Postado originalmente por
Craban
Queridos jogadores,
Antes de começar, gostaria de dizer que postar um longo comentário em qualquer tópico que seja, não é algo que eu faça normalmente. Essa é um exceção e essa maneira de postar não se tornará comum, continuando sempre como um caso extremo. No entanto, é claro, uma exceção justificável pelas circuntâncias que uma discussão especial pede. Assim terei mais tempo para resolver os problemas que estão em curso com relação aos cheatings e bots de Tibia.
Primeiro e mais importante: Qualquer membro da CipSoft, inclusive aqueles que tomam decisões estão muito preocupados com o problema do cheating, tem conhecimento do tamanho do problema e sabem também que ele precisa ser sanado o mais rápido possível. Agora, é muito difícil transportar para todos nossa consciência do problema pois não somos capazes de mostrar a vocês resultados satisfatórios em relação ao nosso trabalho. Continuando, confirmo novamente que os Community Managers estão passando em todos os lugares, adicionando opiniões e citações diariamente, não apenas tomando nota dos problemas e sim destacando-o como prioridade número um. Ainda assim, mesmo que os CMs estejam comunicando-se com você, nós também estamos tendo um contato inicial com a situação. Finalmente, nós sabemos perfeitamente como todos sentem-se, mas sentimos o mesmo. Em nosso meio, odiamos os facilitadores de jogo tanto quanto vocês. A maioria de nós da equipe, jogam Tibia com personagens próprios e compartilhamos das mesmas experiências que vocês vivem.
Agora, muitas especulações e acusações sobre o que nós fazemos, pensamos, queremos ou não fazer, tem sido discutidas há muito tempo. Todas as especulações são baseadas em duas situações: uma delas é que não conseguimos trazer um número de punições que satisfaça a todos. Sim, essa é uma falha, admito. O segundo fato é que sobre este tema específico, seguimos uma política de informação diferente para você do que fazemos com outros assuntos. A falta de informação para você é uma decisão consciente, porém, é também a fonte de especulações adicionais e, no final, a frustração. Compreendemos isso também. Essa é a razão pela qual os Community Managers não podem ceder mais informações, nossa política não permite falar mais. Então vou seguir essa política para tentar explicar, da melhor maneira possível, o problema sobre cheating, sem contar detalhes. Vamos lá:
Temos investido uma quantidade substancial de tempo no tema "medidas anti-cheating" ao longo do ano e continuaremos a fazê-lo. Este investimento na realidade não foi em vão. O problema é que isso não nos trouxe um resultado que poderia ser apresentado a vocês como uma mudança significativa. Neste contexto, quero reafirmar que os números de contas deletadas que nós publicamos não são falsos de maneira alguma. Eles são absolutamente exatos. A detecção, no entanto, "morde" em muitas direções diferentes, o que significa que o número total é a soma de todos os tipos de comportamentos diferentes que foram detectados. Assim, eu não posso negar nem confirmar a acusação de que nós só detectamos low levels. Cada ban wave pega toda faixa de levels - dos baixos para os muito altos - então há sempre um pouco de cada faixa. Concordo, porém, que devemos trabalhar numa mudança para pegar mais dos realmente ruins. Essa acusação também é parcialmente baseada no fato de que vocês não podem ver exatamente quem foi deletado a cada wave. O que é novamente, no entanto, uma outra parte da nossa política. Nós acreditamos que, para resolver o problema da trapaça, precisamos alcançar um estado em que os jogadores não sofram mais com isso enquanto jogam. Apenas mostrar a vocês alguns nomes que vocês conhecem mas ainda deixar que vocês se deparem com bots no dia seguinte é, no nosso ponto de vista, apenas um valor estético, mas que realmente não ajuda a resolver o problema. Portanto, preferimos tentar chegar mais perto da raiz do problema ao invés de gastar tempo compilando listas daqueles que nós detectamos para apresentar a vocês. Nós queremos atingir o objetivo, não ficar nos gabando das tentativas.
Muitos de vocês nos sugeriram diferentes maneiras para resolver o problema, por exemplo, atualizações diárias, investigações manuais e medidas legais contra os desenvolvedores (de cheats). É óbvio que nós pensamos nessas coisas - e regularmente nós pensamos de novo. O que elas tem em comum é que exigem muita mão de obra diariamente, atualmente muito mais do que nós podemos realmente dispender sem reduzir fortemente nossos recursos para o resto dos projetos para o Tibia. Nós nunca descartamos tais medidas, mas colocá-las em prática requer alguma reestruturação na companhia ou não será possível aplicá-las efetivamente. Além disso, há sempre coisas adicionais que devem ser consideradas com cada maneira alternativa de lidar com o problema. Atualizações diárias, por exemplo: estas teriam que ser feitas manualmente e, portanto, ao custo de muito tempo de trabalho, ou elas teriam de ser parcialmente automatizadas. Isso nos leva ao problema de "tudo o que é automático pode ser combatido com um sistema automático". O mesmo vale para o CAPTCHA, que é um sistema automático: assim que alguém descobre exatamente como ele funciona, haverá um contra sistema automático para derrotá-lo.
Outra proposta regular é a volta dos gamemasters. Para esta proposta, posso dizer com segurança que não vamos fazer. No entanto, posso ouvir o que vocês realmente querem dizer com esta proposta, ou seja, para tentar o método de investigação manual de alguma forma diferente. Nossa experiência nos mostra que as investigações manuais são muito demoradas, sujeitas a erros e, portanto, não muito eficazes. Contudo, nossa experiência é baseada no sistema gamemasters que costumávamos ter. Em geral, não descartamos a possibilidade de experimentar novas investigações manuais, mas vamos ter de encontrar melhores maneiras de fazê-las para torná-las realmente uma opção viável.
De um modo geral sobre formas alternativas: Nós regularmente avaliamos todos os tipos de formas alternativas de resolver os problemas. Isso também vale para a questão do cheating. Não estamos presos e 100% comprometidos em apenas continuar no caminho de detecção. Estamos também avaliando e considerando outras opções, incluindo aquelas que têm sido propostas. Vale lembrar que todas essas medidas não são tão fáceis de "só fazer". Há sempre muitos efeitos, fatores, custos e inconvenientes em torno de cada um daqueles que têm de ser cuidadosamente considerados antes escolher fazer alguma coisa.
O que mais posso dizer a vocês? Provavelmente nada que atualmente mude a situação. Eu sei que as palavras por si só não vão resolver e nós nunca tivemos a intenção de deixar por isso mesmo. Eu sei que é hora de mexer em ações que importam. Eu sei o quanto nós já investimos no assunto. Tudo o que posso esperar agora é que vocês acreditem em mim quando digo que é o melhor que podemos fazer atualmente, mantendo os outros projetos vitais para Tibia rolando. Finalmente, peço que vocês (sim, novamente) para aguardarem um pouco mais conosco, e para darem aos Community Managers alguma folga. Atacá-los apenas significa atirar nos mensageiros. Suas mensagens foram lidas há muito tempo e continuam sendo. Perdemos um tempo valioso e vamos tentar o nosso melhor, reorientando os nossos esforços novamente por vocês.
Atenciosamente,
Crab