Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Nova Maneira de Spritear

Registro
    14-11-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Introdução - Paint.NET

Nota:Link das principais imagens:
    http://a.imageshack.us/img828/4948/p...assoparte1.png
    http://a.imageshack.us/img809/1014/s...assoparte1.png
    http://a.imageshack.us/img824/7082/s...erramentas.png
    As outras imagens são relativamente pequenas, então devem aparecer.
    Bem Galera, há um tempo eu uso um programa ainda pouco conhecido por muitos, o seu nome é Paint, tá, você deve estar pensando "Que cara louco, quem não conhece o Paint?", mas não estou falando do mesmo paint que você, me Refiro ao Paint.NET

Link do Download -
    http://www.baixaki.com.br/download/paint-net.htm

Esse Novo Paint, como gosto de chamar, tem muitas utilidades, porém, é pouco conhecido como havia dito(procurei vários tutoriais pela internet, achei 3 e olhe lá em )

Enfim, vamos ao tutorial certo?
    Logo aviso que ele foi criado 100% por mim, lcsflrs ( Lucas Flores )
    1º Passo - Baixe e Instale

2º Passo - Abra o Programa
    Após Abri-lo, você verá uma tela /- assim:
    -------
    Explicando -
    Numero 1 -

1A - Selecionar com Retangulo - Recorta de Forma Quadrada ou Retangular
    2A - Selecionar com Laço - Recorta a Seu Gosto, porém requer um pouco de pratica com o mouse
    3A - Selecionar com Elipse - Recorta em forma Redonda
    4A - Varinha Magica - Seleciona por Cor, é influenciado pela Tolerancia
    , ou seja, se a Tolerância estiver 100%, seleciona a imagem inteira, se estiver 0%, seleciona a Cor que você clicou, apenas ela.
    5A - Preenchimento - Preenche espaços, também influenciado pela Tolerância.
    6A - Pincel - Pinta a seu gosto, existe várias formas de preenchimento, é só selecionar a Corsólida para decidir.E ele vem imbutido o AA, porém tem como desativa-lo, é só clicar na linha Azul com 3 pontinhos, e trocar para Suavização de Bordas Desativado.A Largura do Pincel também é você quem decide.

7A - Lápis - Desenha o que você quiser, é bom para imagens pequenas como sprites.
    8A - Selo de Clonagem - Não vejo utilidade em usa-lo para fazer Sprites, mas vou explicar mesmo assim, se você selecionar o Selo de Clonagem, irá aparecer um circulo para você, você pode escolher o tamanho do circulo alterando a Largura do Pincel, clique Ctrl Botão Esquerdo com esse Circulo em um lugar, e pinte em outro, você verá o que irá acontecer...
    9A - Texto - Escolhe um Lugar, e Digite o que você quiser, você pode alterar a fonte, o Tamanho, entre outros.

10A - Retangulo - Faz Figuras em forma de Quadrado ou Retangulo
    11A - Elipse - Faz Formas Redondas com AA

1B - Mover Pixels Selecionados - Move Algo Selecionado
    2B - Mover Seleção - Move a Seleção, porém a imagem continua lá
    3B - Zoom - Aumenta ou Diminui a Visualização, sendo possivel aumentar até 3200%
    4B - Panoramica - Substitui a rolagem do mouse, se a imagem for grande, você pode usar a panoramica para ver outros lugares da imagem
    5B - Grandiente - Faz Gradiente da Cor Primária para a Secundária, recomendo usar junto com a varinha Mágica, caso contrario, o gradiente irá ocupar a tela toda
    6B - Apagador - Apaga(--')
    7B - Selecionar Cores - Mesma Função que o conta-gotas do Paint normal, você poe ele em cima da cor que você quer, e clica sobre ela
    8B - Recolorir - Este é meio complicado de usar, recolore a cor que for clicada pela Primaria ou Secundária
    9B - Reta/Curva - Fazem Linhas, onde você pode escolher o formato no final e do meio, além de poder escolher o tamanho.Ele ja vem com AA.

10B - Retângulo Arredondado - Faz um Retangulo sem Pontas Retas, e já vem com AA
    11B - Formato Livre - Semelhante ao Laço, com essa ferramenta, você pode desenhar do jeito que quiser

Numero 2 -

Na Parte Verde, você pode escolher a cor que você quiser.
    Na Vermelha, você escolhe se quer com transparencia, e quanto transparente a cor será;
    Na Parte Azul, você também pode escolher alguns tons de cores, e altera-los a seu gosto;
    Na Parte Rosa, você escolhe qual cor quer modificar, Primária ou Secundária;
    Você altera o Red, Green e Blue da Imagem, podendo chegar a uma que você goste, e também pode ver o número Hexadecimal da cor.

