar a todos os leitores desse tutorial de que:
- Isso não é um tutorial em que você deve seguir a risca, já que um bom sorcerer faz as coisas por ele mesmo, sem precisar de dicas ou macetes.Então esse é o modo que eu acho mais certo de um sorcerer jogar, não que seja o melhor, mas aqui lhes quero mostrar muita coisa do que sei, dessa maravilhosa vocação (na minha opinião a melhor).
- A intenção desse tutorial é de apenas ajudar aos sorcerer iniciantes.É como se o tutorial desse um empurrãozinho a ele.
- Sugestões, criticas, elogios, eu aceitarei na boa.
Sorcerer a vocação mais difícil !
Se você é novato no tíbia, e você pretende fazer um sorcerer como seu primeiro char.Eu te digo uma coisa.Não faça isso.Sorcerer é a vocação mais difícil de se jogar, posteriormente apenas jogadores que tem um pouco de experiência no jogo terão futuro com essa vocação.Aconselho-te a fazer um knight.
E mais uma coisa.Se você tem um outro char (que esteja em uma situação financeira razoável), ele será de grande ajuda para seu Sorcerer, pois dará dinheiro e equipamentos para seu pobre ‘’sorcererzinho’’.
Nesse tutorial eu darei dicas para sorcerers que não tem nenhuma ajuda de outros char, os que tem ajuda e os sorcerers de new server.
Sorcerer X Player Kill
Você é um sorcerer Novato, pegou level 8 há pouco tempo, e esta na caótica cidade de carlin.Você descobriu que tem umas ilhas ao norte que tem muitos Frost Trolls, o que lhe garantiria alguns pontos de experiencia, e quem sabe alguns leveis.Bem você pega a sua velha corda e pá que te acompanha desde rookgaard e vai desbravar esse novo local.Bem você chegou em uma ilha, muito bonita, neve branquinha, e frost trolls a vontade.Você esta lá, caçando quando de repente você vê seu HP diminuir drasticamente:
You lose 120 hitpoints due to an attack by a Player Kill.
Você pensa “Oh My God, o que fazer agora?” quando você tenta correr já é tarde demais, você vê na sua tela escrito “You are Dead”.Bem voCê sai xingando a mãe do seu assassino, o amaldiçoa ate sua ultima geração, e depois fica sem jogar por um tempo, ou simplesmente para de jogar como sorcerer, mas você nunca pensa que você morreu por imprudência sua.Pense, o que um pobre sorcerer vai fazer em folda? Um lugar clássico para Pklizar.
Vou contar um grande segredo pra você, a maioria dos Player Kill, que vão matar aleatoriamente, escolhem lugares isolados e uma hora que tenha uma movimentação pequena no server.É difícil você ver alguém matar alguma pessoa na cidade, as pessoas que fazem isso, ou são top level, ou tem uma guild forte e sabe que ninguém vai ataca-lo depois.Quando você esta no level 8, tente caçar em locais próximos da cidade, ou locais que você sabe que é seguro para caçar.Tente não caçar de madrugada em leveis muito baixo pois isso é perigoso.Em leveis mais altos você corre menos risco de morrer, pois:
- Dependendo do PK ele tera medo de atacar você
- Você pode usar Exura vita e runas de cura.
- Pode atacar o seu agressor com mais eficiência podendo mata-lo em dois ataques (2 SD’s na cabeça dele)
Mais você tem que ter consciência de que matar um PK pode te trazer alguns prejuízos, pois ele pode querer se vingar, ou ate mesmo te dar um hunted.Mas tente dialogar, de forma inteligente, e explique que você só estava se defendendo e devolva os itens que seu agressor perdeu quando morreu (as vezes ele desiste da vingança pois vê que você é um cara gente boa).Mas se você se garante depois, otimo, mande ele pro inferno e diga “Pode vir otário, se você me atacar de novo eu te mato”
Wand
No tibia 7.6 a Cipsoft colocou novas armas, armas especificas para os magos: Wand para sorcerer e rod para druid.
