Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 12

Tópico: [J.L] 14ª Justa Literária Dard Drak x Mano Mendigo, Cat. Fênix

Registro
    16-10-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [J.L] 14ª Justa Literária Dard Drak x Mano Mendigo, Cat. Fênix

Bem-vindos à décima quarta Justa Literária!

Citação Postado originalmente por Bela~ Ver Post
    14ª justa literária
    Categoria Fênix
    Dard Drak X Mano Mendigo
    Prazo: 08/08/11 (7 dias)
    Tema: Festa fantasia

>>> Dard Drak
    Trouxas

Encontram a casa. Ele desiste, quer voltar. Ela o segura pelo braço, não deixa. Ele resiste, tenta se soltar. Ela diz que não quer ficar sozinha, faz voz arrastada e melosa. Ele persiste em resistir mas desiste novamente, vamos em frente então. Ela agradece por agradecer e toca a campainha.

- Oi, você veio! Peraí, isso na testa é uma cicatriz?

- Sim, fiz com batom.

- Outro HP, e ainda mulher... Se bem que você mal tem seios mesmo.

- EI! Gosto dele.

- Viesse de Hermione. Mais da metade das garotas vieram como ela, é fácil – só agora repara no rapaz ao lado – E aí? Amigo dela? Está vestido de quê?

- Ah...

- De nada. Só quis colocar a bata.

- Não vale. Tem de ser algum personagem.

- Considere ele como um aluno normal de Hogwarts, então. Um figurante, que tal?

- Não...

- Tá – ela abaixa a cabeça, exclama algo – Já sei! – mexe na bolsa, tira um batom – Vem cá, fica quieto... Droga, acho que errei o formato, deixa eu apagar... Ih, borrou tudo, liga não, deu até um efeito, parece que está sangrando... Prontinho! Personagem conhecido.

- Outro HP... Vai, entrem logo.

- Essa bobagem de ter que vir como algum personagem faz ter um monte de cicatrizados na festa – estão no corredor, o anfitrião sumiu por uma porta – A daquele ali está pingando e nem percebe. E o HP do lado dele é loiro, nada a ver. Hum, acho que vi entrar naquela sala duas garotas que conheci no último encontro, vou lá ver se são elas. Já volto.

Fica sozinho.

Por algum tempo permanece no mesmo lugar; a excitação de novato o incita a querer ver cada canto da casa e a timidez também de novato o impele a ter vontade de voltar para a sua. Observa acanhado os convidados que passam pelo corredor indo rapidamente de uma sala a outra, repara tímido nos detalhes de suas roupas. Não foi preciso olhar muitas pessoas para notar que a maioria eram Harry Potters improvisados no último instante, forçados a obedecerem ao capricho do dono da festa. Menos tolo e mais seguro ao deduzir que não era o único fantasiado de forma tão precária, finalmente começa a andar, passos lentos, tímido continuava. O “já volto” dela estava demorando demais.

Corredor largo, casa enorme. À esquerda três entradas, à direita mais três, quase todas com pequenos cartazes acima das portas. No final do corredor havia uma escada estreita que levava ao segundo andar – bloqueada por um pequeno armário - e uma saída para o quintal. Entra na primeira sala; cadeiras dobráveis e uma TV gigante ocupam a maior parte do espaço, e alguns Harrys e um Draco sorridente ajeitam dezenas de cabos em caixas de som.

- Desculpe, mas ainda não pode entrar aqui. Só lá para as dez que vamos passar os filmes – Avisa uma Luna Lovegood.

A fita mais do que o necessário, dá uma de mal educado e rude; apalermado, só após escutar um “Tá bem?” impaciente ele tira a visão dos longos cabelos prateados. Meneia a cabeça vagaroso, boboca, sai da sala porém previsível que é por duas vezes volta o rosto. Entra na porta em frente, “Jogos de Xadrez”.

