Vim postar aqui pra suplicar que parassem de postar os vários tipos de tópicos desagradaveis que tem surgido por aqui, como por exemplo, tópicos sem conteúdo, repetidos, inúteis e/ou na seção errada. Olha gente, pode até ser dificil de acreditar, mas eu JURO que uma época o geral foi um forum bom de ler. E olha no que ele se tornou...
Ah, e saibam que não é pouco. Não é menos que a metade. Não é menos que 3/4. Praticamente TODOS os tópicos do Geral estão assim, se eu fechar os olhos e começar a abrir um monte deles duvido que ache algum decente. O mais dificil é ver os tópicos repetidos... é pior que ler um jornal velho e 5 vezes, que SACO! Não queria fazer isso, mas vou citar alguns exemplos:
Tópicos indesejáveis:
Título: Racismo!!
Motivo: Custa MUITO usar o botão procurar? Já foram VÁRIOS tópicos falando sobre isso, de chars não serem pretos. O assunto já foi discutido e redescutido, não tem mais o que falar. E se tem, pelo menos faz um tópico decente, citando respostas de anteriores e debatendo sobre elas. (isso porque é proibído reviver)
Título: Vc tem muitos amigos no tibia?
Motivo: Tá, além de que esse assunto também já deu tudo que tinha pra dar em milhaaares de tópicos, olha o português. (Dê uma lida na parte "português").
Título: Mass kick na anihilator
Motivo: É bom evitar tópicos narrando histórias que ocorreram com seu char, tais como logs de converça. Lembrando, só EVITAR, afinal, muitas pessoas, mesmo que não digam, podem passar por ele e pensar "E o que eu tenho a ver com a vida do cara? Precisava postar isso?". (tudo isso tem nas regras). Precisamos mesmo de tais tópicos por aqui?
Título: ???
Motivo: Tópicos-mensagem. Em outras palavras, tópicos criados só pra mandar uma mensagem pra algum moderador ou usuário. Por favor né, ninguem precisa ler isso... usem a função mensagem privada. O geral agradece...
Título: entraplzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Motivo: Caraca, esse aí se superou. Não só o título não é claro nem tem a ver com o tópico, como o cara deu uma facada no tópico de regras. Gente, é PROIBÍDO spoil, ou seja, qualquer informação de caminho, localização ou como fazer uma quest. Sendo contra ou não, regra é regra amigo, não gostou muda de forum. Não sabia? Só lamento, ninguem mandou não ler as regras. Precisa mesmo de um tópico desses, destinado a ser fechado, poluindo a seção? Lembro que algum tópico foi pra segunda página pra dar espaço pra esse aí...
Título: quests
Motivo: Olha gente, gostaria que TODOS OS NOVATOS LESSEM AQUI. Eu sei que ainda não estão acostumado com as regras, mas por favor, lembrem-se que dúvidas é no Tibia Suporte (e se for sobre o Tibiabr, no TibiaBR Novidades / Ajuda Sobre o Forum). E também não vão postar coisas que já foram esclarecidas nas REGRAS DO FORUM, por exemplo, nesse caso, o fato de spoil ser proíbido. Lá no tópico diz claramente o que é spoil.
Título: PORQUE SOMO VICIADOS NO TIBIA
Motivo: E finalmente, é dado PREMIO NOBEL. Parabéns! Sem conteúdo NENHUM e ainda por cima post duplo (nota: leiam a parte "edit" no final do post).
Bem, são esses os exemplos de Tópicos que mais aparecem no geral. TUDO ISSO NA PRIMEIRA PÁGINA, e não foi nem a METADE. É gente, a situação está ficando triste, e o geral ta perdendo toda a graça. Por favor, antes de postar algum vê se ele não está digno dessa listinha de "bons tópicos". É claro, não vim só reclamar:
Faça um bom tópico:
Chegamos a parte que interessa...
"HEY! Estou pronto para postar um tópico, mas não sei. Bem, o que devo evitar e no que devo me tocar?" Eu não sou ninguem pra dizer algo, mas, já visito forums há anos, uns 6 talvez, então, tentarei ajudar com o que posso. Bem, quanto a(o)...
- Conteudo: Quando você for postar, faça o possível pra pesquisar sobre o assunto e vá incluindo o que você conseguir no futúro tópico. Assim você vai evitar que seu tópico seja um "nada", como no ultimo exemplo. Evite também postar coisas como "Oi gente, qual a armadura mais bonita?". E se você realmente estiver afim de fazer um tópico assim (o que eu não recomendo), primeiro tenha certeza de que não existe um sobre o mesmo assunto. Depois, vá mostrando todas as armaduras que você conhece, pegando as imagens, revelando alguns detalhes e dando sua opnião. Finalmente, monte uma enquete e aí sim poste.
- Design: Lembre-se que ninguem gosta de ler um tópico feio, e muitas pessoas podem só de cara fecha-lo e ir pra outro, mesmo que tenha conteudo. Capricho é muito importante nessa hora. Procure usar todos os recursos que o fórum tem a oferecer: acima do lugar de por o texto no post, existem várias funções, como bold, underline e itálico, para destacar um texto. Existem funções para o modo que você vai dispor seu texto (centralizado, tudo em um canto). Tem como fazer lista, por imagens, links, por fonte, tamanho, cor em um texto, smiles (
) ... Ou seja, use da criatividade pra não fazer feio.