Com essas novas armas, subir de level com um mago se tornou muito mais fácil.
Veja um tutorial de como usa-las:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=70718 by Chrono
Veja outros tutoriais:
http://forums.tibiabr.com/showthread.php?t=72808
Mana e Magias
Ouve uma alteração na mana dos Sorcerers, agora ela sobe 4 vezes mais rápido que o normal.Um Sorcerer free accout sobe a 1 ponto de mana em 1,5 segundos (2 de mana em 3 segundos).Mas o custo para usar certas magias e fazer runas subiu.Agora compensa mais usar magias instantâneas, e não é vantajoso vender as runas (acabando assim com os rune makers).
Agora para usar certas magias também será necessário um certo level, equilibrando mais o jogo.
Agora esta muito mais divertido subir level com um sorcerer J
Rookgaard
Não a muito que se fazer aqui.Simplesmente passe o mais rápido possível por essa ilha.Tente pegar o Maximo de dinheiro que conseguir (pegue entre 500 a 800 GP, vai estar bom para você começar em main).Não perca tempo nessa ilha.Quando se chega no lvl 8, muitos char vendem todos os seus equipamentos em main, mas eu não aconselho isso se você não tiver um char que te ajude com equipamentos, em main, ou se você estiver em new server.
Main
A primeira coisa a se fazer quando você chegar em main, é ir comprar a magia Utevo Lux.(light), assim que comprar, já vá usando a magia, assim você já vai pegando Magic Level.Logo depois vá até a loja da pessoa/criatura que vende runas na sua cidade e pegue uma Wand of Vortex de graça, pronto você tem sua primeira wand.
Certo, você gastou 100 GP na compra da magia e não gastou nada adquirindo a wand, agora você deve comprar equipamentos, já que será muito ruim ir caçar com equipamentos de rookgaard (isso se você não os vendeu lá mesmo).Digamos que você tenha uns 500 GP, compre uma Scale Armor (custa uns 100 GP dependendo do server, mas se for new server deve custar uns 200 GP) Dwarven Shield (de 100 a 200 GP),Soldier helmet (custa uns 100 GP, mas você pode ver se alguém te arruma um, dependendo do server você ate pode encontrar um jogado no chão) e Brass legs (na loja custa 195 GP, mas você consegue por bem menos no povão).
Não é uma obrigação comprar esses equipamentos, já que o dinheiro pode não dar, etc.Se você estiver em new server será muito difícil que você tenha dinheiro para comprar tais equipamentos logo de cara.Mas o essencial é que você compre um escudo e uma armadura.
Se você tiver algum outro char, ou amigo que possa te arrumar equipamentos básicos ou ate mesmo dinheiro, será muito bom.Toda ajuda nesses leves é bem vinda.
Não se esqueça de sempre ir usando utevo lux para seu magic level ir subindo.
Depois de se equipar, é hora de sair para caçar:
Observação: Não é obrigatório se equipar para ir caçar, é só mais seguro fazer isso, já que você pode morrer para um grupo de 6 trolls se ir caçar com os equipamentos de rook (meu sorcerer apanhava pra 5 troll, no level 8, mas ele tava com equipamentos de rook).
Iniciando sua vida - level 8 a 13
À parte em que o sorcerer tem uma vida muito difícil.Pode morrer para bichos ridículos ou para PK's.Ai você me pergunta.O que devo caçar nesses leveis ? Bem ai vai uma listinha de monstros.
Troll
Troll podem parecer ridículos, mas para sorcerers level baixo é um prato cheio.Se você tem os equipamentos que eu mencionei acima, não terá problemas em esmagar grandes grupos de trolls, mas eles podem trazer uma grande dor de cabeça se você ainda esta com os equipamentos de rookgaard.Troll dão um dinheiro (nesse level é um bom dinheiro), então estoque um pouco de grana (você vai precisar muito dela).Nunca se esqueça de usar a magia utevo lux, assim você ira subir seu Magic level.