Cinco pequenas mesas serviam de apoio a cinco tabuleiros de xadrez bruxo. Vê um Neville excessivamente magro vencer com facilidade um Dumbledore demasiado jovem de barba curta. Nota que um Rony tem apenas três peças sobrando contra sete de um Harry de cicatriz preta. Percebe desanimado e ingenuamente surpreso o silêncio no local; exceto o rumor vindo do restante da casa, ouve-se unicamente o bater das peças ao serem movidas pelos tabuleiros de vidro – e movidas manualmente. Quando um peão branco se aproximou de um peão preto este não o atingiu com suas espadas, de forma alguma; estavam lá, imóveis e agachados, escondendo as armas. Um cavaleiro não derrubou a torre ao sitia-la, e quando finalmente Rony perdeu para o Harry seu rei possivelmente por vaidade não jogou a coroa no chão admitindo a derrota. Tais situações contudo ocorriam em sua cabeça, e censurou-se e chamou-se de besta por fantasiar tanto, mas entediado e incomodado e decepcionado que estava, saiu dali.

A terceira porta a encontra fechada, uma Hermione ruiva – ou uma Gina de cabelos espessos? – lhe diz que ainda arrumam os móveis. Acima da porta lê-se no cartaz “Cabeça de Javali”. Demora alguns segundos murmurando para si mesmo, tentando lembrar-se de onde vinha aquele nome. Caminha para a sala seguinte, “Salão Comunal”.

Caso não soubesse do que se tratava aquela festa, sentir-se-ia em pleno Halloween: abóboras de papel balançavam por linhas finas no teto, morcegos de plástico se viam grudados nas paredes juntos com desenhos de vassouras e caldeirões e em todo lugar onde era possível havia preto, do sofá de estofo preto às cortinas pretas, além de duas mesas com panos pretos e cadeiras, essas sim, não pretas mas marrons. Não encontra uma tocha sequer de luz bruxuleante – oras, há energia elétrica. Acha sua amiga num canto, com duas Hermiones; tenta aliás contar quantas Hermiones haviam naquela sala, desde as de cabelos cheio às de cabelos lisos, morenas a loiras, bonitas a feias, dentuças e não dentuças. Conta onze até flagrar uma muito íntima com um Rony – o primeiro sardento com quem se depara na casa -, intimidade quase que obscena, lábios quase que se tocando; não aprova aquilo, nem um pouco. Pensa que tal cena nunca aconteceria de verdade, seria forçado, demais, só fariam aquilo quando estivessem sozinhos, nunca em público, jamais, entretanto se esquece deles ao vislumbrar um Draco de olhar frio e desdenhoso. Face pálida, um quê de doente, cabelos loiros claramente oxigenados penteados para trás. Sozinho sentado no sofá passava a sensação de que se encontrava ali por obrigação. Odiava todos os presentes, era visível. Sentia falta dos lacaios Crable e Goyle. “Será que sua voz também é arrastada?” imagina. Se segura para não atravessar a sala e ir em sua direção para olha-lo de mais perto. Tão fixo o observa que Draco o percebe, e lhe dirige um olhar de desprezo tal como somente para Harry daria. Constrangido, volta para o corredor.

Após passar pela quinta porta, a cozinha – de onde fora educadamente expulso -, a sexta dá para um banheiro razoavelmente grande. De dentro saem um Harry e uma Hermione de mãos dadas, risonhos e com um ar muito maior do que de reles amizade. Não aprova aquilo, nem um pouco. Pensa que tal cena nunca aconteceria de verdade, seria forçado, demais, pobre Rony, amigo desleal o dele e Hermione então nem se fala. Ri da situação e de si mesmo, mais do segundo, caminha para o quintal. Parecia que iriam encenar algo.

- Você tem varinha?

- Não.

- Tenho uma sobrando, se quiser.

- Tudo bem, não precisa, vou só olhar.

Fica indeciso; era um Snape ou um Sirius aquele que lhe ofereceu uma varinha? Pela bondade, seria o Sirius, lógico. O dono da casa está no meio do quintal, quinze a vinte pessoas em volta, formando um semicírculo.

- Um, dois, três, vai!