- Gramática: eros de portuges ma feitadura do txt abr. etc. fazen de sel topico algu que chega a due a vixta di kem le. Entendeu algo? Nem eu. Porisso que se deve evitar ao MAXIMO fazer um tópico assim. Nunca deixe de por vírgulas e pontos, eles são muito importantes. Não escreva palavras zuadas, tipo "oiii amikoowsss", e muito menos aquelas que doem a vista de quem lê, como as que eu usei. Claro, erros gramaticais são sempre aceitaveis, acentos, um "z" no lugar de "s" e tudo mais. O que não pode é fazer um post inteiro da maneira que eu mostrei... lembre-se de que um tópico não é uma sala de bate-papo, mas também não é nenhuma carta pro presidente. Não vou dizer tudo que deve ou não saber pois isso cabe aos professores de redação, então, simplesmente faça como se você estivesse que terminar uma redação valendo nota para um concurso... capriche!
- Edit: Só pra não deixar de citar. Existe um botão "edit" em cada mensagem sua em um tópico, e ele serve para editar algum erro (duh). Assim, caso mesmo depois dessas dicas você tenha deixado algo passar, seja alguma foto que não saiu, um erro de português, algo que você falou e se arrependeu, o que for, use esse botão. Postar denovo falando "oops, desculpa, errei aquilo alí, mal" é conciderado flood e da alerta... então abra o olho!
- Seção: Na página principal do fórum, você pode ver todas as seções e uma descrição sobre seu propósito. Veja qual é a seção que mais combina com o que você quer postar e mande ver. Destaco o enorme número de posts com dúvidas sobre Tibia, que eram pra ir pra seção Tibia Suporte. Só pra dar uma idéia, só na ultima semana foram 28 posts movidos. 4 por dia.
- Assunto repetido: Um grande problema é o enorme número de tópicos com assuntos que já foram postados 10, 100, 1000 vezes antes e que já tinham dado a discução que tinha pra dar e um pouco mais. POR FAVOR, EVITEM ESSE TIPO DE TÓPICO! Para ter certesa de que ninguem postou antes, use a função Procurar, na qual você pode acessar por um link no topo do site. O geral agradece.
- Tópicos contra as regras: Outro grandesproblema: tópicos que atropelam todas as regras do forum. Leia elas, não vai tomar mais do que 5 minutos de sua vida... agora, um BAN pode durar anos. Isso também vale para posts, é uma regra global: saiba as regras.
- Título: Não são os títulos que vão destruir o geral, mas se você quer que muita gente visite seu tópico é logico que deve-se usar um título chamativo. Mesmo assim, não é bem esse o ponto... só pesso que não faça titulos irrelevantes, por exemplo, "????"... ou "entremm plz!". O título nada mais é que o tema do seu tópico.
- Mensagens privadas: Lá na parte de cima do site tem uma parte "mensagens privadas". Se você quer reclamar de um alerta, ban, falar com um usuário/moderador em partirular use essa opção. Tudo isso tem nas regras.
- Revisão: Pra não deixar de citar, sempre antes de postar use a opção "Ver Antes" e releia todo seu tópico. Não há maneira melhor de saber como os usuarios vão se sentir o lendo, e assim você também pode ir corrigindo os mínimos detalhes que você deixou passar.
Sobre comentários indesejáveis:
Só pra dar um toque. Não tem a ver com tópicos em sí, mas sim uma coisa que ESTRAGA os existentes: flooders. De todos os tipos, sendo spammers que gostam de fazer posts duplos, sendo pessoas que mudam drasticamente o assunto de um tópico (vão falar de borboleta num tópico sobre carro). Pra ter noção, olhem isso. Um forum oficial de um dos MMORPGs mais conhecidos no mundo com apenas 2 moderadores que quase nunca entram. Tudo flood.
Também tem outro tipo de user que eu queria citar. O TibiaBR especificamente já sofreu varias quedas por causa desses usuarios: Aqueles sujeitos que praticamente só postam pra ofender os outros, adoram entrar em briga, e que mesmo assim, ao invés de resolver os assuntos por mensagem privada ou msn, ficam bricando no TÓPICO! Essas pessoas o estragam completamente. Aposto minha sanidade que metade dos usuarios do off já tão de saco cheio de gente assim. Atitudes assim resultaram em crises lá.
E, é claro, wannabes... aquele user que quer tanto, tanto ser sub (talvez pra ganhar um destaque na comunidade?) que fica fazendo tudo certinho pra chamar atenção dos mods. Tudo bem, não teria nada de errado nisso... se esses users as vezes não passassem do limite! Tou falando daqueles tão, mais tão cara de pau que em todo tópico que você abre tem um post dele assim: "-==XX Postou na seção errada, reportado! XX==-". [i](Sempre com o maximo de infeites possiveis, claro, pra chamar mais atenção.) Tá, reportou? Parabens e obrigado. Postou isso no tópico? Parabens² pelo flood. Só lembre que quando o tópico for movido teu post vai continuar lá ocupando espaço na primeira página.
Bem... é isso. E só lembrando, não estou com intenção de humilhar ninguem nem chamar ninguem de burro (nos exemplos). Se alguem se sentiu ofendido, por favor fale que eu edito e peço sinceras desculpas. E só mais uma coisinha: nunca quotem o post principal... thanks.
22/11/05: Editei pequenas coisas no post (tirei alguns negritos e mixei algumas frases repetidas).
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

) ... Ou seja, use da criatividade pra não fazer feio.