Aqui você já tem uma noção básica de como as wands funcionam.
Frost Troll
Bem, não são muito diferentes dos Trolls comuns, apenas tem um ataque um pouquinho mais forte.Então não tem diferença caçar Troll ou Frost troll.Sempre utilize a utevo lux.
Goblin
Acho que é uma criatura que não compensa caçar.Da menos GP que os trolls, tem um ataque maior, e tem mais vida que o frost troll e os trolls comuns.Mas se você quiser caça-lo à vontade.Mesmo esquema das outras criaturas, continue usando utevo lux
Orc
Bem esse é mais difícil que os outros, já que se grudar um grupo de Orcs, você pode ter problemas.Mas ele é uma criatura que só compensa caçar nesses leveis, pois da uma exp maior que os trolls, mas igual aos Goblins.É chato caçar Orcs comuns, mas ai vai de gosto.Se você quiser pode caça-los ^^
Swamp Troll
Bem esses aqui são bem interessantes, já que dão exp maior que os outros trolls, e não são tão difíceis de se combater.Mas o problema é que ele da poison, então você pode se enrolar com isso.Existem cavernas muito boas de swamp troll a sul de Venore, são ótimas para se ganhar uns leveis, mas acho arriscado ir lá diretamente no level 8, já que tem muitos swamp trolls.Aconselho a você ir lá quando tiver uma magia de cura razoável (exura gran é o suficiente).
para premium Acc
Os trolls de Edron são uma boa pedida, vc pegara lvl 10 voando ali !Mas se vc estiver em new server, ali pode estar lotado e vc pode recorer para a area free mesmo![]()
Quando você chegar no level 9, terá ML 2 quase 3 por ai, e deve ter mais de 200 GP (talvez menos).Você pode gastar essa grana em uma nova magia ou equipamentos (se você não comprou algo que eu lhe indiquei).Se você é de new server seria melhor você guardar essa grana (já que a grana em new server sempre é curta).Você pode utilizar a grana que você conseguiu em sua caçada comprando a magia Exura (light healing) ou Exana pox (antidote), mas essa ultima só estará disponível no level 10, então compre exura mesmo.
Continue caçando bichos fracos (os que eu indiquei acima) ate o level 10.Se você comprou magias novas, use-as para subir mais rapidamente seu magic level, se não continue na utevo lux mesmo.Ate o level 10 arranje 800 GP, isso é quase que uma obrigação, depois você verá porque.
No level 10 você deve ter alcançado magic level 5, ou ate mais.
Bem aqui vai minha sugestão para equipes de um sorcerer no lvl 10 a 12 (isso não é obrigatório seguir, pois cada um compra os equipamentos que achar melhor ou que estão dentro de suas possibilidades):
Armadura - Scale Armor
Capacete - Soldier Helmet , Iron helmet ou Steel Helmet (esse ultimo, só se você estiver com uma grana mais altinha).
Calças - Brass Legs
Escudo - Dwarven Shield
Arma - Wand of Vortex
No level 10 já é mais interessante ir caçar Rotworm.Em leveis menores pode ser perigoso e as chances de morrer são bem maiores.Lembre-se, não deixe mais de 2 rots colarem em você, isso pode ser muito perigoso.
Rotworm
A criatura mais lucrativo nesses leveis.Você poderá mata-los com essa wand mesmo, mas demorara mais.Com a próxima Wand você ira mata-lo bem mais rápido.Cuidado, se você ficar cercado por mais de 3 rotworms pode ser perigoso.Use Exura gran quando estiver em perigo.Tente andar com uma bag de HMM e algumas UHs (se possível) para eventuais contratempos.
Uma coisa importante:Rotworm te darão trabalho, a não ser que você tenha os equipamentos que eu citei a cima.Mas da para caça-los mesmo assim.Saia rasgando os rot’s e seja feliz.
Continue nesse ritmo ate o level 13.