Todos os magos sacam de suas batas varinhas de tamanhos e cores variados e começam a proferir inúmeras magias. Correm, pulam, gritam, as batas esvoaçantes atrapalhando seus movimentos, as varinhas sendo erguidas ou desajeitadas ou pomposamente, uns e outros caindo ao chão e se levantando logo depois. Muitas das magias ele nem recordava para o que serviam porém certamente, certeza tinha e muita, que “Alorromora” não era uma magia de ataque, e ela fora dita pelo anfitrião da festa. Mais da metade daqueles magos estaria condenada a ir para Azkaban; “Crucios” e “Imperios” e inclusive “Avada Kedavras” eram pronunciadas à exaustão, mas felizmente ninguém morria. Um forte Neville tinha aguentado três “Avadas” e ainda assim se suportava em pé, e isso o fez ter a ideia de que ele deveria desenhar três marcas na sua testa como prova de tamanha resistência. Desejou que Vold... Você-Sabe-Quem estivesse no meio para derrotar um por um, todavia tudo que viu foi um Dumbledore de face imutável, a máscara o estorvava e o tornava alvo fácil. Envergonhado, de si próprio, do conhecimento do anfitrião a respeito de palavras mágicas e do Neville invencível que sem querer arremessara sua arma ao tentar conjurar um “Expelliarmus” no Draco sorridente que vira mais cedo, do quintal vai embora sem saber quem dali sairia vencedor. “Se ao menos elas soltassem fagulhas...” remata.

- Tava te procurando. Vem, vão passar o primeiro filme.

Sala lotada, pegam cadeiras extras de outra sala para se sentar. Luzes apagadas, início do filme. Só o vira uma vez, no cinema; finalmente se anima com a festa, relaxa, a excitação de novato volta. Por causa dele, igual a outros iniciantes, começara a ler os livros. No momento lia o quarto. Sua amiga sempre se envaidecia por ter conhecido a história muito antes de ela ir para o cinema; “O que veio depois é tudo modinha”, repetia constantemente.

Consegue ouvir atentamente os primeiros minutos, com semblante sereno no rosto. Dumbledore entregando Harry bebê aos Dursley, Harry jovem passando maus momentos com os tios e primo, a chuva de cartas, a aparição de Hagrid revelando seu passado. Mas os diálogos paralelos e críticas não tardam:

- “...pois a irmã dela, lhe causou esta cicatriz.”

- Por que mudaram para plataforma nove e três quartos se é nove e meia? Besteira.

- E o Hagrid nem vai com ele à estação.

- Draco já deveria ter aparecido duas vezes. Sacanagem cortar as cenas dele.

- Ah, a Hermione! Eles eram tão bonitinhos quando crianças...

- A parte da Lilian morrendo é ridícula, parece aqueles filmes B de ação.

- Poderia ser pior, veja Eragon.

A não ser quando destoam de modo gritante do livro, as falas em si mal são ouvidas, ficam esquecidas e abafadas. Sequer Dumbledore e sua sabedoria impõem respeito. Quem o estivesse assistindo pela primeira vez – o que não era o caso de ninguém ali – não compreenderia nada. Chateado e cansado do barulho, diz à amiga que vai ao banheiro, e a deixa conversando animadamente com um Cedrico a respeito de seu próprio destino trágico. Chega ao corredor e lá permanece, imóvel.

Ouve aplausos vindos da “Sala Comunal”; entra nela, logo compreende que acontecia um joguinho de perguntas, comandado por um “Olho Tonto” Moody cujo olho era na realidade de cartolina e não se mexia convulsivamente. Cada resposta certa dava um pequeno brinde. “Quem sabe ganho algo”, reflete esperançoso. Pega a primeira cadeira vaga que acha.

- Qual foi o resultado da partida de quadribol entre Grifinória e Sonserina que Harry jogou pela primeira vez?

- 170 a 60 para Grifinória!

- Do que é feita a varinha de Harry?

- Azevinho e pena de fênix!

- Com quantos anos...

Ou ele que não era tão fã assim, ou aqueles o eram bem mais; indeciso ficou quanto a isso. Inconformado, está a sair quando ouve a pergunta seguinte;

- Em O Prisioneiro de Azkaban, qual o nome do grifo que...

- Bicuço!

Havia acabado de ler o terceiro livro há poucos dias.