Numero 3 -
    Acho que está óbvio, mas vou explicar antes que venha alguém e me pergunte, esta parte, é onde você desenha...
    Numero 4 -
    Aqui você encontra, literalmente, as Ferramentas das Ferramentas.
    Numero 5 -
    Aqui, no histórico, você ver o que você fez até agora, podendo deletar alguns feitos.
    OBS: Se você deleter alguma coisa, se tiver algo que você fez depois, ele(s) também serão deletados.
    Numero 6 -
    Aqui você encontra as camadas, você pode duplicar, adicionar, ou modificar a tipagem de alguma, explicarei isso depois...
    Numero 7 e 8-
    Aqui, no 7, você ver o tamanho da Tela
    E no 8, você ver a posição(X,Y) do seu mouse.
    Número 9 -
    Tela de Visualização, nesta tela, você tem a imagem de todas as camadas unidas, e todas as modificações que você faz, aparece nessa tela.
    Bem Gente, como o Marco propos, este "tutorial" vai ser apenas uma introdução ao Paint.NET, depois eu posto alguns tutoriais de como spritear ;x

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por LcsFlrs; 11-10-2010 às 17:28.

Registro
    12-06-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho melhor postar no mesmo tópico, fica mais objetivo(editando o mesmo post)

Bom, eu não usaria o Paint.NET pois sou acostumado com o paint(e nenhum outro programa me agrada, impressionante.)

Mas o tutorial ficou legalzinho, tá meio incompleto na "hora da ação", e não é bem "uma nova maneira de spritear", é só um programa diferente..

Mas ficou bem bacana, a introdução ao programa ficou bem boa, e é muito bom ter mais pessoas ajudando o MF

Registro
    22-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ficou legal, pelo menos eu gostei, se bem que eu uso o Paint.Net desde meu segundo sprite, então ja sei tipo, tudo, sobre o mesmo...
    Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível. (Albert Einstein)

Registro
    14-11-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

:yelrotflm
    Isso ai
    depois eu vou postar um truque de camadas, e de AA '-'

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Só não procurou direito, pois no próprio TibiaBR lembro duns 5 tutoriais de Paint.NET no Mundo Fake, e no Fun Arte uns 2.

Mas para sprite de forma geral acho que nunca haviam feito, e isso é bom, mostrar que existem outras ferramentas que não o Fireworks.

A vantagem do Paint.NET é ser prático para fazer pixel art, pois assemelha-se ao Paint, mas também permitir uso de camadas e coisas mais complexas que faltam no clássico da Microsoft.

Enfim, a explicação do programa ficou muito boa, já a de spriteamento não. Sugiro fazer o tutorial de spriteamento separadamente, com um link para cá caso alguém queira conhecer o programa no qual o sprite do tutorial foi feito.

Aí você detalha mais, diz quais ferramentas usa para o quê, "fotografe" a tela em vários estágios de um sprite qualquer que vá fazer e explique como foi resolvendo os problemas e aplicando efeitos/regras.

É isso, parabéns, muito organizado e com bastantes imagens, só o final que pode gerar um novo tópico bem rico em informações. x)

s=D|--<

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    q.

Registro
    19-12-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Haha até que ficou bom
    Euri muito na parte do sombreamento por causa da sprite rs

Só que assasinou o layout, arrume aquela imagem gigante.

Boa sorte aê.
    http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/382518_127835634024942_65227640_n.jpg
    -The stuff that made me dead inside is also what keeps me alive.-

Registro
    15-07-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

JAMAIS vou usar paint net '-' prefiro o Paint mesmo #adoro

afinal, como o tiozinho alí encima /\ falou: ajeita essa img @_@. passou um trem encima do layout '-'
    mas o tuto ficou fodinha :3
    fikdik aí quem usar o paint net :]~

Jarl of Fakerun Avatar de CJean
    Registro
    25-02-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gostei do tutorial. É sempre bom trazer novas maneiras de se fazer algo, no caso, spritear. Acho que outra opção, além de Fireworks e Paint, é uma boa.

Parabéns pela iniciativa.

http://pedragonhoster.files.wordpres...08/barjean.png

[[THREADTIBIABR="482530"]Aprenda a fazer FAKES de um jeito MUITO FÁCIL!!][/THREADTIBIABR]

Tópicos Similares

1. 1º Concurso Taverna do Roleplay - Categoria Tibiana
    Por Steve B no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 26
    Último Post: 25-03-2010, 20:05
  2. a Historia do tibia
    Por uly10 no fórum Suporte Geral
    Respostas: 14
    Último Post: 28-10-2009, 18:05

Permissões de Postagem