Dwarf
Uma das criaturas mais famosas do Tibia.Os dwarfs são bem populares, pois tem umas minas que são cheias deles, e existem Dwarfs de todos os tipos (e o melhor, fica na área free).Nas minas dos dwarf (a oeste de Kazzardon), nos primeiros andares você encontrara dwarfs normais, que não são tão difíceis de matar e rendem uma boa exp.O lucro não é muito grande, mas a exp que ganha ira te deixar feliz.O GRANDE problema de ir nas minas dos dwarfs é que elas então sempre lotadas, e cheias de Power Abuser que te expulsão da caverna sem dó.Mas quem sabe você não da sorte e consegue encontrar uma que esteja vazia.
NOTA: Uma coisa, não dessa muito nas minas dos dwarfs não, pois você poderá ter um encontro desagradável com dwarf soldier ou com dwarf guard.E caso você dessa nas profundezas da mina você encontrara horrendas e nojentas Giants Spiders.Então cuidado antes de querer explorar muito a mina, melhor ficar nos primeiros andares, pelo menos por enquanto.
Para Premium Acc
os goblins de Edron são bons nesses leveis, apesar que depois de um tempo se torna chato caçar apenas goblis..Tente ir caçando coisas diferentes para não cair na rotina, mas se vc ver que tal criatura esta sendo boa para caçanda (pegando xp rapido) fique nela !
Se adaptando ao novo jeito de se jogar com sorcerer - Level de 13 a 20
Esse comentário vai para todos os sorcerers que jogava a moda antiga (como eu).Lembro-me que nesse level (13) eu já estava fazendo runas como HMM e GFB e vendendo-as, ganhando bastante dinheiro.Agora, no level atual (13) só esta próxima de fazer LMM (light magic missile), que é uma runa inútil a não ser que você seja um sorcerer level alto.Bem tudo na vida tem suas vantagens e desvantagens, nada é perfeito.Agora podemos pegar level muito mais rápido e nosso dinheiro vai vir das caçadas.
Pois bem, no level 13 você já tem experiência suficiente para usar uma nova wand, a Wand of Dragonbreath que custa 1K no NPC que vende runas.Gaste seu dinheiro nela e se sobrar alguma coisa tente comprar equipamentos como:
Plate Armor, beholder shield (se for new server é dificil alguém vender esse shield, você pode guardar dinheiro para comprar um descente depois), plate legs e dark helmete/steel helmet.
Vamos as caçadas para esses leveis.
Alem de continuar caçando rot, você pode caçar também:
Munotaur
Um monstro muito lucrativo eu lhe digo.Ele da uma boa exp, alem de seu loot poder render algum dinheiro.Você poder fazer grandes loots com os equipamentos que os minos dropam (como chain armor, plate shield, sword, mace, etc), e depois vender na loja de armas da cidade.Mas você deve tomar muito cuidado, pois munotaurs são perigosos para você, se eles vierem em bando e grudarem em você, pode ser um problema.Mas minos é uma boa opção.
Armazon
Mais fortes que os Minos, mas dão mais exp.Ela não da um loot muito bom (pouco dinheiro), mas compensa caça-las para conseguir exp.Se estiverem em bando, armazons podem trazer sérios perigos para você, já que podem dar uns hits legais.Mas vá sem medo.
Dwarf Soldier
Bem eles dão uma boa exp e um bom lucro, você conseguira um bom dinheiro com o loot que ele dá.Mas cuidado, vá andando cautelosamente na caverna, para não ter um encontro desagradável com 3 dwarf soldier de uma vez só, se isso acontecer, ferrou.
Para Premium Acc
Os rotworms de Darashia são otimos, apesar de ser perigoso caçar la (se grudar muitos em vc fudeu).Com os rots vc pegara um bom dinheiro e exp.