Ganha uma caixinha com um sapo de chocolate dentro. Este não pulou para fugir quando a abriu e, enquanto o come, pensa que tartaruga de chocolate – branco - é bem melhor.

O Cabeça de Javali havia sido aberto. O olha de relance, um papelão preto diz “Cerveja amanteigada”; fica curioso, interessado. Antes que se decidisse, a porta do banheiro se abre e vê Harry e Hermione saindo de mãos dadas amorosos novamente. Faz um estalo com a língua, desiste, resolve voltar ao filme mas quando nota está de frente para a porta que leva à rua, passou pela sala sem dar caso. Presta atenção ao som vindo do lado, conclui que Harry e Draco crianças estavam prestes a brincar e brigar voando com vassouras – Hermione criança certinha inutilmente dava no amigo um sermão chatinho para impedi-lo -, dá um meio sorriso forçado fraco e feio que some rápido, abre a porta e vai embora. Na rua lembra-se que não vira nenhum “cicatrizado” de óculos, remendados ou não. A bata já não mais a usa, está enrolada em suas mãos.

Chega em casa, pai estranha batom na testa, “Antes era no pescoço”, brinca, ele ignora. Entra no seu quarto, vê “O Cálice de Fogo” na cama, o ignora também. Liga a televisão, tenta assistir algo, não consegue. O celular toca, finge não ouvir. Entediado, olha para o livro de novo, em seguida para a televisão mais uma vez, depois para o chão demoradamente; faz um muxoxo, desliga a TV, pega o livro e o abre.

Começava o Torneio Tribruxo.
    >>> Mano Mendigo
    A melhor festa fantasia

Aquela festa foi hilária, a fantasia mais engraçada foi a do batman, porque tinha uma mancha branca atrás!!! A pior, mais mal feita foi, deixa eu pensar.... Ah, lembrei, a do Power Rangers!! Ele pintou um capacete de vermelho e pegou aqueles óculos de festa, sabe? Sua “armadura” era vermelha, uma jaqueta, quando perguntei à ele que diabos era aquilo, me surpreendi de monte com a resposta. Senti dó também de um menino que usara uma fantasia de Super-Homem, com os “músculos” infláveis, sabe? E a garotada maldosa socava esses músculos, fazendo o pobre menino chorar de vergonha. Acabou que todos que agrediram o pobre garoto foram expulsos da festa. E, a minha fantasia também não foi lá aquelas coisas, mas classifico como criativa.. Eu fiz uma do pernalonga, meu personagem favorito.

Tá, não foi muito criativo...

Teve também uma garota de... Mulher Maravilha, lógico, todas meninas vão com essa fantasia!! Por sinal ela é bem bonita, mas ela nem deu bola pra mim!

Mas, deu pra dançar, se divertir, rir, foi a melhor festa de todas, a melhor festa fantasia!!!
    A votação dura até dia 15.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Bela~; 16-08-2011 às 22:11.

Registro
    14-10-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Hummm difícil escolha os dois muito bem escritos e com uma história envolvente. No primeiro texto é maçante porque o escritor usa de um tema muito obscuro (Harry Potter é muito complexo para leigos) e usa muitos pontos e virgulas, fora os paragráfos grandes.

Já o segundo texto atinge o coração do leitor, vai direto ao ponto, sem rodeios e me fez ler assim, em um, dois minutos, muito bom.

Trouxas [0] x [1] A melhor festa fantasia

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu, que sou fã de Harry Potter, gostei mais do primeiro, me identifiquei mais. Percebi erros que, com facilidade, poderiam ter sido evitados:

intimidade quase que obscena, lábios quase que se tocando; não aprova aquilo, nem um pouco. Pensa que tal cena nunca aconteceria de verdade, seria forçado (...)
    Não aprova aquilo, nem um pouco. Pensa que tal cena nunca aconteceria de verdade, seria forçado, demais
    Essa repetição soou como se o autor não tivesse revisado o texto quando terminou de escrevê-lo, o que desvaloriza o trabalho. É importante prestar atenção ao que foi construído. Afinal, foi por isso que o jeito como foi escrito não me agradou, já que a forma não me pareceu fluir bem (muito embora o conteúdo tenha compensado).

