Nota:Link das principais imagens:
http://a.imageshack.us/img828/4948/p...assoparte1.png
http://a.imageshack.us/img809/1014/s...assoparte1.png
http://a.imageshack.us/img824/7082/s...erramentas.png
As outras imagens são relativamente pequenas, então devem aparecer.Bem Galera, há um tempo eu uso um programa ainda pouco conhecido por muitos, o seu nome é Paint, tá, você deve estar pensando "Que cara louco, quem não conhece o Paint?", mas não estou falando do mesmo paint que você, me Refiro ao Paint.NET
Link do Download - http://www.baixaki.com.br/download/paint-net.htm
Esse Novo Paint, como gosto de chamar, tem muitas utilidades, porém, é pouco conhecido como havia dito(procurei vários tutoriais pela internet, achei 3 e olhe lá em)
Enfim, vamos ao tutorial certo?
Logo aviso que ele foi criado 100% por mim, lcsflrs ( Lucas Flores )1º Passo - Baixe e Instale
![]()
-------2º Passo - Abra o Programa
Após Abri-lo, você verá uma tela /- assim:
![]()
Explicando -
Numero 1 -
1A - Selecionar com Retangulo - Recorta de Forma Quadrada ou Retangular
2A - Selecionar com Laço - Recorta a Seu Gosto, porém requer um pouco de pratica com o mouse
3A - Selecionar com Elipse - Recorta em forma Redonda
4A - Varinha Magica - Seleciona por Cor, é influenciado pela Tolerancia
, ou seja, se a Tolerância estiver 100%, seleciona a imagem inteira, se estiver 0%, seleciona a Cor que você clicou, apenas ela.
5A - Preenchimento - Preenche espaços, também influenciado pela Tolerância.
6A - Pincel - Pinta a seu gosto, existe várias formas de preenchimento, é só selecionar a Corsólida para decidir.E ele vem imbutido o AA, porém tem como desativa-lo, é só clicar na linha Azul com 3 pontinhos, e trocar para Suavização de Bordas Desativado.A Largura do Pincel também é você quem decide.
7A - Lápis - Desenha o que você quiser, é bom para imagens pequenas como sprites.
8A - Selo de Clonagem - Não vejo utilidade em usa-lo para fazer Sprites, mas vou explicar mesmo assim, se você selecionar o Selo de Clonagem, irá aparecer um circulo para você, você pode escolher o tamanho do circulo alterando a Largura do Pincel, clique Ctrl Botão Esquerdo com esse Circulo em um lugar, e pinte em outro, você verá o que irá acontecer...
9A - Texto - Escolhe um Lugar, e Digite o que você quiser, você pode alterar a fonte, o Tamanho, entre outros.
10A - Retangulo - Faz Figuras em forma de Quadrado ou Retangulo
11A - Elipse - Faz Formas Redondas com AA
1B - Mover Pixels Selecionados - Move Algo Selecionado
2B - Mover Seleção - Move a Seleção, porém a imagem continua lá
3B - Zoom - Aumenta ou Diminui a Visualização, sendo possivel aumentar até 3200%
4B - Panoramica - Substitui a rolagem do mouse, se a imagem for grande, você pode usar a panoramica para ver outros lugares da imagem
5B - Grandiente - Faz Gradiente da Cor Primária para a Secundária, recomendo usar junto com a varinha Mágica, caso contrario, o gradiente irá ocupar a tela toda
6B - Apagador - Apaga(--')
7B - Selecionar Cores - Mesma Função que o conta-gotas do Paint normal, você poe ele em cima da cor que você quer, e clica sobre ela
8B - Recolorir - Este é meio complicado de usar, recolore a cor que for clicada pela Primaria ou Secundária
9B - Reta/Curva - Fazem Linhas, onde você pode escolher o formato no final e do meio, além de poder escolher o tamanho.Ele ja vem com AA.
10B - Retângulo Arredondado - Faz um Retangulo sem Pontas Retas, e já vem com AA
11B - Formato Livre - Semelhante ao Laço, com essa ferramenta, você pode desenhar do jeito que quiser
Numero 2 -
Na Parte Verde, você pode escolher a cor que você quiser.
Na Vermelha, você escolhe se quer com transparencia, e quanto transparente a cor será;
Na Parte Azul, você também pode escolher alguns tons de cores, e altera-los a seu gosto;
Na Parte Rosa, você escolhe qual cor quer modificar, Primária ou Secundária;
Você altera o Red, Green e Blue da Imagem, podendo chegar a uma que você goste, e também pode ver o número Hexadecimal da cor.
Numero 3 -
Acho que está óbvio, mas vou explicar antes que venha alguém e me pergunte, esta parte, é onde você desenha...Numero 4 -
Aqui você encontra, literalmente, as Ferramentas das Ferramentas.Numero 5 -
Aqui, no histórico, você ver o que você fez até agora, podendo deletar alguns feitos.
OBS: Se você deleter alguma coisa, se tiver algo que você fez depois, ele(s) também serão deletados.Numero 6 -
Aqui você encontra as camadas, você pode duplicar, adicionar, ou modificar a tipagem de alguma, explicarei isso depois...Numero 7 e 8-
Aqui, no 7, você ver o tamanho da Tela
E no 8, você ver a posição(X,Y) do seu mouse.Bem Gente, como o Marco propos, este "tutorial" vai ser apenas uma introdução ao Paint.NET, depois eu posto alguns tutoriais de como spritear ;xNúmero 9 -
Tela de Visualização, nesta tela, você tem a imagem de todas as camadas unidas, e todas as modificações que você faz, aparece nessa tela.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

)

, ou seja, se a Tolerância estiver 100%, seleciona a imagem inteira, se estiver 0%, seleciona a Cor que você clicou, apenas ela.

Responder com Citação