Tem pessoas que caçam rot ate lvl 35 mais ou menos (pessoas pacientes) pois rot é uma boa fonte de exp para sorcerer, mais é aconcelhavel caça-lo no maximo ate o lvl 30
No level 15 você pode comprar a magia Light magic Missile (LMM), mas não aconselho a compra-la agora, pois será muito inútil nesses leveis.Sorcerers com level mais alto caçam dragon com LMM, mas eles tiram hits muito poderosos com essas runas fracas.
Então compre depois, economize dinheiro para uma coisa mais útil.
No level 19 compre uma nova wand: Wand of Plague que custa 5K
Agora sua nova wand é de poison, e todos os dwarfs são imunes a esse elemento, então não se deve caçar dwarf soldier com essa wand.
Cyclops
Uma criatura que da hits fodas, então tome muito cuidado antes de ir caça-lo que nem um louco desesperado.Fique no full defensive e lure-os com cuidado (um por um), assim vc mata um de cada vez, com segurança.Cyc da um loot legal, e uma ótima exp.
DICA: É legal caçar cyc no level 20, pois ai já da para usar Ultimate healing (Exura vita).
Coisas a fazer até o level 20:
Equipamentos:
Vá comprando equipamentos melhores, de acordo com suas possibilidades.
Magias:
As essenciais são: Magic Shield (level 14), Destroy Field (level 17) e Ultimate healing (level 20).
Também tem magias que você pode comprar, que não são tão importantes assim: Fire Wave (level 18) e Fireball (level 17).Será dificil você compra-las, pela falta de grana.
Magias premium: É essencial que você compre a magia Haste (level 14) e se possível Levitate (level 12)
Uma vida não tão difícil - level 20 a 30
Bem no level 20 você vai começar a ter uma vida não tão difícil como a de antigamente.Você pode ser chamado para hunts legais, que te renderam uma boa exp.O problema é que agora você tem que comprar runas, então acho dificil, você poder ir nessas hunts.Você pode usar as wands, mas tem o risco do bicho virar pra você, e isso pode ser perigoso.Nem precisar dizer para você fazer a quest dos 10k não é (uma quest que acho que todos os tibianos conhecem, mas uma dica, vá com uma pessoa que saiba o caminho, se não você não sairá vivo daquela cav, hahahahahahahahahaahh * risada diabólica *).
Vou dar umas dicas:
Com Bloker
Dragon
É uma criatura muito divertida de se caçar, pelo menos eu acho.Bem com bloker é muito fácil ir caçar Dragon, é só ficar na diagonal (uns três espaços na diagonal para certificar que a Fire Wave não vai pegar em você).Você ira ganhar uma boa exp, mas não ganhara loot (ele ficara todo para o bloker).O problema é ter HMM para ir a hunt.
Giant Spider
Essa é ate mais fácil que o Dragon.Aqui fique apenas atirando HMM na cabeça da GS (pois o bloker da conta do recado).Você também ganhara uma boa exp com essa hunt.Mas geralmente sorcerer não é chamado para hunt de GS (principalmente lvl 20 por ai), pois paladino mata GS com mais facilidade, por isso eles são mais chamados que o Sorcerer.Mas em lvl?s mais altos, sorcerer tira mais que o pally, na HMM.
Acho que é ruim caçar com bloker nesses leveis, espere um pouco, continue em suas hunts sem bloker mesmo.
Sem Bloker
Bem se você vai caçar na mão, continue nos minos (vá fazendo loots nos minos para conseguir dinheiro) e Cyclopis.Você pode caçar valkyries e Armazon.
Ghoul
[B]NOTA:[B]Para caçar Ghoul, que é imune a Poison, você precisara da wand of Cosmic Energy que pode ser possuída a partir do level 26.Será impossível caçar essa criatura com a Wand of Plague.
Um Bom lugar para se caçar Ghoul é na Ghoustland a oeste de Carlin.Ele da uma boa grana e se você fizer uma hunt grande, lucrara bastante.Ghoul da uma boa exp então você subira de lvl rápido.Uma dica é matar um grupo razoável de Ghouls (4 a 6) com GFB, assim você economiza runa e tempo.Cuidado, pois Ghoul da um hit forte.