Já o segundo, contrastando em tamanho com o primeiro, achei meio vazio. Não saiu do esperado e não apresentou uma singularidade como o outro. Foi apenas... uma descrição rasa de uma festa fantasia qualquer.

É por isso que meu voto deixa o placar assim:

Trouxas [1] x [1] A melhor festa fantasia

Última edição por Bela~; 08-08-2011 às 21:27.

Registro
    31-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Em Trouxas senti, assim como a Bela~, que alguns trechos atrapalharam a fluidez do conto e pareceram estar sem revisão. No geral, entretanto, foi bem escrito e com um tema de fácil identificação (raro achar alguém que, se não leu os livros, não viu os filmes por essas bandas). Outra coisa boa foi o vermos tudo pelo ponto de vista do novato, suas inseguranças e desconfortos. Achei um pouco grande, e a pequenez do segundo não ajudou em nada para mascarar seu tamanho.

Não gostei de "A melhor festa fantasia". Senti que o texto ficou informal demais, desleixado. Batman e Pernalonga sem maiúscula, o excesso de exclamações... Talvez a intenção fosse dar um ar cômico ao texto, mas mesmo assim, não acho que justifique.

Enquanto o primeiro foi bastante fácil de se identificar, bem escrito, o segundo foi muito curto e, pelo menos, faltou dar uma polida em um texto tão pequenininho.

Trouxas [2] x [1] A melhor festa fantasia

PS: Não é festa à fantasia?

Registro
    07-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Adorei isso aqui! Gostei muito dos dois, nossa, divertidíssimos. Acho que pelo tema não se podia esperar algo mais sóbrio mesmo, mas vamos lá. "Trouxas" foi um grande conto (em amplos aspectos), e um dos poucos que eu já li neste board que eu posso realmente dizer que genuinamente gostei por inteiro. Tá, eu sou meio suspeito pra falar de HP, mas o conto realmente me fascinou não necessariamente pela escolha do tema, mas pela forma como foi apresentado. Usar de pequenos elementos da obra para caracterizar a insanidade daquela festa, juntamente ao personagem principal, apenas favoreceu a construção do texto. Apesar do tamanho, não foi cansativo de ler.

Já "A melhor festa fantasia" teve um diferencial, que foi o tom informal, um relato, e também esse tamanho diminuto. Devo dizer que, à princípio, não esperava muita coisa, ou esperava coisas demais, não sei. Mas acabei gostando do pouco que li, da forma como a temática foi apresentada. Talvez pudesse ter sido mais explorado, mas acho que isso descaracterizaria o tom de relato banal.

De qualquer forma:
    Trouxas [3] x [1] A melhor festa fantasia

Manteiga.

Publicidade:

Dezesseis anos depois, estamos em paz.

Eu não floodo. Você sim Avatar de Dard Drak
    Registro
    31-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bela menina a repetição foi proposital; reescrever uma frase inteira sem perceber nunca aconteceria de verdade, seria forçado, demais...

Dard*

Keep farming Avatar de Martiny
    Registro
    04-01-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O primeiro foi bem escrito, mas achei que em algumas partes o texto ficou pobre, feio. Como em algumas vírgulas desnecessárias, por exemplo. Eu, que não curto muito HP, não senti tanto tesão nessa temática e a história não me envolveu. Achei deveras estranha, não me trouxe nenhum tipo de animação, não me marcou. Acho que a parte que eu mais gostei foi a do xadrez, onde as peças apenas se moviam na mente das pessoas (daí eu comecei a pensar naquele lance de "viver em nossas mentes é melhor ou pior do que viver na rl" e tal, coisa que eu vejo em vários filmes e obras e gosto bastante).

O segundo eu não gostei. Usar de uma linguagem informal, como se fosse uma carta, tudo bem, eu aprovo. Mas nesse texto ela pareceu desnecessária, sem propósito. Eu realmente não senti nada nessa obra, parece infantil e bobona demais.

Meu voto para o primeiro pela ideia melhor e pela escrita superior.

Trouxas [4] x [1] A melhor festa fantasia

Ah, Bela~, que dia que acaba a votação?
    Última edição por Martiny; 10-08-2011 às 11:42.

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

~Dard
    Ah, sim. Então eu é que não consegui pegar a intenção, foi isso, rs'

~Martiny
    Pode crer, esqueci disso. Vou editar lá

Registro
    27-07-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Na primeira leitura eu achei o primeiro texto muito cansativo, e embora eu goste muito de Harry Potter - vide meu avatar e assinatura -, não tinha conseguido me "atingir" ou me prender. Não votei nessa primeira vez porque não tive tempo, voltei, li de novo, e formei uma opinião completamente diferente.

A história flui bem, algumas passagens chegam a ser bem engraçadas e outras muito bem "sacadas", como a do jogo de xadrez. Mas você só curte o texto mesmo se tiver conhecimento sobre o universo a que se refere - o que não é o caso de todos -, se não vai achar muito bobo e maçante. Mas é uma opção do autor, "assumir" os riscos, e não vejo, totalmente, como algo negativo.

Também percebi um certo "descuido" com pontuação e parece que realmente não foi revisado, pelo menos não atentamente. Caso contrário não teriam passagens como:

sai da sala porém previsível que é por duas vezes volta o rosto
    Demorou um bocado para entender o que tinha "acontecido".

Outro ponto é que apesar de ser um recurso visivelmente estilístico, não gosto dessa "inversão" de períodos. Concordando com o que já falaram, não gosto muito de sua ocorrência em prosa, preferindo em textos em versos.

Um detalhe, nem tão importante assim, mas que me chamou a atenção, é que apesar de o menino insistentemente 'falar' que "não era fã" ou que "conhecia pouco do universo" tem certos detalhes ali que acho difícil alguém que começou a ler os livros agora e só assistiu ao primeiro filme uma vez saber. Mas é chatice e/ou impressão minha. Fora que é compensado pelo cuidado do autor de só colocar no enredo elementos que tenham aparecido até o quarto livro da série.

Resumindo: gostei muito, indentifiquei-me, e os problemas que vi são banais.

Falei tanto do primeiro porque além de ser infinitamente maior que o segundo, eu mal consigo tecer comentários sobre o mesmo. Não gostei.
    Foi, obviamente, uma opção do autor fazê-lo assim. Mas ficou superficial, mal deu tempo para me identificar, não me interessou e terminei a leitura sem concluir nada, como se nem tivesse lido. Fora que não aprovei muito o excesso de "coloquialismo", mesmo enxergando que, igualmente, foi intenção do autor. A única coisa que realmente gostei foi a da fantasia do Batman com uma mancha branca atrás - genial e me fez rir.
    Mas em suma o texto passou a impressão de preguiça e descaso do autor, como se tivesse feito de qualquer jeito "só para entregar logo". Presumo que seja só impressão, mas mesmo assim, acho que o não foi "feliz" em suas escolhas.

Então, o placar fica:

Trouxas [5] x [1] A melhor festa fantasia
    "Of course it is happening inside your head, Harry, but why on earth should that mean that it is not real?"

Registro
    03-05-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O primeiro texto é grande, mas não é de nenhum modo cansativo. Cheguei ao fim no mesmo ritmo que comecei, o que é bom. Apesar de não gostar de Harry Potter (mas já li todos os livros e vi os filmes, risos, devo ser masoquista), achei o texto divertido.

Não tenho muito o que comentar sobre o segundo texto. Muito curto e informalidade como se fosse uma carta pra algum amigo. Parece aqueles textos que você veria nos livros de português de 1ª série.

Trouxas [6] x [1] A melhor festa fantasia

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [J.L] 12ª Justa Literária Cavaleiro Calmo x Mano Mendigo, Cat. Grifo
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 14
    Último Post: 12-08-2011, 12:02
  2. [J.L] 5ª Justa Literária Mano Mendigo x Thomazml, Cat. Fênix
    Por Bela~ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 7
    Último Post: 06-08-2011, 23:38
  3. [J.L] 1ª Justa Literária Ldm x Steve do Borel, Cat. Fênix
    Por Martiny no fórum Fora do Tibia - Off Topic