Scorpion
[B]NOTA:[B]Para caçar Scorpions, que é imune a Poison, você precisara da wand of Cosmic Energy que pode ser possuída a partir do level 26.Será impossível caçar essa criatura com a Wand of Plague.
Bem compensa apenas ir a cav que tem muitos scorpons e você da apenas uma GFB e uns 8 a 10 morrem, assim você ganha uma boa exp e economiza runas.O grande problema é que scorpions não deixa loot, então você não terá lucro.Uma boa cav de scorpion é em ghoustland (na caverna a sul você pode encontrar scorpions no 3 andar subsolo, à esquerda em uma rampa).
No level 25, compre a magia heavy magic Missile (HMM) e agora você pode fazer as runas HMM.O problema é que gasta muita mana para fazer 1 runa de HMM (280 de mana) e isso pode atrapalhar um pouco nas caçadas.Faça experiências, veja se da para fazer runas de HMM e caçar ao mesmo tempo.Tente levar mana fluid e Uhs para emergências.
Ah, no level 23 você já pode fazer as GFB, mas seu alto custo (480 de mana por runa), fica meio inviável caçar e fazer essa runa ao mesmo tempo.Tente comprara a magia para poder fazer a runa posteriormente.
importantíssimo: Nunca, jamais, em hipótese alguma venda suas runas, elas serviram para caçadas posteriores.Tente estoca-las para utilizá-las depois.Sempre ande com algumas runas de ataque e cura para casos extremos de emergência.
Para premium Acc
Larva
Com o update ficou muito bom caçar larvas.Mas você não poderá caça-las utilizando a wand com elemento poison.Então espere ate o level 26 para poder comprar outra.
Os dragons das Areas Premiuns são otimos, pois o resp é rápido.
rots: Alguns caçam rots em cavs de darashia, dizem que é muito bom ate o level 30.Entre lá e comprove essa teoria
No level 26 compre a wand of Cosmic Energy por 10k.Essa é a ultima que se compra na área free acc.
Dragon
No level 28 você poderá summonar Demon Skeleton que te auxiliara na caçada.Summone 1 ou 2 DS (aconselho 2, agora que a mana sobe mais rápida, ficou bem fácil J ).tente usar HMM (aquelas que você fez) ou a wand (isso pode ser perigoso, se o draggy virar pra você)
Mas eu aconselho a caçar dragon em leveis maiores.
Coisas a fazer ate o Level 30:
Isso não é obrigatório, mas consiga os equipamentos listados abaixo.Mais uma vez repito, isso não é uma obrigação, eu só estou indicando equipamentos, você compra de acordo com suas possibilidades.
Armadura: Plate armor ou Noble armor (Alguns compram Blue Robe, mas acho besteira)
Capacete: Crown helmet ou Warrior Helmet (mas eu gosto de ter o Hat of the Mad, pois é muito leve e combina com a Blue robe)
Calça: Plate Legs
Escudo: Dragon Shield
Arma: Serpent Sword ou Fire Sword (caso voce use espada), Knight's Axe (caso voce use machado), Dragon Hammer ou Skull Staff (caso voce use club)
NOTA: Em server velho, os itens são muito baratos, então fica mais fácil comprar os itens.Se você esta em new server não se envergonhe de seus itens fracos, pois todos nos sabemos que é um inferno conseguir dinheiro em new server.Alem do mais, sorcerer empobreceu bastante no tibia 7.6, vendo que ele lucrava muito vendendo runas.
Magias:
Compre as magias: Great Fireball (level 23), heavy magic Missile (level 25) e summon creature (level 25)
Outras magias; Energy Beam (level 23), Firebomb (level 27) e Great Energy Beam (level 29)
continua no proximo post >>>>>
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Troll
Frost Troll
Goblin
Orc
Swamp Troll
Rotworm
Dwarf
Munotaur
Armazon
Dwarf Soldier